Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Gian

Members
  • Posts

    75
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Gian

  1. Boa noite, Bazianos.

     

    Muita chuva no sudoeste mato-grossense, houve pancadas fortes de manhã, à tarde e agora à noite também!

    Certamente passou dos 40/50 mm. Segunda promete ser amena pros padrões, e com vento sul.

    Amanhecer de terça deverá ser o de menor mínima do ano.

     

    E ACABEI DE DESCOBRIR QUE A AUTOMÁTICA/INMET DAQUI VOLTOU!!! Maravilha. Faz 22,4° C. :hang1:

  2. Nuvens carregadas e muito profundas desenvolveram entre a noite/madrugada na região sul do MT, por algumas horas o SC ficou meio que estacionado sobre a região do Pantanal Mato-grossense e de Cuiabá, desde a intensificação por volta as 06:45Z, até agora quando o sistema ainda segue estável, mas com bem menos intensidade, pena não ter nenhuma estação na região mais influênciada (pantanal).

     

    A automática estava com problemas desde o fim do ano passado, e acabaram retirando ela do ar em fevereiro, parece.

    Provavelmente choveu em torno de 40 a 50 mm esta noite, talvez um pouco mais.

  3. Oi, galera! Depois de um bom tempo sem conseguir entrar no BAZ, hoje consegui voltar.

     

    Estou observando aqui pela minha região que o regime de chuvas está bem diferente em relação ao ano passado, bem atípico desde fins de novembro. Analisando o nível do rio Paraguai na altura da cidade pode se perceber que choveu do fim de nov a dez/14 de forma constante, e elevou o rio a um valor bem acima da média quando o ano começou. Mas desde então tem chovido de forma muito irregular por aqui, e o nível só vem caindo, algo muito incomum pra essa época. Por outro lado, se olhar o nível em 2014, aconteceu quase a mesma coisa, com o nível aumentando rapidamente a partir da segunda quinzena de jan.

    Fico um pouco preocupado com isso, imagina quando chegar na estação seca se não chover agora? O melhor é esperar até março pra ver como ficará a situação...

     

    Essa crise de água já entrou pra história, e ainda não chegamos na pior parte.

  4. A tão esperada volta das chuvas chegou... E com tudo! Ontem e hoje num período de oito horas choveu 95,8 mm de acordo com a automática do Inmet (que foi consertada a tempo, ainda bem!). Parte da cidade ficou alagada por algumas horas. Vamos ver o que o finde ainda guarda...

     

    PS: Tinha postado esta mensagem no tópico de Temas Gerais, peço que apaguem a mensagem.

  5. As temperaturas mínimas estão típicas pra esta época do ano, em torno de 25 graus pra cá. No dia 23 foi de 25,5°C, com 73% de UR.

    Pra mim esse período do ano é o pior em matéria de calor, porque ele transita entre os meses mais quentes do ano, J-A-S, e a volta das chuvas, que tem normalmente o mês de outubro como maior referência. Ou seja, calor + umidade = muito suor. :heat: :heat:

    Considero mínimas decentes a partir de 23 graus pra baixo.

     

    Por aqui chove desde quarta de madrugada, nesta quinta choveu de madrugada e no fim de tarde... Já deu uns 50 mm acumulados.

    Este ano em quesito de chuva está imbatível.

     

    O Sul vai enfrentar um período de alerta pra chuva nos próximos dias. Na próxima segunda o calor volta a aumentar aqui, a umidade alta continua, e o jeito é aguentar. :russian:

  6. Primeira semana de setembro foi de bastante calor aqui, como de praxe, e um tempo de chuva doido de quarta pra quinta, quando fez máxima de 27,2°C.

    Máxima do ano por enquanto em 37,5 graus... Será que não bateremos os 40°, ou mesmo 38°? Ficaria feliz, mas a partir de terça voltam as temperaturas calientes.

     

    A MP dos dias 12/13 segue firme e forte. A AAO ficará, no geral, negativo durante a toda a primeira quinzena deste mês, de acordo com as previsões.

     

    aao.sprd2.gif

  7. Pela 3a vez fez a mínima absoluta deste mês na cidade, não conseguindo baixar de 15,1°C (coincidências?...).

    Segunda à noite ocorreu umas pancadas de chuva pela cidade. Em questão de chuva este ano está im-pres-sio-nan-te! Pela primeira vez em sei-lá-quanto-tempo teremos chuva em todos os meses em único ano por aqui. Mais fora da casinha será se não batermos os 40°C. Veremos... :good:

  8. (...)

     

    Como já haviam comentado aqui no foram, pessoas normais não aficcionadas pelo frio como muitos de nós aqui, acham um dia com uma tarde de 12C de maxima muito mais frio, do que uma madrugada ou começo de manha com -2C.

    Ano passado teve alguns dias em que as maximas ficaram em torno ou abaixo dos 14C aqui passando a sensação pra quem não entende muito do assunto de que foi um ano extremamente frio, por que no horario em que as pessoas estavam fora de casa trabalhando ou fazendo algo que necessitase andar na rua passava a sensação de frio, Algo que não existiu esse ano.

     

    Acho que falei demais, não sou nem um experct e entendido em metereologia, mas acho que tudo que falei acima é a mais pura verdade :good: :good:

     

    Concordo plenamente que máximas baixas fazem a população recordarem muito mais as grandes MPs!

    A do ano passado deu máxima de 15°C aqui, com vento incessante, gerando uma sensação térmica bem baixa - ainda mais se considerarmos que a média pra época é o dobro, 30°C. A de 2010 também, quando deve ter feito ainda menos, inclusive com mínimas expressivas em torno de 6 graus (nunca senti tanto frio).

     

    Mudando de foco, este ano presencio um fato que pra mim até então seria absurdo: não alcançamos nem 10 graus de mínima absoluta!

    Por outro lado, o mais surpreendente foi a quantidade de precipitação este ano. O rio Paraguai atingiu a maior cheia em 5 anos aqui, como se pode ver aqui: Gráfico.

    E o mais inusitado, claro, as chuvas de julho pra cá. Mesmo com inverno insosso, 2014 teve certamente alguns fatos notáveis pelo Brasil.

  9. Essas duas MPs trouxeram um mês de julho muito atípico pra cá! Principalmente no que se refere à chuva... Todos os dias desde quinta têm ao menos garoado. Frio chuvoso é tão melhor que frio seco! Deveria ser sempre assim. :hang1:

    Fora, é claro, as máximas que não passaram dos 23 graus desde então, quando a média é quase 32 °C. Agora 18,5 graus, garoou há pouco.

    Só um fato curioso: desacredito que este ano faça menos de 10 graus por aqui... se não o fizer ficarei surpreso. :russian:

  10. Muita chuva no sudoeste de MT... Rajadas muito fortes de vento, de quase 40 km/h. Como a automática não contabilizou a chuva (uma pena), eu estimo que tenha chovido mais 25, 30 mm agora de manhã. É muito provável que o montante total de ontem e hoje supere os 50 mm. A média de julho é de 17,4 mm. :hi:

    Agora 14,1 °C, queda de 8 graus em 3 horas.

    • Like 1
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.