Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Posts

    1929
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    6

Everything posted by RafaelBHZ

  1. Vamos ter uma sequência de dias bons para a época aqui em BH mas logo depois parece que o inferno vai retornar, inclusive com Maio começando acima de 30°C. Essa previsão precisa mudar urgentemente!
  2. Marcos, @Eclipse POA, @Edison Bocorny Jr e demais gaúchos, pelo conhecimento empírico de vocês, será que mesmo sem o estabelecimento pleno do La Niña já dá para esperar alguma coisa bacana na primeira semana de julho? Pergunto pois surgiu uma possibilidade, a verificar ainda, de eu estar por aí neste período, 2 dias em POA e aproveitaria 2 dias para subir a serra. Máximas abaixo de 15°C ou mínimas abaixo de 5°C com geada já seriam do meu agrado... será que rola em meio a tanta zika? Kkkkk
  3. Essa mancha de anomalia positiva no centro do continente está em praticamente todas previsões desde pelo menos 2020 que eu me lembre, e na maioria das vezes passa longe de se concretizar. Minha confiança nos modelos de previsão atualmente é muito baixa, eles precisam ser adaptados para a realidade tropical urgentemente. Ta faltando alguma coisa nas equações.
  4. Rapaz, to nem pensando só em frio. Pra ser sincero, já estou pensando como vai ser com relação às chuvas aqui MG no próximo verão com um La Niña colossal se formando. Se em jan/2020 tivemos quase 1000 mm aqui em BH e 2022 por exemplo tivemos cheias históricas no Rio Paraopeba, o que será que nos aguarda?
  5. Desde que o tempo secou aqui em BH, o céu claro está favorecendo mínimas melhores e um resfriamento mais rápido na parte da noite. Hoje, tivemos 15,4°C de mínima nos bairros altos e 18°C na Pampulha. Do mesmo modo, por mais que as temperaturas ainda estejam se aproximando de 30°C, a URA baixa proporciona uma sensação menor de desconforto. Ainda é muito pouco, porém se seguirmos assim até surgir uma MP, será um pouco mais tolerável.
  6. O mês é Abril mas o espírito (e as anomalias positivas) de março insiste em permanecer aqui em BH. Hoje tivemos 31,1°C de máxima e chuvas isoladas pela RMBH. As previsões para estes primeiros dias já foram melhores tanto nas temperaturas quanto nos acumulados de chuva, mas no final das contas ainda não aconteceu nenhuma mudança, apenas as chuvas deixaram de ser generalizadas. O jeito é aguardar essa possível MP da segunda quinzena. Como disseram anteriormente, estou começando a me lembrar de 2016 mesmo. Bem que disseram que era um ano análogo.
  7. Após uma longa sequência de dias amenos e encobertos, bastou o sol predominar nesta sexta-feira para o verão mostrar que ainda não está morto. Tivemos máxima de 30,6°C em BH e bastante calor ao longo dia. A diferença com relação ao padrão que nos castigava até semana passada é que a temperatura consegue cair mais rápido com o pôr do sol e nas primeiras horas da manhã. Até meados de 10:00, ainda não está tão desconfortável e tem até algum vento. Assim como após às 19:00. As fotos abaixo eu tirei na região centro-sul de BH por volta das 14:00, no momento mais quente do dia. Para os próximos dias, devemos ter novas pancadas de chuva, mas a tendência é a amplitude térmica aumentar gradualmente, com boas mínimas se tornando mais frequentes.
  8. De fato há um corredor persistente, tanto que parece auge do verão aqui em MG, o sol mal apareceu desde o último final de semana e choveu até bem. Mas ainda assim, acho que tem mais semelhanças com uma ZCOU se fossem pelas regras antigas. De toda forma, é um corredor bastante tardio e surpreendente pelos acumulados em vários locais, como aqui em BH e região.
  9. No final das contas acho que teremos uma MP que vai virar a chave no centro-sul do país, encerrando o período chuvoso e empurrando momentaneamente as chuvas para o nordeste. Após o inicio da semana que vem, começo a ver muitas mínimas entre 14°C e 16°C na previsão de BH, indicando claramente essa mudança para um padrão outonal por aqui, sem chuvas.
  10. Com certeza foi uma rodada totalmente fora da curva, mas olha esses acumulados dignos de janeiro em pleno mês de Abril em boa parte do país. Parece até uma ZCAS outonal.
  11. Por aqui, contrariando as previsões de tempo nublado e com chuva no máximo fraca, está caindo o mundo. O dia praticamente virou noite aqui na RMBH por volta de 14:00 e assim seguimos desde então. Tirei estas fotos por volta de 14:30 onde eu trabalho. Um detalhe é que mesmo antes da chuva o dia estava bem ameno, com pico de 26°C na Pampulha e 23°C nos bairros altos. Muita gente está até agasalhada desde cedo. As coisas finalmente estão voltando ao normal!
  12. Vocês aí do fórum que estão lendo e possuem acesso às previsões extendidas, poderiam nos confirmar a ausência de ondas de calor em abril, por gentileza? Não aguento mais sofrer, me garantam essa informação por favor!
