Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/10/23 in all areas

  1. Boa noite! Buenos Aires hoje: Mínima: 23,8°C Máxima: 33,3°C Dia de muito sol, algumas nuvens à tarde, muito calor e abafamento. Mas hoje pelo menos a sensacao térmica nao chegou nem a 35°C. O vento do rio entrou e também ajudou, já que pouco depois das 18h a temperatura já estaba abaixo de 30°C. Agora 27,4°C e SUBINDO. Esses dias de calor intenso mas mais normal acabaram hoje. A partir de amanha a onda de calor se intensifica e para os próximos 4 dias sao esperadas mínimas de até 27-28°C e máximas de até 38°C!!!
    11 points
  2. Está havendo divergência aí rsrsrs Nas previsões do Coutinho isto é bem mais pé no chão, o El nino só deve influenciar a partir do meio do ano então até Junho entende-se que estaremos entre La Nina/neutro frio e mesmo que ja comece a aquecer entre Maio e Junho leva um tempo para acontecer o acoplamento oceano/atmosfera, pelo que eles estão noticiando aí, parece que em Abril já estaríamos com este padrão de El Nino instalado e pleno rsrs Eu não sei que modelo estão seguindo. Como grandes ondas de frio acontecem mais entre Julho e Agosto sim, estes meses já estariam comprometidos, ao contrário dos últimos 2 anos, que eu falei aqui que tínhamos vários fatores favoráveis ao frio, este ano já será diferente, já não crio expectativas. agora quanto a falar que não tem chance de ⛄ é um pouco demais pra mim, em 1994 estávamos já com um El nino em curso e tivemos 2 belíssimas ondas de frio, o fato de termos um El Niño não inviabiliza um evento de frio extremo. La Niña facilita a ocorrência de ondas de frio, mas não se pode generalizar ou adotar um padrão de correlação fechado pq tem outras variáveis, como a temperatura do atlântico e os mecanismos para este frio chegar aqui. É como uma orquestra tem que estar tudo certinho, uma AAO desfavorável e baixas no Chile, podem arruinar, as vezes a ASAS atrapalha, as vezes uma onda de frio muito oceânica cria uma ASAS mais ao sul e é bom para MG mas arruína o sul com o giro dela, se não me engano o ano passado a AAO ficou emperrada no campo positivo um bom tempo e não baixava nem com reza brava, sem contar a zica incrível aconteceu no Chile com aquelas baixas intermináveis que nao davam chance para grandes monstros polares avançarem do pacífico sul para cá, kgando o mês de Julho. Isto Modelo climático não pega. Aí vc vê, tínhamos os fatores favoráveis que era La Nina bem configurada e atlântico de boa tbm, mas faltou o evento de frio do ano. Mas apesar disso 2022 acabou sendo um ano bom para quem gosta de frio porque Maio, Setembro, Outubro e Novembro foram frios e acho isto até mais difícil de acontecer do que um porrete polar que dura uma semana.
