Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Breno

Members
  • Posts

    1615
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Breno

  1. Apesar da madrugada e começo da manhã ainda com bastante frio no Rio, tendo registrado 15,5°C aqui no meu bairro, a temperatura subiu rápido durante o dia e a máxima disparou em comparação aos dias anteriores, atingindo 29,3°C, com céu limpo e ar seco por todo o dia.Com a ausência de nuvens, a temperatura cai rápido nesta noite por aqui, já tenho super amenos 20,1°C, ainda será possível sentir um pouco de frio nas madrugadas e amanheceres cariocas nos próximos dias, mas durante o dia a temperatura ficará um pouco elevada.
  2. Não concordo com esta ideia de que o Rio não tem nada a ver com o frio.Na verdade, acho o frio MUITO melhor que o calor para fazer qualquer atividade urbana: caminhar, fazer compras, ir ao shopping, cinema, restaurante, estudar, trabalhar.Fica muito mais agradável, elegante(as pessoas se vestem melhor no tempo frio) e até mais higiênico o tempo frio que aquele calor insuportável que só causa mal estar, suor e estresse.Estatisticamente, no verão há aumento nos índices de brigas de trânsito, assassinatos, etc.Calor para mim só nas férias, e numa boa praia.Fora disso, que vença o frio.Em tempo, festejo mais um ano numa quinta feira de muito sol mas temperaturas ainda relativamente baixas, aqui na zona norte(bairro da Abolição) a mínima hoje foi de 15°C e a máxima de 23,4°C.Agora 22,6°C e céu limpo, caminhamos para mais uma noite fria!
  3. Hoje apesar da tarde ensolarada aqui no Rio ainda assim foi possível sentir um friozinho à sombra devido ao vento gelado, a máxima subiu para 22,5°C aqui na zona norte carioca após mínima de 14,0°C, agora para variar ocorreu aumento de nuvens e tenho uma noite parcialmente nublada, no momento 18,5°C e vento moderado muito frio, sensação térmica em torno dos 14°C, mais uma vez fica dificil prever uma mínima para amanhã já que dependerá da MM, mas acredito que ficará novamente na faixa dos 14°C.
  4. Na Base Aérea de Santa Cruz, na zona oeste do Rio a mínima hoje foi de apenas 10°C! Já no Campo dos Afonsos, também na zona oeste, mínima de 13°C, e no Aeroporto Internacional Tom Jobim(Galeão), mínima de 14°C.Já na Vila Militar(região de baixada na zona oeste), mínima de incríveis 9,3°C!!!
  5. Tivemos mais uma madrugada gelada aqui na cidade do Rio.Fui dormir pouco depois da meia noite ainda com 17,0°C e muitas nuvens no céu, esperava uma mínima ruim para hoje, mas a surpresa foi o tempo abrir por quase toda a madrugada o que permitiu rápida queda na temperatura, mesmo o tendo tendo voltado a fechar por volta das 5h(o que freou a queda, causando até uma leve elevação de alguns décimos na temperatura) tivemos hoje a menor temperatura de 2010 aqui no meu bairro: exatos 14,0°C, com bastante vento, o que tem sido característico desda onda de frio.Desde domingo este é o terceiro período mais frio pelo menos dos últimos 5 anos por aqui(o que não significa menor mínima absoluta, ano passado mesmo cheguei a ter 13,3°C, mais baixo que no evento atual, mas a duração do frio foi muito ruim em tal ocasião), só perdendo para os últimos dias de julho de 2007 e o período de 4 a 7 de setembro de 2006(quando tive até 10,5°C, mínima bem incomum para a área urbana do Rio), dependendo dos próximos dias pode ser que a média fique até mais baixa que do evento de 2006, o que tornaria esse um evento de frio bem significativo.Agora sol e poucas nuvens, 20°C e vento frio ainda.