  13. Depois do aquecimento no início da tarde, com um breve e quase imperceptível pico de 29°C às 15:00, o tempo fechou e voltou a chover em BH e região, até com momentos de forte intensidade em pontos isolados. Parece uma briga do verão, que luta para continuar, contra o outono, que tenta tomar o espaço. No momento, 22:30, a chuva parou mas tem novas instabilidades no entorno da capital que podem provocar novas pancadas ao longo da madrugada. Em geral, os acumulados estão abaixo dos 10 mm, mas a essa altura do campeonato o que vale é o conforto térmico.
  14. Excelente mínima de 16°C em todas as regiões da capital mineira neste domingo. Neste inicio de tarde, faz 27°C com muitas nuvens e venta bem, configurando assim um dos dias mais agradáveis do ano ate agora, juntamente com o sábado. Eu só esperava uma máxima menor, em torno de 24°C/25°C com muitas nuvens, conforme era previsto pelos modelos, mas não tenho nada a reclamar. Se os próximos dias também forem assim, está ótimo!
  15. Tu reclamando desse "clima chato" sub 20°C e enquanto isso eu aqui dando graças a Deus que esse inferno que vivemos em BH de agosto até agora parece ter chegado ao fim. Temperaturas altas por muito tempo não dá, é muito exaustivo, o corpo cansa dobrado e a mente também não funciona tão legal quanto em condições mais agradáveis. Aqui em BH, anos bons possuem condições excelentes, quase perfeitas para a vida humana (2017, 2022). Anos normais, possuem condições boas, nota 7 (2016, 2021). Porém, anos ruins como essa virada 2023/2024 e 2015, transformam o clima daqui num filme de terror, impraticável. Em Curitiba, mesmo um ano ruim ainda equivale a um nota 7 daqui, ou até melhor kkkkkkkkkkk
  16. São Pedro é vingativo, foi só falar que começou chover com moderada a forte intensidade de forma mais generalizada pra calar minha boca. 20 mm na última hora na Pampulha.
  17. Por aqui mesma coisa, até choveu em cidades próximas a capital hoje mas em BH em si, acumulados praticamente inexistentes nesta sexta-feira, no máximo chuviscos. E olha que o dia todo foi de muitas nuvens e ameaças constantes, inclusive com vento forte agora a noite. Cheguei 22:00 em casa, em Contagem, e tenho agradáveis 24°C lá fora, com chuviscos. Enquanto estive na capital, estava tudo seco, no máximo um pingo ou outro. Já reparei que temos um histórico de dificuldade na formação de chuvas mais fortes quando a temperatura está abaixo de 25°C por aqui. Imagino que no maximo haverá chuva moderada durante a passagem da frente fria entre hoje e amanhã. Se chover mais forte, provavelmente será em momentos de maior aquecimento.
  18. De novo, novamente, outra vez: Tempestade nesta madrugada causa estragos em cidades vizinhas a BH, especialmente Contagem, Betim e Ibirité. Os acumulados chegaram a passar dos 90 mm em alguns bairros e houve intensa atividade elétrica, acordando muita gente por volta de 03:30. Em um determinado momento presenciei algo inédito, a chuva estava caindo com fortíssima intensidade e com todos os pingos muito grossos, parecendo um bombardeio. Geralmente os pingos grossos só ocorrem espaçados e no início da chuva, mas não foi o caso desta vez. Ontem, mais cedo, também choveu forte em alguns bairros da capital, mas com acumulados em torno de 10 mm nas estações do Inmet. As condições persistem hoje e vamos na saidera do período chuvoso até a próxima semana.
  19. Se fosse nos EUA, era papo de já estar organizando uma evacuação total de algumas áreas com históricos de tragédia. Mas vão preferir deixar o povo a mercê da sorte. Agora é torcer para que os modelos estejam completamente errados. Enquanto isso, manchetes como sensação térmica de 62°C é que ocupam lugares nos jornais...
  20. Situação piorou consideravelmente ao cair da noite. Agora a fumaça invadiu meu bairro e está causando enorme desconforto. Aparentemente o incêndio está próximo a uma área de preservação ambiental entre Contagem e Betim. Clima 100% de setembro.
  21. Não bastasse o calor (33,7°C hoje na Pampulha), estou vendo fumaças de queimadas o dia inteiro daqui de casa, totalmente fora de época. Parabéns aos envolvidos! Felizmente a partir de amanhã já voltam as chances de pancadas de chuvas bem isoladas, mas o calor mesmo só deve ir embora lá para quarta-feira.
  22. Embora as estações de BH estavam com 23°C às 23:30, nas casas o buraco é mais embaixo, especialmente em ambientes fechados. Aqui em casa, tenho 27°C com 60% de URA, deixando quente e abafado. Diante da situação dos demais colegas no centro-sul do país, vou conter minha reclamação. Mas só não é pior que as ondas de calor de setembro e novembro, onde eu tinha que dormir até com temperaturas acima de 30°C dentro de casa.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.