Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

rosamelo

Members
  • Posts

    1095
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by rosamelo

  1. 14 minutos atrás, Juzinho disse:

    Só faltava trocarem um fake por outro fake kkkkk

    Têm aquela estória, ladrão que rouba ladrão, têm 100 anos de perdão. Fake por fake, melhor deixar o de Nova Maringá, pois esse registro de 44,8 ºC, faria justiça aos valores registrados durante a onda de calor do inicio de outubro de 2020, que foram mais realistas do que os 44,7 ºC registrado em Bom Jesus do Piauí em 2005.

    • Like 8
  2. Um tema que pouco pensei ou apenas fui intuitivo (que é bom e é ruim).

    Em algo recente fui obrigado a dedicar algumas horas sobre aspectos da fábula da Cigarra e a Formiga.

    Que obviamente se trata de um desdobramento do DETERMINISMO.

    E é do meu especial interesse o DETERMINISMO CLIMÁTICO.

    O tema é inconcluso, porém, meias verdades misturadas com mitos são capazes de moldar uma escola de pensamento literalmente torto.

    Para evitar ser chamado de petralha, gentalha ou outra tralha qualquer e sabendo que a minha posição no caso é apenas analítica e muito de distante do pensamento "das esquerdas". Neste caso por prudência vou pedindo auxílio o grande intelectual Olavo de Carvalho.

     

     

    O determinismo climático, foi difundido pelo geógrafo alemão Ratzel e apropriado e desvirtuado pelo nazismo, que precisava de justificativa para a expansão imperialista na 2ª Guerra Mundial, em busca de terras de clima e solos favoráreis à civilização ariana.

     

    Por outro lado, Paulo Francis, afirmou, que a alternância das estações é condição necessária para o desenvolvimento de civilizações mais sofisticadas.

  3.  

    2) NEVE EM PORTO ALEGRE! O FANTÁSTICO DIA 24/08/1984

    Foi um dia muito estranho e surreal!

    ....

    Ao olhar pela janela a chuva caindo, fui eu que dei o primeiro grito:

    “Olha, colegas, é neve!”.

    Um colega se virou pra mim e disse:

    “Dãããããã! Que neve, cara? Tá doido?”

    Eu disse:

    “Então, olha!”.

    Daí a gritaria foi geral. E a gincana praticamente acabou. Foi todo mundo para o pátio e pra fora do Colégio para ver a neve cair. Era lindo!

    Claro que ela caía e não acumulava muito naquela região! Poucas as árvores que ficaram com os flocos, algumas eu vi. No entanto, nos morros da cidade de PORTO ALEGRE, foram feitos bonecos de neve lindos! Partes mais altas foram beneficiadas. E a serra gaúcha praticamente toda. Que dia INESQUECÍVEL! Nem que eu viva 120 anos irei esquecer aquele momento!

     

    Que momento mágico, João!!!

     

    http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=201

    5a4e89d68209c_download(1).jpg.72651af77ca4f197042ee2f247a2901e.jpg

  4. BH HOJE TEVE MÍNIMA DE 14,6º C E AGORA FAZ 22,2º C. TEMOS MAIS UM DIA ENSOLARADO E DEVEMOS CHEGAR A 27º C.

     

    NO MAIS, GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM ARRISCA QUAL SERIA A MELHOR DATA, NA SEGUNDA QUINZENA, PRA PEGAR MUITO FRIO E TALVEZ NEVE NA SERRA DE SC. IREI EM 17/7 COM A FAMÍLIA (ESPOSA E FILHOS) PARA CURITIBA E DE LÁ PEGAREI UM CARRO PARA FAZER UM GIRO ATÉ SANTA CATARINA, ONDE FICO ATÉ 29/7, COM FOCO NA SERRA CATARINENSE (IREI A BOM JARDIM DA SERRA, SÃO JOAQUIM E URUBICI, ALÉM DE FLORIPA E BLUMENAU). RESERVEI ALGUNS HOTÉIS NO TRAJETO, MAS DEIXEI ALGUNS DIAS LIVRES PRA TER UM POUCO DE FLEXIBILIDADE EM CIMA DA HORA. SE ALGUÉM PUDER ME DAR UMAS DICAS, INCLUSIVE POR MP, FICARIA AGRADECIDO.

