-
Posts
3090 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
10
Content Type
Profiles
Forums
Gallery
Calendar
Everything posted by LeoP
-
a estação da Pampulha já registrou dezenas de mínimas superiores a de hoje. o recorde é de 23,1°C em 2014 e há vários registros na casa dos 22°C. essa não deve entrar nem no top-20 das maiores mínimas. a média de mínimas da estação em dezembro é de 19,3°C, de forma que mínimas de 20°C ou mais são relativamente comuns (somente neste mês foram 7). nos próximos dias talvez se aproxime do recorde. sobre o recorde da convencional desde 1931, vale lembrar que a estação mudou de lugar diversas vezes nesse período.
-
bom dia! as garras do dragão chegaram aqui. com 24,7°C, a área central de Belo Horizonte registrou, hoje, sua maior temperatura mínima para dezembro desde que a estação mudou-se para o local em que está atualmente, ou seja, foi um recorde de, no mínimo, 4 décadas. há possibilidade de inversão mais tarde, mas isso depende da ocorrência de chuvas, o que não está previsto pra hoje. o calor continua extremo até terça-feira, com chance de novos recordes de mínimas e máximas. no momento, 31-32°C com aumento de nuvens. mais uma onda de calor histórica!
- 660 replies
-
- 11
-
-
-
esse dia chegou. na verdade, é todo um período que está incluído nesta onda de calor. as altas temperaturas e desconforto térmico constante estão na boca do povo e reclamações do calor estão generalizadas. todos os ambientes estão quentes e abafados pela sequência de tardes muito quentes e mínimas altas. pra quem não tem AC, não tem pra onde correr. variações hoje na capital: 21,8 / 33,0 santo Agostinho 19,2 / 33,8 Pampulha 18,9 / 31,2 cercadinho tem predominando certa nebulosidade durante o dia nos últimos dias (foto hoje por volta das 15 h), até com pancadas isoladas de chuva. isso tem reduzido o potencial de calor nos termômetros. a umidade também cai bem no horário do pico de calor: hoje caiu abaixo de 40%. mas vejam: são 21 h e faz 25 a 27 graus na cidade, com calor nos interiores.
-
chuvas pontuais, com raios e descargas elétricas, no meio do bloqueio, provocam uma "ilha de temperaturas mais amenas" entre Ouro Preto e BH nessa tarde. a massa de ar é tão quente que apenas um céu nublado com chuvas da ordem de 2, 5, 10 mm (no máximo) em alguns pontos são suficientes pra provocarem as menores temperaturas num raio de centenas de quilômetros: outros pontos isolados do centro-sul do estado também estão sendo poupados do maçarico por agora. a estação de santo agostinho acumulou 2 mm agora há pouco e a temperatura baixou pra 24,5ºC. está relativamente escuro nesse momento e abafado, mas muito melhor que o sol escaldante de mais cedo.
- 660 replies
-
- 14
-
-
bom, pelo registro das 14 h, caiu, já que a máxima bateu 33,8ºC. aqui na capital, a área central bateu tórridos 33,9C, porém já temos muitas nuvens no céu e até algumas trovoadas com chuvas pontuais (foto), não sei se tem potencial de subir mais hoje. --------------------------- sobre previsão, essa onda de calor tá enterrando e sepultando sem dó aquela previsão da climatempo (um mês chuvoso e solidamente abaixo da média). o erro será crasso. além de mais seco que a média (aqui), a anomalia positiva será relevante, não distante do patamar médio ocorrido em 2023/2024, após uma sequência de meses com anomalias pequenas ou mesmo negativas desde maio.
- 660 replies
-
- 10
-
-
defesa civil de Belo Horizonte emitiu alerta de onda de calor. de fato, estamos no que provavelmente será a sequência mais quente deste ano. está tudo quente, o bafo já tá tomando conta de todos os ambientes com as mínimas acima de 20°C. não adianta abrir janelas pq o vento do lado de fora é quente. no momento (13 h): já temos muitos cumulus mediocris aumentando no céu da capital, o que pode reduzir o potencial de aquecimento, e é provável que chuvas rápidas e isoladas voltem no fim da tarde, até fortes em alguns pontos.
