Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

DaviOlrb

Members
  • Posts

    446
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by DaviOlrb

  1. Só sei que a própria Globo colocou altos acumulados já para amanhã no Rio (e MG).
  2. Hoje o aeroporto de Natal bateu os 33˚C e no que vai do ano, segundo o INMET: Em Janeiro, Natal teve a maior média mínima da história, com média mínima de 26,5˚C (2,1˚C acima da normal para Janeiro que é de 24,4˚C). Já a média das máximas foi de 31,1°C e foi a segunda maior média máxima pro mês. Fevereiro não ficou de fora da festa com média mínima de 25,7˚C e máxima de 31,5˚C (segunda maior da série). Isso é consequência das águas do litoral nordestino, que como já comentado, estão fervendo, batendo os 30˚C em alguns pontos da costa.
  3. Anomalias de até +7,5˚C na Polônia em Fevereiro, batendo recordes inclusive para Março. Na Áustria anomalias também de até +7,5˚C Na Alemanha a mesma coisa, áreas com anomalias de mais de 6˚C e a média do país com anomalia de +4,93˚C. E assim se repetiu a situação em quase toda a Europa Central e do Leste.
  4. Onda de calor em pleno Fevereiro nos EUA. Chicago pode ter máxima de 23˚C amanhã, média máxima de Fevereiro é de 1,8˚C! Mais a sul, Texas já bateu 35˚C hoje.
  5. Inverno em boa parte da Europa acabou ainda no final de Janeiro e não deu mais sinais de vida.
  6. Áreas mais altas da região de Los Angeles tiveram 300 mm em 48 horas, isso é boa parte da chuva anual dessas localidades. https://abc7.com/storm-rain-totals-in-southern-california/14388316/
  7. Tragédia no Chile, já são 40 mortos e centenas de desaparecidos pelos incêndios na região de Valparaíso e Viña del Mar, regiões que passam por uma onda de calor histórica com marcas acima dos 40˚C.
  8. A Arábia Saudita inclusive está construindo um grande ski resort nessa região que terá pistas com neve durante todo o inverno. https://www.euronews.com/travel/2023/11/15/saudi-arabia-is-building-a-futuristic-ski-resort-in-the-middle-of-the-desert
  9. Núcleo do VCAN agora a noite bem visível com algumas instabilidades girando ao redor dele.
  10. Mais dados saíram desse bizarro aquecimento causado pelo Foehn effect no norte da Escócia ontem, quase na latitude 60˚N.
  11. No geral eu acho confiável, já que não compartilha dados de estações particulares, apenas estações públicas. Problema é que muitas vezes mesmo as estações públicas não estão no padrão correto, por exemplo, esses 30,7˚C da Espanha foi em uma estação da AVAMET, que é o serviço de meteorologia do País Valenciano.
  12. E o inverno ao que parece foi pro beleléu na América do Norte também, temperaturas acima a muito acima da média em grande parte da região. Chicago com temperaturas positivas a perder de vista, nem parece a mesma cidade de meados do mês:
  13. 30˚C na Europa! Caiu o recorde para Janeiro no continente com 30,7˚C em Gavarda, Espanha.
  14. Temperaturas muito acima da média em grande parte da Europa, impressiona as temperaturas na região de Lisboa agora, em pleno Janeiro com média máxima de 14˚C: E Madrid com média máxima de apenas 10˚C em Janeiro: Mas o auge das anomalias está mais a norte:
  15. Muito calor em partes do leste do NE ontem e hoje. Sergipe e Alagoas ferveram, aeroporto de Maceió bateu 37˚C e o INMET 35,9˚C. 41,2˚C em Pão de Açucar ao que parece foi recorde absoluto. Outros registros do INMET, não faço ideia de quais são as máximas absolutas desses locais: Ribeira do Amparo-BA 39,2˚C N. Sra. da Glória-SE 38,9˚C Piranhas-AL 38,4˚C Itabaianinha-SE 37,8˚C
  16. Nevando no sul da China, inclusive em áreas do norte do Vietnã. Temperaturas no momento em Hong Kong, 00:20 hora local:
  17. O centro do México é como a região da Mantiqueira no Brasil, tem ótimas mínimas mas máximas quase sempre passando dos 20˚C, exceto em alguns poucos dias em que o ar frio consegue chegar com força nas montanhas. Previsão da Cidade do México a 2200 m, bem afetada pela ilha de calor: Na Cidade do México inclusive já nevou em períodos passados, a última nevada foi em 1967, nos pontos mais altos da região ainda neva, principalmente nos vulcões como o Popocatepetl que chega aos 5000 m:
  18. A forte instabilidade que trará neve a Paris nas próximas horas já está concentrada no momento entre Bélgica, Alemanha e Países Baixos. Em Bruxelas neva torrencialmente no momento:
  19. No México, assim como no Brasil, ocorrem as frentes continentais e as frentes marítimas. Boa parte do México se beneficia mais com o frio continental, quando o centro da alta pressão desce diretamente sobre o território mexicano ou em uma posição mais a oeste dos EUA, diferente do caso atual com a alta pressão muito a leste e o ar frio sem conseguir atravessar as montanhas acaba se maritimizando. Mais ou menos nesta configuração é a ideal para chegar o ar frio na região central mexicana: No México também, diferente do Brasil, ocorrem frentes marítimas dos dois oceanos, Atlântico e Pacífico, as frentes atlânticas trazem frio raso do centro leste dos EUA como aconteceu hoje e não conseguem superar as bordas da chamada Sierra Madre Oriental, com altitudes que passam dos 3000 m. Porém há também as frentes marítimas do Pacífico, essas sim conseguem atingir as altitudes do noroeste do país e trazem neve aos estados da Baja Califórnia, Sonora e Chihuahua. Como neste exemplo, onde temos um ar polar marítimo no atlântico pegando o nordeste mexicano mas sem conseguir avançar e do outro lado algumas frentes pacíficas trazendo frio e neve no noroeste do país:
  20. Impressionante a temperatura na cidade litorânea de Tampico, latitude do Rio de Janeiro, com apenas 6˚C no meio da tarde enquanto áreas do centro do México se aproximam dos 30˚C!
  21. O ar frio raso conseguiu descer para as baixas altitudes do nordeste do México, em Monterrey faz -1˚C ao meio dia com registros de água-neve e chuva congelada. Enquanto no resto do México, as áreas de maior altitude tem temperaturas bem mais altas:
  22. Chicago fazendo jus ao apelido de Windy City com -23˚C e sensação de -35˚C no momento 🥶 O lago Michigan que margeia a cidade está condensando com o contraste do ar gélido e suas águas ainda relativamente quentes, formando esse espetáculo que faz parecer barreiras gigantes de nuvens no horizonte.
  23. O ar polar extremamente frio começou a adentrar os EUA nesta sexta-feira, no momento Dallas, capital do Texas, tem apenas -2˚C com céu limpo e sensação de -7˚C às 11 da manhã no horário local. Enquanto isso Houston, 300 km a sul, tem ainda 14˚C.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.