     

    Soledade-RS, na Raia da Pedra, a 822 m de altitude, de preferência entre os dias 17 a 22 de julho.

  5. Dugin é um dos (ou o) intelectuais mais influentes na Rússia, principalmente nas elites política e militar. E é muito ativo, sempre escrevendo e aparecendo na TV. Não é pouca coisa.

     

    Marcos, o Dugin tem espaço no governo Putin?

  6.  

    Após a tua mensagem o Ronaldo ligou.

     

    O chororô do gajo é o apontador.

     

    Pregar no deserto certamente foi uma penitência que confesso não estava preparado mas os desígnios do altíssimo estão além da minha pobre compreensão

     

    Abração

     

    Pregação no deserto faz parte das tribulações.

    623fa5_38ae7a10e5da425a8c30a41b78fc9c9f.thumb.jpg.b8fde7aac7398f246e6d9309a0441a4f.jpg

  7.  

    Gente que nunca construiu um termômetro....nunquinha....mas nunquinha mesmo....mas nunquinha mesmo....sabe o que é nunca....

     

    Dar palpite em algo que não tem a menor ideia....

     

    Nada como 300 anos e ouvir asneiras....

     

    Beijos

     

     

    Pior que é verdade. O que mais tem na internet, é gente dando palpite em qualquer assunto, como: fofoca, política, futebol, ciência, etc...

     

     

    Eu também dou minhas bolas fora.

  8.  

    Daniel Gabriel Fahrenheit foi um físico e engenheiro alemão-polonês, mais conhecido por ter inventado o termômetro de mercúrio (1714), e pelo desenvolvimento de uma escala de temperatura em sua homenagem...

     

    ....Fahrenheit fez muitas descobertas, mas não se tornou conhecido em todo o mundo por suas pesquisas e sim pela escala termométrica batizada com seu nome.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabriel_Fahrenheit

     

    Mafili,

     

    Achei interessante a biografia do Daniel Fahrenheit, postada por você.

    Aí, eu me perguntei, quais seriam as possíveis justificativas para utilização da escala em graus fahrenheit?

     

    Resposta:

     

    *Em países de clima frio as temperaturas assumem, quase sempre, valores positivos na escala fahrenheit, o que não é acompanhado pela graduação em Celsius. O zero fahrenheit é -17,78 °C, o que facilita a compreensão de temperatura pelos habitantes de países de clima frio, principalmente para cálculos de amplitude térmica (Exemplo: uma cidade com temperatura abaixo do ponto de fusão da água somente durante a noite).

     

    *O fato de existirem uma maior quantidade de números em um mesmo intervalo quando comparados fahrenheit e Celsius (1,8 pra 1) faz com que todos os arredondamentos para valores inteiros se mostrem muito mais próximos do valor real.

     

    * Em fahrenheit, acostumou-se a tratar pacientes com medicamentos quando a febre destes chega a valores de 3 dígitos (100 °F = 37,78 °C). É usual encontrar, nos países que usam a medida, enfermeiras falando: "A temperatura já atingiu três dígitos, vamos dar uma medicação". Numa época pré-industrial e antes do aperfeiçoamento do setor de saúde, esta foi uma valiosa informação para enfermeiros e médicos, fato que parece perder a importância com o passar do tempo.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Grau_Fahrenheit

  9. Errar é humano, Rosamelo. Mas só de bater os olhos já dava pra ver que tinha erro...

     

    Você tem razão Vinicius. Eu não queria ver o óbvio. Eu tenho que admitir que eu estava errado.

