Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Conexão GeoClima

Members
  • Posts

    40
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Conexão GeoClima

  1. Nossa equipe criou mais uma "categoria", onde é o "CGC DESMENTE". Este furacão foi compartilhado de forma "assustadora" nas redes sociais! https://www.facebook.com/notes/conex%C3%A3o-geoclima/cgc-desmente-falso-furac%C3%A3o/1498709900167895/
  2. Show de bola. Parabéns pela iniciativa, tanto pelo Marcelo do WxBrasil, como pela MetSul que vem ampliando a meteorologia no Brasil! Vi muitas pessoas falando sobre a criação de um aplicativo, seja IOS e Android, é verdade? Se for, é uma ótima notícia!
  3. Fala pessoal, tudo bom? Venho novamente confirmar que houve neve na Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis, na última segunda-feira (17). Depois de tantas dúvidas onde muitos falaram que era de 2013, Rafael Bernardino e sua equipe, foi atrás de maiores detalhes pra confirmar tal evento. Neste caso foi solicitado o EXIF da imagem. O EXIF guarda todos os dados de uma foto, desde ISO, diafragma, até data e hora. Conseguimos contato com um dos atores das imagens e fizemos uma solicitação que foi respondida em questão de minutos. Segue abaixo duas imagens com o EXIF onde mostra data e hora do registro:
  4. Na segunda-feira (17), observamos do Snow Valley, nevoeiro a todo momento na região. Inversão térmica pode ser um dos fatores que prejudicou na queda de neve sobre a Serra Catarinense?
  5. Mundo novo acho que nevou mais. Obrigado Vacas Gordas e Mundo Novo houve grande acumulação de neve granular e chuva congelada!
  6. Coutinho, acho que o termo "Tempestade de neve" fica meio fora diante do cenário que havia no distrito de Mundo Novo, em Urubici - SC. Eu e o Paulo Hames, também estávamos na fila quilométrica na região. Nem de longe aquilo que estávamos presenciando era tempestade de neve (quanto exagero) :negative: . Havia uma fila enorme? Sim, gigante! Havia neve granular e/ou chuva congelada caindo? Sim (até parece chuvisco). Já sobre os carros no acostamento, não vi ninguém relatando problemas por pane devido ao frio, muito pelo contrário, todos estavam parados no acostamento querendo registrar um pouco da neve que é difícil ocorrer, sendo que muitos que estavam parados, ficaram dias na estrada até chegar na Serra Catarinense. Turistas de Cuiabá, Belo Horizonte, Bahia, Recife, e até gente vindo de outros países. Digo isso, porque quando começou a neve granular novamente, fora aquilo que estava já acumulado na pista, decidimos andar pelo acostamento pra ir registrando. Vários carros estavam derrapando em cima da neve (coisa de 1cm + chuva congelada, deixando o asfalto liso), tanto que nós ajudamos uns 6 pra 8 carros. Até uma mulher deu um copo de cachaça pela ajuda. Apenas "observar" é uma coisa totalmente diferente de chegar nas pessoas que estavam paradas e perguntar. E foi isso que nós fizemos, descemos do nosso carro e fomos perguntando, brincando com o pessoal que estava registrando a neve, ajudamos outros a empurrar seus veículos, fazendo aquilo que um observador do tempo deveria realmente fazer. Segue algumas imagens feitas da neve entre o Snow Valley e Mundo Novo, na Serra Catarinense: A Jackie é uma técnica em Meteorologia e uma amiga excepcional, só que houve exagero por parte dela diante da situação que ela estava "enxergando". OBS: Nós estávamos cerca de 8 carros atrás dela . Se ela demorou 2 horas mais ou menos na fila, nós ficamos mais de 3 horas, porque paramos pra registrar, conversar, tomar cachaça (kkk) e se diverti, ou melhor dizendo, aproveitar algo que não acontece todos os dias.
  7. O pessoal da Conexão GeoClima (Rafael Bernardino, Paulo Hames e Jackie Chaser) vão subir na madrugada de sexta-feira (09) pra Serra Catarinense. Nosso foco é ficar no Snow Valley também.
  8. Pessoal, segue projeto criado pela Conexão GeoClima. Leia na descrição do link os detalhes: http://www.arrekade.com.br/estacaometeorologicaacompanhamento
