Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2022


Recommended Posts

Em 14/06/2022 em 20:58, Marcos disse:

Máxima de 20,7° por aqui. Céu totalmente limpo! E agora vamos rumo à mais uma noite com nevoeiro. Agora faz 13,8° com 89%.

 

Segue a gravação da lua que fiz agora. Ela entrou hoje na fase cheia, e consegui fazer esse registro de forma bem caseira simplesmente segurando o celular sobre o telescópio, kkkk (especificação técnicas na descrição do vídeo).

 

 

 

 

bah muito bom! me refiro ao vídeo, e não à volta do nevoeiro nojento haha

o INMET deu mais uma estraçalhada na máxima. Principal fator pode ser a ilha de calor mesmo né?

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo mais uma noite bem fria e com um pouco de nuvens baixas devido aos ventos que ainda sopram do mar.

Além dessa nebulosidade baixa, também tivemos a presença de nuvens mais altas vindas do interior devido a formação de uma baixas nos níveis altos da atmosfera entre o Paraguai, Bolívia e o centro oeste.

 

As temperaturas, na grande maioria das estações do CGE, estão entre 11 e 14 graus. Em Santana do Parnaíba, faz apenas 9 graus. Já no aeroporto de Congonha, 11 graus (assim como nos 2 dias anteriores).

dEF2eiZ.png

 

 

Imagem do satélite das 22:30 mostra algumas instabilidades no interior por conta daquela baixa comentada acima.

Já em áreas próximas ao litoral, há a atuação de nuvens baixas.

nJpKN71.jpg

 

 

Inclusive, imagens dos radares da UNESP mostra que as instabilidades provocam algumas pancadas entre o oeste de SP e leste de MS.

Ub8wcOU.jpg

 

  • Like 21
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2022 em 20:00, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Exatamente! Até porque, o que é um mês frio? Extremo absoluto de temperatura mínima? Médias mínimas baixíssimas? Médias máximas baixas? O que eu li (e interpretei) é que eventos de temperatura muito baixas (fora da curva) não seriam registrados. De fato as máximas baixas estão me surpreendendo, mas no que diz respeito às anomalias em relação às mínimas, estão até acima da média (para as regiões que eu acompanho, que no caso é o RS).

 

Quem já publicou algum artigo científico sobre algum evento climático em um periódico (como eu) sabe como é delicado falar sobre eles, porque quando são publicados estão sujeitos à interpretação dos dados de quem não trabalha com eles.

 

ps.: adoro teu humor kk

 

 

Aqui na minha região, a mínima do domingo, dia 12 foi menor que qualquer mínima de 2018, 2019 e 2020. Só no ano passado mesmo que fez mais frio e obviamente 2016. E depois do dia 22/23 ainda não tem nada definido. Podemos ter frio rigoroso ou não. 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 03/06/2022 em 00:47, Maicon disse:

 

Nossa...

Mas norte do Paraná pode dar as mãos para o interior de SP, porque olha estas mínimas! Sorte que ficou nublado aí.

Parece temperaturas de uma ZCAS no verão.

Na torcida pra próxima não deixar a gente, principalmente interior de SP, chupando o dedo.

Aqui chove muito mais. Interior de SP nessa época no ano é bem mais seco . Aliás aí tem estaçao seca definida.  aqui no Paraná não temos estação seca, temos diminuição de chuvas no inverno, mas não uma estação seca propriamente dita. Outra diferença aqui estamos a mais de 45 dias sem chegar ao 30 C. Já no interior de SP nas regiões mais quentes Oeste , centro oeste , centro e norte paulista e normal passar dos 30 C. Aqui não temos frio constante , mas só de ter ausência de calor e chuvas no inverno  é uma grande diferença.

