Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Recommended Posts

Aqui também, Marcos. Havia pelo menos 20 dias sem céu azul em Floripa. Feriadão de gala, cidade lotada e dias lindos até terça!

 

E tá um pouco mais quente aí! Também estou comemorando o sol aqui em POA. Hoje, todo mundo que não viajou estará nos parques tomando chimarrão! hehe

 

Aqui em casa tenho 19 graus, agradável, e com aquela cara de que vai cair bem assim que anoitecer! Outra coisa boa dessa época é que já não anoitece tão cedo. Na entrada do inverno aqui em POA anoitece às 17:30, e agora já está quase 18:20.. dá um alívio grande! Adoro o inverno, mas odeio a escuridão vespertina! A melhor coisa é no finzinho de dezembro, anoitecendo às 21:30!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 564
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Boas novas começam a aparecer:

 

- GFS na sua última rodada aumentou um pouco a umidade sobre o Paraná e dá um pouco mais de chuva para o norte do estado, do que para as outras regiões. Mas não é de se esperar muita coisa.

 

- Já para amanhã - SIMEPAR: "Ao norte do estado, um aumento de nuvens por conta de umidade na atmosfera que passa da região do Paraguai e Mato Grosso do Sul, pode causar chuva leve/chuviscos ocasionais neste setor do Estado."

 

- GFS em sua última rodada dá indícios de ar frio mais amplo ingressando no sul no final da primeira quinzena.

Link to comment
Share on other sites

Mas que lástima! Estava 13,2° às 22:50, mas 45 minutos depois estava 14,2° mesmo com céu limpo e seco. Tudo graças ao leve vento SE que passou a soprar.

 

Minha máxima à tarde foi de 21,1°. Foi um dia maravilhoso como a tempo não se via! A u.r. caiu a até 52% e tive rajada máxima de 26,2 km/h.

 

Agora faz 14,0° com 62% e venta de SE a 5,0 km/h. Pressão em 1023,1 mb. Teremos um semana seca.

Link to comment
Share on other sites

Se eu fosse o Marcos eu já estaria me descabelando!! :hysteric:

 

Liguei para o Castelinho hj de manhã para pegar a mínima e a mocinha me informou que acabou a bateria do console nesta madrugada.... perdi a mínima de hj :hysteric:

 

Em casa a mínima ficou em 4,8C. Não duvido que uma :pleasantry: geada :pleasantry: não tenha ocorrido ali e acolá.

Link to comment
Share on other sites

TIVEMOS GEADA FRACA E ENTRE 0/3°C NA REGIÃO.

 

COMO CAIO FALOU, DEPOIS DE +- 3 SEMANAS O CÉU ZAUL APARECEU, E JÁ TINHA QUEIMADA NO FIM DA TARDE/NOITE, TUDO DEVIDO A IMPUNIDADE!!!

 

É aqui idem, céu azul nesse fds, agora está nublado e umidade subiu, nubulosidade trazida pela corrente de jato.

 

18°C bom feriado a todos :)

Link to comment
Share on other sites

Muito bom. Mostra que não chove a muito tempo no Estado de SP ex litoral e capital (que tambem estão muito abaixo da média mas ainda tem alguma chuva por conta da mudança de clima em relação ao interiorzão).

 

Ciclonegese a caminho nas próximas 30 horas no leste de SP vai trazer algo como 40 mm de chuva para a capital paulista até quarta, uma boa chuva. Dentro de 7 dias teremos outra que pode trazer uns 30 mm mais. Ou seja, a seca esta acabada no sul e leste paulista, além do sul do estado do RJ, areas até 22.5ºC sul (incluindo Campos do Jordão). É área sul do sudeste. No centro-norte paulista, 90% de MG e norte do RJ e ES, a seca continua firme e forte. Se chover, não será suficiente para amenizar a situação. Renan, voce deve ficar no limite do que será chuva boa para chuva fraca (Juiz de Fora). Quem sabe uns 15 - 20 mm por aí... já ajuda né?

 

Amanhã, chuvas e trovoadas em São Paulo capital!

