Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

masop

Members
  • Posts

    680
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by masop

  1. Nao vi ninguem comentando, mas ontem aqui em Apucarana no Norte do Parana tivemos maxima de diurna de 9,3c creio ter sido a menor do Parana, pelo menos de acordo com as estações do siempar, e a maior parte do tempo com temperatura de 8 graus, a maxima infelizmente não foi sub 10 pq de madrugada estava nos 11 graus.

     

    Hj tive minima de 7,3c e agora faz 8,8 se continuar nublado poderemos ter outra maxima muito baixa, em torno dos 11,12c.

     

    • Like 17
  2. Em 20/05/2022 em 08:06, Victor Naia disse:

    Bom dia caçadores do frio, da geada, da neve e do vento rsrsrs.

     

    Nesta sexta-feira, 20/05, tivemos a primeira geada do ano em Londrina. Fraca, sem danos para agricultura. Foi uma "sapecada" nas áreas de baixadas e encostas mais baixas.

     

    Mínimas:

     

    - PWS Distrito de Lerroville: 2,4°C

    - IAPAR não consegui ver a mínima exata, mas deve ter ficado entre 5/6°C.

    - Outras PWS em topo: 6°C

     

    Fotos do amanhecer na zona rural da cidade, patrimônio Regina. Termômetro do carro acusava 3°C (geralmente ele marca 1/2°C acima fora da ilha de calor em dias secos).

     

    Acredito que tenha feito até 1°C nas melhores baixadas. Esta MP em Maio trouxe um bom frio para cá, embora nada demais nas mínimas. O destaque foram máximas baixas terça, quarta (especialmente) e quinta com muita sensação de frio devido ao vento constante.

     

    Daqui 12/15 dias, outra utra MP deve chegar. Semana que vem saberemos a intensidade e trajetória.

     

     

     

    Temperaturas muito frias, parece que Londrina sempre faz mais frio noturno que Apucarana quando o tempo ta aberto dps do apice de MP, aqui tive minima de 8,8 mesmo com ceu aberto e sem vento.

    • Like 14
  3. Em 18/05/2022 em 15:28, Bruno D disse:

     

    Outro fato espetacular do dia de hoje em São Paulo-SP: 

     

    Mirante de Santana (Aut), registrou rajadas de vento na casa dos 67 km/h, com um temperatura de 11°C, às 14h, considerando a umidade em 54%, a sensação térmica está chegando a absurdos -4°C , nos momentos que o vento aperta. E estamos falando da estação que representa o centro expandido da metrópole, e em pleno horário que costuma ser o mais quente do dia (14h ou 18UTC). 

    A gente devia de parar de usar sensação térmica do calculo brasileiro, pq com um site de windchill americano o calculo dessa mesma temperatura e rajada de vento a sensação térmica com o calculo deles é de 5c e não -4c?

     

    De acordo com site brasileiro de sensação térmica, eu tive sencação térmica negativa a maior parte do dia, enqunato site americano a sensação termica destoa apenas 2,3 graus geralmente da temperatura real.

     

     

    • Like 11
    • Thanks 2
    • Confused 2
  4. Em 18/05/2022 em 11:13, Jean Carlo disse:

    Absurdo e memorável o frio que faz no norte do PR nesta manhã de quarta-feira, chegamos as 11 hrs com temperatura ainda abaixo de 10°C na região, destaque para Apucarana ainda com 6°C, que loucura, uma sensação de frio absurda, ainda se tratando de maio é mais bizarro ainda.

    Sim, para Maio em termos de maxima realmente é algo muito raro, mas em termos de frio em geral nos tivemos ondas de frio com maximas tao baixas quanto recentemente, inclusive tive maxima sub-10 com sol ano passado aqui.

     

    Só as minimas que não nada de especiais, duas minimas na casa de 4 graus apenas neste evento.

    • Like 14
  5. 7 minutos atrás, Victor Naia disse:

    Estou achando que as máximas de alguns locais do norte central paranaense já foram batidas.

     

    Sitio Tapir em Rolândia bateu 10.2°C. Agora, 9.9°C. Outra automática na zona sul de Londrina também alcançou 10.2°C e, agora, faz 9.7°C. Em Arapongas, chegou a 8.2°C, agora 8°C! Apucarana máxima de 6.1°C. Agora faz 5.9°C.

     

    Caso se confirme a tendência de estabilização e queda leve da temperatura, as mínimas serão surpreendentes.

