Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Recommended Posts

Média set/2009 em Canela: 13,1C

 

Média dos primeiros 15 dias de setembro/2010: 14,0C

 

Qual a média normal pra Canela/Gramado pra setembro?

 

Os prognósticos da Climaterra pra essa primavera/verão me deixou bastante otimista, pelo jeito será bemmm diferente do que foi esse último verão.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 564
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Nos primeiros 15 dias de setembro tenho as seguintes médias:

 

mínima: 14,6°

 

máxima: 21,2°

 

amplitude: 6,7°

 

simples: 17,9°

 

u.r. mínima: 63,1%

 

A média ponderada pelo INMET deve estar em 17,0°. Com as mínimas de 11,7° ontem e 13,6° hoje certamente a média mínima (e também a simples) baixaram um pouco mais. E vem mais frio no final de semana. Finalmente devo ter a primeira (e talvez única) mínima de um dígito sábado de manhã. Calculo 9° aqui em casa.

 

Agora tenho 21,0° com 62%. Venta de OSO a 9,0 km/h. Pressão em 1015,9 mb e sol e nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Minha nossa senhora, Carlão! Que calor é esse?

 

É Caio...aqui em SP tb tá muito quente CDJ tem 26,1 , Ribeirão Preto tem 38 graus. E em Santos está 19,9.....olha só o que o mar faz...

 

Há quinze dias atrás estive em Itanhaém, e estava nublado e fresco, enquanto que em S. Paulo estava sol e quente. Uma FF só pegou o litoral. Alguém aí sabe dizer se as médias das máximas em setembro do litoral paulista (Santos por ex.) sejam mais baixas do que na Capital?

 

Apesar de no calendário ainda não estarmos na primavera, na prática já estamos! Sampa amanheceu com 15º, bateu nos 32º com a pré frontal e agora a noite já caiu para 16º com garoa e vento sul e máxima prevista amanhã de 19º. Final de Agosto até setembro as coisas podem mudar bruscamente de um dia para o outro. Até que gosto disso. Outubro ainda faz uns dias frios, novembro bem menos, já dezembro apenas refresca o calor ou faz um dia de friozinho. Janeiro e Fevereiro (com raríssimas excessões) é no máximo instabilidades contínuas...

Link to comment
Share on other sites

O RS está num mundo a parte nesse setembro quando comparado com todo o resto do Brasil. Aqui choveu muito até agora e a máxima na maioria das regiões está bem comportada. POA não passou dos 25C ainda. Em dois dias atingimos esta marca.

 

Caco, aqui em POA praticamente não há refrescos no trimestre DJF. Se há é exação à regra.

Link to comment
Share on other sites

O RS está num mundo a parte nesse setembro quando comparado com todo o resto do Brasil. Aqui choveu muito até agora e a máxima na maioria das regiões está bem comportada. POA não passou dos 25C ainda. Em dois dias atingimos esta marca.

 

Caco, aqui em POA praticamente não há refrescos no trimestre DJF. Se há é exação à regra.

 

Mas Brunão, voltando à velha discussão... quando eu falo por ex. pegando-se SP/Curitiba e PoA, há mais similiridade entre SP/Curitiba do que Curitiba e PoA na dinâmica do tempo é bem por aí mesmo. O RS é totalmente subtopical!

Link to comment
Share on other sites

O RS está num mundo a parte nesse setembro quando comparado com todo o resto do Brasil. Aqui choveu muito até agora e a máxima na maioria das regiões está bem comportada. POA não passou dos 25C ainda. Em dois dias atingimos esta marca.

Aqui em casa tive 25,0° dia 9 e 25,9° (a máxima do mês até agora) dia 10. Ademais, o final de semana será um pouco frio. Nossas médias devem cair um pouco mais. Até esse dia 17 minha média mínima está em 14,3° e a média máxima em 21,3°.

 

Ainda por cima teremos muita chuva a partir do feriado de 20 de setembro. Será uma semana muito úmida. A MetSul já alertou.