- 660 replies
-
- 12
-
-
a capital mineira teve um período de Natal muito quente e abafado, com mínimas de 20/21 graus e máximas de 31 a 33°C. a noite de natal propriamente dita (dia 24 e virada para dia 25) teve 25 até 21 graus, até relativamente fresco na rua mas abafado dentro de casa. em ambos dias o tempo esteve ensolarado, com rápido aumento de nuvens no fim da tarde e chuvas isoladas. hoje, as chuvas atingiram parte da capital: muito calor previsto para os próximos dias, com possibilidade de bater a máxima do ano.
- 660 replies
-
- 12
-
-
o calor começou a apertar aqui também, embora ainda esteja dentro do normal para dias secos de verão. ontem fomos aos 30,7 (achei que esquentaria um pouco menos) e a mínima de hoje ficou em 20/21 graus, ou seja, a noite já foi um pouco abafada. ao que tudo indica, o calorão chega aqui depois do Natal, com termômetros nas alturas, entre as maiores marcas do ano. no momento (11 h), já faz 27/28°C na capital. ---------- um feliz Natal a todos 🙏🏻
- 660 replies
-
- 11
-
-
se você digitar "semeadura de nuvens" no google e clicar na aba "notícias" verá que muitos países usam a técnica (China, Índia, Irã, Emirados Árabes, etc). essa é uma variável que deve sempre ser considerada nesses países secos e não deve entrar na conta das "mudanças climáticas". se você pensar que o governo pode semear nuvens nos raros dias com previsão/condição de chuva, talvez seja relativamente fácil bater recordes.
-
e hoje está igual ontem. na verdade, o Natal será assim: iluminado, ensolarado (com algumas nuvens), ar relativamente seco à tarde, com calor diurno até uns 29°C e frescor noturno (18°C). BH é uma cidade que não costuma registrar calor forte e umidade alta ao mesmo tempo - característica que se aplica a outras áreas do estado, como ao longo das serras da Canastra e Espinhaço. dezembro é o mês mais chuvoso e sombrio do ano na cidade (médias 340 mm de chuva e 155 h de insolação) e, ainda assim, a umidade cai nos dias que o tempo abre. só fica muito úmido o tempo todo em dias chuvosos, mas aí são dias com máxima de 22/25ºC. mesmo nos dias com chuvas de verão da tarde pra noite, antes da chuva, há um período mais seco (40/50%) no pico do aquecimento. o gráfico abaixo, de dezembro/2025 na pampulha, ilustra isso: mas há dias bem desconfortáveis também, em que todo mundo reclama do calor: nas ondas de calor de primavera quando, depois de uma tarde tórrida (35/37) as mínimas não baixam de 22 mesmo com tempo seco (o que não ocorreu esse ano), em bloqueios de verão, quando a gente tem umas sequências longas de 20/31°C e em pré-frontais úmidas, que aí sim, pode fazer muito calor com umidade pegajosa, tipo 32 com quase 60% antes da chuva. ---------------- no momento (11 h), 27°C com 55%. sol entre nuvens.
- 660 replies
-
- 10
-
-
-
a circulação da alta tá perfeita pra trazer um tempo muito agradável em Belo Horizonte. a cidade tem tido dias azuis desde ontem, com períodos parcialmente nublados. no dia de hoje, a variação ficou em 17 - 28°C na Pampulha, com tempo seco (40% de UR mínima à tarde) e esse céu: essa combinação do tempo é quase perfeita para um dia de verão.
- 660 replies
-
- 12
-
-
dia de céu nublado (foto de hoje pela manhã) e temperaturas baixas para a época do ano aqui em Belo Horizonte. na área central, as temperaturas variaram entre 17,7 e 23,8°C, muito ameno para um dia "seco" de verão. entrou ar mais frio, então a chuva parou, ainda que a nebulosidade persista. o acumulado de dezembro subiu para cerca de 220 mm, 65% da média histórica.