    10 points
  3. NÃO NEVAR É MUITO RARO, EL, LA NEUTRO A NEVE VEM. EM 24 ANOS SÓ DOIS NÃO TIVE NEVE NO QUINTAL E UM EM TODO O BRASIL (2015)
    9 points
  4. Não sei se foi sarcasmo ou se está realmente falando sério, mas obrigado! Eu acho... 😂 A verdade é que desde a chuvarada do mês de janeiro o padrão atmosférico não é mais o mesmo, parece que a chave virou. As próprias tempestades de fevereiro em BH já ocorreram em um cenário totalmente desfavorável, sem a presença de nenhum sistema relevante e com a circulação invertida, com os ventos soprando de leste. A diferença é que do carnaval em diante, além da circulação invertida, a umidade também parou de chegar, ao contrario da primeira quinzena. Nesta reta final do período chuvoso aparenta ser uma atuação clássica da ASAS, inibindo qualquer chuva convectiva quanto mais avançamos para leste, e que quando ocorrem, são isoladas ou sem grandes acumulados. Desta forma, o pessoal aqui do fórum que reclamava do calor e da irregularidade das chuvas foi finalmente agraciado com a mudança de padrão e nós, que há 3 anos estávamos em uma maré de sorte graças ao La Niña, passamos a ter azar. Provavelmente esse vai ser o novo padrão para o restante do ano agora que entraremos no El Niño, chuvas mais concentradas de SP "pra baixo", como é o esperado. Nossos dias de glória e tranquilidade ao olhar os reservatórios podem estar chegando ao fim, mas vamos tentar não sofrer por antecedência. E falando neles, olha que bizarro:
    9 points
  5. Diversos modelos colocando chuva forte e volumosa para (pelo menos) os próximos 7/10 dias no interior da PB. Desses 4 o ECMWF é o mais agressivo pra minha região. Há uns 3 dias esse site postou essa matéria: Link: https://www.tempo.com/noticias/previsao/chuvas-extremas-nordeste-enfrenta-elevado-risco-nas-proximas-semanase-evento-extremo.html
    8 points
  6. Manhã começando com sol entre nuvens altas e também nuvens bem baixas em São Paulo. Na maioria das estações do CGE, temos 20/21 graus e umidade acima dos 90%. Em algumas delas, atinge os 100%. Os ventos estão calmos e os dados dos aeroportos das últimas horas confirmam isso.
    8 points
  7. ⛅🌥️☁️🌧️⛈️🌩️ Máxima: 32,67°C em Joinville/PIrabeiraba Mínima: 12,2°C no Morro da Igreja Menor máxima: 18°C no Morro das Torres Rajada máxima: 100,4 km/h em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara Precipitação máxima até o momento: 77,4 mm em Rio Rufino/Centro
    7 points
  8. Mairiporã não tem nada a ver com Itapevi. Além de ficarem na região metropolitana de São Paulo. Mas o centro de Itapevi fica em baixada e também sofre com alagamentos. Quando o rio São João (Também conhecido como rio Barueri, afluente do Tietê), que passa pelo centro da cidade, transborda.
    7 points
  9. Depois daquela pequena mudança ontem, com chuvas isoladas pela tarde, o tempo voltou a firmar por completo em BH e tivemos outro dia quente, embora continue ligeiramente mais fresco que os outros dias de março. A variação ficou em 19/30C na Pampulha e a tarde terminou assim: A temperatura caiu pra 23ºC ao anoitecer mesmo sem chuva, o que significa que a atmosfera está menos aquecida. Com o tempo aberto, a noite deve ser fresca. Pode voltar a chover amanhã, mas as previsões colocam só pancadas muito isoladas ao longo dos próximos 10 dias, ou seja, até o dia 21 de março estaremos com um déficit muito grande de chuva para o mês, fora as temperaturas acima da média. Diante de uma previsão para março que falava em tempo fresco, ZCAS, excesso de chuva e até transtornos, estamos diante de um erro monumental e desastroso de previsão. Parabéns ao @RafaelBHZ que, apenas pelas observações empíricas do comportamento da atmosfera, o famoso feeling, vem dizendo isso há semanas e desbancou sozinho todos os modelos, equipamentos, tecnologias e institutos de previsão climática. @RafaelBHZ 👑
    7 points
  10. Gente, tá movimentado hoje aqui e pelo visto em boa parte do estado de sp. A quantidade de raios esta alta VID-20230310-WA0037.mp4
    6 points
  11. Chuva forte e generalizada na Zona Norte de São Paulo neste momento. Não se descarta chuva generalizada na cidade toda, a área de chuva está indo em direção ao Centro. Novamente é por causa da termodinâmica, que está com os dias contados em São Paulo.
    6 points
  12. Por enquanto parece já certo que Março será bem quente. Mais quente que Fevereiro provavelmente. É calor a perder de vista na previsão, parece que até o fim do mês. Sem sinal de transição do verão para outono por hora, talvez isso fique só para Abril. Tivemos alguns dias bem outonais em Fevereiro, mas Março chegou para deixar claro que ainda seguimos em pleno verão.
