Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Nazar

Members
  • Posts

    1133
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Nazar

  1. Gostaria de tentar contribuir geograficamente com as discussões insistentes e históricas que observo aqui no tópico de monitoramento desde que participo dele: as disputas sobre onde é mais frio e qual temperatura representa os locais. E antes que alguém me critique, já aviso que sou favorável a monitorar pontos remotos do Brasil em busca do frio, tanto que já contribuí com a compra de estações aqui no BAZ!

     

    Primeiramente, precisamos ter claro o que delimita o lugar representado: se estamos falando de um município X, então o que valerá como temperatura representativa desse local é a média das temperaturas registradas no mesmo, com todos seus microclimas. Nesse caso, o ideal seria termos muitos pontos de coleta, o que infelizmente não é possível. Exemplo típico do que leio aqui no fórum: a cidade tem 2 estações meteorológicas, uma do Inmet que fica no topo e uma particular na baixada. Quem representa a cidade? Oficialmente até pode ser a do Inmet, mas considerando que a estação da baixada foi instalada e calibrada respeitando os parâmetros meteorológicos, o correto seria considerarmos a média dessas duas estações para representar a temperatura da cidade e não usar apenas aquela que mostra o que queremos. Existem inúmeros microclimas dentro de uma cidade e temos que considerar a média de todos eles como representativa, não apenas aquela que nos convém!

     

    Outra situação muito comum que vejo no fórum: devemos considerar o monitoramento de locais inabitados? Eu acho que SIM, mas precisamos relativizar! Exemplo: mais de 90% da minha área urbana se localiza em um vale com altitude próxima ao nível do mar e em geral as temperaturas são elevadas quase o ano todo. Mas dentro da área do município tem uma montanha bem alta e tenho uma estação lá. Ela representa essa cidade? As pessoas dessa cidade se sentem representadas pelas informações geradas por essa estação? Caso a resposta seja não, então não posso dizer que essa é a cidade mais fria do país, ela apenas tem um ponto que é muito frio fora da área urbana. E precisamos de bom senso: não adianta colocar 50 estações nas montanhas e 5 na parte de baixa altitude, deve-se equilibrar a distribuição de forma homogênea e na dúvida sempre priorizar as áreas mais densamente ocupadas como representativas. Seria o mesmo que pegar a cidade do Rio de Janeiro mas oficialmente usar apenas uma estação no alto do Corcovado para representar a cidade e deixar de fora a do Forte de Copacabana.

     

    Outro detalhe: essa situação de frio registrada no alto da montanha continua 500 metros abaixo? E 1000 metros abaixo? Pergunto porque em algumas cidades do Brasil podemos ter a 1500 metros de altitude -5ºC, a 1000 metros -1ºC e a 500 metros +5ºC; mas em outros podemos ter os mesmos -5ºC a 1500 metros, porem +10ºC a 1000 metros e +15ºC a 500 metros... qual delas é realmente a mais fria? Digo isso porque precisamos diferenciar o que é um ponto mais frio de uma cidade mais fria.

     

    Enfim... todos que participamos desse fórum gostamos da mesma coisa, mas estamos dando mais importância para as diferenças do que aquilo que nos aproxima, que é justamente o FRIO. Reflitamos!

    É interessante este ponto de vista. Na prática é dizer que Morro da Igreja não representa o clima de Urubici. Coisa que concordo.

  2. :hysteric: t
    AZAR/SORTE' date=' A ÁREA DE NEVE MODERADA A FORTE QUE PASSAOU A +- 10 KM A NORDESTE DE S.JOAQUIM NA SEGUNDA DE NOITE QUANDO JÁ ESTAVA TUDO NEGATIVO, SEM A INVERSÃO.[/quote']

     

    Um detalhe que evitou espetáculo e também uma tragédia.Nevasse o esperado e teríamos muitos transtornos. Eu subi até São Chico, vi um princípio de neve, nada mais.

    A natureza ainda possui mistérios não captados pelos modelos. Com o tempo e a evolução da tecnologia haverá a detecção destes, hoje, "desconhecidos" dados ainda não descobertos ou estudados.

    Coutinho, vejo que o brasileiro crucifica ou santifica. Aqui, não há meio termo Parabéns por chamar a atenção das autoridades. Poderíamos ter tido uma tragédia. Melhor prevenir do que remediar. É como saber de um febrão e não dar antitermico.

     

    AQUI O RESULTADO DAQUELA NUVEM;https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1043805935722463&id=100002791984588

    -1:02

    Halisson Vinicius Haully adicionou um novo vídeo.

    Neve, como eu gosto disso!