  6. No fim da tarde relatei que tinha 19,0°C com poucas nuvens aqui na zona norte do Rio, poucos minutos depois e as nuvens aumentaram, o que fez toda a noite ser nublada por aqui e a temperatura praticamente estancou, tinha às 22:30 ainda 18,2°C por aqui, há meia hora atrás enfim as nuvens voltaram a diminuir e tenho agora céu parcialmente nublado, com isso a queda já passa a ser um pouco menos lenta, 17,5°C no momento(ontem tinha 15,5°C nesse horário, pena que logo depois a madrugada foi nublada e até chuvosa).
  7. Ontem com os momentos de céu quase limpo a tempertatura caiu com rapidez durante a noite, fui dormir pouco depois das 22h30 e já fazia 15,6°C aqui na zona norte carioca, condições que seriam ideais para uma mínima muito baixa hoje, provavelmente na faixa dos 12°C, mas mais uma vez a MM tomou conta madrugada adentro(tendo até chovido fraco) e a mínima hoje foi novamente de 14,5°C, claro que ainda muito frio, a manhã foi ainda bem nebulosa com algunrs momentos de chuvisco e outros de aberturas de sol, foi só pouco depois das 11h que o tempo começou a abrir mesmo o que resultou numa tarde de predomínio de sol, com algumas nuvens.Mesmo assim a máxima hoje foi de apenas 20,7°C, uma máxima bem baixa para uma tarde de sol, um vento frio soprou por todo o dia aumentando a sensação de frio, hoje ao caminhar por uma rua de intensa atividade comercial aqui na zona norte do Rio(Rua Dias da Cruz, no Méier) por volta das 14h30 pude observar o contraste do sol e céu azul(ainda que com alguma nebulosidade) e a população quase que toda usando casacos e blusas de manga comprida, bem interessante de ver numa cidade em que sol à tarde é praticamente sinônimo de ausência de frio, agora tenho um fim de tarde ainda com poucas nuvens, vento e 19,0°C
  8. Após o domingo gelado com máxima de 19,3°C e mínima de 15,5°C(registrada no início da noite), nublado e ventoso(o que fez com que a sensação térmica permanecesse entre 10 e 15°C durante quase todo o dia) aqui no Rio, a segunda feira também foi e continua sendo de frio.A madrugada foi com muitas nuvens e até períodos de chuva fraca(3mm apenas), e a mínima foi registrada pouco antes das sete horas: 14,5°C(a menor do ano empatada juntamente com o dia 8 de junho), que com o vento e alta umidade aumentava ainda mais o frio(ST de até 10°C).A manhã foi de tempo instável, indo desde sol e poucas nuvens até nublado com chuva fraca, e a tarde foi parcialmente nublada, com sol aparecendo na maior parte do tempo, o que fez com que a máxima se elevasse até 20,4°C por aqui(ainda uma máxima bem baixa), agora embora a noite tenha começado até com poucas nuvens o tempo começa a ficar nublado novamente e há até condições para chuvas isoladas nas próximas horas, tenho 16,8°C por aqui, dá-lhe MP marítima!
  9. Uma pancada de chuva entre fraca à levemente moderada acabou de cair agora pouco na zona norte do Rio, o que fez com que a temperatura despencasse.Tenho agora gelados 15,5°C! com garoa e vento de pouco mais de 20km/h, a sensação térmica é na faixa dos 11°C.
  10. Dia de bastante frio aqui no Rio.O dia foi totalmente nublado mas sem chuva por aqui(a frente passou sem chuva em grande parte da cidade), um vento gelado, mínima de 16°C e máxima de apenas 19,3°C(menor do ano) aqui na zona norte carioca.Agora tenho apenas 18,4°C, nublado e ventoso, sensação térmica por volta dos 14°C.O frio deve continuar nos próximos dias, Global e ETA seguem apostando que a máxima só deve chegar a casa dos 20°C na quinta feira.
  11. Ontem após minha medição pouco antes da meia noite que apontava 25,9°C com vento quente aqui no Rio, imediatamente o vento virou para Sul e a temperatura começou a despencar, meia hora depois(0h30) já fazia 23,6°C, depois fui dormir e a temperatura seguiu caindo, bem como vento forte durante toda a madrugada.Acordei hoje às 9h40 com 20,8°C e céu totalmente nublado.O restante da manhã e começo da tarde foi com temperatura oscilando entre 20 e 21°C e nublado com muito vento, por vezes garoa inapreciável, agora a temperatura começa a cair mais, já tenho 19,1°C e ainda nublado com vento.Quando a chuva chegar, provavelmente durante a noite, deve cair ainda mais.É, dessa vez a festa vai ser no Sudeste!