    6 points
  13. Mais um dia abafadíssimo em POA!! INMET no Jardim Botânico não desceu dos 23,0° e a PWS da Auxiliadora de 24,0°!! Ao menos temos chuva de verão nas redondezas. Agora faz 31,6° com 60%. Não sei se vai chover aqui. Ao menos o sol anda um pouco escondido. Vídeo de 40 minutos atrás.
    6 points
  14. Tarde começando com aumento de nuvens em São Paulo devido ao aquecimento. Apesar disso, a nebulosidade está menos desenvolvida em relação a ontem na mesma hora. Na maioria das estações do CGE, temos 28/29 graus e umidade na casa dos 50/60%. Pela imagem do radar de São Roque, já pipocam ainda de forma tímida alguns núcleos de chuva em áreas vizinhas a Grande SP.
    5 points
  15. VONTADE DE RIR É GRANDE. MAS A DE CHORAR É MAIOR... SEGUNDO A CLIMATEMPO, TALVEZ SEQUER NEVE TEREMOS ESTE ANO. ESPERO QUE ERREM. LINDAMENTE. KKKK
    5 points
  16. 5 points
  17. É a transição pra aquele clima modorrento de início de outono com o fim das tempestades de verão. Depois disso só alguma FF pra quebrar a dinâmica ou pior, bloqueio e veranico rs
    5 points
  18. Vídeo da chuva de verão que caiu aqui logo após o meu vídeo anterior. Mas mal refrescou. Saí de 31,9° para 28,8° e umidade em 76%!! Agora faz 26,1° com 82%! Noite muito abafada!
    5 points
  19. Alguém já sabe quais são os anos análogos? Porque se for 1997 é de razoável para ruim. Mas já ouvi falar em 1994, e sabemos o que aconteceu. Tem também 1965, com grande nevada e frio amplo em pleno El Nino (apesar de ter sido um evento pontual).
    4 points
  20. 2015 foi a grande exceção em vários sentidos na climatologia do Brasil. O ano do pior (ou um dos piores) inverno da história, e não vejo condições oceânicas que justifiquem qualquer chance daquilo se repetir. À parte da questão atual das mudanças climáticas, a meu ver, continuo achando que o outono-inverno de 2023 terá características parecidas com as de 1997. Nada a se comentar do tempo, permanece o calor contínuo. Na expectativa para o leve refresco do dia 15 em diante. Áreas de instabilidade se formam neste final de tarde aqui na região, mas são isoladas e a maior parte das cidades ainda não registrou chuva hoje. Como os amigos de BH disseram, parece que a estação chuvosa em muitas partes de MG rapidamente perdeu força a partir do final de Janeiro e desde então manteve-se irregular, para não dizer fraca.
    4 points
  21. Mirante fechou o primeiro decêndio do mês com 66,5mm(boa parte da chuva caiu nos últimos três dias). No fechamento de amanhã provavelmente já vai passar de 100mm porque o Mirante deve ter acumulado elevado, baseado no CGE Santana. Falando em CGE, tem estação que acumulou mais de 100mm somando a chuva de ontem e de hoje.
    4 points
  22. Parece que ficaremos alguns dias numa situação parecida com uma pós-frontal, com uma alta no mar, na altura do Uruguai, mandando ventos mais frescos (Ou menos quentes...) para cá. Esta situação diminui o calor mas... em várias vezes, não chega ao ponto de dizermos que os dias ficaram amenos. Mas... vamos esperar e torcer para que tenhamos amenidades sim. ------------ Agora à tarde, choveu em praticamente toda a cidade com trovoadas... mas foram pouquíssimas as estações do CGE que acumularam valores acima de 15 mm. Aqui no meu bairro (Tucuruvi), na zona norte, choveu muito forte mas mal durou 10 minutos. Depois, ficou na base da chuva fraca, até parar. Maiores valores até o momento (CGE): Vila Prudente: 51,2 mm Vila Maria: 30,0 mm Freguesia do Ó: 29,0 mm Mooca: 28,4 mm Santana: 20,2 mm Temperaturas, no "enésimo" dia de sol, calor e aumento das nuvens a partir do final da manhã: Mirante (Conv): 20,5°C / 30,8°C Interlagos: 19,3°C / 29,9°C IAG: 18,7°C / 30,1°C
    4 points
  23. Alguém explica porque a linha férrea na região de São Caetano e Santo André alaga quando chove forte? Será que é por ser várzea do Tamanduateí e ser baixa?
