Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Bruno

Advisors
  • Posts

    11620
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Bruno

  1. 20 horas atrás, Tomás WRuas disse:

    PORTO ALEGRE - INMET - JUNHO 2018

    image.thumb.png.4865d85d258dd09b73be4d3c30affa7e.png

    Tabela da estação automática | As médias e extremos abaixo são da convencional, com anomalias para a normal 1981-2010.

    • Média compensada: 13,3° (-1,1°)
    • Média das mínimas: 9,9° (-0,9°
    • Média das máximas: 18,7° (-1,1°)

     

    • Máxima absoluta: 28,8°
    • Mínima absoluta: 2,6° menor desde 2012
    • Maior mínima: 17,9°
    • Menor máxima: 11,5°


    Precipitação: 149,7 mm (+8,4 mm)

     

    Observações:
    Junho ótimo. Maravilhosamente dinâmico e abaixo da média. Como tem que ser: o padrão é o frio, com persistência de atuação de mps, mas entradas de ar quente rápidas e de curta duração para balancear. Tivemos ainda a menor temperatura já registrada às 20h na estação automática: 5,4°! A mínima ocorreu a 1h da madrugada, com 2,6°, e se manteve até o amanhecer. Foi o menor valor para junho desde 2012, quando fez 1,1°. 

     

    Foi o quarto mês de junho mais frio desde 1997, perdendo pra 2016, 2008 e 2009 respectivamente. Que julho siga este padrão. 

    Obrigado, Tomas!! 

  2. 6 horas atrás, Carlos Dias disse:

    Esta estação de Delfim Moreira vai surpreender muito...fará com certeza frente a Vl Inglesa de Campos do Jordão...

    *Mín ontem:* - *Sudeste*

    01.5 - PNI Furnas RJ
    03.0 - PNI Inmet RJ
    05.5 - Delfim Moreira MG
    06.7 - C do Jordão Vl Inglesa
    08.2 - PNI Massena MG
    08.4 - Monte Verde MG
    09.0 - Itamonte Cantinho Verde MG
    10.6 - M da Fé MG (Inmet)

    Tudo no devido lugar

    • Like 3
  3. 46 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

     

    Pois é uma surpresa pra mim. Até abri o Google Earth pra ver aqui. 

    Recentemente, descobri que Porto Alegre está mais a sul do que Uruguaiana, fato que ainda não consegui absorver por completo.

    Outras curiosidades:

     

    Porto Alegre está mais à oeste que Brasília.

    Chuí está mais à oeste de Torres do que à leste de Uruguaiana

    Torres em linha reta é equidistante de São Paulo e Uruguaiana

    O Brasil é mais largo do que cumprido em apenas 8 km

    • Like 4
  4. PORTO ALEGRE - CONVENCIONAL - OUTUBRO 2017

     

    Média compensada: 20,1°C (+1,0°C)

    HAHAHAHA, que bela porcaria!

     

    Eu não acompanhei a convencional, mas com base nos meus dados jurava que tinha ficado bem próximo da média!! A situação é tão grave que um mês razoável acabou por dar a impressão de que estava bem na média.

     

    Realmente. Foi um mês bom pq não tivemos bizarrices, e isso anima o vivente. Fora o fato de várias incursões. Achei curioso a média não refletir o "termômetro de pele" :mosking:

     

    No mais, se serve como alento, esse novembro está com -1,0C até agora. Tendo em vista o bom outlook, será este novembro o primeiro mês abaixo da média do ano?

  5. PORTO ALEGRE - CONVENCIONAL - JULHO 2017

     

    **Em itálico, dados da automática.

     

    De onde vc conseguiu esse dado da convencional? Ela está toda falha nesse mês

    Qual dados? Os em itálico são da automática, como está escrito. E pra fazer a média compensada usei dados da automática nos dias faltantes. Foi o jeito.

     

    Eu fiz o mesmo! Infelizmente foi o que sobrou. Mas pra mim deu 16,3

  6. PORTO ALEGRE - CONVENCIONAL - JULHO 2017

     

    INAxa7U.png

    *Abaixo das médias de máxima e mínima, a normal 1961-90.