 

Hoje minha máxima ficou em modestos 21,1° e a u.r. não baixou dos 61%. Porém é possível sentir o ar primaveril pelo sol mais intenso. Mesmo com o ar fresco da tarde a gente sente um pouco de calor ao caminhar sob o sol. Está tudo "mais claro".

 

Agora tenho 13,1° (a mínima do dia) com 78%. Venta de SE a 4,5 km/h. A maior rajada do dia foi de 21,6 km/h.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

O RS está num mundo a parte nesse setembro quando comparado com todo o resto do Brasil. Aqui choveu muito até agora e a máxima na maioria das regiões está bem comportada. POA não passou dos 25C ainda. Em dois dias atingimos esta marca.

Aqui em casa tive 25,0° dia 9 e 25,9° (a máxima do mês até agora) dia 10. Ademais, o final de semana será um pouco frio. Nossas médias devem cair um pouco mais. Até esse dia 17 minha média mínima está em 14,3° e a média máxima em 21,3°.

 

Ainda por cima teremos muita chuva a partir do feriado de 20 de setembro. Será uma semana muito úmida. A MetSul já alertou.

 

Hoje minha máxima ficou em modestos 21,1° e a u.r. não baixou dos 61%. Porém é possível sentir o ar primaveril pelo sol mais intenso. Mesmo com o ar fresco da tarde a gente sente um pouco de calor ao caminhar sob o sol. Está tudo "mais claro".

 

Agora tenho 13,1° (a mínima do dia) com 78%. Venta de SE a 4,5 km/h. A maior rajada do dia foi de 21,6 km/h.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

O RS está num mundo a parte nesse setembro quando comparado com todo o resto do Brasil. Aqui choveu muito até agora e a máxima na maioria das regiões está bem comportada. POA não passou dos 25C ainda. Em dois dias atingimos esta marca.

 

Caco, aqui em POA praticamente não há refrescos no trimestre DJF. Se há é exação à regra.

 

Mas Brunão, voltando à velha discussão... quando eu falo por ex. pegando-se SP/Curitiba e PoA, há mais similiridade entre SP/Curitiba do que Curitiba e PoA na dinâmica do tempo é bem por aí mesmo. O RS é totalmente subtopical!

 

Caculeto, mas ai é que está, tudo bem Curitiba está mais para SP do que POA, só que mesmo assim não vejo similaridade com SP, pra mim apresentam uma diferença na dinâmica bem significativo, como o Marcos explicou uma vez, a diferença de latitude é pouca, mas não é em linha reta, SP capital fica bem mais para Leste, e isso influência bastante na dinâmica das massas. Pra mim SP capital 100% tropical, com algum respingo do subtropical mais influenciado pela altitude do que pela dinâmica em si, e Curitiba 100% subtropical com algum respingo de tropical. Fora o RS temos SC tbm como genuinamente 100% Subtropical, os 2 únicos da nação 100% subtropical/temperado.

Link to comment
Share on other sites

O RS está num mundo a parte nesse setembro quando comparado com todo o resto do Brasil. Aqui choveu muito até agora e a máxima na maioria das regiões está bem comportada. POA não passou dos 25C ainda. Em dois dias atingimos esta marca.

 

Caco, aqui em POA praticamente não há refrescos no trimestre DJF. Se há é exação à regra.

 

Mas Brunão, voltando à velha discussão... quando eu falo por ex. pegando-se SP/Curitiba e PoA, há mais similiridade entre SP/Curitiba do que Curitiba e PoA na dinâmica do tempo é bem por aí mesmo. O RS é totalmente subtopical!

 

Caculeto, mas ai é que está, tudo bem Curitiba está mais para SP do que POA, só que mesmo assim não vejo similaridade com SP, pra mim apresentam uma diferença na dinâmica bem significativo, como o Marcos explicou uma vez, a diferença de latitude é pouca, mas não é em linha reta, SP capital fica bem mais para Leste, e isso influência bastante na dinâmica das massas. Pra mim SP capital 100% tropical, com algum respingo do subtropical mais influenciado pela altitude do que pela dinâmica em si, e Curitiba 100% subtropical com algum respingo de tropical. Fora o RS temos SC tbm como genuinamente 100% Subtropical, os 2 únicos da nação 100% subtropical/temperado.