  12. Com o pré frontal, tivemos uma sexta feira quente no Rio, com máxima de 31,9°C aqui na zona norte e até 33°C nos aeroportos do Campo dos Afonsos e Jacarepaguá.Com o anoitecer, a temperatura foi caindo bem lentamente(bem mais devagar que nas noites anteriores) até atingir 24,0°C há cerca de 1 hora atrás.Porém, há pouco mais de meia hora um vento quente e moderado(com rajadas fotes) atinge a cidade e a temperatura em poucos minutos disparou para 25,9°C por aqui! :shock: Já há algumas nuvens no céu, mas chuva só amanhã.Dependendo do horário em que o vento virar e começar a esfriar, a temperatura pode continuar em elevação nessa madrugada.às 23h, fazia 29°C no Aeroporto Santos Dumont! :?
  13. Aqui no Rio vivemos forte pré frontal, com 31,8°C no momento e céu limpo, apesar da presença de uma névoa seca.O vento sopra fraco de Norte/Nordeste(após rajadas moderadas mais cedo) e é perceptível a secura no ar.Segundo as previsões, o vento muda e o tempo fecha ainda hoje pela noite, já ocorrendo uma certa queda de temperatura, mas chuva mesmo só amanhã à tarde.Ocorreu uma ligeira diminuição no frio previsto para cá, especialmente quanto à duração.Se antes tinha até previsão de 7 dias seguidos abaixo de 20°C aqui, agora se tiver três máximas assim já será muito bom.As mínimas não sofreram alteração segundo os modelos, devendo atingir a casa dos 12-13°C na próxima semana.
  14. Hoje apesar da mínima de 17,4°C, a temperatura se elevou durante a tarde no Rio, devido ao céu limpo durante todo o dia, tendo chegado a 25,9°C aqui na zona norte.No momento ainda tenho 22,5°C, amanhã devo beirar ou chegar aos 30°C, devido ao pré frontal.Os modelos numéricos do CPTEC(ETA e Global) continuam apostando numa das mais fortes ondas de frio dos últimos anos aqui para a capital fluminense; o Global prevê uma incrível sequência de 7 dias seguidos com máximas inferiores a 20°C por aqui(a começar já no domingo), o que seria algo raríssimo se não inédito.Já o ETA prevê máximas inferiores a 20°C pelo menos até o dia 19(depois não tem mais previsão), com auge de máxima de 17°C na segunda feira, além de mínimas na casa dos 13°C a partir de segunda.Tudo isso acompanhado de tempo chuvoso.Gostaria por favor da opinião do Caio, Marcelo, dentre outros que sempre fazem prognósticos para os bazianos menos experts :lol: , posso sonhar com esses valores previstos?
  15. Hoje segundo dia seguido de "friozinho" (bem inho mesmo) aqui na cidade do Rio.Aqui na zona norte carioca a máxima hoje ficou em 22,7°C(contra 22,4°C ontem) enquanto que a mínima foi de 18,5°C(ontem de 19°C).Como ambos os dias foram de tempo bem fechado e vento úmido, pode-se dizer que faz um friozinho bem meia boca.Agora 19,0°C e muitas nuvens.Frio MESMO é o que aprece que vem a partir de sábado, há previsões de até toda a próxima semana abaixo de 20°C por aqui(acho praticamente impossível mas não custa sonhar), com algumas máximas de até 17°C e mínimas de 12-13°C, procede?