    **Em itálico, dados da automática.

     

    Média compensada: 16,2°C (+1,8°C)

     

    Média das mínimas: 11,5°C (+0,8°C)

    Média das máximas: 23,8°C (+3,5°C) mais quente desde 1958.

     

    Máxima absoluta: 30,9°C

    Mínima absoluta: 2,2°C

    Maior mínima: 17,7°C

    Menor máxima: 8,7°C

     

     

    Precipitação: 18,7 mm (-99,8 mm)

     

     

    Observações:

    -Mês horrível. Média das máximas comum para outubro, foi a mais alta desde 1958.

     

    -O único destaque do mês em relação ao frio foi a forte MP relâmpago que trouxe a menor máxima desde 1990 pra cidade (automática, a máxima da convencional não foi divulgada, talvez por vergonha, já que na leitura das 18 UTC saiu como 9,6°C).

     

    -Sem expectativas para agosto, que agora já acredito que será outro desastre. Estou torcendo para que seja mesmo, e pra que 2017 feche como o mais quente da série de POA. Tomara que feche com +1,5 na anual. Para nosso sofrimento não ser à toa.

     

    De onde vc conseguiu esse dado da convencional? Ela está toda falha nesse mês

  7. Concordo Bruno, e essa questão das médias nem precisamos comentar. É totalmente indiscutível o fato de que 90% da sensação de frio no Brasil fica no Sul, onde temos as menores médias do JJA e com as maiores advecções de ar polar de uma forma geral, o que dá uma sensação plena de inverno rigoroso quando da atuação das MP's. Apenas as cidades da Mantiqueira é que rivalizarão com a maior parte das cidades do RS, SC e PR neste quesito. E mesmo assim, conforme sabemos, são tipos de frio bem distintos na maior parte das situações.

     

    Não tenho muitos argumento para defender o tipo de frio que faz no Sudeste na maior parte do inverno, pois eu próprio sou um fã de fortes advecções polares, com sensação térmica baixa o dia todo e não apenas de manhã e à noite -como é o normal aqui-.

     

    Apenas saliento que é interessante como a grande maioria das cidades no Sul é totalmente dependente de invasões polares para se ter inverno bom, devido a essa falta de altitude que no Sudeste não acontece. Faz parte da dinâmica local do Sul uma sequências de muitas FF's e declínios acentuados da temperatura devido à movimentação dos anticiclones polares, e é isso que faz o inverno por aí. Já no Sudeste, a frequência de FF's e MP's é muito menor, mas ainda assim a sensação de frio acontece devido à forte perda de radiação terrestre, aliado ao efeito da altitude maior.

     

    No final, temos que, em média, o inverno no Sul é o mais frio e com as menores médias, com a sensação térmica mais baixa, mas se o ciclo normal de MP's se alterar, aí a casa cai e temos praticamente uma inversão de papéis entre Sul e Sudeste. Interessante.

     

    Pra mim esse inverno aqui em porto alegre está igual ao de Brasília onde morei entre 2003 e 2005. O inverno de 2004 em Brasília era igual a esse de POA. Noites "frias" com minimas pontuais de 11/12C devido ao ar seco e maximas de 24/26C. Pro povo de Brasilia, saiam de touca e luva, especialmente no dia em que entrou a baleia polar daquele ano. Mas era uma xoxeza sem fim.

  8. Com relação à dinâmica de inverno de 2017 no sul do país, alguns pontos precisam ficar claros:

     

    - A dinâmica das condições do tempo (ou seja, tempo seco e grandes amplitudes) é a principal semelhança que estamos observando entre o Sul e o Sudeste neste inverno. Porém, ao passo que lá essa dinâmica é considerada "porca", aqui ela é absolutamente normal e o povo está acostumado. Em termos de semelhanças térmicas, está havendo pouca relação, pois eu percebo uma média de temperaturas mais baixas no Sudeste do que no Sul quando ambas as regiões estão com o mesmo sistema atmosférico atuando (ASAS), respeitando as diferenças altimétricas. Neste ano, a vantagem do Sudeste é ainda maior, ao ponto de cidades como Juiz de Fora e Belo Horizonte estarem apresentando médias de temperatura inferiores a cidades do Sul muito mais frias do que elas no JJA, como Porto Alegre por exemplo.