    Halisson Vinicius Haully

    Fique curioso de saber exatamente onde?

  3. Acho que todos que estavam na serra catarinense na segunda vão concordar comigo!

    Era para ter sido uma grande nevasca sim, os modelos não erraram!

    Eu peguei chuva muito forte com -2c por quase 20min antes de começar chuva e neve... fiquei em um congestionamento por 35min no centro de São Joaquim com muita, mais muita mesmo, neve granular e nada de flocos.

    Em minha opinião este evento não foi significativo por algum motivo que ainda desconhecemos, Ou foi São Pedro querendo tirar onda com os Bazianos!

    Discordo. Mas ainda não sei se foi os modelos ou foi a interpretação deles. A inversão foi prevista e o Caio tinha alertado. Se considerarmos o campo neve dos modelos como precipitação invernal o acerto foi fantástico.

    São Joaquim tem que acertar alguns detalhes principalmente um desvio do centro para quem quiser ir para Urubici.

    Agora vi muita M nas rodovias com gelo. Se neva tudo aquilo ia ser o caos. Gente achando que tem pickup e pode passar por qualquer lugar em qualquer condição.

    Presenciei 1 acidente e vi 4 carros fora das pistas.

  4. JAQUELINE E VITOR FICARAM PRESOS POR +-2 HORAS NUMA TEMPESTADE DE NEVE NO MUNDO NOVO, SEGUNDO A JAQUELINE TINHA 18 KM DE CONGESTIONAMENTO POR PANE DEVIDO AO FRIO.

     

    Coutinho, acho que o termo "Tempestade de neve" fica meio fora diante do cenário que havia no distrito de Mundo Novo, em Urubici - SC. Eu e o Paulo Hames, também estávamos na fila quilométrica na região. Nem de longe aquilo que estávamos presenciando era tempestade de neve (quanto exagero) :negative: .

     

    Havia uma fila enorme? Sim, gigante!

    Havia neve granular e/ou chuva congelada caindo? Sim (até parece chuvisco).

     

    Já sobre os carros no acostamento, não vi ninguém relatando problemas por pane devido ao frio, muito pelo contrário, todos estavam parados no acostamento querendo registrar um pouco da neve que é difícil ocorrer, sendo que muitos que estavam parados, ficaram dias na estrada até chegar na Serra Catarinense. Turistas de Cuiabá, Belo Horizonte, Bahia, Recife, e até gente vindo de outros países. Digo isso, porque quando começou a neve granular novamente, fora aquilo que estava já acumulado na pista, decidimos andar pelo acostamento pra ir registrando. Vários carros estavam derrapando em cima da neve (coisa de 1cm + chuva congelada, deixando o asfalto liso), tanto que nós ajudamos uns 6 pra 8 carros. Até uma mulher deu um copo de cachaça pela ajuda.

     

    Apenas "observar" é uma coisa totalmente diferente de chegar nas pessoas que estavam paradas e perguntar. E foi isso que nós fizemos, descemos do nosso carro e fomos perguntando, brincando com o pessoal que estava registrando a neve, ajudamos outros a empurrar seus veículos, fazendo aquilo que um observador do tempo deveria realmente fazer.

     

    Segue algumas imagens feitas da neve entre o Snow Valley e Mundo Novo, na Serra Catarinense:

     

    DF00EuK.jpg

    i8fH3so.jpg

    ilkKhrt.jpg

    3MUKBSu.jpg

    k6Gpgnh.jpg

    uZ7i7ae.jpg

     

    A Jackie é uma técnica em Meteorologia e uma amiga excepcional, só que houve exagero por parte dela diante da situação que ela estava "enxergando".

     

    OBS: Nós estávamos cerca de 8 carros atrás dela :D. Se ela demorou 2 horas mais ou menos na fila, nós ficamos mais de 3 horas, porque paramos pra registrar, conversar, tomar cachaça (kkk) e se diverti, ou melhor dizendo, aproveitar algo que não acontece todos os dias.

    Excelente relato . E muito sensato

  5. Olá pessoal! Sei que muitos estarão nas serras gaúcha e catarinense amanhã (2feira). Então, se possível, gostaria de uma dica de vocês:

    Eu não consegui hospedagem em São Joaquim, mas irei dormir com a familia na pousada Pedra Preta entre Urubici e Vacas Gordas (mundo Novo)... Qual a melhor chance de pegar neve? Ir direto a São Joaquim na tarde da 2feira e depois para a pousada, ou ficar na pousada até 3feira de manhã e seguir para Sao Joaquim?

     

    Lembrando que lá não pega celular e preciso me programar. Grato!

    No novo mundo é um local de muita neve tradicionalmente.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.