     

    Mas de todo o jeito, acredito que a mínima do dia 13 de junho, deve ter beirado uns -2,8ºC, pois houve perda total da plantação de 120 hectares de milho safrinha, que estava plantada nas encostas da Fazenda de Estado (Ataliba Leonel), em Manduri. O prejuízo de 1,5 milhão de reais, pois queimou as folhagens das plantações de milho, que ainda não tava muito granado. Com as folhas queimadas, não há fotossíntese e nem translocação de nutrientes para as espigas. Houve perdas nas lavouras de feijão da região de Manduri e em estufa de tomate, situada em baixadas de Piraju.

     

    Acredito que o sensor da estação de Manduri, deva estar registrando temperatura na ordem de 2,0ºC a menos do que o normal.

    • Like 1
  10. Vou me retratar publicamente. Discuti com os colegas Bruno Maon, William, etc,,, a respeito das temperaturas registradas em Manduri, região do Médio Paranapanema. O Vinícius já me havia alertado dos erros de Manduri, e eu cegamente teimava em não admitir a existência de erro.

     

    Comparei as médias das máximas e mínimas do 2º semestre de 2015 e do 1º semestre de 2016 de Manduri e de mais 9 estações do CIIAGRO, localizadas na região sudoeste de S.Paulo e constatei o seguinte:

     

    A média das máximas das 9 localidades, aumentaram 0,1ºC (do 2º sem 2015 para o 1º sem 2016);

    A média das mínimas das 9 localidades, aumentaram 0,7ºC (do 2º sem 2015 para o 1º sem 2016).

     

     

    Ao passo que as médias das máximas de Manduri diminuiram 1,8ºC (do 2º sem 2015 para o 1º sem 2016);

    e a média das mínimas diminuiram 1,4ºC (do 2º sem 2015 para o 1º sem 2016), em relação às média das anomalias registradas nas demais estações.

     

    Portanto, há erro nas medições e nos registros das temperaturas de Manduri.

    5a4e89d5bee59_Compararb.JPG.f621d5a896dd63c5eb564aaf815f3904.JPG

    Comparar.JPG.d4917eba3cd650ed9f90209954e84fb3.JPG

  11.  

     

    Mafili, a gente não pode usar termômetro de máxima e mínima, quando não for possível utilizar termômetros mais sofisticados?

     

    Marcelo,

    Utilizar? Claro que pode.

    Vamos supor um régua escolar (dessas comuns). Um pincel atômico.

    Para medir a espessura de uma folha de jornal (aproximadamente 0,1 mm).

    Imediatamente (sinceramente suponho) que você chegue a conclusão que não adequado.

    Se....você com enorme dedicação ficar horas e horas observando um termômetro tenho a absoluta certeza que encontrará a resposta.

    Após um determinado tempo tente entender o funcionamento.....questione, por exemplo, se o "tubo" por onde o mercúrio (ou outro fluido) expande tem sempre o mesmo diâmetro interno se a parede tem a mesma espessura....etc...etc.

    Vamos levando no bate papo

    Abs

     

     

    Obrigado, pela explicação. Realmente, a coluna de mercúrio, não têm como expandir adequadamente.

  12. Realmente ando muito preocupado com o mal do início do século XXI....a crença na TELA.

    Não sei qual o poder mágico que a TELA exerce sobre a grande maioria das mentes humanas.

    ...

    Abaixo um tema recorrente, porém, dada a impossibilidade da compreensão do mundo extra TELA....talvez a GRANDE TELA seja o ser supremo....

    O que é a temperatura observada do ponto de um termômetro a álcool,

    Creio que dias....onde a matemática for ensinada no nível fundamental alguns dissabores....talvez apenas talvez....poderei morrer em paz.

     

     

    Mafili, a gente não pode usar termômetro de máxima e mínima, quando não for possível utilizar termômetros mais sofisticados?

    13417593_1066101003464188_784512912894083162_n.jpg.5348a9a2897ecade1bd322eb0c3094f1.jpg

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.