- 660 replies
-
- 13
-
-
muita chuva também na capital Belo Horizonte, que teve dia de tempo fechado e chuva moderada e persistente entre a maior parte da tarde e agora há pouco. já são cerca de 8 horas seguidas de intensa precipitação, o suficiente para provocar caos no trânsito e alguns alagamentos pela cidade. 14:00 - 17:00: os volumes estão muito elevados, entre 50 e 70 mm pelas estações. a chuva tende a reduzir até parar em breve e entra algum ar frio - não a toa temos agora as mínimas do dia, na casa dos 19°C.
- 660 replies
-
- 14
-
-
bom dia, Renan, espero que esteja tudo bem aí com vc e sua família. está chovendo muito em parte do estado nos últimos dias, um perigo enorme nas estradas e cachoeiras? nem pensar. -------------------------------------------------------------------------------------- aqu na capital, após tempestades com alguma severidade nos últimos dias, BH voltou hoje, dia 16/12 (meu aniversário, olha que presentão pra quem anda de moto), a ter a costumeira chuva persistente tão comum no nosso verão. na verdade, ontem à noite, ainda tivemos chuvas com raios associada à convecção, porém ela retornou hoje de forma calma e constante, o que certamente fará a temperatura cair. hoje por volta das 8:30 👇 no momento, mesmo com chuva constante, a temperatura não cai muito, 22°C. verão.
- 660 replies
-
- 13
-
-
tempestades de verão, algumas com certa severidade, caíram na capital mineira nos últimos dias. no começo da madrugada de sábado, chuvas fortes e vendavais provocaram alagamentos e muitas quedas de árvore e estruturas pela cidade. no momento ainda há moradores sem energia e há árvores e grandes galhos caídos em diversos bairros. hoje, depois de um dia muito desagradável pelo calor e abafamento, no final da tarde, voltou a chover forte com muitos raios, mas sem vento destrutivo (foto). são chuvas tipicamente de verão, formadas em dias de calor e muito abafamento, como hoje. a semana será úmida, com chance de tempestades e queda de temperatura.
- 660 replies
-
- 14
-
-
boa noite, o ciclone influenciou o tempo por aqui - aumentou a nebulosidade e a chuva - mas foi praticamente imperceptível quanto aos ventos (contrariando as previsões, inclusive). a maior rajada de vento do dia ficou em míseros 32 km/h na Pampulha e 50 km/h na Serra do Curral. me arrisco a dizer que tais valores são semelhantes ou pouca coisa maior do que o vento corriqueiro registrado em dias ordinários do ano. quem me acompanha aqui me vê reportando ventos bem mais fortes durante as infiltrações marítimas de inverno, inclusive se aproximando de 100 km/h na Serra do Curral em eventos mais extremos. a gente teve tempo fechado e chuvas prolongadas nos últimos dias por influência do sistema, mas os volumes foram baixos para a época do ano, em torno de 20/30 mm nos últimos dias. resumindo, foram dias mais tranquilos do que o esperado para dezembro que, por condições estritamente tropicais, costuma produzir tempo bem mais severo do que esse. hoje esteve assim: nublado, com chuviscos 👇🏻
- 660 replies
-
- 11
-
-
ao menos aqui na capital, janeiro de 2012 não secou, pelo contrário, ainda registrou 407 mm. houve um veranico no meio, mas choveu muito em grande parte, o que contribuiu pra cidade registrar quase 900 mm em 30 dias corridos (volume semelhante ao de janeiro de 2020, dono do recorde absoluto de chuva mensal). -------------------- falando em chuva, hoje ela ganhou intensidade e abrangência por aqui, embora não esteja volumosa. choveu em meados da manhã e, de forma mais significativa, desde o fim da tarde até o momento: foi um dia bem sombrio pela manhã e um pouco mais iluminado à tarde, embora ainda nublado e com poucas aberturas de sol. máxima de 25°C, agradável para a estação. amanhã teremos um dia chuvoso e ventoso, os ventos deverão ter orientação oeste/noroeste, bem interessante.