 

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Comportamento da capitais em Agosto 2010:

 

Porto Alegre RS: NC 1961/1990 (15,3 / 140,0 mm)

 

(Aut): 14,5 (10,6 / 19,3 / 02,8 / 32,9) - 75,0 mm

(Conv): 14,6 (11,2 / 20,0 / 02,7 / 33,2)- 95,4 mm

 

Florianópolis SC: NC 1961/1990 (16,9 / 92,5 mm)

 

(Aut): 16,3 (13,0 / 20,0 / 07,2 / 30,5) - 68,6 mm

(Conv): 16,3 (12,8 / 20,3 / 07,0 / 30,6) - 67,0 mm

 

Curitiba PR: NC 1961/1990 (14,0 / 74,5 mm)

 

(Conv): 13,9 (09,7 / 20,6 / 04,1 / 31,2) - 45,7 mm

 

São Paulo SP: NC 1961/1990 (17,1 / 38,9 mm)

 

(Aut): 17,3 (12,8 / 23,3 / 08,7 / 31,3) - 01,4 mm

(Conv): 17,5 (12,9 / 24,1 / 08,5 / 31,7) - 00,4 mm

 

Curitiba tem um resfriamento noturno bastante pronunciado devido à altitude, entretanto aquece mais que Porto Alegre durante o dia. O sol curitibano é mais forte. :beach:

Link to comment
Share on other sites

Tem um amigo meu que esta querendo ir para Vale Nevado no final de semana da semana que vem. Alguém tem conta no snow-forecast e poderia ver por favor? A principio a previsão não parece das mais animadoras.

 

Já estive lá em Setembro, exatamente nesta mesma época. Tem neve para c............

 

Lá é normal já não nevar nesta época, mas não pq está quente, mas sim pq já está seco. Toda neve que cai lá é oriunda dos meses de maio junho, julho e início de agosto. Depois é muito ensolarado. Tem que cuidar, inclusive, para não tomar um torrão. Eu, mesmo com pele morena e passando FPS15, fiquei com queimaduras de 1º grau no final da viagem. Aquilo é um vale lunar de tão branco, ensolarado e seco.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

Picture3.png

 

O dia de 7 de setembro começa frio e com chuva em algumas cidades do Paraná. No interior o céu está com muitas nuvens, mas as chances de chuvas são menores. As temperaturas mínimas até as 6 horas da manhã foram de 9,0°C em Inácio Martins e de 9,5°C em Clevelândia!

 

Neste momento faz 12,0°C, mínima do dia, aqui em Cascavel

Link to comment
Share on other sites

Mas que coisa: o interior de SP fica três meses sem chover e, quando o pessoal resolve fazer feriadão, chove!!! É para rir ou para chorar? Acho que para rir, porque tinha de chover de qualquer jeito! :good2:

 

Por aqui deu nevoeiro de manhã e a mínima foi de 11,7° às 4:48. Agora faz 19,6° com 72% e venta de S a 7,7 km/h. Ainda com alguns estratocumulus remanescentes.

Link to comment
Share on other sites

Clóvis, vou tentar atualizar o mapa. Esta divisão era de 2000!

 

IMG_0885.JPG

 

:good2: Hoje o dia começou com temperatura mínima de 11,9°C e a umidade relativa do ar chegou a 90% aqui no centro de Cascavel. Mas o dia está ensolarado e esquentou rápido. A umidade relativa do ar também diminuiu. Neste momento faz 36%. Mas nós não vemos mais aquele céu branco, cheio de particulas suspensas no ar, dos últimos dias. O céu está azul e com poucas nuvens. O vento sopra de Sul, bastante agradável, como mostra o anemômetro da estação meteorológica! Apesar de o dia ter começado com tempo nublado, como eu disse hoje cedo, as nuvens diminuiram e o sol voltou a brilhar!

Link to comment
Share on other sites

Tá mais quente aí Lucas! Aqui sol entre nuvens, 25,5°C e vento SW fraco.

Resumindo o tempo hoje: muito barulho pra pouca chuva. Não atingi nem 4 mm no pluviômetro. Mas já é sinal de mudanças. Aos poucos a umidade vai se elevando lá na região central do país e as chuvas serão um pouco mais frequentes com a chegada da primavera. Se a menina deixar, claro.

