Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ecmwf

Members
  • Posts

    569
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by ecmwf

  1. 29 minutos atrás, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

     

    Quanto aos nevoeiros eu não sabia, mas o potencial lá é um dos maiores do estado sem dúvida. É uma pena, realmente

    E acho que Monte Alegre dos Campos sofre do mesmo esquecimento que Jaquirana, e que tem um potencial enorme também, quem sabe até maior

    Trabalho em Monte Alegre dos Campos, pelas partes do município que conheço diria que a melhor parte seria na divisa com Vacaria, mas bem subjetivo e sem qualquer dado para embasar.

    • Like 9
    • Thanks 2
  2. 5 minutos atrás, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

    As fotos de 2013 me impressionaram também, e não se fala muito de Jaquirana, mas a posição geográfica da cidade é muito boa, com altitude, em um vale com varias baixadas e de 'costa' para os paredões dos aparados

    Jaquirana também tem alta incidência de nevoeiros, pois está colada na serra do rio das Antas, ninguém lembra da cidade, a mais esquecida dos Campos de Cima da Serra.

    • Like 10
  3. 3 minutos atrás, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

    Eu tava agorinha pensando em Jaquirana kk

    É uma pena que não tem nenhuma estação lá (ao menos não sei de nenhuma), e provavelmente teremos pouquíssimos relatos

    Estação não tem mesmo, lembro de algumas fotos de lá em agosto de 2013 e aparentemente foi maior a acumulação que Ausentes.

    • Like 9
  4. 1 minuto atrás, Gustavo Pinheiro disse:

    Só não ache que ela é um topo tão pronunciado como as estações que você citou, do Inmet Ausente etc, ela só perde altitude ao sul mesmo. Nem sabia da existência de uma pws no campus da UCS, eu já vi pessoalmente um estação no campus do IFRS, que fica ao lado da Fepagro, inclusive antigamente a área do IF pertencia a Fepagro então pode ser a mesma estação que tu está pensando, pena que estão construindo novos prédios no terreno do IF muito próximo dela, e pra ser sincero a estação parecia inoperante quando eu tive a oportunidade de ver ela, mas é só achismo mesmo.

    Acho que todas estão inoperantes então, a de Bom Jesus e Ausentes também estão instaladas porém sem funcionar.

    Desperdício de equipamentos!

    • Like 6
    • Sad 1
  5. 2 minutos atrás, Gustavo Pinheiro disse:

    Sim têm pinus que tapam a visão ao sul da estação, por isso falei que quem vê da estrada acha que é relativamente plano, mas ser for lá pra dentro sentido sul, você começa a descer e descer...

    Nada melhor do que ver de perto, realmente não sabia desse detalhe porquê da estrada não se tem essa impressão.

    sabe de algo sobre aquela Davis que esta instalada na UCS?

    creio que era de um projeto que teve a alguns anos atrás de estações por inúmeras cidades dos Campos de Cima da Serra (creio que era do COREDE) e depois foi desativado, mas a estação da UCS continua lá, tinha uma na FEPAGRO se não me engano também.

    • Like 6
  6. 7 minutos atrás, Gustavo Pinheiro disse:

    Sim, você já chegou a ver pessoalmente o INMET Ausentes? Por uma foto que vi uma vez dava a impressão que a estação estava literalmente em cima de um morro! O INMET Vacaria é um topo mas na mesma altitude do centro da cidade, só não se deixe enganar pela visão que se têm da estação pela estrada, porque alguns KM ao sul da estação ainda dentro da área de 14 hectares da Embrapa, as altitudes diminuem drasticamente, ao ponto de que a estação está a 971m e no "fundo" da  propriedade da Embrapa que tem o formato de um retângulo, principalmente no lado sudeste, existem áreas abaixo dos 900m.
     


     

    Sim, é exatamente em cima de um morro

    não conheço o terreno da Embrapa ali para dentro, lembro que tem uns eucaliptos se não me engano ao sul da estação.

     

    • Like 7
  7. 2 horas atrás, Gustavo Pinheiro disse:

    Pois é... Eu já desconfiava que não era uma baixada de fato porque nos eventos mais frios a diferença de mínimas dela pro inmet é sempre numa média de 3 graus a menos, por exemplo nesse último evento o Inmet topo registrou -3,7 e a Basf -6,0, isso não é a diferença que agente observa entre topos e baixadas. A conclusão que eu chego é que não temos baixadas monitoradas aqui em Vacaria.