 

Respeito sua opinião Beto, mas discordo. São Paulo 100% tropical? Não... 100% tropical (de altitude) é Belo Horizonte. Curitiba 100% subtropical? Não... 100% subtropical é PoA. Olha! Para chegar à estas conclusões básicas é só analisar os gráficos das Normais (disponíveis no site do Inmet). SC não é 100% subtropical. Há uma grande diferença entre o NE de SC e o Oeste e Centro-sul! Joinville e Blumenau tem a dinâmica de Curitiba. Já o Centro-Sul aproxima-se do RS.

 

Algo que lembre temperado no Basil só a serra do RS/SC e o sul do RS!

Link to comment
Share on other sites

http://apps.ciram.com.br/baseweb/jsp/Qualidade/monitoramento/map_monitoramento_portal.jsp?tipo=3&dia=18&mes=9&ano=2010&hora=5&estado=SC&selec=12#

 

-1,2 EM URUPEMA.

 

BRUNO, ONDE NÃO HÁ REFRESCO, OU SÃO MUITO POUCOS DIAS É FLORIPA. ENTRE A SEGUNDA QUINZENA DE DEZ ATÉ FINS DE MARÇO, RARAMENTE BAIXA DOS 20°C E POA TEM VÁRIOS DIAS ABAIXO DE 20 E ATÉ PRÓXIMO DE 15°C. EM CASOS MAIS RAROS ENTRE 10/13°C E JÁ TEVE ABAIXO DE 10°C, RARÍSSIMO. DENTRO DO VERÃO, DEZ A FEV A MAIS BAIXA FOI EM FEV E DEZ NA FAIXA DOS 12°C, MAS É MUITO RARO BAIXAR DE 15/16°C.

Link to comment
Share on other sites

http://apps.ciram.com.br/baseweb/jsp/Qualidade/monitoramento/map_monitoramento_portal.jsp?tipo=3&dia=18&mes=9&ano=2010&hora=5&estado=SC&selec=12#

 

-1,2 EM URUPEMA.

 

BRUNO, ONDE NÃO HÁ REFRESCO, OU SÃO MUITO POUCOS DIAS É FLORIPA. ENTRE A SEGUNDA QUINZENA DE DEZ ATÉ FINS DE MARÇO, RARAMENTE BAIXA DOS 20°C E POA TEM VÁRIOS DIAS ABAIXO DE 20 E ATÉ PRÓXIMO DE 15°C. EM CASOS MAIS RAROS ENTRE 10/13°C E JÁ TEVE ABAIXO DE 10°C, RARÍSSIMO. DENTRO DO VERÃO, DEZ A FEV A MAIS BAIXA FOI EM FEV E DEZ NA FAIXA DOS 12°C, MAS É MUITO RARO BAIXAR DE 15/16°C.

 

Até a região de Blumenau beirou aos 15/16°C num Janeiro desses, acho que foi em 2008.

Link to comment
Share on other sites

Do mais frio para o mais quente temos os seguintes vetores:

 

RS - leste --> noroeste

 

SC - leste --> oeste

 

PR - leste --> oeste e norte

 

SP - leste --> oeste e norte

 

Conclusão: estamos com mP marítima, e o efeito da maior radiação nessa época já permite maior aquecimento do continente.

 

Aqui em casa tive a mínima do mês até agora: modestos 10,1°. A máxima ficou em 19,0° mesmo com sol e nuvens e a u.r. caiu a até 45%. O p.o. atingiu 5,9°! Tivemos vento SE todo o dia.

