Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Peregrine

Members
  • Posts

    826
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Peregrine

  1. Será ? Com tanta umidade e me parecendo até com eventos de chuvas, será que a Alta da Bolívia vai se configurar nesse verão ? Vamos observar !
  2. Genial sua análise. Nos últimos dois dias venho observando também. A dúvida é: Ondas de Rossby ou Anticiclone Móvel Polar ?
  3. Nada de "Teoria do Caos" grande amigo. Tudo isso faz parte da Variabilidade de Circulação Atmosférica (predominância circulação Meridional). As trocas de Ar entre Polos e Trópicos se faz mais intensa.
  4. Anticiclones Móveis Polares que em seus deslocamentos vão formando Ciclones. A Tese do francês Marcel Leroux é espetacular, pena que a grande mídia nos negou. Querendo aprofundar, fico a sua disposição
  5. Seu Post bate certinho com a análise estatística do Climatologista russo Giorgi Vangeingeim. Observando 150 anos de dados fidedignos, Vangeingeim chegou a teoria de Variabilidade de Circulação Atmosférica (ACI). Por ~30 anos a Circulação tem predominância Zonal nos ~30 anos seguintes a predominância passa a ser Meridional. Vale ressaltar que esses períodos coincidem com a Oscilação Decadal do Pacífico (~30 anos), respeitando-se um lag de resposta pela Circulação Atmosférica. Querendo aprofundar um pouco mais, fico a sua disposição.
  6. Tu viu ? Nesse Novembro, vi pelo menos 4 relatos de granizo aqui pelo Ceará e muitos outros nordeste afora. Vale ressaltar também a ingenuidade do povo nordestino, muitos pela primeira vez tendo contato com fenômeno desconhecido.
  7. Muito boa sua análise. Quanto as lavouras, acredito que quem plantou em Julho (lembra da nossa conversa ?) vai poder colher pelo menos o milho. Plantamos aqui no Ceará uma variedade de milho que aos 90 dias completa o ciclo. Quanto ao Clima, tem que lembrar que 2015/16 atravessavamos um forte El Nino, o que dificilmente pode ocorrer até 2030. Não vejo indicação de mudanças no Clima até o final dessa década. No mais é tentar se adaptar a essa Variabilidade. Valeu !
  8. Mais um episódio de "geada" no Ceará. Brincadeirinha para relaxar amigo @Eclipse POA. Viu, o povo já está começando a se acostumar !
  9. Ausente pelas atividades aqui no Sertão. Tempo maluco esse, vamos tendo o Novembro mais chuvoso aqui pelo Ceará desde 1970. Superando Novembro de 2020, e olha que na virada do mês pode chover mais.
  10. Tô nem acreditando ! Alegre com seu retorno. Já já começo a "encher teu saco" novamente. kkk
  11. Usando a Tese de Marcel Leroux, esse "frio fora de época" é provocado pela entrada de um poderoso Anticiclone Móvel Polar.
  12. Já vi alguns artigos que dizem que a formação da AB está relacionada ao aquecimento dos Andes pelo Sol. Uma das características do La Nina na América do Sul é justamente a intensificação dessa Alta Pressão. Nos últimos dois verões choveu bastante onde não deveria. O Ciclo Solar 25, por projeções astronômicas, deve ser de baixa atividade, apesar do aumento de manchas nas últimas semanas. O aumento da cobertura de nuvens sobre os Andes pode inibir o aquecimento. Assim, amigo @Carlos, podemos está caminhando para o 3° La Nina (fake) seguido.
  13. Minha "profecia" era de Frio podendo se estender pela Primavera. Natal já estamos com um pé no Verão. Todavia, nesse padrão de Circulação Atmosférica predominantemente Meridional, tudo é possível. Agora, tem que avisar a galera que andar pelado em via pública pode caracterizar atentado ao pudor. kkk
  14. Relatos de chuvas extremas e localizadas no Norte do Nordeste. Tem áreas com 180mm em poucas horas. Dez dias após um evento extremo de frio em parte dos Estados Unidos, vamos observando extremos de chuvas no Nordeste. Coincidência ?
  15. Quando tu fala em novembro de 2007, tem alguma informação do mês de maio daquele ano? Quando fala "em la niña é comum mesmo esses episódios." em janeiro de 2009 tínhamos "El Nino". Não me arrisco falar La Nina, prefiro aguardar o Verão e observar o comportamento no altiplano boliviano. Sem Alta da Bolívia intensificada, sem La Nina.
  16. A cada ~30 anos, o padrão de circulação atmosférica sofre alteração (30 Zonal 30 Meridional). Com 42 anos, o amigo já experimentou uma predominância Zonal (Planeta Aquecido) e de 2005 até ~2035 vai experimentar circulação atmosférica com predominância Meridional (Planeta Arrefecido).
  17. Galera do Leste do Nordeste ansiosa por essa Onda de Frio. Explico: todo evento de Ar Polar entrando pelo Sul do nosso continente, trouxe eventos significativos de chuvas em áreas de nossa região.
  18. Se faço animação do Góes 16 na banda 10 (vapor de água em baixos níveis) dos últimos 7 dias, percebo claramente o episódio que trouxe extremos de chuvas para parte do Paraná e Santa Catarina. Vale ressaltar o aspecto da circulação atmosférica com movimentos Anticiclonicos e Ciclonicos.
  19. https://rammb-slider.cira.colostate.edu/?sat=goes-16&sec=full_disk&x=14304&y=14528&z=0&angle=0&im=60&ts=18&st=0&et=0&speed=230&motion=loop&maps[borders]=white&lat=0&p[0]=band_10&opacity[0]=1&pause=0&slider=-1&hide_controls=1&mouse_draw=0&follow_feature=0&follow_hide=0&s=rammb-slider&draw_color=FFD700&draw_width=6
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.