     

    - Malgrado a reclamação (que faz muito sentido) dos moradores do Sul sobre a falta de frio em 2017, num contexto geral está sendo um grande inverno no Brasil. Vide os mapas do CFS. Acontece que neste ano a ASAS está numa posição climatológica que está favorecendo a entrada de ventos frios para uma porção muito maior do território brasileiro do que é o costume. Não me lembro de algo assim antes.

     

    - Mais uma vez fica comprovado que o fator mais importante na geração de frio no país, é a altitude.

     

    Livramento tá com média de 13,X nesse terrível julho pra lá, porém esse 13,X de lá seria saudado em 99% do país. Gramado fechou com 13C de média, e isso seria algo espetacular em qualquer cidade. Porto Alegre com 16,X (ainda não fiz as contas), e isso é bom pra muitos paulistanos. Tudo é relativo e tudo dependo do ponto de vista. Isso que eu nem ponderei pela qualidade do frio, pois pra mim 13C de média sob efeito de frio de irradiação noturno tem muito menos qualidade que o frio de 13C de adveccção. Por isso digo que estes 13C de média de Gramado são um lixo comparados com os 13C que ocorrem em POA.

     

    Sobre "Mais uma vez fica comprovado que o fator mais importante na geração de frio no país, é a altitude", apenas lembre que a Campanha do RS (nas terras sem altitude tipo Pinheiro Machado) as médias de inverno são mais frias ou tão frias quanto todas terras altas Brasil, exceto Parna e regiões acima de 1500 metros na Mantiqueira. Bagé, Pelotas, Livramento, Camaquã, São Gabriel, Jaguarão, SVP, etc, tem tudo médias entre 10 e 12C em Junho/Julho, o que é mais frio 100% das terras entre 800 e 1000 metros acima do paralelo 25S.

  9. Medindo o efeito do pós-2000 no inverno porto-alegrense (JJA):

     

    Média 2001/2013: 15,0C

     

    Normal 1961/1990: 14,7

     

    Média Pós-2012 (quando DE FATO ouve uma mudança aquecimentista): 15,9C

     

    Ou seja: em 45 anos subiu 0,3C o nosso JJA. Isso é flutuação absolutamente normal. PORÉM, nos últimos 5 invernos tivemos um salto superior a 1C nessa média!!!! Isso é um puta aquecimento.

     

    Agora usando JJ (o núcleo duro e maciço do inverno) como parâmetro:

     

    Média 2001/2013: 14,6C

     

    Normal 1961/1990: 14,4C

     

    Média Pós-2012: 15,0C

  10. Tomás provou com seus dados irretocáveis o que eu já dizia há anos. Provou que inclusive o próprio inverno de Porto Alegre tinha esquentado, devido a agosto. Pelo visto essa confirmação de que eu em parte ( ou grande parte) tinha uma certa razão, incomoda alguns. Não sei o porquê, pois quando me provam que eu estou errado, sempre aceito na boa. Há pessoas que tem uma grande dificuldade em reconhecer seus erros e esse não é meu caso. Até porque , admito que mesmo no pós 2000 tivemos invernos excelentes: 2007, 2010, 2013, 2016. Quando falo no padrão ruim é de um modo geral. E jamais minha intenção foi ofender alguém com isso. São fatos, simples assim. Fatos são fatos e dados são dados. Se olharmos as postagens de agosto de 2012, veremos alguns, que me criticam, totalmente desacreditados no inverno e afirmando que "nunca tinham visto uma sequência tão grande de dias quentes" naquele mês. Reclamavam na época tanto ou mais que eu , confirmem no histórico do BAZ. Eu continuo afirmando sobre o ruim padrão pós 2000 SIM. E afirmo: não sou somente eu no BAZ que acredito nesse padrão ruim não. O fato é que, quando eu me manifesto costumam levantar polêmicas desnecessárias. Todo mundo tem direito a ter e defender seu ponto de vista. Respeito o de todos e sempre respeitarei, quem me conhece pessoalmente sabe como sou . Respeitem o meu também. Abraços!

     

    Eu não estou te desrespeitando. Eu estou discordando. Discordar não é desrespeitar. Pra mim a sua tese jamais teve lastro. Apenas isso.