 

Agora faz 16,7° com 60%. P.o. em 8,9°. Venta de SE a 12,2 km/h. Belo dia. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Pois é...aqui em Joinville ventou bem durante o dia todo...minha PWS, que está no local aonde trabalho, saiu do ar ;/...

 

Mas mesmo perto do meio dia, com o vento, a sensação ficou mais abaixo do que a temperatura marcava....

Em termos de mínima, a nebulosidade atrapalhou aqui, como de costume, e olhando a imagem do satélite não creio que teremos uma manhã de domingo com céu aberto por aqui....

 

Agora, sensação de 13 graus no aeroporto....

Link to comment
Share on other sites

Parelheiros, como sempre, nos mostra uma São Paulo totalmente diferente: Máxima de 15 graus, mínima de 12, obtida agorinha....

 

Ao pessoa de SP...Parelheiros, pela sua localização, sofre influencia direta de neblina/nebulosidade e umidade vinda do mar, certo? Deve ser isso que a deixa com temperaturas e umidades tão diferentes do resto da cidade....A região fica perto da borda da Serra do Mar, fazendo divisa com São Vicente...

Link to comment
Share on other sites

Boa sensação de frio em Campinas.

Tempo aberto com algumas nuvens.

No momento, rajada de 62.1km/h S na unicamp com 16ºC. No aero, 46Km/h sustentados com 14ºC.

No IAC, 14,8ºCcom ventos de 28Km/h e no taquaral 15ºC com 30km/h.

A rajada máxima foi de 90 Km/h na unicamp e 57 Km/h em viracopos.

Link to comment
Share on other sites

Boa sensação de frio em Campinas.

Tempo aberto com algumas nuvens.

No momento, rajada de 62.1km/h S na unicamp com 16ºC. No aero, 46Km/h sustentados com 14ºC.

No IAC, 14,8ºCcom ventos de 28Km/h e no taquaral 15ºC com 30km/h.

A rajada máxima foi de 90 Km/h na unicamp e 57 Km/h em viracopos.

 

O que venta nessa região é brincadeira, né?

 

Não conheço Soledade, mas lembro de uma vez que fui aí no mês de abril, conhecer a cidade e ir no Hopi Hari hahah...

 

Ventava uma barbaridade, e ficar o dia inteiro em um local aberto com muito vento me causou uma baita dor de cabeça e a sensação de frio foi lá nas "cucuia" :laugh:

 

Engraçado que durante o dia torrei no sol, morrendo de calor...mas foi só anoitecer que o vento me fez ficar com sensação de frio...

Link to comment
Share on other sites

Boa sensação de frio em Campinas.

Tempo aberto com algumas nuvens.

No momento, rajada de 62.1km/h S na unicamp com 16ºC. No aero, 46Km/h sustentados com 14ºC.

No IAC, 14,8ºCcom ventos de 28Km/h e no taquaral 15ºC com 30km/h.

A rajada máxima foi de 90 Km/h na unicamp e 57 Km/h em viracopos.

 

O que venta nessa região é brincadeira, né?

 

Não conheço Soledade, mas lembro de uma vez que fui aí no mês de abril, conhecer a cidade e ir no Hopi Hari hahah...

 

Ventava uma barbaridade, e ficar o dia inteiro em um local aberto com muito vento me causou uma baita dor de cabeça e a sensação de frio foi lá nas "cucuia" :laugh:

 

Engraçado que durante o dia torrei no sol, morrendo de calor...mas foi só anoitecer que o vento me fez ficar com sensação de frio...

Sim, com infiltração marítima (a mesma que causa garoa em SP capital) ou pré-frontal venta muito por aqui. Durante esses eventos, é díficil achar um lugar "normal", sem ser montanha ou borda de planalto onde vente constantemente e com força

Em abril e setembro, é comum termos dias "quentes", com 23-25ºC de máxima, sol forte mas a temperatura cair e o vento aumentar muito no fim de tarde. Por aqui a maioria sabe que essa "friagem" causa dores de cabeça e no corpo, daí muita gente usa gorros e roupas mais grossas com 15ºC nesse vento ao ar livre, além do que com roupas mais finas o vento passa fácil. Na verdade, o vento tira o calor do corpo muito rápido, é um choque não tanto pela temperatura, mas pela queda rápida para o corpo.