  16. Espetacular a nevada no Sul.Terça feira à tarde, quando fazia check-out no hotel que estava em Buenos Aires, a gerente do hotel me disse que tinha acabado de ler na internet que havia nevado no Brasil, e me mostrou até a notícia com fotos(de um jornal argentino) no computador dela.A foto em questão era de Cambará do Sul, e parecia ser mais uma paraguaia, no estilo da que peguei em SJ em 2007.Tamanha foi a surpresa quando acordei na quarta, já aqui em casa, no Rio, liguei a TV e vi a nevasca pelo Jornal Hoje.Por falta de tempo, só pude ver o BAZ ontem, e fiquei ainda mais surpreso.Infelizmente aqui no Rio a onda de frio foi MUITO fraca, para não dizer inexistente.Tivemos máximas na casa dos 23°C nos últimos dias.As mínimas que estavam na casa dos 18°C, ontem chegou finalmente aos 16,3°C no fim da noite, sendo hoje de 16,5°C, um pouco menos pior mas nada satisfatório.Agora tenho 20,0°C e céu com muitas nuvens, após predomínio de sol durante a tarde.Espero que a onda de frio do dia 13/14 seja mais generosa com o Rio, que ficou a ver navios pela segunda vez consecutiva(a de julho conseguiu ser um pouco PIOR aqui, enquanto meia América do Sul congelava).
  17. Tarde ventosa e amena no Rio.Tenho agora 24,4°C e céu parcialmente nublado, com sol quase todo oculto pelas nuvens.O aumento de nebulosidade se deu devido à passagem de uma fraca frente fria no oceano.Amanhã a temperatura deve seguir amena no Rio e há até chance de chuva isolada.Depois voltará a esquentar, mas estarei na Argentina(Buenos Aires) até dia 3 e pelo visto o frio lá vai ser sério!É, se esse é o único jeito de um carioca ter inverno de verdade... :lol:
  18. Mais um dia ameno no Rio.A mínima foi de 18,3°C e a máxima de 23,9°C aqui na zona norte carioca(a mesma máxima dos últimos dois dias).Após um céu muito nublado até o início da tarde, há algumas aberturas no céu, mas não faz sol e a temperatura é de 22,5°C.É, já que a única coisa que preste que essa onda de frio conseguiu trazer para o Rio já acabou desde a madrugada de ontem(a boa chuva, que acumulou 86mm de terça até ontem por aqui), é preferível que o tempo abra, as máximas certamente pulariam para a casa dos 26-27°C(pouca diferença para os insistentes 23,9°C de hoje e do fim de semana) mas pelo menos haveria a esperança de registrar uma mínima de 15 ou 16°C, quem sabe agosto consegue ser um pouco menos cruel com o Sudeste.
  19. Se até pouco antes do meio dia eu ainda tinha esperança de hoje ter pelo menos uma máxima digna para uma onda de frio fraca/moderada de inverno(a mínima foi de 17,8°C e há pouco mais de 1 hora garoava com vento e fazia 20,0°C) , as esperanças cairam por terra com as malditas aberturas de sol que ocorrem há cerca de 1 hora por aqui.Depois de uma madrugada e parte da manhã muito chuvosas(30mm aqui na zona norte do Rio), agora temos muitas nuvens, alguns pedaços de céu azul e mormaço, a temperatura já é de 21,9°C, pior desperdício polar que este, impossível.
  20. Matheus, não sei se serve de consolo, mas registrei hoje aqui na zona norte carioca máxima de 24,9°C!Sim, quase 25°C em pleno meio da "onda de frio".O tempo ficou mormacento pela manhã e início da tarde o que favoreceu elevação em comparação a ontem que não passou de 21,9°C, ainda assim uma máxima ridícula.Agora, tenho, acredite, 20°C com garoa e bastante vento, a sensação é no máximo de um friozinho úmido, é de matar de raiva ver que não fosse esse bloqueio e essa MP teria potencial para causar, pelo menos, máximas de 16-17°C aqui no Rio, com muito frio úmido, que seria sucedido de mínimas inferiores a 10°C nos próximos dias, lamentável... :?
