Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 09/27/22 in all areas

  1. Curiosamente a minha minima do dia está sendo agora, a temperatura havia travado em 23°C ao longo de toda a madrugada e estava um pouco desconfortável para dormir. Acabei acordando 04:30 e aproveitei para fazer uma caminhada e naquele momento apesar do tempo abafado, já estava chuviscando e chovendo em alguns pontos isolados da RMBH. Por volta de 09:50 tirei algumas fotos da chuva chegando pra valer. Inclusive, pelo ritmo em que estamos, caso permaneça assim no restante do dia, teremos acumulados dignos do auge do verão em pleno setembro.
    14 points
  2. Bom dia a todos. Como é muito comum na primavera e no verão, as nuvens e as chuvas anteciparam as previsões aqui na RMBH, que tem um dia bastante encoberto e escuro: Por causa disso, parece que as temperaturas ao longo do dia ficarão bem mais baixas do que estava previsto pra hoje (revejam meu post de ontem, vergonhoso). E, ao que tudo indica, o período chuvoso já está plenamente estabelecido por aqui, com constante presença de nuvens e chuvas - fortes em alguns dias, e temperaturas agradáveis: No momento, chove de forma generalizada na região metropolitana de BH, com aprox. 19ºC
    14 points
  3. A chuva continua em Chuvingá (Antiga Maringá ), cerca de 26 mm hoje . Provavelmente setembro , conforme os amigos falaram anteriormente de Curitiba, será o mês mais frio em Maringá . O norte do Paraná uma das regiões mais dinâmicas no clima , no quesito variação ... Ou é muita chuva , ou muita seca , muito frio ou muito calor... Ou é 8 ou 80. Fruto da nossa posição geográfica .. um região de TRANSIÇÃO do subtropical para o tropical. Abaixo o resumo de hoje , mínima na região de 13,5 e máxima de 18,7 e média diária em torno de 16,2 C.
    14 points
  4. E a chuva resolveu se adiantar por aqui. Desde o fim da tarde as nuvens carregadas chegaram e estão trazendo pancadas com momentos de trovoada. O acumulado já chega a 12mm na minha estação e 10,7mm em Ibitipoca. As temperaturas agora são de 14,9C lá na serra e 17,8C aqui. Muita instabilidade amanhã , com chance de temporais. Ao contrário de SC, PR e SP, cujo principal destaque são as temperaturas abaixo da média , eu diria que aqui na zona da mata, apesar de também estarmos abaixo da média , o que mais chama a atenção é a chuva. Vamos ficar com volumes acima ou bem acima da média em muitas áreas do estado , pelo visto.
    13 points
  5. Isso ajuda a explicar porque a média das máximas em setembro não sobe tanto em relação a de agosto (diferença de apenas 0,7 graus a mais). Já em relação às mínimas, a diferença é maior (ou seja, 1,6 graus a mais). Quando não há os bloqueios, setembro realmente acaba sendo um mês nublado. Aliás, nota-se que mesmo naqueles setembros quentes, quando o bloqueio dá uma ausentada os dias ficam bem cinzentos (uns exemplo disso foi entre os dias 21 e 28 de setembro de 2019, após aqueles dias tórridos e também nos primeiros dias daquele mesmo mês). ----------------------------------------------- Chuva deu uma cessada nessa noite em São Paulo. Imagem do radar de São Roque mostra que a pausa persistirá nas próximas horas. Já em relação às temperaturas, praticamente nenhuma variação no decorrer desta segunda. Tudo isso devido a umidade excessiva. Agora 15/16 graus nas estações do CGE.
    12 points
  6. FORTE TEMPESTADE EM SJRP. BIZARRO. MÉDIA É DE CERCA DE 60/70MM. ISTO ACIMA É DE APENAS A ÚLTIMA HORA. AGORA NO AEROPORTO. EM JOSÉ BONIFÁCIO HOUVE PANCADA RÁPIDA, E AGORA TEM CHUVISCOS, CHUVA FRACA.
    12 points
  7. Tarde começando abafada e com muitas nuvens em São Paulo. Em relação às temperaturas, uma boa diferença em relação a ontem (temperaturas bem baixas, mas sem aquele vento que aumenta o desconforto causa pelo frio). Nas estações do CGE, temos 24/25 graus com umidade na casa dos 60/70%. Os ventos continuam calmo e pelo radar de São Roque, ainda não há chuvas no leste paulista.
    11 points
  8. Temporais já ocorrem neste começo de manhã no centro-oeste do Estado.
    11 points
  9. Manhã começando nublada, porém com o sol tentando aparecer. Na maioria das estações do CGE, temos 15/16 graus com umidade encostando nos 100%. Os ventos estão calmo segundo dados do aeroporto de Congonhas.
    11 points
  10. Bom dia! As últimas rodadas do Euro até ontem indicavam chuvas bem fracas pra essa semana, que na prática seriam quase nada. Outros modelos também estavam nessa linha, alguns nem sequer cogitando posibilidade de chover. Felizmente, na tarde de ontem essas previsões foram contrariadas, com formação de várias instabilidades que a partir da noite causaram chuva moderada a forte, de forma quase intermitente. Nisso, até o momento acumulamos 42,6mm INMET e 36,6mm Cemaden, o que são volumes e tanto pra setembro. Sensacional!