  9. Olá pessoal. Sou Rafael Bernardino, fundador da MeteoFloripa, e hoje com o nome Conexão GeoClima. Tivemos uma geada bem fraca aqui no bairro Capoeiras, lado continental de Florianópolis. Segue algumas imagens: Fiz essas fotos por volta das 05h30 da manhã. Segundo informações da minha mãe, por volta das 06h50 e 07h30, o terreno aqui de casa estava ainda mais branco do que eu tinha registrado. É interessante ressaltar, que neste momento havia temperatura de 6.9ºC no Aeroclube de Floripa, além de 11/12ºC na estação do InMet. Eu moro em uma "baixada" do bairro.
  10. Há formação de Sincelo em Irani - SC. Segundo Deivid Pasquali, não há como registrar porque está escuro demais e com flash é muito ruim. Ele ainda relata que derrete facilmente.
  11. Há muitos turistas vindo do Uruguai e Argentina, conforme observamos agora pela manhã nas praias de Canasvieiras, mesmo tendo esse grave problema, infelizmente. Aqui no bairro Capoeiras, lado continental da Grande Florianópolis, há uma chuva moderada com temperatura agora de 25ºC, umidade relativa do ar em 83% e pressão atmosférica em 1012 hPa.
  12. Verdadeiro ou falso? Atual ou antiga? Matéria que a equipe MF preparou, onde explica com maiores detalhes sobre essa imagem que circula nas redes sociais. Clique aqui para visualizara a matéria: http://www.meteofloripa.com.br/2015/10/olho-de-um-furacao-verdadeiro-ou-falso.html
  13. Boa tarde. No post feito por Moretão, ele relatou que a postagem que ele divulgou aqui BAZ não havia fonte. Pois então, não colocamos o nome do autor por pedido do mesmo, mesmo as fotos sendo de sua autoria. QUEM TIVER INTERESSE: Buscamos pessoas que tenha conhecimento da meteorologia e que goste de ajudar o próximo, para vir somar nas publicações da página. Basta entrar em contato pelo e-mail: meteofloripa@gmail.com
  14. Aeronave Martin WB-57 Canberra, da NASA, se descola neste momento para uma nova vistoria do furacão ‪#‎Patricia‬. ** Aeronave da NASA, não tem ADSB, mas sim o MLAT apenas. ADSB:é um sistema pelo qual as aeronaves transmitem constantemente sua posição atual e altitude, categoria da aeronave, velocidade no ar, identificação, e se aeronave está fazendo curvas, subindo ou descendo para um receptor de rádio de dados dedicado. MLAT: é uma tecnologia comprovada que tem sido usada por muitas décadas. Ele foi desenvolvido para fins militares para localizar com precisão aviões - muitos dos quais não desejam ser "visto" - usando um método conhecido como Time Difference of Arrival (TDOA). Por usar modo MLAT, ele pode desaparecer do FLIGHTRADAR. LINK: http://www.flightradar24.com/19.58,-106.01/6
  15. Apareceu bastante nuvens vindo de Oeste e Noroeste agora e ferro com fotos do entardecer. Pelo visto, teremos uma noite nublada.
  16. Choveu bastante nos últimos dias em Florianópolis, mas nada comparado com as regiões que realmente sofreram com enxurradas e demais coisas. Nesse momento, temos sol predominando e quase nenhuma nuvem. Acredito que logo mais pela noite, teremos algumas cirrus aparecendo, devido a formação de uma Frente fria lá pela Argentina e Uruguai, e deslocamento para o Rio Grande do Sul. Temperatura marcando em 21ºC, segundo estação de Capoeiras aqui do lado de casa.
  17. Tem um erro na localidade da estação. É em Santa Catarina e não Paraná. Em breve outra estação em Capoeiras também.
  18. Pessoal, segue fotos deste amanhecer aqui em Ponta Grossa/PR. Na estação da Simepar que fica meio que a noroeste daqui registrou em torno de 0.4ºC sendo que aqui no lado sul nas baixadas ficou em -0.4ºC. Pessoal, infelizmente aqui em Ponta Grossa, não tem uma estação "certa" para registrar mínimas e queria saber quem poderia fazer o mesmo esquema que fizeram para instalar em outros locais uma estação.
  19. Ponta Grossa com 2ºC agora e já com algumas imagens sendo registradas aqui no sul de PG - Bairro Oficinas.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.