Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Felipe87

Members
  • Posts

    30
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Felipe87

  1. 35 minutos atrás, Rafael Körbes Zonin disse:

    Não seria tão radical, porque feriria o direito de ir e vir, todavia, sugiro o que alguns municípios do RS fazem: emitem os alertas, informam o telefone e local para quem conhecer alguém em estado de vulnerabilidade conduzir ao abrigo, importante informar que os pets são bem vindos (não deixaremos renguear o cusco) e, acaso não queiram ir ao abrigo, é fornecido cobertores e suplementos, comidas quentes

    Sim, entendo tua posição. Falei do uso da força pois muitas vezes os moradores de rua não tem consciência que podem morrer de frio. Muitos são usuários de drogas, ou seja, perdem a noção da realidade. Mas te entendo sim. Ao menos então que se forneça, como vc falou, cobertores, caso não queiram ir pro abrigo.

    • Like 6
    • Thanks 1
  2. 1 hora atrás, Rafael Körbes Zonin disse:

    https://metsul.com/aviso-especial-de-frio-muito-intenso-neve-geada-e-congelamento/

    Achei interessante a observação sobre a precipitação invernal, informando da possibilidade de ocorrência no Uruguai, Centro do RS, Campanha e Serra do Sudeste. Além disso o alerta para políticas publicas em relação aos desabrigados, é inadmissível em pleno século 21 pessoas morrerem de frio. 

    https://g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/noticia/2021/07/20/ministerio-publica-investiga-se-prefeitura-de-sp-se-omite-sobre-mortes-de-moradores-de-rua-em-noites-frias.ghtml

     

    Agora, tenho um dilema: será que aguardo em casa pra registrar precipitação invernal ou pego o carro pra caçar na região? Kkkkk

    Falou bem. Lamentável que pessoas morram de frio. Nesse caso, sou favorável a agentes públicos usarem, se preciso, da força para evitar que isso ocorra. Inadmissível.

    • Like 9
    • Haha 2
    • Confused 4
  3. 17 minutos atrás, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

     

    Concordo, e isso serve pro RS também. A região de Vacaria/Bom Jesus/Jaquirana e etc tem um potencial incrível, porém muito mal monitorada. Por mal monitorado entende-se que há estações em locais não estratégicos. Há outras regiões com potencial grande, como Soledade que já se mostrou uma potência, assim como Pinheiro Machado.

    Como você disse, se com essas mesmas altitudes e continentabilidade houve extremos em SP e MG, imagina com a latitude daqui?

    Disse tudo. Assino embaixo. O potencial dos campos de cima da serra do RS ainda é pouco explorado em termos de estações meteorológicas. Principalmente Ausentes ainda não mostrou todo seu potencial.

    • Like 8
  4. 5 horas atrás, Carlos Campos disse:

    Estou vendo eu mesmo em ação, só numa época ainda desprovida de tantos aparatos tecnológicos.

    Com 14/15 anos (25...35)..eu fazia essas mesmas loucuras (q depois descobri, foram irrelevantes, mas hoje são lembranças boas 🤔)

    Teve uma onda de frio aki na nossa região e me recordo de passar a noite inteirinha marcando num caderno o registro do termômetro no kintal da minha casa à cada 15 min.

    Fiz um abrigo improvisado coberto com Eternit e deixei o termômetro de mercúrio dentro, da forma como eu já havia visto nos livros de meteorologia.

    Comecei a anotar às 18h e só parei no dia seguinte às 9h da manhã, quando a geada já estava quase toda derretida.

    Minhas mãos quase congelaram, passei um frio tremendo, q não gosto de lembrar e não consegui fazer nada durante todo o dia seguinte. Faltei aula e dormi a tarde inteira.

    Acho q a maioria de nós já fez algo nesse sentido. É loucura, mas se pararmos pra pensar q muito, mas muito mais gente passa dias e noites acampado no lado de fora de estádios só pra ver o seu ídolo ou sua banda preferida tocar (e encher o bolso de dinheiro, dormindo em hotel 5/6 estrelas) vemos q isso q fizemos não é lá um grande absurdo.

    Uma das lembranças q eu não gosto muito de trazer à tona, vem da época em q eu morei na divisa do teu Estado com SC. O lugar é uma espécie de micro distrito de Silveira. 

    Eu já tinha q trabalhar de graça pra poder me manter lá como observador. Fikei 2 meses aproximadamente na fazenda de um gaúcho bem no topo de um morro e esse senhor imenso vivia apenas com sua triste esposa q não fazia outra coisa a não ser reclamar dos maus tratos da parte dele, aproveitando os momentos, quando o mesmo saía à cavalo e demorava retornar.

