Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Carlos Campos

Members
  • Posts

    13947
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    580

Everything posted by Carlos Campos

  1. Bom dia... Conforme o @SandroAlex informou, manhã mais fria do ano, valendo pra cá também. Pelo que eu observei mais cedo, umas 6h da manhã, várias estações da grande Curitiba baixaram ligeiramente dos 10°C. Sobre isso, farei mais tarde uma tabela com os registros. Aqui em casa, registrei na minha estação uma mínima inferior ao que eu realmente esperava. Ontem por volta das 23h30 marcava a mínima em horário invertido, com 10,4°C (pela manhã estava em 12,5°C). Hoje a mínima atingiu 7,6°C em resultado de uma madrugada absolutamente limpa, sem nuvens ou neblinas. Finalmente saímos de um início de mês com aspectos de verão para uma segunda etapa mais parecida com outono de fato. Espero poder preencher as próximas lacunas com bons números, como nos velhos tempos... Registros que eu fiz hoje cedinho na baixada.
  2. Aqui na vila tive mínima de 12,5°C na minha estação, registrada há pouco, em virtude do nevoeiro e da nebulosidade baixa que surgiu na madrugada. A chegada da instabilidade frontal trouxe médios acumulados pluviométricos ao Estado, com média de 30 mm aqui na região Curitiba. Os maiores acumulados ocorreram antes da chegada da frente, quando áreas de instabilidade vindas do SW se posicionaram aqui no leste, gerando + de 100 mm em algumas cidades da região metropolitana de Curitiba (Lapa 133 mm/24/h e Campina Grande do Sul 120 mm/24 h). No litoral algumas cidades superaram 110/120 mm/24 horas. Em Curitiba essa instabilidade gerou 81,6 mm/24 horas no dia 14/4. A instabilidade produzida diretamente pela frente fria gerou em média 1/3 desse valor. Um evento anterior de bons registros pluviométricos ocorreu em meados de Março, atingindo principalmente o centro-sul/sudoeste/oeste e noroeste.
  3. Bom dia... Não diria que hoje temos a manhã mais fria do ano aqui na região de Curitiba em virtude de alguns fatores, que não somente temperatura. Já tivemos temperaturas parecidas em Janeiro e também em Março com mínimas na mesma faixa. O q possivelmente poderá sim tornar o dia de hoje mais frio do que esses dias anteriores será a questão dos ventos, que no momento ainda estão fracos. Temperaturas agora em alguns pontos da capital: Situação observada na manhã de ontem, com a frente avançando na altura de Santa Catarina/Paraná, sentido SW-NE: Situação nesta manhã, com a frente já bem distante no oceano e Alta pressão ainda continental sobre o Sul do Brasil:
  4. Choveu 31 mm neste evento de ontem para hoje. Amanheceu encoberto e logo veio o vento noroeste, rondando para oeste. O sol apareceu durante a tarde e a temperatura máxima atingiu 24,1°C. O final da tarde com vista para NE. Nuvens se afastando:
  5. Linda essa imagem ♥️ Abril de 1999 foi uma bela surpresa. Os registros na minha primeira estação aqui em Piraquara, mas em outra vila, uns 4 km à oeste: Fiz o registro de 3 geadas, inclusive uma delas, no dia 18 foi moderada, com a atmosfera bem estabilizada. De um modo geral o inverno de 99 foi bacana, com neve em Agosto nas serras e chuva congelada aqui no município, em pleno meio-dia. Uma pena q a alta nessa ocasião escorregou rapidamente para o mar. Foi muito rápido. Espero algo bom neste próximo inverno.
  6. Prefiro vc caindo na risada do q morrendo de ódio. Se cair é só levantar. Se morrer, nem mesmo no 3 dia vc irá voltar sniff
  7. Chegada da primeira leva de chuva forte aqui em casa, com imagem exclusiva da minha estação, graças à Deus, está firme e forte he he E vem mais coisa.
  8. É que vc está no vácuo 😁 ...mas nevoeiro também é uma forma de precipitação kk
  9. Bom dia, tudo se encaminhando perfeitamente para o acontecimento mais esperado e emocionante do mês. Eclipse 🥵 provavelmente já recolheu as roupas no varal e aguarda tranquilamente em frente à janela, olhando o oeste. Também se encontra ansioso para a chegada do livro "O dia depois de Amanhã" que ele comprou na Amazon e deve chegar ainda hoje. Mal sabe que o assunto nada tem a ver com o filme homônimo, (em q o planeta entra numa nova era do gelo), pois na pressa pediu sem ver do q se tratava. É um pateta.
  10. Enquanto no Norte a primavera está agitada, aqui no Sul o outono se arrasta vagarosamente...
  11. Se ocorrer, vamos finalmente ter bons registros depois de um período tão longo de altas mínimas. Inácio Martins, Paraná: Piraquara: Levando em conta que Abril já teve negativas tanto aí quanto aqui, isso não é nada. Mas já sinaliza uma certa normalidade.