    O INMET de Vacaria é o menos topo da região, as estações de Bom Jesus, Ausentes e Cambará são topos bem mais pronunciados, baixadas monitoradas aqui nos Campos de Cima da Serra só Ausentes mesmo.

    • Like 8
  8. 3 horas atrás, Eclipse disse:

     

     

    EURO??? Me dá seu autógrafo? Sempre admirei seu trabalho.

    Tive uma fase meio CMC, no começo era fã xiita do GFS. Mas nunca duvidei de você, pra mim vc será sempre o top dos top.

    Vamos ver se vais manter a mesma paixão quando eu diminuir a intensidade dessa próxima onda de frio de algo histórico para uma MP forte.

    • Haha 12
  9. 18 minutos atrás, Gustavo Pinheiro disse:

    Agora consegui achar o local exato da estação Basf Vacaria, conferindo as latitudes em graus e de forma decimal as duas levaram a uma propiedade cercada por pomares de maçã, o que faz sentido pois é uma estação que fornece dados para profutores de maçã, como molhamento da folha etc... Eu sei que o google earth não da as altitudes exatas, mas da pra ter uma ideia, e pelo que vi ela é uma estação de encosta, as altitudes são mais elevadas apenas ao norte, sentido sul, leste e oeste estão ou na mesma altitude ou até levemente mais baixos, o que é muito bom na minha opinião, porque isso mostra que as temperaturas registradas nessa estação não mostram o potencial das baixadas daqui, apenas de uma área de encosta.

    20210723_103342.jpg

    20210723_103530.jpg

    Eu também já tentei achar e cheguei exatamente no mesmo local, para os dados que tem até achei que o local era um buraco, mas é bem mais suave.

    • Like 9
  10. 39 minutos atrás, EduardoFinatto disse:

     

    Aqui na Serra Gaúcha eu diria que foi uma MP comum em partes. Nas mínimas foi absolutamente normal, inclusive espero que ainda tenhamos algo mais forte que isso neste ano. A neve fraquinha e esparsa também não foi nada muito além do usual.

     

    Mas em termos de temperatura máxima foi algo mais excepcional. Caxias do Sul está sub-10 desde a tarde de domingo até agora, sendo que ontem provavelmente a máxima ficou na casa dos 3⁰C (a convencional ainda não atualizou).

     

    Quatro tardes sub-10 seguidas com uma máxima de 3 no meio é algo muito excepcional, que talvez demore muito tempo para acontecer novamente.

    Bem comum mesmo, pela expectativa criada foi ruim em termos de fenômenos interessantes.

    • Like 5
  11. 1 hora atrás, Renan disse:

    O negócio é o seguinte, pessoal. Queria saber quem está melhor no médio e longo prazo esse ano, se é o GFS ou o Europeu. Pois nunca antes a nossa torcida foi tanta pelo GFS, que mostra uma excelente MP para o Centro-sul a partir do dia 14, enquanto o ECMWF não indica nada além de uma MP bem medíocre a partir dessa data. 

     

    Tanta divergência se dá por alguns motivos que podem ser vistos pelas cartas de altitude. Os amigos meteorologistas ou formandos em meteorologia poderão explicar bem melhor, mas vejo que as ondulações em nível superior na atmosfera, me parecem bem mais amplificadas no GFS do que no ECMWF para o dia da entrada da incursão polar no Brasil. A interação crista-cavado maior no GFS indica então essa impulsão do ar gelado mais para o norte.

     

    Também é dramática a diferença da pressão do anticiclone: 1030 pelo Europeu e 1038 pelo americano. 

     

    Quem está se saindo melhor ?

     

    gfs-deterministic-samer-z500_speed-2146800.thumb.png.9c26e2f0baf5480dc9cb1730cc2a5c7c.png

     

    ecmwf-deterministic-samer-z500_speed-2114400.thumb.png.997ea96f21283e91a2b04d4916d11a90.png

     

    gfs-deterministic-brarg-t850_anom_stream-2136000.thumb.png.cfab43dc05bc0324ec8cde1671f50bfe.png

     

    ecmwf-deterministic-brarg-t850_anom_stream-2136000.thumb.png.0e3bdfddef0097c588df7c6f642a88e9.png

    Eu sempre venço muahahahahaha

     

    Dia nublado e frio em Bonja, 10,5°C e uma garoa inapreciável.