- 660 replies
-
- 12
-
-
olha como são as coisas... 2011, sob la nina, teve uma primavera extremamente chuvosa e fria na capital mineira, com numerosos corredores de umidade e muitos dias sombrios. dezembro daquele ano registrou 720 mm e foi o mais chuvoso de todo o histórico, com grandes transtornos associados a enchentes, inundações e deslizamentos de terra. esse ano, também sob la nina, temos uma primavera amena e com chuva abaixo da média, podendo ficar bem abaixo a depender das próximas semanas. ainda não tive 4 dias seguidos com chuva nessa temporada. as previsões climáticas têm falhado sistematicamente e não dá pra confiar na grade além de 5 dias. -------------------------- raios e trovoadas nessa noite na capital mineira, mas as chuvas por ora são isoladas, fortes onde estão caindo. tem previsão de chuvas fortes nos próximos dias junto da atuação do ciclone, o que acredito deve acontecer, mas a depender da tendência recente, o tempo estabiliza em seguida a despeito das previsões que indicam chuva diária na grade.
- 409 replies
-
- 11
-
-
na capital, os volumes anuais estão em torno de 1000 mm nesse momento, bem baixos. está atípico, porque tem havido supressão total da convecção entre as janelas de chuva e, enquanto nos anos anteriores eu chegava a comentar aqui algo como "20/25 dias consecutivos com registro de chuva", nessa temporada eu não passei de 3 ou 4 dias, justamente porque seca totalmente após uma chuvarada. daí o volume baixo. além do que citou, vale mencionar o seguinte: as previsões climáticas. há algo que modelos, institutos e meteorologistas não estão enxergando direto ou considerando, visto que faz 3 meses que as previsões são muito contundentes em afirmar que vai chover acima ou muito acima da média (como a da Metsul para novembro/25 e da Climatempo para dezembro/25) e o que temos é uma das primaveras mais "secas" em algum tempo. são erros sucessivos e graves. tem que reconsiderar algumas variáveis nessa conta aí, pq não está dando certo.
- 660 replies
-
- 13
-
-
confirmada a primeira ZCAS da temporada no Brasil e ela trouxe um dia em grande parte sombrio e chuvoso na RMBH, com acumulados altos mas sem excessos (30/35 mm). choveu fraco a moderado, de forma constante e sem raios, entre o meio da manhã e o meio da tarde. a máxima do dia foi de apenas 23°C: o sistema já está mais a norte e o tempo já está mais aberto (inclusive ocorreram aberturas de sol no final da tarde).
- 660 replies
-
- 12
-
-
bom dia, após uma segunda-feira muito quente, o tempo virou no final da tarde de ontem na capital mineira, que foi atingida por chuvas com trovoadas em diversos momentos. a precipitação mais intensa foi na primeira metade da manhã de hoje, uma mudança de tempo que já antecipa o que, provavelmente, será a primeira ZCAS da temporada por aqui nos próximos dias. uma imagem de hoje cedo: no total, foram 27 mm acumulados até às 9 h de hoje, volume que não estava previsto.
- 660 replies
-
- 14
-
-
oi, Carlos, bom dia pra vc ver como minha memória climática está "boa", realmente, novembro do ano passado esteve igual a este atual e até com volume menor de chuva. até ontem, os meses estavam com médias rigorosamente iguais (diferença de 0,02°C), com nov/2024 mais frio nas máximas (por ter tido mais dias carrancudos e chuvosos) e nov/2025 mais frio nas mínimas (pela frequente entrada de MPs) e com mais dinâmica. isso mostra como não dá pra confiar em memória ou sensação. eu acho que essa minha percepção ocorreu pq o ano de 2024 foi tão desgraçado de forma geral, que costumo colocar ele inteiro na lata do lixo, mas a partir do dia 10/10/2024 o padrão mudou radicalmente e entramos em nova fase climática, muito próxima da climatologia histórica, que perdura até agora. sobre as temperaturas de Curitiba, acho que também não gostaria não. sentir frio quase em dezembro é complicado. eu tô curtindo muito poder pilotar/pedalar a noite de roupas leves desde setembro, embora tenha feito frio fora de época várias vezes nessa primavera e obrigado a me abrigar em príodos isolados. ----------------------------- hoje a mínima ficou em 18°C e, no momento, 25°C com sol entre nuvens. está persistindo uma previsão de chuva volumosa na segnda metade da semana que vem, o que requer atenção.