Link to comment
Share on other sites

Boa sensação de frio em Campinas.

Tempo aberto com algumas nuvens.

No momento, rajada de 62.1km/h S na unicamp com 16ºC. No aero, 46Km/h sustentados com 14ºC.

No IAC, 14,8ºCcom ventos de 28Km/h e no taquaral 15ºC com 30km/h.

A rajada máxima foi de 90 Km/h na unicamp e 57 Km/h em viracopos.

 

O que venta nessa região é brincadeira, né?

 

Não conheço Soledade, mas lembro de uma vez que fui aí no mês de abril, conhecer a cidade e ir no Hopi Hari hahah...

 

Ventava uma barbaridade, e ficar o dia inteiro em um local aberto com muito vento me causou uma baita dor de cabeça e a sensação de frio foi lá nas "cucuia" :laugh:

 

Engraçado que durante o dia torrei no sol, morrendo de calor...mas foi só anoitecer que o vento me fez ficar com sensação de frio...

Sim, com infiltração marítima (a mesma que causa garoa em SP capital) ou pré-frontal venta muito por aqui. Durante esses eventos, é díficil achar um lugar "normal", sem ser montanha ou borda de planalto onde vente constantemente e com força

Em abril e setembro, é comum termos dias "quentes", com 23-25ºC de máxima, sol forte mas a temperatura cair e o vento aumentar muito no fim de tarde. Por aqui a maioria sabe que essa "friagem" causa dores de cabeça e no corpo, daí muita gente usa gorros e roupas mais grossas com 15ºC nesse vento ao ar livre, além do que com roupas mais finas o vento passa fácil. Na verdade, o vento tira o calor do corpo muito rápido, é um choque não tanto pela temperatura, mas pela queda rápida para o corpo.

Isto ae Marcelo, Campinas é a Soledade paulista em matéria de vento :girlwitch: :girlwitch: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Ventania boa aqui também. Tive uma rajada de 31 km/h instantes atrás! Temperatura em queda, faz 21,2°C e URA de 62%. A máxima à tarde ficou em 29,9°C. E esses refrescos noturnos já tem horas contadas. Pelo GFS deve fazer muito calor no interior do Paraná nessa próxima semana, antes da chegada da tão sonhada chuva na quinta-feira. Algumas cidades ao meu ver, devem registrar mínimas de 23°C a 25°C...

Link to comment
Share on other sites

temperaturas máximas nas ultimas 24 horas

 

Picture4.png

 

A maior temperatura foi registrada em Rondonópolis: 42°C. A menor máxima em Caxias do Sul: 14°C

No estado do Mato Grosso, apenas Cotriguaçu ficou com máxima inferior a 35°C, sendo este o estado mais quente do país. Em Tocantins, todas as estações do INMET registraram máximas superiores a 35°C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Enquando que nesse inverno porção oeste deu uma surra na leste, agora final de Agosto e mês todos de Setembro o lado Leste está se vingando, mas é normal, sempre tem os 2 lados da moeda, as vezes enquanto o continente está fritando, a região litoranea está no frescor, e quando vem aquelefrio cavalar pro continente, a parte leste fica com aquela coisa amena.

 

Hoje a máxima ficou em 22/23°C, mas tava um vento gelado constante de sudeste, a sensação térmica parece que o dia hoje não passou dos 18°C.

Link to comment
Share on other sites

Aqui acredito que foi a noite mais ventosa do ano, em se tratando de duração, vento sudeste. Incrível o barulho! A mínima caiu a 13,7°C em minha estação.