    O lugar era um paraíso e nevou 4 vzs nakele inverno, mas eu passei nesses dois meses alguns dos piores momentos da minha vida, e isso não tinha a ver exclusivamente com o frio e sim com as pessoas.

    A história é longa, triste e na vdd se divide em várias histórias, algumas das quais já contei aki em anos passados..

    Um dos piores momentos foi quando fui expulso da fazenda por esse senhor, com o revólver apontado nas minhas costas e dizendo para eu não olhar para trás.

    Eu tinha plena consciência de q se realmente ele atirasse, ng no mundo ficaria sabendo, a não ser ele e a esposa, já q não havia ninguém morando nas proximidades num raio de muitos e muitos kms.  É topo de serra, com o Monte Negro bem perto e eram os anos 90. 

    O sítio ficava nesse local com o alfinete no mapa. A estrada de chão Várzea-São José dos Ausentes passa proximo ao Monte Negro e ele próprio parece um "morrinho", visto da estrada. Fiz esse percurso tanto de noite quanto de dia e era possível caminhar 12 horas sem avistar um ser vivente.Screenshot_20210519-105904.png.b465624cddad5aa5b74730bdb731da2d.pngScreenshot_20210519-105806.png.de39085c6d6bd7ac636c73b0a717a77b.png

    Continuando o relato, caminhei uns 2 km subindo a estrada em direção à Silveira sem conseguir olhar para trás, carregando minha bagagem e meus instrumentos de medição, além de um monte de pedras (na maioria quartzos) q fui juntando desde q saí de São Joaquim e passei o dia inteiro praticamente andando debaixo de sol e sem comida.

    E pq ele me expulsou de tal forma? Simplesmente pq na sua ignorância não entendia meus objetivos de estar lá. Não entendia pq eu saía pela janela durante a noite (verificar os termômetros)... Não entendeu e nem kis explicações quando ficou sabendo q saí escondido uma madrugada e fui até a Várzea buscar 2 caixas q eu utilizaria como abrigo para os termômetros. Uma caminhada noturna de mais de 6 horas ida e volta e no frio de Agosto. 

    Por causa da minha inexperiência, tive q me submeter a dormir em galpões com ratos subindo na minha cama. Caminhar dias e mais dias carregando sempre as minhas coisas pessoais e os meu aparelhos, fora livros e as malditas pedras.

    Tive q pedir auxílio na prefeitura de Torres, depois q desci a Serra já não aguentando mais suportar o frio lá em cima e pior, tive q retornar à Serra, subindo a estrada q passa por Turvo pq não recebi auxílio em Torres e nem em Araranguá e eu não tinha um centavo no bolso.

    As coisas só começaram a melhorar entre aspas quando encontrei um senhor q ofereceu trabalho e lugar pra ficar na sua casa (q hoje é um centro turístico bem na área q tem os dois rios com desnível em Silveira). 

    Hoje penso e já pensei tantas outras vzs em como seria (talvez) melhor a minha vida sem essa loucura de meteorologia e essa mania de kerer saber mais e mais (no sentido prático).

    Hoje também, não vejo muitas dificuldades em ter q sair de noite verificar meus aparelhos, já q as condições são infinitamente mais fáceis e os trajetos muito menores he he

     

    Abraço

     

    Céu limpíssimo e temperatura de 16,2°C aki em casa.

    Tudo indicando q a próxima madrugada será a mais fria até o momento por aki.

    Mais tarde irei postar os registros de hoje em Piraquara e também em Curitiba.

    Cara, que relato impressionante. Meio do nada mesmo né onde você estava. Ano passado visitei o cânion monte negro. Lugar belíssimo, mas que perrengue você passou.

    • Like 6
    • Sad 1
  5. 9 horas atrás, ifreitasrosa disse:

    https://www.bandab.com.br/cidades/instituto-preve-feriado-de-sete-de-setembro-gelado-e-com-previsao-de-neve-na-regiao-sul/

     

    Virou festa agora...pior que os leigos ou desentendidos acreditam...

     

    Não que não possa acontecer, afinal estamos em 2020, mas muito forçado noticiar algo que pode mudar e a matéria deixa isso claro. 

    Exatamente. Até pode acontecer, o que duvido muito. Mas forçaram demais a barra. Não é coisa de empresa séria.

    • Like 2
  6. 3 horas atrás, Lucas Venturini disse:

    O RS está em veranico pesado. Só salvou hoje Pinheiro Machado que teve máxima de apenas 17°, no momento 13°, lá já chove bastante acho que essa gente fria de lá não sobe pro restante do Estado e da região Sul.

    Pinheiro Machado deve ser um dos municípios com menor média de temperatura do país não?

    • Like 4
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.