-
Posts
3090 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
10
Content Type
Profiles
Forums
Gallery
Calendar
Everything posted by LeoP
-
A previsão mudou bastante pra BH. Além de mostrar chuva atípica, o modelo europeu diminuiu MUITO o "calor" em BH. Agora, o dia mais quente é segunda, com variação de 14/27 graus, com queda logo em seguida para o mesmo padrão atual. Amanhã é previsto uma mínima de 12 e máxima de 22, com sol. Condições típicas de inverno.
- 2022 replies
-
- 2
-
-
-
- monitoramento
- previsão
-
(and 3 more)
Tagged with:
-
Em BH, já vi chuvarada com El Nino e com La Nina, sinceramente não vejo correlação significativa, exceto nos casos em que esses eventos são fortes. A correlação mais certeira é a temperatura, que sobe com El Nino e cai com La Nina. .......... Comportamento curioso das temperaturas na capital nessa última noite. Às 0h fazia 14,9C, temperatura que não baixou mais além de 14,6C nas horas seguintes. A mínima acabou ficando nisso mesmo. Agora, 20,6C com 59% e nuvens aumentando.
- 2022 replies
-
- 3
-
-
- monitoramento
- previsão
-
(and 3 more)
Tagged with:
-
Chegaram ventos, um pouco de umidade e nuvens em BH desde ontem à noite. A temperatura caiu um pouquinho, mas é a sensação térmica que é mais significativa, pois venta bem mais que nos outros dias. Senti frio ontem a noite na rua. Foreca coloca temperatura indo a 12C até amanhã de manhã, valor típico da época e nada empolgante. Também reduziu o frio dessa semana para algo entre 12/24.
- 2022 replies
-
- 1
-
-
- monitoramento
- previsão
-
(and 3 more)
Tagged with:
-
Em BH, dia de céu azul, um pouco de vento, mínimas entre 13 - 15 graus e máxima de 26 graus. Há previsão de queda de temperatura, aumento de nuvens e até algum chuvisco entre os dias 23 e 25 de julho. Não será uma mudança grande, mas vai dar pra mudar um pouco esse cenário agradável, porém tedioso desse julho. Às 18h fazia 22,1C e a previsão pra amanhã ééééé... Quem adivinhar ganha um pão de queijo.
- 2022 replies
-
- monitoramento
- previsão
-
(and 3 more)
Tagged with:
-
Inverno realmente bem fraco aqui em MG. Houve apenas 1 onda de frio forte, em maio, o resto foi resfriamento modesto e rápido. Julho está bem agradável e monótono em BH, nada acontece. É sol, um ventinho, 13-15 graus pela manhã e 24-26 à tarde. Pelo menos faz um friozinho em parte do dia, seguido de condição bem agradável e leve calor à tarde. Não esquenta, não esfria, todo dia igual.
- 2022 replies
-
- 3
-
-
- monitoramento
- previsão
-
(and 3 more)
Tagged with:
-
Exatamente o que ia comentar. Que me desculpem quase a totalidade dos membros aqui, mas os próximos 10 dias serão excelentes! Um pouco de frio à noite e de manhã cedo seguido de tarde confortável, com tendência de baixar a média desse julho. Bizarrices do clima dessa cidade que, enquanto todas as outras esquentam e secam, fica mais fria e mais úmida. Às vezes, ausência de sistemas significativos atuando é vantagem.
- 2022 replies
-
- 1
-
-
- monitoramento
- previsão
-
(and 3 more)
Tagged with:
-
Mais uma MP continental que passa raspando e chega em BH muito branda, destoando de boa parte do centro-sul. Essa provocou leve queda nas temperaturas (que apenas deixou a cidade dentro da média) e uma chuvinha de 3mm na estação convencional do INMET. O dia mais frio teve mínimas de 12/13 graus, valores bem normais nessa época. É interessante perceber que, pelo foreca, SP ficará mais quente que BH pelos próximos 9 dias. A dinâmica das duas, de fato, é um tanto diferente. Volto pra BH (após 7 meses fora) dia 16 e serei recebido em uma semana típica de inverno: sol, 12/14 graus pela manhã e 25 à tarde. Serão os dias mais frios do ano pra mim, já que estive em terras mais quentes (Noronha/Salvador) nesse período.
- 2022 replies
-
- monitoramento
- previsão
-
(and 3 more)
Tagged with:
-
O frio da 2ª quinzena de maio fez as temperaturas do mês ficarem praticamente dentro da média em Belo Horizonte, ou seja, conseguiu aniquilar as anomalias positivas da 1ª quinzena. Seguem dados das estações do inmet: Convencional (área central, 915m)- oficial: 16,9 / 25,7 Pampulha (zona norte- 850m): 14,8 / 26,2 Cercadinho (zona sul, 1200m): 13,5 / 24,4 Junho, ao que parece, será agradável e xoxo. Deve fazer um pouco de frio, mas de forma esporádica nessa primeira quinzena.