 

Mas o que chama a atenção nesta manhã e que resume todo o quadro apresentado no oeste do Paraná é esse boletim do Simepar:

 

Uma das características que o cenário do tempo passa a mostrar a partir do mês de setembro é o desenvolvimento rápido de núcleos de instabilidade no Paraguai e que avançam de forma bastante rápido (em menos de 12 horas) pelo Paraná.

 

Pois bem, há chuvas e trovoadas no oeste do PR desde a madrugada, de forma isolada, mas com alguns topos compatíveis com chuva forte. Aqui o tempo já está nublado.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba realmente tem um grande potencial para ter maximas baixas e desta vez SP vem acompanhando.

abs

 

Por isso é a capital mais fria do Brasil. Hoje a máxima foi de 13.8ºC. O dia inteiro o vento, céu nublado, e alguma garoa (1.1mm de chuva hoje), fizeram da capital das Araucárias um cenário irlandes, bem estilo de Dublin, como gosta, Carlos. :pleasantry: .

 

Vi turistas tiritando de frio, algumas pessoas de sobretudo ou casaco mais pesado.

 

Agora a noite devo me deslocar para Colombo, que costuma registrar 2 ou 3ºC a menos. Aqui no Centro Cívico, 18h30, registro 10.4ºC. Lá deve estar uns 8ºC.

 

E como citou SP, a máxima aí foi de 19.9ºC.

 

Daee Shima, neste sábado, estava acompanhando a comitiva da Prefeitura de Joinville, até o Couto Pereira, no jogo entre Coritiba X Portuguesa, tava muito frio em Curitiba mesmo, vento e garoa. :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa tive mínima de 11,5°. Ventou toda a noite, mas a partir das 5 h o vento ficou bem fraco. Deu 9,8° no INMET. Fui num casamento e só cheguei em casa depois das 3 h. A sensação era bem baixa em função do vento, e estava 12,1° no momento.

 

Pobre do pessoal que foi pra Tramandaí: vento sustentado a 40 km/h. O velho efeito deletério dessa época mais primaveril, com oceano ainda gelado e continente mais aquecido.

 

Agora faz 23,2° com 48% e ventaq de ENE a 2,4 km/h. Dia simplesmente maravilhoso! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Tá certo isto aí Carlos? :shok:

PQP!!

Surreal!! :fool:

Sds.

 

Curitiba realmente tem um grande potencial para ter maximas baixas e desta vez SP vem acompanhando. Tapiraí no sul do estado de SP e Campos do Jordão são os pontos mais frios no momento com 11,0 apenas.

 

Agora o que tem feito calor em Goiania e Ciuabá é um absurdo mesmo,tá parecendo o Arizona brasileiro..!!

 

abs

 

Carlos,

Todo ano é a mesma coisa. Não recomendo ninguém conhecer Goiânia de setembro a outubro, pois é um inferno de quente e muito seco. Por quê acha que falam "goiano do pé rachado"? Por causa da secura extrema nessa época. Me parece que a 1ª chuva ocorrerá por volta do dia 29/30. Estamos torcendo para que ela venha logo.

Abraços ressecados

Link to comment
Share on other sites

Na última hora chegou a 41,0° em Cuiabá e 20,2° no Rio de Janeiro! Cuiabá "apenas" 21° mais quente que a capital carioca!! :heat: Pior que minha amiga que casou ontem foi pro Rio... pegar temperatura menor do que em POA à tarde.

 

Aqui em casa a máxima ficou em 23,7°. Agora faz 19,9° com 64% e venta de ESE a 16,3 km/h com rajadas mais fortes. Típico da primavera, que está quase entrando. Pressão em 1014,7 mb.

Link to comment
Share on other sites

pow, onde vcs estão conseguindo esses mapas de temperaturas?

 

Eis a preciosidade que o Elder, que preferiu ficar no site traidor, nos apresentou:

 

http://www3.funceme.br/plone/tempoClima/clima/downscale/alertaclima/

 

Só corrigindo, na realidade o primeiro a nos apresentar essa agradável página foi o Giovani Dolif, usuário do BAZ e meteorologista do INPE.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.