  11. Vivi um julho absolutamente tropical que apresentou uma friagem de 3 dias em porto alegre. Algo absolutamente inédito em toda a minha vida. O Brasil inteiro viveu a mesma dinâmica tropical, bloqueada por uma mega alta. INCRÍVEL. Latitude influenciou absolutamente nada. As distinções ocorreram basicamente em função da altitude. Gramado teve o mesmo clima de Petrópolis, Ausentes o mesmo clima de Maria da Fé, o Planalto Sul de SC o mesmo clima da Mantiqueira, BH igual a Curitiba, Brasília igual a Bom Jesus, Porto Alegre igual ao interior baixo de Goiás. Incrível. Chuva tendendo a zero em todo o país. Dinâmica porca de se viver.

     

    2012 (inverno todo e agosto), 2014, 2015 (inverno todo e agosto), 2016 (abril).

     

    Realmente estou preocupado com o ciclo climático dessa década aqui pro Sul, não vou nem acrescentar alguns verões bizarros que já tivemos, se não a lista fica muito longa.

     

    O frio que tivemos em 2013 e 2016 de forma alguma não compensa o calor todo, com certeza essa vai ser a década mais quente de todos viventes aqui do BAZ. Não acredito numa mudança abrupta nos próximos 3 anos.

     

    Quando eu falo no PÉSSIMO padrão pós 2000, com exceção de alguns alguns anos (2007, 2009, 2013, 2016...) há alguns que contestam bastante. Eu ACREDITO nesse padrão ruim e não vejo chance de reverter. Ano passado tivemos um ótimo frio, realmente, mas de um modo geral os invernos estão cada vez mais curtos e resumidos aqui no RS e SC. Julho, pelos estudos do BRUNO, até agora, era um mês que "salvava" nosso inverno, se mantendo mais frio. Nosso inverno tinha esquentado, segundo o Tomas, por culpa de agosto. Só o que falta é julho começar a seguir um padrão ruim também. Vamos aguardar. Tomara que agosto surpreenda com um bom frio, mas deverá seguir, na maior parte dos seus dias, o padrão xoxo e quente do "inverno" 2017. Abraços, Beto!

     

    Eu discordo muito dessa tua teoria pós-2000 pra POA que vc insiste em dizer. Os invernos pós 2000 em POA eram absolutamente normais. Nada diferentes do que se tinha no passado. E vc insistentemente tratava de dizer que lá em 2011/2012 (antes de agosto), que "nao existiam invernos como antigamente". O problema, DE FATO, começou a ocorrer no pós agosto/2012. Ali, sim, houve DE FATO uma mudança de padrao em POA nos invernos. No verão talvez tenha mudado esse padrao em 2010. O problema é que vc usa esses últimos anos como alibi pra explicar essa tua tese sem lastro do pós-2000 pra Porto Alegre.

  12. Vivi um julho absolutamente tropical que apresentou uma friagem de 3 dias em porto alegre. Algo absolutamente inédito em toda a minha vida. O Brasil inteiro viveu a mesma dinâmica tropical, bloqueada por uma mega alta. INCRÍVEL. Latitude influenciou absolutamente nada. As distinções ocorreram basicamente em função da altitude. Gramado teve o mesmo clima de Petrópolis, Ausentes o mesmo clima de Maria da Fé, o Planalto Sul de SC o mesmo clima da Mantiqueira, BH igual a Curitiba, Brasília igual a Bom Jesus, Porto Alegre igual ao interior baixo de Goiás. Incrível. Chuva tendendo a zero em todo o país. Dinâmica porca de se viver.

  13. Vivi um julho absolutamente tropical com uma friagem de 3 dias em porto alegre. Algo absolutamente inédito em toda a minha vida. O Brasil inteiro viveu a mesma dinâmica tropical, bloqueada por uma mega alta. INCRÍVEL. Latitude influenciou absolutamente nada. As distinções ocorreram basicamente em funcao da altitude. Gramado teve o mesmo clima de Petrópolis, Ausentes o mesmo clima de Maria da Fé, o Planalto Sul de SC o mesmo clima da Mantiqueira, BH igual a Curitiba, Brasília igual a Bom Jesus, Porto Alegre igual ao interior baixo de Goiás. Incrível. Chuva tendendo a zero em todo o país. Dinâmica porca de se viver.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.