Link to comment
Share on other sites

A região de Ribeirão Preto teve chuva moderada/forte ontem de noite, e pelas imagens de satélite hj ainda deve chover novamente por lá. Em Uberlandia as 3 da manha o ceu tinha muitas nuvens mas de repente começou uma ventania que limpou tudo! Reflexo do pré frontal da frente já tá no interior de sp. Nos últimos dias a temperatura tem chegado aos 31 C na cidade, mas hj deu uma refrescada e tem ventado mais, 25 C e céu limpo no aero de Uberlandia,

. Sobe frente!!

Link to comment
Share on other sites

Depois de um mês ausente.........muito trabalho e alguns dias de férias......... parece que houve um terremoto por aqui, muitos saíram, outros entraram; não sei os motivos que levaram à essa situação; mas, o mais importante é que o BAZ continua aqui para que possamos divulgar o que acontece em nossas cidades e tambem aprender com as pessoas daqui, que são mais "entendidas " no assunto.

 

Dito isso.......vamos em frente.

 

Graças a DEUS, depois de quase 40 dias, voltou a chover por aqui; desde cedo, estamos naquele ritmo: chove, para; chove, para; é uma chuva leve, mas, deu para amenizar bem a situação que estava.

Até amanhã, devemos ficar com esse quadro, depois deve dar uma "secada" novamente.

 

A temperatura caiu bastante, agora tenho 16°C.

Link to comment
Share on other sites

Aparentemente a chuva foi muito fraca no estado. Onde amais choveu, choveu 10 mm segundo o Funceme. Precisa ver as estações do Ciiagro mas parece que foi muita nuvem para pouca precipitação, mesmo na capital paulista, onde os modelos prjetavam entre 30 e 40 mm.

 

Não tive essa impressão, ao menos aqui em Mogi das Cruzes, onde estou no momento.

Não tenho pluviômetro por aqui, mas o dia foi marcado por pancadas de chuva tipo moderada à forte. Chuto uns 20 mm de precipitação.

Link to comment
Share on other sites

Onde mais choveu em SP, choveu 19mm. Isso é apenas um alívio, não chuva que termina seca. Na capital (m de santana) foram 14mm. Claro que melhora, a umidade estava muito baixa aqui. Mas eu esperava até 40 mm pelo que os modelos estavam mostrando... para mim, a chuva foi uma decepção, aquém do esperado.

Link to comment
Share on other sites

Picture1.png

 

A madrugada avança sobre o tempo e as temperaturas retornam a cair sobre o nosso estado, principalmente nas áreas mais elevadas do território. Nas terras do Oeste, apesar de temperaturas um pouco mais altas, também se sente frio hoje. Agora faz 16,7°C em Cascavel e 11°C em Curitiba

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal.

 

Depois de um domingo que amanheceu com muito sol e temperatura baixa pela manhã, em torno de 12ºC, os outros dias do feriado prolongado foram de nebulosidade aqui em Joinville, que persiste até essa manhã de quarta-feira.

 

Na segunda o tempo fechou durante a madrugada mas mesmo assim ainda fez frio: 11,7ºC perto das 7:00 da matina....O que me fez crer que poderíamos ter tido uma mínima um pouco mais expressiva caso não houvesse a cobertura das nuvens...

Tive a oportunidade de ir para Campo Alegre na segunda pela manhã, e o tempo também estava encoberto. Mesmo assim, temperaturas entre 7 e 9 graus Celsius, com nuvens e rajadas de vento que me fizeram lembrar que ainda estamos no inverno.

 

Por aqui, agora, 17ºC e o sol querendo transpor as nuvens.

Link to comment
Share on other sites

A situação no Brasil central continua extremamente preocupante, a seca é severa e não há perspectivas dissso se encerrar nesse mês de setembro. As chuvas que caem são frontais e essas por aqui não interessam pois geralmente o ponto de baixa pressão não consegue se formar ao norte de 22 graus sul. Precisamos da volta das convecções que, por conta de um Pacifico gelado e cada vez mais gelado, fica impossibilitada em razão da manutenção das altas em latitudes tropicais em baixos niveis. Essa última frente trouxe um alívio de 10 mm para o interior de SP e em contrapartida fortaleceu a alta do Atlantico... uma troca bastante injusta. Vamos ver até onde a seca vai. Mais um mês sem chuva e o centro oeste vira uma fogueira enorme.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.