    • Like 5
    • Haha 3
    • Sad 1
  12. 29 minutos atrás, marinhonani disse:

    ecmwf,

    em 16 de novembro de 1985, Bom Jesus registrou 34,0ºC (foi o recorde de máxima da série 1961 a 1990). Em 20 de dezembro de 1971 registrou 32,0ºC.

    Não sei se de 2014 para cá esses recordes foram quebrados em Bom Jesus.

    Se o Inmet não divulgou a máxima de ontem, é porque foi recorde de dezembro.

    33,4°C em 06/02/2014, achei que era a máxima absoluta desde a abertura da estação, desconhecia os 34°C de 85. Se não quebrou ontem a absoluta, quebra hoje, pelo andar da carruagem tá em média 2°C mais quente que ontem.

     

    O INMET divulgou a máxima de ontem 33°C, foi por pouco.

    • Like 1
  13. Olá pessoal!

     

    Onda de calor forte por aqui, acho que quebramos o recorde de máxima absoluta ontem em Bom Jesus/RS, o INMET fez questão de esconder o dado de máxima da estação convencional, hoje está mais quente que ontem no mesmo horário, se nada de diferente acontecer quebraremos mais uma vez o recorde.

     

    Bom calor a todos...

    • Like 4
  14. Em 24/06/2019 em 18:20, Renan disse:

     

    Vira essa boca pra lá, ECMWF. Dessa vez talvez você esteja equivocado, veja que na saída de agora à tarde, o seu irmão EPS (Euro estendido) manteve o forte resfriamento por todo o Centro-sul.

     

    Você vai mudar de opinião na rodada da madrugada. Anote aí.

    CMC da -10 pra serra, quem sabe os dois dígitos...

    Screenshot_20190628-205743.png

    • Like 7
  15. 1 hora atrás, Renan disse:

    Precisamos do apoio do ECMWF !

     

    E por enquanto o Euro coloca uma solução EXTREMAMENTE DIFERENTE dos demais modelos para o início de Julho.

     

    Na 12Z, mantém tudo bloqueado na Argentina, sem ciclone, sem friozão no Brasil...

     

    - Estaria este modelo sendo um precursor do que realmente vai acontecer (como já aconteceu várias vezes), ou ele está totalmente outlier dessa vez, viajando na maionese ?

     

    Cenas dos próximos capítulos.

    Sinto muito Renan...

     

    Eu sempre tenho razão, os outros vão me seguir como sempre, bloqueio + bloqueio + bloqueio.

    • Like 2
    • Haha 12
  16. 13 horas atrás, CloudCb disse:

    Vou relatar o que ocorreu no fim de semana aqui na PB e região.

    Na sexta (dia 29/03):

    Animação - Satélite Goes 14 - 18h30 de 29/03 à 00h30 de 30/03 (intervalo de 30 minutos entre cada imagem)

     

     

    Os acumulados do dia em questão na PB:

    image.png.8599fce494f2bda56e53689cee4dbdb0.png

    Fonte: Aesa, Empaer.

    Obs.: Os municípios sem postos são das próprias sedes (p. ex. Município - Destero/Posto - Desterro).

    ________________________________________________________________________________________________________

    No sábado (dia 30/03):

    Animação - Satélite Goes 14 - 12h de 30/03 à 06h30 de 31/03 (intervalo de 1h entre cada imagem)

     

     

    Os acumulados do dia em questão na PB:

    image.png.cb3998456af2029331ad1f25569d4ef7.png

    Fonte: Aesa, Empaer, Inmet.

    Os 132.1 mm de Santa Teresinha foi seu 2° maior valor em 24h da série 1962-presente:

    image.png.0720599b298f0db5d18510473920f477.png

     

    Meu pluviômetro registrou 45 mm.

     

    No PE:

    image.png.51d9727246f9bf1bf8d74d3dc733fea4.png

    Fonte: Apac.

     

    No CE:

    image.png.f4a6c928d821ba3259d9863c1a6ed24c.png

    Fonte: Funceme.

     

    É comum chover tanto assim no nordeste?

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.