Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Observador_bh

Members
  • Posts

    11
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Observador_bh

  1. Pois é.. Concordo, lá sendo topo, só deve fazer muito frio na entrada de MPs mais fortes. Eu mencionei 0 grau porque em mais de uma oportunidade já conversei com funcionários que trabalham lá que me relataram que de vez em qdo, nos dias mais frios, ocorre fenômeno leve de congelamento (o que descreveram foi aquela formação de lâmina fina sobre água exposta ao tempo)
  2. Pois é...Essa mínima de 9.8 C em BH me surpreendeu. Pelas previsões hj eu esperava algo na casa dos 12 C. Em Florestal a mínima foi 4.9 C Em Casa Branca 3.9 C! Estive agora cedo na Serra da Piedade. Os funcionários de lá estavam dizendo que hj estava um "calorzinho". Por volta das 8:30, com o sol já alto e céu totalmente limpo, os termômetros marcavam 9.5 C. Estimo que a mínima deva ter ficado na casa dos 5 ~ 6 C (fico aqui imaginando qual deve ter sido a mínima por lá no começo da semana. Será que se aproxima de 0 ????)
  3. Interessante duas coisas: 1) Essa MP parece ter tido esse efeito forte por apenas 1 dia. Os dados de algumas estacoes que verifiquei estão com minimas "normais" no dia 17 e dia 19 2) Nao teve efeito em BH. Mas teve efeito em Florestal, onde fez 0.0 C e no Caraca, onde geou e foi observado -2C. Sendo que BH fica bem no meio do caminho entre Florestal e o CAraça. obs: em BH Cercadinho e Pampulha registraram minimas que se espera para dias frios (10.9 e 9.1 C) mas nada extraordinario como foi registrado em todas essas outras estacoes em MG. Ja a convencional na area central marcou 10 C, o que é baixo comsiderando os ultimos anos.
  4. Se podemos dizer que os moradores que residem ao sul de BH vivem em uma realidade diferente do restante da cidade, em relação a Ouro Preto podemos afirmar que é "outra dimensão". Eu não sei explicar tecnicamente. O centro de Ouro Preto está em média a 1.150 m e é sempre muito mais frio que o Alphaville, por exemplo, que está acima de 1.300 m. Qdo a gente está na estrada indo para Ouro Preto é perceptível a mudança. Até o distrito de Cachoeira do Campo (circulado de azul no mapa abaixo), que fica a uns 20 km de Ouro Preto e 1.05 m de altitude, o clima é um, semelhante ao da região sul de BH. Depois que a estrada passa pela Garganta do Funil (circulada de vermelho) o clima começa mudar, até chegar no topo que fica a 1.380 m (traço laranja). A partir dali estamos no microclima de Ouro Preto. Eu penso que esse conjunto de montanhas que circunda a região da cidade, todas elas acima de 1.400 m, tenha forte influência nesse microclima. Esse microclima caracteriza-se mais pelas máximas baixas que pelas mínimas. Talvez pela constante nebulosidade. Mesmo assim é comum as temperaturas no inverno estarem sempre abaixo dos 7 C. Acredito que nos dias frios e de céu aberto, nas baixadas da cidade aproxime-se de zero grau. Uma pena não haver monitoramento. (a gente ouve relatos, mas não encontra dados recentes sobre o clima na cidade. A única experiência que tenho é pessoal, levei um termômetro desses de madeira no festival de inverno de 2004. Lembro de que, por voltas de 1:00 ele estar marcando uns 7 C. Depois disso tomei todas e só fui acordar no outro dia ja depois das 10:00...rsrs. Mas isso indica que, ali no miolinho do centro, a temperatura deva ter descido abaixo dos 5 ~4 C)) É comum em setembro, qdo em BH já começa a fazer calor, ainda fazer frio em Ouro Preto. E há sempre muita nebulosidade, neblina, etc.
  5. Tem um relato com fotos de uma ocorrência de -2C no Caraça em 2106. Houve geada e congelamento de água nos canos, estourando placas de aquecimento solar. https://www.santuariodocaraca.com.br/o-dia-mais-frio-da-decada/
  6. Tem noção de quais partes do município de Ouro Preto seriam propensas a geada?? Sei que a sede do município, dada a altitude, tem máximas baixas. Mas não sei se atinge mínimas suficientes para geada. Talvez naqueles fundos de vale, como lá próximo da estação ferroviária e uma região entre o bairro Bauxita e a rodovia dos Inconfidentes (lá atras da UFOP) Seria possível no distrito de São Bartolomeu, região a 1.000 m encravada entre montanhas e com muita mata ao redor? Inclusive são as mesmas caracteristicas de Casa Branca, que acho que fazem as minimas por la serem tao baixas. Casa Branca esta em torno de 900 m , cercada de montanhas e matas. No meu entender essas caracterosticas favorece o efeito de subsidencia ao prender o ar frio no fundo de vale (ou estou enganado) Já ouvi relatos de geadas leves na região do distrito de Cachoeira do Campo...
  7. Em Casa Branca (mun. de Brumadinho, RMBH), tivemos novamente mínima na casa dos 2.6 C. Fica a curiosidade de saber se houve geada / algum evento de congelamento... E isso a apenas 23 km em linha reta do centro de BH!! BH amanheceu com 10.3 C (INMET Pampulha) No Alphaville Lagoa dos Ingleses, 8.2 C (IMGNOVAL2) Condominio Aconchego da Serra (região do Alphaville) 7.6 C (IMINASGE28) Em Para de Minas (cidade próxima de Florestal) 6.0 C (IPARDE3) Florestal 5.3 C (INMET)
  8. Aqui na regiao central de BH o ceu esta abrindo bem. Restam poucas nuvens. As nuvens estao se deslocando para o norte/noroeste. Tenho vista para a regiao sul, em direção a Serra do Curral e Serra da Moeda, e para aqueles lados o ceu esta quase totalmente limpo. O dia teve maximas baixas, devido a nebulosidade. E esse nebulosidade esta se desfazendo totalmente, propiciando quedas da temperatura agora a noite. La em Casa Branca a temperatura esta caindo rapido. Passou de 21.3 as 16:10 para cerca de 13.5 agora as 17:40
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.