Edited by EvandroPR
  • Like 9
  • Haha 1
  • Confused 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2022 em 22:23, EvandroPR disse:

Aqui chove muito mais. Interior de SP nessa época no ano é bem mais seco . Aliás aí tem estaçao seca definida.  aqui no Paraná não temos estação seca, temos diminuição de chuvas no inverno, mas não uma estação seca propriamente dita. Outra diferença aqui estamos a mais de 45 dias sem chegar ao 30 C. Já no interior de SP nas regiões mais quentes Oeste , centro oeste , centro e norte paulista e normal passar dos 30 C. Aqui não temos frio constante , mas só de ter ausência de calor e chuvas no inverno  é uma grande diferença.

Ele disse aquilo pq o frio naqueles dias estava bem represado um pouco abaixo do norte paranaense, pra vc ver, aqui em Altônia a máxima no dia 02 foi de apenas 14°, uns 4° abaixo das mínimas de Maringá na mesma data. Aliás, é até estranho a sua insistência em sempre afirmar que o norte do PR é mais ameno que o interior SP, mesmo em ocasiões que não tem nada a ver com o assunto, como agora.

  • Like 6
  • Thanks 10
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2022 em 23:05, Felipe S Monteiro disse:

Ele disse aquilo pq o frio naqueles dias estava bem represado um pouco abaixo do norte paranaense, pra vc ver, aqui em Altônia a máxima no dia 02 foi de apenas 14°, uns 4° abaixo das mínimas de Maringá na mesma data. Aliás, é até estranho a sua insistência em sempre afirmar que o norte do PR é mais ameno que o interior SP, mesmo em ocasiões que não tem nada a ver com o assunto, como agora.

 

Sintetizou bem o que quis dizer na época.

 

E muito bom este ponto que você destacou. É chato comparações.

 

É tipo eu em Janeiro aqui falando: olha... 400mm aqui e Maringá nos 40...

 

E em termos de frio, pela latitude, é como se alguém de Chapecó ficasse comparando com Maringá.

 

Não tem nada a ver estas comparações.

 

Cada lugar tem sua média climatológica.

E pra Maringá, aquela FF ficou muito aquém daquilo que se espera pra climatologia da cidade. Apenas isto que destaquei.

 

Não faz menor sentido comparações.

 

Imagina eu aqui todo dia comparando São Paulo (minha segunda casa) com Maringá, na mesma latitude... 

Cada lugar, além da sua latitude, tem suas peculiariedades.

 

Muito bom ver a chuvarada de BH, as pancadas no sertão nordestino, a neve na serra catarinense, as geadas pelo interior de SP e PR, etc... até ondas de calor aprecio. Kkk

 

Mas, comparações, daí é perca de tempo... Até porque estamos no mesmo pacote do tropical. Rsrs.

 

Edited by Maicon
  • Like 9
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2022 em 23:23, Maicon disse:

Muito bom ver a chuvarada de BH, as pancadas no sertão nordestino, a neve na serra catarinense, as geadas pelo interior de SP e PR, etc... até ondas de calor aprecio. Kkk

 

Mas, comparações, daí é perca de tempo... Até porque estamos no mesmo pacote do tropical. Rsrs.

 

Quero ver o próximo a chamar um mês de 'chuvoso' depois que minha referência mudou em janeiro de 2020 (quando o acumulado se aproximou de 1000mm aqui). Eu vou pegar no pé de todo mundo daqui pra frente, bem no estilo "isso nem é chuva" 😎

 

Brincadeira!

 

0h30, 13 a 15°C em BH, com uma brisa que faz a temperatura subir e descer nas áreas favoráveis ao acúmulo de ar frio.

Edited by LeoP
  • Like 6
  • Thanks 1
  • Haha 12
Link to comment
Share on other sites

Isfriô!  Manhã gelada no Rio de Janeiro. Obtive a mínina do ano em casa, 15º (não riam companheiros). Desde ontem a sensação era de muito frio e durante a madrugada caiu ainda mais.

