Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

GustavoLugli

Members
  • Posts

    203
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by GustavoLugli

  1. Incrível essa queda de temperatura em Matão, mesmo sendo uma cidade de altitude modesta. Essas nuvens próximas no sudeste do estado estão presentes aqui em Campinas também. Aliás, ontem estava 8°C antes da meia-noite e amanhecemos com 6°C devido ao nevoeiro. Aqui a atmosfera ainda não está tão seca para termos uma forte queda na temperatura à noite. E os ventos aumentaram agora de tarde.
  2. A força do ar frio... Aqui em Campinas limpou e vento calmo no momento com 9.5°C e 100% de ur. 4°C a menos do que o foreca estava prevendo para esse mesmo horário.
  3. Nunca vi projeções tão agressivas como as que vêm sendo apresentadas. Claro que até lá, algumas correções serão feitas. Mas o que realmente me chama a atenção é a sintonia dos principais modelos com relação à potência desse sistema. Se até segunda feira continuar assim, tem tudo pra ser a onda de frio mais forte desde 2000.
  4. Final da grade GFS... aquela forte frio tardio que estão especulando a um certo tempo. A imagem abaixo é para Campinas.
  5. Chuva chegou forte no começo da tarde aqui em Campinas. Estava previsto para ser só amanhã. Pelo jeito, as áreas de instabilidades adiantaram-se.
  6. Aqui em Campinas estamos com 19% de UR essa tarde com -3.5°C de PO Temperatura em 21°C Quadro absolutamente estranho a partir do dia 21. Olhando pelo foreca, indica máxima de 27°C e mínima de -3°C para Curitiba no dia 21/07. Parece mais um erro de previsão.
  7. Por algumas reanálises que me lembro, giraram em torno de 0°C e 2°C. Em 2016, nas geadas generalizadas que ocorreram na região, me lembro dos valores entre 3°C e 5°C em 850hpa.
  8. Final da grade... valores de 2°C em 850 hpa em Campinas eu não lembro de ter visto recentemente. São valores idênticos às históricas ondas de frio no estado de SP
  9. Não sei se para o centro/leste de SP a geada rola, pois os ventos estão relativamente fortes hoje e devem persistir noite a dentro.
  10. Por aqui nesse momento (16°C), céu abrindo e temperatura caindo constantemente desde as 16:30. Foreca prevê mínima de 5°C amanhã. Os ventos estão calmos de direção S/SO.
  11. Como uma baixa na costa faz toda a diferença!! O grosso do ar frio vai chegar aqui na região entre a tarde/noite de hoje.
  12. Muito bonita essa árvore. Pela coloração lembrei das acer (bordo japonês) mas o porte dos bordos é menor. Em Holambra e no mercado de flores eu achei as acer palmatum para vender, estavam bem vermelhas. Fiquei realmente impressionado com a beleza das liquidâmbares.
  13. Surpreso com as cidades mais ao norte terem registrado boas mínimas. O ciclone na costa fez toda a diferença.
  14. Aqui em Campinas depois que os ventos mudaram para S e SE a temperatura passou a cair lentamente. Agora ta 12ºC em média e em alguns bairros já chegaram aos 9ºC com umidade em torno de 60% Estou curioso para saber qual a temperatura amanhã no IAC, usado pela Defesa Civil. Só esse ano ele já deu duas sub 10, sendo uma hoje com 8.9ºC
  15. Bom dia. Mínima de 14.5°C aqui em Campinas hoje pelo IAC. Por 0.3°C, não bate a mínima absoluta para o mês de Fevereiro. Aliás, o começo de fevereiro está bom com relação às mínimas: Dia Temp. Min. 1 16.6°C 2 18.2°C 3 18.1°C 4 17.1°C 5 17.5°C 6 17.3°C 7 16.8°C 8 14.5°C
  16. Como está bizarro o deslocamento da massa de ar polar no estado de SP. Em Campinas, que fica a oeste da cidade citada e praticamente em mesma latitude, sol entre nuvens ainda. Só mudou a direção e intensidade dos ventos.
  17. Apenas para acompanhamento... Os ventos mudaram nesse instante para SUL e a temperatura começou a cair mais rápido aqui em Campinas. O céu já está começando a ficar nublado. Temos nesse momento 17°C Agora é esperar pra ver qual a real força dessa massa de ar no estado de SP.
  18. CARTA SINÓTICA 12Z DE 17/07/2017. COMO PREVISTO PRESSÃO DE 1040 NO NORTE DA ARGENTINA https://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/prev/cartas/cartas.htm
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.