    4 points
  24. Algumas observações sobre as atualizações dos modelos acerca do pacífico equatorial: Continuamos dentro da janela de imprevisibilidade de ENSO. Ainda difícil cravar um cenário, embora as medições atualizadas mostrem o caminho de um triplo episódio de La Nina já encerrada. Modelo Europeu como de costume performando com viés quente muito acima do padrão. Errou ano passado e pode estar superestimando o aquecimento novamente. Contudo vão crescendo as chances de JJA apresentar o surgimento de um evento de El Nino, em que pese a neutralidade ainda aparecer ligeiramente na frente na probabilidade. Segunda metade do inverno já deverá ser com pacífico quente. Pelos modelos possível vislumbra-se uma primeira metade do inverno com pacífico acima da média, sem El Nino plenamente estabelecido. Uma La Nada quente no outono e primeiro terço/metade do inverno é a linha média das rodagens. El Nino plenamente estabelecido na segunda metade do inverno me parece bastante factível. Quanto a temperatura vamos precisar de mais detalhes, comportamento da SOI em abril e maio, oscilações da AAO, além do ritmo e velocidade de aquecimento das zonas de ENSO. Até lá não é possível formatar um cenário de confiabilidade. Importante buscar os anos análogos, saída de La Nina para neutralidade/El Nino nessa mesma época, comportamento do Atlântico Sul nesses análogos, além de outras analogias possíveis de filtrar.
    4 points
  25. Mais um dia de chuva forte em São Paulo nesse horário. Radar São Roque fora do ar mas o do Pico do Couto ajuda: chuva forte entre Francisco Morato e Caieiras. Sabemos que na próxima semana as tardes terão tempo mais firme em São Paulo. Hoje deve ter sido o último dia com 30 graus antes da "virada da chave" (a partir de amanhã a temperatura já ficará mais amena)
    4 points
  26. Temperaturas extremas durante el dia de ayer en MOntevideo (Melilla): Tenemos por lo menos para dos semanas mas de verano raiz por aqui, pero lo peor es la sequia, la situacion es muy grave en el agro, se necesita que llueva mucho.
    4 points
  27. Até hoje tento entender as condições que provocaram aquela super nevada de 1965 de forma tão ampla e forte, em várias cidades é a maior nevada da história até hoje, nunca havendo nada parecido, creio que é muito difícil se repetir algo daquela magnitude, visto que até hoje não aconteceu.
    3 points
  28. Infelizmente não choveu em POA hoje (ao menos até agora, às 16:45). A mínima não baixou dos 23,6° no Jardim Botânico, pelo INMET, e 24,0° no aeroporto! Agora faz 30,0° com 67%.
    3 points
  29. Calmaa tá muito cedo ainda, não soframos por antecipação hahaha
    3 points
  30. A automática do Mirante deve estar há uma semana fora do ar. Não deu para saber o acumulado...
    3 points
  31. E em Franco da Rocha também não é raro ter alagamento na região central quando chove forte, muito provavelmente por causa do Rio Juqueri. Quando ocorre a abertura das comportas da Represa de Mairiporã (última vez em março de 2016, na ocasião aquela chuva causou transtornos nessa região com direito a deslizamento de terra fatal em Francisco Morato e também alagamento em Itapevi) a coisa fica ainda pior porque a água vai toda pelo Rio Juqueri.
    3 points
  32. Às vezes, em chuvas muito fortes, alaga no Ipiranga também. Tem um trecho entre a Barra Funda e a Lapa que às vezes também alaga. Trabalhei 9 anos em Osasco. E, às vezes, na volta do trabalho à tarde, depois de um chuvão, o trem vindo de Osasco só ia até a Lapa. Porque o tal trecho estava alagado. Aí, tínhamos que nos virar de busão.