- 1534 replies
-
- 1
-
-
- monitoramento
- previsão
-
(and 2 more)
Tagged with:
-
Sobre a questão do AG, as pessoas precisam ter a mente mais aberta pra posições diferentes. Às vezes parece discussão política, a pessoa mostra o azul e o outro insiste em enxergar vermelho. De fato, há muito mais evidência de aquecimento que qualquer outra coisa, independente se esse aquecimento é natural ou não. Fico com a posição do colega logo acima, fatores naturais são mais preponderantes, com possibilidade de pequena "ajuda" antrópica.
-
Aqui em Fernando de Noronha, excesso de sol e falta de chuvas nesse mês. É o mês mais chuvoso do ano, com 290mm de média, mas não deve ter chegado nem a 100. Muitos dias seguidos de céu aberto e ensolarado, com um ou outro dia de chuva. Paraíso quente. Edit: foi só eu falar, que começou a chover bastante. Tomara que refresque.
-
Interessante a mudança de padrão no Brasil de 2016 pra cá: Entre 2009 e 2015, o sudeste e boa parte do centro-norte do país foram assolados por extremos de chuva, seca e recordes de calor (estes após 2012). No entanto, nos últimos 2 a 3 anos, isso "migrou" para o sul. De 2016 pra cá, os estados do sul, especialmente o RS, estão registrando inúmeros episódios extremos de calor (máximas históricas, meses quentes ou estações quentes) que não estão afetando mais o sudeste de maneira geral. O caso de BH foi emblemático: tivemos seguidos recordes históricos de calor em 2012, 2014 e 2015 (máxima absoluta chegou a 37,4°C) e a situação absurda de irregularidade pluviométrica no verão de 2014, que teve ainda a cereja do bolo: neste ano o mês mais chuvoso do ano foi ABRIL. Isso é uma aberração climática! Agora, tudo está mais tranquilo por lá e as anomalias negativas voltaram a aparecer.
-
Você ainda foi bonzinho. É comum Campo Grande descer a menos de 5°C e ter tardes gélidas (próximas ou abaixo de 10°C), enquanto BH fica no padrão 13/25 em continentais bloqueadas. Um verdadeiro abismo. Em compensação, as marítimas provocam muitos dias seguidos de frio leve em BH, algo próximo a 13/22. Frio forte na capital mineira, como o começo de julho 2017, é exceção.
-
Essa situação de calor está impressionante, mínimas de 22°C em Buenos Aires quase em maio e previsões dignas de janeiro por muitos dias a frente.Uai, o que aconteceu? .................................................................................. Sobre a questão das massas polares, é bom lembrar da frequência das continentais e marítimas. As segundas são mais frequentes, o que dá "vantagem" ao sudeste que, mesmo tendo o frio suavizado, o tem por mais tempo. Isso fica evidenciado pela comparação Campo Grande (20°S 600m) x Belo Horizonte (19°S 900m). A primeira é famosa por ser alvo fácil das continentais e registrar frio típico do sul, mas tem, mesmo no inverno, temperaturas significativamente superiores à de BH. A diferença de altitude não justifica sozinha, creio.
-
Segundo a estação convencional de BH (inmet), segundo a média 81-2010, Máxima/mínima/compensada: Maio: 25.6 (-0,2) 17.4 (+1,0) 20.8 (+0,3) Junho: 25.5 (+0,7) 16.5 (+1,5) 20.2 (+0,9) Julho: 22.7 (-2,0) 14.4 (-0,3) 17.8 (-1,5) Agosto: 27.3 (+1,2) 15.9 (+0,2) 20.8 (+0,5) No fim das contas, foi uma temporada fria ok, assim como a de 2016. Melhoramos, mas falta a sequência de anomalias negativas.
-
Melhor do que a iminência de frio chegando, é a divulgação das novas normais do inmet. As anteriores estavam muito defasadas nas temperaturas mínimas (por serem constituídas por dados de uma estação localizada em outro local, mais frio) e nunca tínhamos os desvios negativos apropriados. O gélido julho 2017 teve anomalia diminuída para uns -0,5 apenas, por causa disso. Agora sim poderemos ver as reais anomalias das temperaturas em BH. Ansioso.
-
Falamos um tanto de vez aqui que o frio tende a chegar antes no sul e ir "subindo" o mapa, mas a atmosfera não é tão simples assim: No final da 1ª quinzena de abril, enquanto Porto Alegre (~30°S) terá temperaturas entre 17 e 29°C, Belo Horizonte (~20°S) terá temperaturas típicas de maio, podendo chegar a 14°C.
-
Não entendo o motivo de tanto estranhamento quanto ao padrão verão (amenizado) estar predominando. Alguns motivos: 1- Estamos no começo de abril, a estação acabou de chegar; 2- Estamos nos trópicos. A não ser mais ao sul do país, é bem normal estar quente e úmido por aqui, afinal é uma transição. Esse frescor ou frio seco tende a aparecer ao longo das próximas semanas. E, aliás, o calor mais ameno já é um indicativo da mudança astronômica da estação. Em BH, tudo normal nesse começo de abril: mínimas entre 18/20, máximas de 28/30, com chuvas isoladas e raios. Espero mudança significativa de padrão a partir do dia 20.