    11 points
  11. Ilustrando a estabilidade das temperaturas nessa segunda feira em São Paulo. Aliás, nota-se que essa situação vem ocorrendo desde a noite de domingo.
    11 points
  12. Está com uma carinha de verão 🤭 A única coisa que está faltando por aí é umas máximas baixas. Mas se chover já está bom demais também.
    10 points
  13. Bom dia à todos... Acumulado pluviométrico em casa entre a manhã do domingo e a tarde de ontem 44 mm. Durante a madrugada houve uma pancada q acumulou mais 3 mm e amanhecemos com névoa e nuvens altas. A temperatura já apresenta elevação e agora às 8h já temos 14,8°C. Previsto um pouquinho de calor hoje porém amanhã já estará frio novamente, com máxima rondando os 13/14°C. Setembro deve terminar frio e possivelmente irá se firmar como um dos mais frios da história recente na nossa região, com média máxima sub 20°C, algo impensável nos dias atuais.
    10 points
  14. Eu pedi um setembro ao menos normal na média 81 -10. Pelo jeito o meu pedido foi mais que aceito.
    10 points
  15. O pessoal está reclamando que este setembro está muito nublado na cidade de São Paulo. Acho que os "setembrões" dos últimos 10 anos é que mudaram a percepção e deixaram o povo mal acostumado, com seus dias quentes e ensolarados. Estive dando uma olhada nos dados de insolação da convencional do Mirante neste setembro até a última 6ª feira. Como se sabe, a convencional não está tendo leituras nos fins de semana. Foram 107,6 horas de insolação em 21 dias de leitura. Fazendo uma extrapolação para 30 dias, teríamos algo como 153,7 horas no mês. As médias de insolação para setembro no Mirante nas normais eram: 1961-1990 => 152,6 horas 1981-2010 => 144,5 horas 1991-2020 => Sem dados (Certamente devido aos sucessivos roubos da esfera de vidro do heliógrafo) Ou seja, este mês de setembro atual está totalmente de acordo com as normais citadas em termos de horas de sol. Em outras palavras, seria um setembro normal em termos de insolação. Os meses de setembro ensolarados da última década é que estavam fora da casinha. A não ser que tenhamos uma mudança de padrão definitiva nas próximas décadas. Mas... isso só o tempo dirá...
    9 points
  16. Péssima máxima de 25,5° hoje. Essa noite está agradável. Agora tenho 19,9° e 76%. E lá vem mais uma mínima ruim pra anular um pouco a pequena anomalia desse mês. Segue o vídeo dessa noite.
    7 points
  17. São Paulo vem tendo chuva forte nesse final de tarde. Após a primeira metade da tarde abafada, as temperaturas despencaram com a chuva e agora temos 16/17 graus. Inclusive o CGE decreta atenção em grande parte da cidade, exceto na zona norte.
    5 points
  18. Máxima bateu 26,2° aqui às 13:20 e a u.r. chegou a apenas 38%!! Depois veio o vento sul e trouxe um pouco de alegria. Agora tenho 21,7° com 58%. Segue o vídeo dessa tarde perto das 16 h.
    5 points
  19. Dia de tempo "morto" por aqui hoje.. o céu praticamente esteve invisível pela manhã, quando de fato esquentou bastante e chegamos aos 24,0°C. Agora às 16h o céu está totalmente encoberto e faz 18°C. Estamos sob um lençol de nuvens altas e escuras mas não chove.
    5 points
  20. Eu te odeio! Seu monstro... Eu sei q vc fica feliz com isso... posso até ouvir tuas risadas. 🤨🧐 Claro q tô de zoação, não fique triste he he Eu tô adorando imaginar no q vai dar esse Setembro em termos de anomalias !
    5 points
  21. Dia agradável, porém muito úmido, causando uma sensação leve de abafamento pela tarde. O sol quase não apareceu e a chuva veio com moderada intensidade pela manhã, cessando à tarde e provavelmente retornará agora à noite, pois há boas explosões de CB's ao nosso oeste e noroeste, se deslocando pra cá. Predominou o tempo encoberto por nuvens altas e médias. Extremos na minha estação: 17,3°C / 24,7°C Chuva acumulada até o momento: 09,4mm Chuva acumulada no mês: 100,6mm - Chuva mensal que até o fechamento do mês, vai superar FACILMENTE o recorde atual de Setembro que é de 116mm em 2015. Acredito que termine com uns 150mm aproximadamente, pelas últimas projeções.