    3 points
  33. E digo isso porque aconteceu de novo, alagou a linha e interrompeu a circulação de trens. Provavelmente o trecho entre as estações Santo André e São Caetano é o mais baixo da linha férrea do ABC. Falando no ABC, neste final de semana vai completar quatro anos daquele histórico evento de chuva extrema na região do ABC e partes da ZL e ZS. Naquela ocasião, o IAG registrou a terceira maior chuva em 24h desde o início das medições e em algumas estações CEMADEN chegou a chover quase 200mm(no Mirante não foi tanta coisa (37mm) mas houve o transbordamento do Rio Tietê na altura do Anhembi (entre as pontes Casa Verde e Bandeiras) muito provavelmente oriundo da grande vazão do Rio Tamanduateí que transbordou na região do Ipiranga naquele evento)
    3 points
  34. Você mesmo já respondeu. Praticamente todo o trecho da ferrovia entre a cidade de Mauá e o bairro do Brás, em São Paulo, está na várzea do rio Tamanduateí. E os trechos mais vulneráveis, mais baixos, alagam mesmo.
    3 points
  35. Chuva passou bem rápido pela Zona Norte(no meu bairro nem sequer choveu) e neste momento segundo o radar a chuva está principalmente entre parte da ZL(entre Vila Prudente e São Mateus) e o ABC e se deslocando em direção a Ribeirão Pires.
    3 points
  36. Aqui em Taubaté deu uma chuva bem forte agora a pouco, com muitos raios.
    3 points
  37. A estação da Freguesia do Ó só nessa chuva de hoje (cuja maior parte caiu após as 14h) acumulou 54,8mm até o momento. Na de Santana/Tucuruvi também volume alto, 42,0mm. Temperatura despencou na Zona Norte para cerca de 19º.
    2 points
  38. POR AQUI DIA FOI CHEIO DE NUVENS, PANCADAS RÁPIDAS QUE IAM E VOLTAVAM. TEMPERATURA ENTRE 26 E 21 GRAUS NESTA TARDE.
    2 points
  39. Sim. Pode ser que não ocorra neve nem mesmo no inverno, segundo afirmaram ontem na previsão do JN a noite. Está no G1 O vídeo. Mas, não sei. Anos de el niño já tivemos grandes ondas polares. Acho que depende de outros eventos, cuja verificação apenas é possível mais próximo do inverno mesmo. Willian Bonner até tirou o sarro, falando que seria verão no Rio de Janeiro o ano todo.
    2 points
  40. O que tem a ver Mairiporã com Itapevi? Por que causa alagamento em Itapevi?
    2 points
  41. Hoje vamos tendo uma manha ensolarada e com muito calor, como sempre. Agora faz 24,1°C. Segundo o SMN, a máxima prevista é de 34°C. Podem aparecer algumas nuvens e à noite pode ser que volte o vento do rio momentaneamente. Hoje o sol nasceu às 6h48 e vai até às 19h20.
    2 points
  42. E, além do calorao absurdo este verao, estamos enfrentando uma forte seca. Segundo informe do SMN publicado ontem, foi o terceiro verao mais seco da história da Argentina:
    2 points
  43. Regiões niño, monitoramento semanal NOAA (variação em relação a semana anterior) Niño 4: -0,4ºC (+0,1) Niño 3.4: -0,2ºC (+0,1) Niño 3: 0,1ºC (+0,1) Niño 1+2: 1,1ºC (+0,7)
    2 points
  44. "Marcos é cultura"! Eu não sabia o nome dessa árvore q aparece no início do vídeo. "Extremosa" poderia ser também nossa atmosfera, "vagarosa" kkkkk
    1 point
  45. Caramba! Sensacional Raramente vemos imagens de tornados como este da foto. Possivelmente a nebulosidade baixa deu uma incrementada no visual. Aliás, tornados em Março são também raridade por aqui.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.