-
aqui na região da Grande BH, novembro até que apresentou um aumento substancial das chuvas em relação aos meses anteriores e atingiu um volume aceitável para o mês. na capital, os acumulados estão entre 190 e 210 mm, para uma média de 240 mm, ou seja, está um pouco abaixo da média, porém dentro da normalidade. agora, não dá pra desconsiderar que as previsões climáticas para esta primavera, quanto aos desvios de precipitação, estão muito ruins. para outubro, era previsto chuva acima da média e fechamos muito abaixo. agora em novembro, era previsto chuvas bem acima da média e fecharemos perto, mas um pouco abaixo. os modelos estão enxergando realidades paralelas muito distintas da realidade, o que não é surpresa pelo histórico dos últimos anos. termicamente, está sendo uma das primaveras mais agradáveis que já vivi. se considerar que não tá precisando de muita chuva pra ficar ameno, tá sendo quase inédito pra minha memória climática. hoje ainda pode ter alguma chuva, mas a partir de amanhã começa uma nova sequência de tempo mais firme com noites frescas. chama a atenção que o verão climático tá iminente e esses períodos de sol e "frio" seguem aparecendo periodicamente. as condições de tempo plenamente tropicais mal duram 4 dias seguidos e o tempo muda a todo momento. está bem dinâmico, com calor interrompido várias vezes e as chuvas deram as caras em boa quantidade, um novembro excelente:
- 607 replies
-
- 11
-
-
boa noite! em mais um baile primaveril nas previsões, BH e região metropolitana tiveram um domingo de céu encoberto e muita chuva a partir da hora do almoço. até então, era previsto um dia quente, com sol e chuvas se formando no final do período, mas por volta das 11 h o tempo começou a ficar muito escuro, apareceram as primeiras trovoadas e a chuva caiu de forma generalizada na região - e continua ininterrupta até o momento. inclusive, eu levei em consideração a previsão para esse final de semana e me ferrei. imaginei que teria chuva só no final do domingo e que o dia ainda seria aproveitável em grande parte. dois momentos de hoje, a primeira foto em Sabará ao meio-dia e a segunda na capital mineira às 16:30 👇🏻 o volume total do dia está em torno de 35 mm em todas as estações e a temperatura variou entre 25,5°C por volta das 10 da manhã até os 17°C no meio da tarde, que foi a mínima do dia. valores bem abaixo do que estava previsto.
- 607 replies
-
- 12
-
-
eu sou especialista em viradas secas kkkk sabe quando muda a temperatura, junto de um aumento de umidade, de nuvens e dos ventos, mas sem causar chuva? é isso. tecnicamente eu não sei se é falta de umidade em um ou mais níveis da atmosfera, imagino que seja mais acima na troposfera a ponto de impedir uma convecção significativa. esse tipo de virada é o padrão climático aqui de meados de maio até meados de setembro, na estação seca. a gente pode ficar meses tendo só viradas secas, situação que muda na segunda quinzena de setembro, quando as frentes começam a produzir chuva. --------------------------------------- o ar fresco que chegou dias atrás já foi embora e aquele calor gostoso já virou um calor desagradável. ontem foi um dia quente e ensolarado na capital mineira, com máxima de 30 graus, e hoje vamos para o mesmo caminho. ao menos os dias estão azuis, coisa linda: volta a chover entre amanhã e terça, com volumes significativos, mas o tempo seca com ar fresco depois. por incrível que pareça, o ar frio continua chegando periodicamente por aqui.
- 607 replies
-
- 11
-
-