Pela cidade:
INMET FORTE DE COPACABANA: 17,1º

INMET JACAREPAGUÁ: 13,8º

INMET VILA MILITAR: 12,5º

INMET MARAMBAIA: 14º

ALERTA RIO IRAJÁ: 15,4º

ALERTA RIO BARRA/RIOCENTRO: 16,1º

ALERTA RIO GUARATIBA: 13,9º

ALERTA RIO SANTA CRUZ: 14,1º

ALERTA RIO ALTO DA BOA VISTA: 12º
AEROPORTO SANTOS DUMONT: 18º 

AEROPORTO GALEÃO: 14,1º

BASE AÉREA CAMPO DOS AFONSOS: 13º

BASE AÉREA DE SANTA CRUZ: 12,9º

 

Uma boa rodada de ar polar por aqui, antes mesmo do início do baixo verão. Nada mal. As próximas noites podem até registrar menores temperaturas, se o tempo estiver limpo, porém já vamos tendo um aumento das máximas mas ainda bem leve, sem calor até o fim de semana, quando outra frente fria deve atuar rapidamente por aqui. Aí depois sim deve voltar a esquentar mas sem veranico. Clima bacana, confortável.

  • Like 17
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 08:23, Luide Luckmann disse:

Bloqueio,mas com final feliz, porque o euro dá máxima de 11°C para sampa

 

Um aumento da temperatura na próxima semana é provável, durando de 3-6 dias, ainda sem definição. Pelo visto as maiores emoções do mês estão reservadas para o seu final, a exemplo do que também aconteceu em 2021, quando tivemos aquele grande evento no fim de Junho / início de Julho.

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Boas mínimas nas minhas estações, com registros de 07,8°C na Davis do Bandeirantes e 03,3°C na Ambient Weather de Ibitipoca. 

 

Iniciei projetos com alguns moradores da Chácara Passos del Rei, aqui em JF, para instalação de uma Ambient Weather lá naquele local, que é provavelmente o mais frio de todo o município. Uma baixada com 870m de altitude e morros de 1000m ao redor, foi lá que fotografei duas geadas em Julho de 2019, com mínima de 01,6°C no meu termômetro digital. Tenho grandes expectativas com esta futura estação.

  • Like 19
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Máxima ontem de 18,9°C em Eldorado e acumulado da garoa ficou em 0,4 mm no CIIAGRO. Aliás, impressionante como esse mês vem registrando máximas sub-20, até por conta disso, a anomalia nas máximas está em -3,4°C e já se foi uma quinzena inteira.

 

Hoje também tem tudo para não passar dos 20°C, às 10h faz 16,6°C | 100% e tempo encoberto (só assim para registrar máxima sub-20 por aqui):

image.png.b68e2fd6a74daf371bd7f7c21c285d74.png

 

  • Like 17
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2022 em 21:37, Eclipse disse:

 

 

bah muito bom! me refiro ao vídeo, e não à volta do nevoeiro nojento haha

o INMET deu mais uma estraçalhada na máxima. Principal fator pode ser a ilha de calor mesmo né?

 

 

 

 

 

Nem tinha visto a máxima daquela joça ontem. Mas isso é bem a cara do INMET. Várias vezes vi a estação dar a máxima do RS na rede do instituto com o centro da alta na costa. Ontem deu 21,4° (eu tive 20,7°). Empatou com a fronteira oeste e quase superou Teutônia. Por que isso acontece? Porque é POA, simplesmente. Há tempo vejo isso acontecer.

 

A urbanização tem contribuído nos últimos 10 anos, mas não é algo decisivo nas máximas. O fato é POA mesmo.

 

Hoje consegui mínima de 9,7°, a maior de todas as estações da cidade, kkkkkkk! Perdi até pra Auxiliadora!!! Agora faz 16,5° com 70%.