  21. Uma linha de instabilidade, que antecede a frente fria, acabou de passar pela cidade do Rio provocando uma brusca virada no tempo, que era de céu limpo até o início da noite.O tempo fechou rapidamente, com nuvens trazidas por intensas rajadas de vento(estimo que as mais fortes tenham sido na casa dos 60 km/h), além da ocorrência de raios, relâmpagos e trovões, fato que não ocorria desde 6 de abril(dia da grande catástrofe das chuvas no Estado).Apesar da cara de temporal, apenas garoou aqui na zona norte, assim como no resto da cidade.Situação contrário se deu no Sul Fluminense e parte da Reg.Serrana, onde ocorreram temporais e até queda de granizo em Barra Mansa e Rio Claro.Agora abafados 23,0°C e céu nublado, hoje a máxima foi de 31,9°C e a mínima 20,3°C, bem pré frontal.Fico no agurado das empolgantes máximas de 20-22°C na quarta/quinta .
  22. Tá louco cara? :evil: Com uma mp dessas você acha que não neva por aí? A Metsul está comparando com grandes episódios no passado, todos sem bloqueio por aqui e com neve aí. Porque você quer tanto este bendito bloqueio? Não seria mais emocionante um frio abrangente com neve em tudo quanto é canto? Pô, que coisa! (Sim, estou preocupadíssimo com a trajetória, principalmente porque não sei quando haverá outra onda de frio como essa) Faço das palavras do Vinicius as minhas, é irritante ver gente só pensando em si, as condições sem bloqueio forte já são totalmente favoráveis ao frio extremo e neve ampla no Sul do Brasil, pra quê torcer por mais bloqueio?Para ver o Sudeste ver a onda de frio passar por fora e dar tchau à um dos maiores potenciais de frio já vistos nas últimas décadas?Por favor, frio e neve democrático para todos, aqui no Rio eu sei que nunca vai nevar nem sequer zerar mesmo, mas ver previsão de menor máxima de 20°C é no mínimo FRUSTRANTE.
  23. Não deixa de ser empolgante esse frio todo para o Sul, CO e N, mas é triste ver a "desigualdade" com o Sudeste, alguém tem algum palpite para o que os sudestinos podem esperar?Ao que me parece, mais um frio meia boca como tem sido todos de 2010 até agora. :?
  24. Aqui no Rio não há do que se reclamar: Nesses 16 dias de junho, a média das mínimas aqui no meu bairro, zona norte da cidade, está em 16,4°C, a menor que já registrei(cerca de 1°C abaixo da já defasada média 61-90), tendo 7 dias abaixo de 16,0°C(e dois abaixo de 15,0°C).Já a média das máximas está em 24,3°C, também a menor que já registrei(cerca de TRÊS GRAUS abaixo da média 61-90), foram vários os dias com sensação constante de frio este mês por aqui(embora só o dia 1/6 tenha tido uma máxima "respeitável"-19,4°C- vários dos dias com máximas entre 22 e 24°C por terem sido na maioria das vezes bem ventosos podem ser considerados "frios" para a população em geral) e não deu nem pra sonhar sem sentir calor por aqui, já que a máxima do mês até agora foi de 27,9°C(hoje.As outras maiores foram 26,8°C dia 9 e 25,9°C ontem!).Aliás, desde o dia 8 de maio não chega aos 30°C por aqui, então ao menos aqui no Rio não temos do que reclamar, ainda não tivemos um extremo bom mas pelo menos há constância de "frio".
  25. Hoje tivemos as menores mínimas do ano em vários pontos da cidade do Rio.Na Vila Militar, zona oeste da cidade, foi registrada a menor temperatura do ano em toda a cidade: congelantes 10,5°C! Nos aeroportos, tivemos 11°C em Santa Cruz, 12°C no Campo dos Afonsos, 14°C em Jacarepaguá(os três na Zona Oeste), 14°C no Galeão(Zona Norte) e 17°C no Santos Dumont(divisa do Centro com a Zona Sul).Aqui no meu bairro, na zona norte, tive mínima de 14,9°C, bem frio mas ainda não bateu os 14,5°C do dia 8/6.Já a máxima hoje por aqui ficou em 25,9°C, com céu limpo durante todo o dia.Agora a noite começa a ficar friazinha, já tenho 20,6°C com céu limpo, hoje a queda está ainda mais forte, há exatamente 1 hora ainda tinha 22,9°C por aqui!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.