    Infelizmente eu acho que nao, o ceu ta com bastante nuvens que ficam tampando o sol, se o tempo abrir por bastante tempo a temperatura vai subir, so espero que aqui em Apucarana nao passe dos 8.0°C, seria a menor maxima desde 2013, talvez ate menor.

    • Like 11
  6. 3 minutos atrás, Victor Naia disse:

    Pelas projeções atuais, teria alguma pequena chance em Mauá de chuva congelada, em Apucarana, não. Mas está bem distante ainda. Espera a quinta feira chegar. 

    Verdade, mas eu ainda nao estou tão confiante, tomara que a linha de 0c em altitude venha mais para o leste e a precipitação fique, dai sem duvida valeria a pena ir lá, pela previsao atual eu acho que vai ser só um quase mesmo.

    • Like 4
  7. 2 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

    Daí de Apucarana pra Mauá da Serra, são mais 200m pra neve cair, ou seja, mais 200m de temperatura positiva que ela vai pegar, talvez não mude muito, mas dependendo da força do frio em altitude, pode fazer toda a diferença.

    Tem razão, mas mesmo assim, se o gradiente  a 800 metros fosse de -2 a 0, acho que valeria a pena ir la, mas o frio de altitude parece que vai ficar preso na parte mais oeste do estado msm, na sua regiao, se o frio em altitude que vai ai chegasse aqui acho que seria interessante, mas pela previsao atual acho que é um tiro longo ainda.

    • Like 2
  8. 51 minutos atrás, Victor Naia disse:

    Se estivesse no norte do Paraná, eu iria sábado cedo para Mauá da Serra (1100.00 mt), cerca de 75 km distante de Londrina, 105 km de Maringá e 45 km de Apucarana. 

     

    Têm modelo colocando 2°C/ 3°C para cidade no sábado cedo com CHUVA!

     

    Suspeito que em 1975 possa ter nevado por lá. Em 2013, caiu chuva congelada - imagino que até mais forte que presenciei em Apucarana (850.00mt).

     

     

    Eu sou de Apucarana sera que vale a pena ir pra la? eu tbm vi essa chuva congelada por aqui em 2013 e sinceramente nao vale a pena ir pra Maua se for só pra ver isso ao inves de ver pelo menos alguns flocos de neve, e tbm sinceramente a distancia é pequena e a altititude similar se ocorrer algo la provavelemente deve occorer aqui tbm não?

    • Like 5
  9. 2 horas atrás, Carlos Campos disse:

    Bom dia,

    curti o comentário mas não compartilho da mesma opinião. No entanto não sou contrário à opiniões divergentes.

    Debater sobre o assunto não vai levar a nada, a não ser discussões em cima de refutações.

    Eu me baseio única e exclusivamente nos dados q tenho observado: grandes eventos de frio estão mais constantes nesta decada: 2011, 2013, 2016, 2019.

    De 2.000 à 2010 foram aproximadamente 4 invernos similares.

    Intervalos de 2 ou 3 anos entre grandes ondas de frio sempre aconteceram...

    E perceba q atrasos na chegada do inverno climático sempre ocorrem e obviamente depois vem compensações: 2002 foi o inferno aki, mas setembro trouxe muito frio e geada e a situação se prolongou outubro afora.

    Algo chato e ao mesmo tempo real: nosso frio vem em doses homeopáticas, a latitude não contribui muito e um pekeno desvio nos jatos já faz com q o grosso do frio fike restrito às latitudes abaixo de 35°S.

    É o q eu vejo..

    Além disso a neve não deveria ter coberto de branco uma boa parte do centro-sul paranaense em 2013, de acordo com as previsões pessimistas dos akecimentistas.

    Nevou até no sul de São Paulo.

    Algo raríssimo no século passado.

    Abraço

     

    Discordo, como que voce pode tomar conclusoes de um fenomeno global com base em eventos nao anuais que ocorream em uma pequena parte especifica do planeta?

    Eu particularmente prefiro uma abordagem mais cientifica sobre o assunto, e o consenso cientifico é que o aquecimento global é real, mesmo que eu mesmo discorde de algumas conclusoes deles, tipo que o artico ira derreter completamente no verao, ou que a civilizacao moderna vai acabar em 100 anos isso pra mim é completamente bobagem, mas isso nao tira o fato de o planeta estar aquecendo.

     

    Mas eu respeito tua opinião, até porque eu mesmo tambem quero que o planeta esfrie e nao esquente, quem sabe assim nos poderemos ter invernos melhores e mais constantes hahaha,

     

    Abraço

    • Like 1
    • Haha 1
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.