 

 

  • Like 9
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 07:18, Carlos Campos disse:

Instabilidade em médios e altos níveis avançando para sul durante a noite/início da madrugada.  Nuvens q já produziram e ainda produzem precipitação em áreas isoladas de SP/PR/SC.20220615_070852.gif.fdf05a105a6b0e6d122fd178d15eacb2.gif

Grande Campos ! Este é o caminho, animação de Satélite. Como diz Leroux, façamos dele o "juiz da paz"

  • Like 3
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 10:07, Otavio Cyrino disse:

Máxima ontem de 18,9°C em Eldorado e acumulado da garoa ficou em 0,4 mm no CIIAGRO. Aliás, impressionante como esse mês vem registrando máximas sub-20, até por conta disso, a anomalia nas máximas está em -3,4°C e já se foi uma quinzena inteira.

 

Hoje também tem tudo para não passar dos 20°C, às 10h faz 16,6°C | 100% e tempo encoberto (só assim para registrar máxima sub-20 por aqui):

image.png.b68e2fd6a74daf371bd7f7c21c285d74.png

 

Aqui também está impressionante a dificuldade em chegar à 20°C. Somente 1 dia a máxima atingiu esse valor nos últimos 14. Hoje há essa possibilidade, apesar q ainda está 14°C.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Mínimas SC - 15/06:

 

-7,6°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo

-5,5°C em Bom Jardim da Serra/Vista Alegre

-4,5°C em Bom Jardim da Serra/Águia Dourada e São Joaquim/Pericó

-3,8°C em Urupema/Parque de Exposição

-3,6°C em São Joaquim/Jardim Bandeira e Urubici/Vacas Gordas/Keiser

-3,2°C em São Joaquim/Cruzeiro/Keiser

-2,8°C em Urubici/Jararaca

-2,2°C em Vargem Bonita/Campo Comprido

-1,3°C em Painel/Lava Tudo

-0,26°C em Lebon Régis/Rio dos Patos

 

> O reforço do ar polar, acabou trazendo a mínima do ano no sul do país. E o Oeste também segue com negativas. Na maioria dos locais mais frios, foi 5ª quinta negativa consecutiva.

 

> No Vale do Itajaí as mínimas ficaram acima da média. Apesar de a média mínima estar acima, não é muito. E a média máxima está bem abaixo. E amanhã de manhã provavelmente teremos uma mínima mais baixa.

  • Like 16
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 10:39, Carlos Campos disse:

Aqui também está impressionante a dificuldade em chegar à 20°C. Somente 1 dia a máxima atingiu esse valor nos últimos 14. Hoje há essa possibilidade, apesar q ainda está 14°C.

Bom dia. Por aqui também foi apenas um dia chegando a 20°C e podendo passar disso hoje ou nos próximos dois dias.

 

Também tivemos um amanhecer bonito:

 

Screenshot_20220615-085041-064.png.3378a914f1835d0a373b4e0e8b61979d.png

 

Screenshot_20220615-085029-939.png.8b23914e4c663c79589644931b22eef6.png

 

Screenshot_20220615-085011-317.png.be2dc0a3c9367ad49331f33204bd7db2.png

 

Mínimas de hoje:

 

6,9°C Epagri Rio Vermelho

8,1°C Epagri Mato Preto/Incoterm Rio Negro

8,5°C Samae Centro 

 

Ao contrário de ontem em que o sol nos enganou e nos abandonou. Hoje deu as caras e permanece.

 

Screenshot_20220615-104748-488.png.a47624799f729d4f3868ad56c1389e0c.png

 

Temperatura em 13,6°C no centro de São Bento do Sul.

