Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Eclipse

Members
  • Posts

    2878
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    31

Everything posted by Eclipse

  1. Segunda-feira gelada em POA, com variação de 9,8 / 15,0 °C (INMET). Mínima e máxima do ano até o momento. A máxima será certamente batida novamente amanhã. Dia ventoso, com bastante sol de manhã, na qual teve até céu de brigadeiro por algumas horas. Nublado à tarde, com sensação térmica muito baixa devido ao vento. Temperaturas horárias à tarde, INMET, que foi a mais fria do ano até o momento: 12h - 14,2 °C (máxima de 15 °C entre 12h e 13h). 13h - 14,6 °C 14h - 13,9 °C 15h - 13,4 °C 16h - 13,4 °C 17h - 13,1 °C
  2. Não passamos de 15 graus hoje em POA, e às 14h tínhamos 13,9 graus. Dia ventoso, aumentando o gelo, e agora coberto em nuvens. Pela manhã tivemos sol.
  3. @Rodolfo Alves, surgiu uma dúvida sobre o ciclone, mas postei aqui para não interromper as postagens com as análises detalhadas do tópico específico: aquela segunda baixa pressão, mais a sudeste do ciclone, parece também fazer um leve caminho a leste, imitando a trajetória do ciclone principal, mas claro bem mais longe da costa. É outro ciclone, ou é parte do mesmo sistema? Sou leigo então a pergunta pode parecer básica, mas surgiu essa dúvida quando vi isso aparecendo no Windy tanto para o Europeu como para o GFS. Europeu:
  4. Ok! Felizmente os dados para POA estão ok hoje no INMET, com todas as horas documentadas. Então, no domingo POA teve variação de 12,9 / 18,3 graus, mínima no final do domingo, sem ter baixado de 15,8 na madrugada. Quanto a acumulados, vou reportar o total entre sábado e domingo, pois faz mais sentido: neste período, tivemos 17,8 mm, e não aqueles estranhos 7 mm que apareciam por falta de dados. Agora tá certinho!
  5. com essa ventania prevista, pode ser que volte aquela novela de esperar dias até a luz voltar
  6. mínima do ano até o momento e primeira sub-10 em POA no INMET! 9,8 graus, entre 7h e 8h da manhã. Por pouco não ficamos presos no 10,0 novamente. madrugada ajudou com céu aberto. E agora temos céu bem azul
  7. os dados de hoje pra POA estão uma zona no site do INMET, mas acredito que não passamos de 18 graus. Talvez por isso os valores de acumulados desde ontem (apenas 7 mm???) me pareceram tão estranhos. na madrugada de hoje não baixamos de 15,9 graus.
  8. pra POA tbm, e dessa vez com mínimas das boas! Oba! ps: há dias que não tá dando pra esquentar de fato, e o padrão continua!
  9. Em POA, tivemos garoa com vento fraco nesta tarde, céu cinza, com pouquíssimas tímidas aberturas de sol no começo da tarde, porém predominando o tempo encoberto em grande parte do dia. No INMET, 7 mm (???) acumulados desde ontem. Achei esse dado estranho, pois parece ter chovido bem mais. Pelo visto não passaremos de 18 graus até quinta ou sexta.
  10. Apesar das mínimas não serem expressivas para cá nesta próxima MP, chama a atenção o padrão de máximas abaixo da média que vem sendo protagonista por aqui desde meados de Março. E dessa vez, as anomalias negativas nas máximas serão ainda mais fortes. Ou seja, a garantia de sensação de frio ao longo dos períodos mais quentes do dia, as tardes, prioriza a sensação de frio contínuo. Pelo gráfico do accuweather de Maio em POA, dá para ter uma boa noção da força disso até o momento no mês, e o que perdurará. Note que apenas os dias 8 e 9 aparecem próximos da média mensal. As mínimas têm sido modestas, mas também não têm sido acima da média. Em resumo: Maio vem sendo bastante satisfatório em frio em POA, na minha opinião. E as mínimas modestas previstas para essa MP não serão tão ruins. Além disso, um dos fatores que causará as mínimas modestas será a ventania e umidade dos próximos dias, que reforçará a sensação térmica à tarde, sendo uma interessante compensação. Segue o gráfico, na minha opinião, um belo mês até agora, e promissor na segunda quinzena:
  11. quinta com variação de 13,0 / 21,3 °C em POA (INMET) sexta-feira treze com variação 10,0 / 21,6 °C (mínima do ano até o momento) e esse sábado com variação 12,6 / 21,2 °C, com sensação de leve abafamento no final da manhã. será que o @Marcos sentiu tb esse leve abafamento por aquele horário? Por que senão vou ter que ver minha tireoide hehe. Achei o ar bem estranho naquele horário. Momentos de ar fresco, outros com abafamento, mas sem calor claro. vieram trovoadas e pancadas rápidas de chuva na RM de POA perto do meio-dia. estamos com chuva e pelo visto essa chuva vai longe
  12. então, viu que legal? aqui não tem esse problema de ser reprovado, então fica mais fácil de se readaptar. para isso, sugiro tentar postar elas numa configuração mais visível, e de preferência numa mesma postagem, separando bem pelas cidades, por exemplo. tuas postagens nessa página por exemplo acabaram de ser denunciadas como vírus no meu avast....brincadeirinha hehe
  13. tá maravilhoso sim, nota 2 o problema não é a nitidez em si das figuras, e sim essa forma de apresentar as temperaturas parecendo uma centopeia humana, empilhando em uma postagem um monte de temperaturas na vertical, o que toma um espaço gigante da pagina. ainda mais se isso é feito pra todas as cidades do Universo
  14. dessa vez a estação do INMET quase conseguiu a primeira sub-10 do ano, com esse 10,0 cravado. quem sabe na próxima semana, com muita boa vontade, ela venha.
  15. Região de POA (e faixa leste do RS no geral) na faixa verde de temperaturas, que não terá frio tão expressivo como boa parte das regiões que estão nas regiões azuladas do mapa de temperaturas. Ou seja, vem se confirmando também pelo GFS o cenário de frio bom, mas não tão forte (possivelmente por ter características mais úmidas pra cá), para POA e leste do RS, que os sites baseados no Europeu, como tempo.com e foreca, vêm apresentando. O Coutinho no vídeo mais recente dele também comenta algo nessas linhas para algumas regiões do RS (e percebe-se que são as da faixa leste do estado), devido à previsão de proximidade do ciclone para as costas do RS e do Uruguai. De qualquer forma, se desenha um excelente evento de frio.
  16. incrível como eles conseguem confundir até as MPs. acho que já é a segunda ou terceira reportagem que algum meio da imprensa confunde o friozão da próxima MP com essa MP atual que é mais leve. além disso, mesmo que não estivessem confundindo as MPs, tem tb a questão da incerteza quanto à possibilidade de neve pra próxima MP. imprensa sendo imprensa mesmo.
  17. a minha torcida/esperança é que o frio não comece a vacilar após junho o interessante dessa postagem é que bons eventos de frio parecem estar reservados justamente nesta época com insolação reduzida. Que persista ao longo do inverno.
  18. Novamente redução no frio pra POA pelo tempo.com hoje de manhã. seria um frio úmido, modesto, com mínimas na casa dos 10-12 graus, e máximas não muito expressivas tb (exceto na terça, que seria geladinha pelo weather.com e pelo tempo.com), podendo adiar um pouco mais a primeira mínima sub-10 do ano por aqui. o interessante é o período com temperaturas (levemente) abaixo da média que viria, impedindo veranicos ou aquecimentos acima de 20 graus por um tempo.
  19. na quarta tivemos variação 13,9 / 19,4 em POA (INMET), com a mínima na última hora do dia, batendo a mínima parcial de 15,8 da madrugada. Tivemos também o retorno do sol conforme avançava a tarde. No começo da noite céu seguiu mais ou menos aberto, porém foram se formando aquelas nuvens chatas que atrapalham no resfriamento. e nesta madrugada de quinta tivemos uma queda modesta até 13,0 graus, pela formação de nuvens impedindo maior resfriamento.
  20. acho que na segunda coluna são as temperaturas às 0h, 12h e 18h para cada dia. mas, são só especulações, até que a gente consiga resolver esse mistério kkkk O resto dos números acho que só com auxílio do chico xavier. E precisaríamos de um segundo chico xavier pra invocar o chico original tb, então já desisti kkk
  21. Brincadeirinha....entendi sim as tabelas......Acho kkkkkkkkk edit: nah, desisto. é mais fácil entender o coração gelado da morena.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.