-
Posts
15643 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
692
Content Type
Profiles
Forums
Gallery
Calendar
Everything posted by Stringer Elowen
-
A chuva provocada pelo sistema frontal/baixa pressão foi extrema no litoral (Paraná). Em Paranaguá ultrapassou 140 mm/24h. Houve prejuízos e desmoronamentos no município. Antonina que registrou ~50/80 mm/24h/fds, já acumula ~500mm nos últimos 30 dias. Curitiba mal atingiu 150mm nesse período de 1 mês.
- 634 replies
-
- 14
-
-
-
Depois da passagem da frente fria do fds, tivemos forte diminuição da temperatura e clima quase frio para padrões de Fevereiro. Ontem e hoje mal chegou nos 22°C. Muita garoa no sábado e também no domingo. Hoje amanheceu bonito, porém logo o cobertor cinzento surgiu pelo leste/sudeste.
- 634 replies
-
- 13
-
-
Entardecer de segunda-feira, com frente de rajada de um temporal ao sul e oeste que não chegou até a vila. Vista norte/nordeste.
- 634 replies
-
- 11
-
-
Aqui, um pouco antes da aproximação do temporal.. E depois da chuva... Frente de casa.
- 634 replies
-
- 12
-
-
Super-célula, se formou hoje ao norte e avançou com a base pelo oeste/noroeste. Vista noroeste -
- 634 replies
-
- 10
-
-
Legal esse teu comentário, Camilo 🖤 Já tenho salvo e sim, gif perde boa parte da resolução. Hoje não foi diferente... Umidade alta, vento do mar e temperatura morna ajudaram nas formações orográficas novamente na Serra do Mar. Uma pena essas nuvens periféricas baixas atrapalhando o visual em vários momentos.. Abraço
- 634 replies
-
- 14
-
-
Entardecer com formações no leste, produzindo chuva e trovoadas ao leste da serra (vista de casa) .
- 634 replies
-
- 12
-
-
-
Passada a FF, tivemos um domingo incrível e suave. Nada de garoa ou nuvens baixas, pós-frontal, mas sol entre nuvens altas. Cbs e pancadas isoladas nos horizontes, principalmente noroeste e oeste. No leste, Congestus e Cbs ao entardecer.
- 634 replies
-
- 12
-
-
Aqui, Fevereiro iniciou chuvoso e com temporais isolados com ventos fortes/queda de árvores em alguns locais. Ontem depois de um dia prometendo chuva, ela só veio ao anoitecer com trovoadas e ventos de 40/50 km/h, gerando 42 mm em casa. Durou cerca de 25 min.
- 634 replies
-
- 12
-
-
Seguindo com Miami, Janeiro de 1977 teve ocorrência de neve na cidade. O volume deve ter sido baixo ou baixíssimo, talvez contabilizado apenas como evento de neve. Nos registros aparece como "traços".. Os dados diários daquele janeiro de 1977, já convertidos: Menor máxima (seria invertida?) com 11°C no dia 19. Mínima - 0,6°C no dia 20. Uma sequência de 7 dias abaixo dos 20°C chama atenção.
-
Paranaguá tem geadas esporádicas em alguns invernos e com maior frequência do q em Miami. Aqui no litoral (Paranaguá como exemplo), as ondas de frio não somem abruptamente como no sul da Flórida, com água em ambos os lados daquele cabo estreito. Mínimas dificilmente atingem 20°C igual acontece em Miami no mês mais frio. Aliás raramente ocorrem em Paranaguá. Máximas baixas podem chegar nos 12/13°C em Paranaguá, mas dificilmente baixam dos 10°C ou talvez tenha ocorrido 1 ou 2 vezes em 100 anos. A mínima absoluta em Paranaguá chegou a -0,2°C em 1975 pelo q me lembro. Miami já teve -3°C. Então o frio por assim dizer é mais constante aqui (Paranaguá) e menos abrupto e tiro curto como lá (Miami)
- 158 replies
-
- 12
-
-
Aqui, uma grande célula ao entardecer, que produziu chuvas muito fortes no lado oeste. Posteriormente no sul e leste, com muitas trovoadas:
- 634 replies
-
- 12
-
-