 

Screenshot_20220615-104836-684.thumb.png.e558a5e0a7f69c637b73a82feab18ac4.png

 

 

Edited by SandroAlex
  • Like 16
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

madrugada teve céu mais aberto, e por sorte nem vi aquele nevoeiro horrível de novo.

manhã já começou com céu azul de brigadeiro, e rendeu uma mínima melhor que as dos dois dias anteriores.

pelo INMET, a mínima em POA hoje foi 8,3 °C, graças ao céu mais aberto. 

essa época do ano é boa demais

Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 07:18, Carlos Campos disse:

Instabilidade em médios e altos níveis avançando para sul durante a noite/início da madrugada.  Nuvens q já produziram e ainda produzem precipitação em áreas isoladas de SP/PR/SC.20220615_070852.gif.fdf05a105a6b0e6d122fd178d15eacb2.gif

 

Em níveis mais elevados, 200 hPa, aparece um cavado no centro do BR, estimulando a nebulosidade à direita do eixo.

 

CTrCLbi.png

  • Like 14
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 11:04, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Nadinha a reclamar até agora hehe

Aqui em São Bento do Sul estamos com desvio de até (-2,0ºC) nas mínimas e (-4,9ºC) nas máximas. Se não vier nenhuma bomba polar nos próximos meses e permanecerem essas máximas sensacionais, por mim o inverno vai ser mais que perfeito!!

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

On 6/15/2022 at 11:08 AM, SandroAlex said:

Aqui em São Bento do Sul estamos com desvio de até (-2,0ºC) nas mínimas e (-4,9ºC) nas máximas. Se não vier nenhuma bomba polar nos próximos meses e permanecerem essas máximas sensacionais, por mim o inverno vai ser mais que perfeito!!

 

Sensacional!

 

Por aqui as máximas estão abaixo da média também. As mínimas que estão dentro do normal/ligeiramente acima da média.

Se o inverno acabasse com essa estatística agora, eu estaria bem satisfeito! 

  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 11:08, SandroAlex disse:

Aqui em São Bento do Sul estamos com desvio de até (-2,0ºC) nas mínimas e (-4,9ºC) nas máximas. Se não vier nenhuma bomba polar nos próximos meses e permanecerem essas máximas sensacionais, por mim o inverno vai ser mais que perfeito!!

Nossa que absurdo!!

E essa combinação, será que dá bom?

image.png.dceb9841eda8a65252fe8d4ae001b882.png

Eh Muito Bom Ser Malyne Amandadohit GIF - Eh Muito Bom Ser Malyne Amandadohit Malyne GIFs

 

  • Like 3
  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 11:16, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Sensacional!

 

Por aqui as máximas estão abaixo da média também. As mínimas que estão dentro do normal/ligeiramente acima da média.

Se o inverno acabasse com essa estatística agora, eu estaria bem satisfeito! 

Média das máximas para junho: 19,8ºC

 

Situação das estações até o momento:

 

Epagri Rio Vermelho: 15,6ºC (-4,2)

Epagri Mato Preto: 16,0ºC (-3,8)

Incoterm Rio Negro: 15,6ºC (-4,2)

Samae Centro: 14,9ºC (-4,9)

 

Essa estação do Samae fica num baita topo no centro da cidade. Seria interessante ter uma estação na baixada, pois a maior parte da área central fica numa baixada (urbana) cercada de morros.

  • Like 7
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

On 6/15/2022 at 11:29 AM, SandroAlex said:

Média das máximas para junho: 19,8ºC

 

Situação das estações até o momento:

 

Epagri Rio Vermelho: 15,6ºC (-4,2)

Epagri Mato Preto: 16,0ºC (-3,8)

Incoterm Rio Negro: 15,6ºC (-4,2)

Samae Centro: 14,9ºC (-4,9)

 

Essa estação do Samae fica num baita topo no centro da cidade. Seria interessante ter uma estação na baixada, pois a maior parte da área central fica numa baixada (urbana) cercada de morros.

 

A média máxima aqui da parte baixa do Vale do Taquari (52m) está muito boa também: 16,98ºC

 

1533427667_ScreenShot2022-06-15at11_33_27.png.63c877a2bf9bbf8a08dcaea833087d40.png

 

  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 11:32, ifreitasrosa disse:

Essa mancha vermelha em boa parte significa temperatura acima da média? Calor? 