  12. Boa noite Hoje novamente tivemos no Estado um dia de tempo instável com pequenos núcleos de chuva espalhados pelas diversas regiões. Apesar do clima instável, pouco choveu e os acumulados foram pequenos. Quanto às temperaturas, de um modo geral houve um leve declínio nas máximas, principalmente no interior, onde houve uma diminuição na faixa de -2,5°C nos maiores registros, ficando a máxima estadual em 31,3°C na cidade de Cerro Azul, aqui no leste. Essa diminuição nas máximas permitiu que poucas estações tanto do norte quanto do oeste superassem a marca dos 30°C. As menores máximas novamente, e nenhuma surpresa aqui, foram registradas nos planaltos sul e leste, com o menor registro em Palmas/Horizonte (18,3°C). Curitiba teve 24,0°C (média máxima horária/SIMEPAR). Londrina registrou 29,2°C e Foz do Iguaçu 27,1°C. A tabela apresenta os registros médios horários nas estações do SIMEPAR/IDR no dia de hoje e os registros extremos absolutos de ontem. Os mapas com imagens de radar mostram as áreas com chuva durante a tarde e agora no começo da noite: São precipitações no geral fracas e moderadas sem a presença de descargas elétricas apreciáveis. As grandes áreas com chuva e até temporais estão localizadas bem mais ao sul do Estado, principalmente no Rio Grande do Sul. Aqui em Piraquara eu registrei hoje 17,9°C e 23,8°C com tempo bastante nublado em vários momentos e parcialmente nublado em outros. Os ventos sopraram do leste, moderados e não houve nenhum tipo de precipitação. Apesar do clima "chato", é um quadro que não atrapalha a vida de ninguém, mas também não anima e não é muito convidativo para passeios, na minha opinião.
  13. Verão que teve apenas 1 mês realmente quente para os padrões do sul gaúcho @Felipe Backendorf Janeiro não teve temperaturas muito altas e Março, absolutamente normal, assim como Abril (máximas compensando as mínimas). Clima tipicamente 🇺🇾
  14. Um detalhe que passou batido no teu comentário, Otávio é que nós aqui no leste estamos constantemente sob influência do Atlântico, algo que não ocorre no oeste. Nuvens baixas/vento do oceano e garoa vinda diretamente do mar dão um refresco no calor quando parece que tudo vai pegar fogo. Geralmente as frentes frias fraquinhas que avançam em alto-mar conseguem nos atingir de alguma forma. Dessa maneira, o ciclo do calor é quebrado até que a situação se "normalize". Tabelei Morretes, no litoral aqui do Paraná e da pra ver nitidamente a quebra do padrão "calor intenso" em muitos momentos desse verão interminável. Só as maiores máximas ficaram em branco pois não consegui mudar a fórmula lá no Excel. Na verdade eu nem lembrava como fazia essas tabelas kkk estou enferrujando kkk
  15. Caramba, Mariscal está parecida com Bagdá, ao menos na temperatura. Se o verão fosse tão seco quanto na capital do Iraque onde não chove, iria fácil até os 46/47°C. Mas sobre o assunto geral que é o calor constante no interior do Brasil, é surreal. Verão pleno em meados do mês de Abril.
  16. Umuarama ficou na segunda posição no ranking das maiores máximas, no caso só consigo as maiores médias horárias no dia vigente. Amanhã, teremos as absolutas, mas diferem pouca coisa. A qualidade está ruim, pois a tabela ficou enorme e precisei diminuir bastante o tamanho depois de pronta. Consultar estação por estação pode parecer "um saco" pra quem não é muito ligado na coisa. Mas eu adoro isso. Durante esta quinta-feira o clima esteve bastante variável no Paraná, com alguns núcleos de instabilidade mais ao sul e sudoeste que produziram chuvas isoladas. Muitas localidades dentro da região instável não tiveram precipitações. Aqui no leste, o quadro geral foi de nuvens e sol durante a manhã e muitas nuvens e pouco sol durante a tarde. Com isso, registrei em casa uma máxima de apenas 24,8°C. Apesar do tempo bastante sem graça, apreciei o clima pois não esteve quente e nem frio. Além disso as nuvens altas provenientes do noroeste (um ramo seco da instabilidade que atuava no interior) me pareceram bonitas, deixando em alguns momentos o Sol visível. Eu gosto bastante de um céu forrado com Ac, e tivemos isso por alguns momentos. Então pra resumir a situação das temperaturas no Paraná, a estação de Horizonte em Palmas/sul do Estado registrou a menor média máxima horária, com apenas 19,9°C e Loanda no noroeste teve 33,5°C. Quanto às mínimas, registrei 15,5°C e outras estações da área metropolitana tiveram registros parecidos. O leste teve os menores registros mínimos em virtude da quase ausência de nebulosidade noturna, algo que não foi observado nas cidades geralmente mais frias do sul paranaense, pois lá chovia pela manhã ou se não, o céu esteve encoberto.
  17. Vc tira prints a cada 1 minuto e depois com esses + de 700 prints vc edita 1 por 1 pra não perder muito a qualidade e faz 1 vídeo com duração aproximada de 12 horas se for somente o período, digamos, diurno. Daí acelera esse vídeo umas mil vezes e joga pra edição final. Depois vai no app GIF e tá feitinho. BRINKS, como diria o @Eclipse POA....... ...é só gravar a tela e enquanto grava, arrastar o dedo sobre o gráfico. Depois edita, corta o q não tem utilidade e salva. Daí joga no app GIF e aí está kkkk 🫠
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.