Anomalia de pressão em hpa. O vermelho significa pressão mais alta que o normal( associado à entrada de massas polares). A baixa pressão ao sul do continente "cerca" o centro de alta pressão e força ele a subir, por isso a Argentina/cone-sul ficam com anomalia positiva de pressão.

  • Like 6
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 06:26, Luide Luckmann disse:

20220615_081851.thumb.jpg.3db82c3fd2a3b51e92af4464e7ea7a9c.jpg

Segunda metade de junho pra cá,pela rodada mais recente do euro. Olha no final da grade

São Joaquim:

 

20220615_081842.jpg

 

 

Pra POA parece estar se desenhando algo tb, que daria boas máximas:

 

image.png.2c56bd97e14440248637ecd8be612071.png

 

image.png.086211b94c6c8bf81fc4781d53e06343.png

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 10:21, Marcos disse:

 

Nem tinha visto a máxima daquela joça ontem. Mas isso é bem a cara do INMET. Várias vezes vi a estação dar a máxima do RS na rede do instituto com o centro da alta na costa. Ontem deu 21,4° (eu tive 20,7°). Empatou com a fronteira oeste e quase superou Teutônia. Por que isso acontece? Porque é POA, simplesmente. Há tempo vejo isso acontecer.

 

A urbanização tem contribuído nos últimos 10 anos, mas não é algo decisivo nas máximas. O fato é POA mesmo.

 

Hoje consegui mínima de 9,7°, a maior de todas as estações da cidade, kkkkkkk! Perdi até pra Auxiliadora!!! Agora faz 16,5° com 70%.

 

 

 

Isso é algo que me irrita.

 

Porto Alegre é ruim de mínimas. Ok, a cidade não tem altitude, não tem continentalidade, tem o Guaíba de um lado e um oceano não tão distante no outro lado, é justificável. Mas em parte por estes mesmos motivos também não deveria ser uma cidade com maior dificuldade para esquentar muito nas máximas em comparação com o interior de baixa altitude do estado? A impressão que dá é que nas mínimas perde feio sempre, já nas máximas não tem quase nenhuma vantagem para compensar, esquenta da mesma forma.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 12:39, EduardoFinatto disse:

 

Isso é algo que me irrita.

 

Porto Alegre é ruim de mínimas. Ok, a cidade não tem altitude, não tem continentalidade, tem o Guaíba de um lado e um oceano não tão distante no outro lado, é justificável. Mas em parte por estes mesmos motivos também não deveria ser uma cidade com maior dificuldade para esquentar muito nas máximas em comparação com o interior de baixa altitude do estado? A impressão que dá é que nas mínimas perde feio sempre, já nas máximas não tem quase nenhuma vantagem para compensar, esquenta da mesma forma.

 

e nos meses quentes ainda tem o bônus de que quando é pra vir chuva, muitas vezes fica só abafando, nublando, e não cai um pingo e nem refresca.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

On 6/15/2022 at 12:39 PM, EduardoFinatto said:

 

Isso é algo que me irrita.

 

Porto Alegre é ruim de mínimas. Ok, a cidade não tem altitude, não tem continentalidade, tem o Guaíba de um lado e um oceano não tão distante no outro lado, é justificável. Mas em parte por estes mesmos motivos também não deveria ser uma cidade com maior dificuldade para esquentar muito nas máximas em comparação com o interior de baixa altitude do estado? A impressão que dá é que nas mínimas perde feio sempre, já nas máximas não tem quase nenhuma vantagem para compensar, esquenta da mesma forma.

 

Tenho a mesma sensação e já quebrei a cabeça pra entender, já conversei com muita gente da área científica também. Os vales aqui da região como são muito fechados, se justifica os picos de temperatura alta no verão. Mas já POA...

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Esse assunto sobre o clima azarado de POA é um velho conhecido aqui do BAZ. Atualmente cheguei à conclusão de que: no passado distante da cidade, fizeram uma zica para deixar o clima da cidade zoado. 

 

- E hoje estamos tendo um dia típico de: SÃO BENTO DO SUL ! Após eu tanto pedir, ele veio: tempo nublado desde o amanhecer, ventos frios, nada de sol. E como teve céu aberto de madrugada, estamos no melhor dos mundos para um dia bastante frio.

 

Agora tenho 17,1°C e nos topos da cidade ainda na casa dos 15°C. A mínima foi de 07,8°C, então temos tudo para ter uma variação espetacular, no dia mais frio do mês até aqui.

  • Like 14
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos a menor máxima do ano no Rio de Janeiro, no meu ponto de observação a máxima foi de 21 graus, com chuvisco e pancadas moderadas o tempo todo, e para alegria o que houve  ao anoitecer o tempo limpou, e por volta de 19h30 o céu estava limpo com uma lua linda  o ar bastante úmido por conta das pancadas de chuva tivemos uma noite e madrugada fria claro para padrões locais e úmida no Rio, assim como no calor úmido o frio úmido e bem pior é a sensação de frio foi maior que a da onda de frio de maio foi seca, ao chegar 5h30 horário sair do trabalho cheguei na rua e via um espetáculo aqui no Rio os vidros do carro, vegetação, e saindo até aquela fumacinha pela boca coisa rara de se ver no Rio e hoje via  pela manhã, e diversos ponto houve formação de nevoeiro, como e interessante o frio com ar úmido, vi termômetros de rua marcando entre 12  a 15 graus, no meu bairro de inhauma obtive 14 graus, na qual eu com casaco leve pedia um mais quente, agora são 13h15 e temos amenos 23 graus.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 13:13, Renan disse:

Esse assunto sobre o clima azarado de POA é um velho conhecido aqui do BAZ. Atualmente cheguei à conclusão de que: no passado distante da cidade, fizeram uma zica para deixar o clima da cidade zoado. 

 

- E hoje estamos tendo um dia típico de: SÃO BENTO DO SUL ! Após eu tanto pedir, ele veio: tempo nublado desde o amanhecer, ventos frios, nada de sol. E como teve céu aberto de madrugada, estamos no melhor dos mundos para um dia bastante frio.

 

Agora tenho 17,1°C e nos topos da cidade ainda na casa dos 15°C. A mínima foi de 07,8°C, então temos tudo para ter uma variação espetacular, no dia mais frio do mês até aqui.

 

Tá realizado hoje! Rsrsrsrs... Já por aqui o céu está do jeito que eu não gosto! Com sol, sem sol, essas nuvens xexelentas que parece fumaça de avião...

IMG_20220615_123936150_MP.thumb.jpg.91f5ba632539c29c9a6f0520ee2161cf.jpg

 

Não gosto de dias assim. No momento temos 16,6°C.

 

  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

essa questão do clima azarado de POA só pode ser obra de universos paralelos intervindo na nossa realidade

 

o que mais explicaria esses 0,2 mm registrados no INMET entre 8h e 9h?

acho que andam cuspindo no pluviômetro de lá

 

(perdoem a caligrafia, ainda não tô bem alfabetizado no Snippet do Windows)

image.png.3c64ff6d345b3de316e1d8b8acb53b4a.png

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Nossa região poderia sim ser mais fria nessa época. Mas ter médias de 20 nas mínimas e 30 graus nas máximas em Jan e Fev é muito pouco até, para a insolação da época. Locais homólogos do HN por volta dos 30° de latitude são incrivelmente mais quentes do que aqui, não baixa dos 20 em julho e agosto, e aqui é corriqueiro fazer 15 ou até menos no verão. 

 

 Hoje está muito agradável, falta pouco para o solstício e logo os dias voltam a aumentar de duração. Em agosto já é outra coisa. 

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured, unpinned and locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.