    4 points
  22. Landfall em Cuba, furacão Ian Cat.3, 125 mph Segue em direção pra Flórida, NHC indica uma mudança de direção mais a Sul de Tampa, próximo a Sarasota, FL, e agora como Major Hurricane
    4 points
  23. O NHC continua a deslocar o cone mais para leste, assim como indicam as últimas rodadas dos principais modelos, chegando a apontar Ian como um Major Hurricane próximo à Baía de Tampa na quarta-feira. Essa região é muito vulnerável à ocorrência de storm surge, devido à topografia como um todo e ao fato de ser uma região altamente povoada. No caso de um furacão de um categoria 3 afetar a região os efeitos já seriam desastrosos, com o storm surge podendo chegar a 9 pés de altura --- cerca de 2 m, ao longo de quase toda a costa.
    4 points
  24. Provavelmente a anomalia das máximas vai ficar ainda maior. Os próximos dias serão frios por aqui. Não lembro de já ter visto algo assim.
    4 points
  25. Acumulados da chuva do início da manhã até o momento em algumas estações do CGE
    4 points
  26. Acho que eu nunca vi um setembro tão escuro, úmido, cinzento, garoento, enevoado (e todos os adjetivos possíveis que possam ser usados) como este! Esse final de inverno tava mais com cara de Seattle do que de grande sp (guardadas as devidas proporções). Uma parte de mim está achando sensacional, mas a outra já está começando a ficar de saco cheio, e parece que esse padrão não vai acabar tão logo rs Dinâmica absolutamente invernal nos últimos dias: Sábado: 6/17 (com sol entre algumas nuvens) Domingo: 11/19 (parcialmente nublado) Hoje: 13/16 (chuvoso)
    4 points
  27. Ah, mais ou menos. As mínimas (16/17C) ainda são primaveris. E essa previsão é só uma estimativa, indica umidade e pouco calor. Mas é provável que tenhamos alguma máxima mais baixa aí nesse miolo, principalmente na previsão para mais de 5 dias, ainda mais por estarmos na primavera, que é a estação de maiores mudanças de temperatura do ano. Se fosse no inverno ou durante um veranico de verão, eu acreditaria nessa estailidade aí. Hoje foi um bom exemplo: o dia teve MÁXIMA INVERTIDA (24,5C) à meia noite e mínima (17,6C) ao meio dia, com chuva. Nenhum modelo ou instituto pegou essa dinâmica, mesmo na previsão a curto/curtíssimo prazo. Ontem a noite, era consenso que a chuva seria precedida pelo calor aqui e vivemos algo bem diferente: Pampulha/BH Imagine a previsão e médio/longo prazo para uma primavera dinâmica como essa? Ainda não acredito em predomínio de condições de verão nas próximas semanas. O fim de tarde tem 20ºC em BH, com ar carregado de umidade e chuviscos.
    3 points
  28. Desde domingo passado percorrendo a Espanha nesse fim de verão/início de outono. No início da semana passada, finalizando o verão, estava em Madrid com dias ensolarados e quentes mas longe do calor extremo do alto verão. Peguei máximas de 27° a 29°. O maior calor da viagem passei na terça passada na minha visita a Toledo quando bateu 31 graus. Depois, no fim da semana passada, iniciando o outono, estava em Barcelona com tempo mais nebuloso e máximas entre 22° e 25° e a presença da chuva durante a madrugada. Hoje estou em Granada com belo dia de sol e temperatura de 23 graus. Essa foto mostra a Sierra Nevada de Granada, que por óbvias razões de início de outono, não está nevada.
    3 points
  29. Desde que houve o landfall em Cuba, Ian não tem apresentado sinais de enfraquecimento: a parede do olho continua intacta e o CDO se tornou até mais simétrico. No momento está prestes a entrar no Golfo do México.
    3 points
  30. Apesar de não estar mais em Tallahassee, recebi um e-mail e as aulas estão canceladas na Florida State quinta e sexta feira.
    3 points
  31. Prévia do excelente mês de setembro em Londrina. PWS no distrito de Lerroville, uma das áreas mais altas do município.
    3 points
  32. Segunda feira: frio, umidade e escuridão! Tudo o que o @Carlos Campos gosta kkk... O clima vampiresco da nossa cidade é admirado por alguns e odiado por muitos. Mas no verão isso aqui compensa e muito! 16°C neste momento no centro de São Bento do Sul.
    3 points
  33. Terça-feira amanheceu com muita neblina. Mais intensa próximo a borda da serra Menos intensa na área central. Apesar de ter sido um dia mais claro e quente que ontem, não vimos a cor do sol mais uma vez. Máximas de hoje: 22,3°C Epagri Mato Preto 20,9°C Epagri Rio Vermelho/Incoterm Rio Negro 20,3°C Samae Centro
    2 points
  34. Como diz a canção "reconhece a queda e não desanima, levanta sacode a "geada" e da a volta por cima"
    2 points
  35. Furacao Ian está como Cat.2, com ventos sustentados de 100 mph, chegando em Cuba. Continua se fortalecendo devendo chegar a Cat.3 logo. Segue rumo a Região de Tampa Bay, Flórida, onde já começaram evacuações. Aqui em Jacksonville, Flórida, já estamos com Tropical Storm Watch, e aguardando enchentes e inundaçõés, e ficarmos sem energia.
    2 points
  36. Sim, espero que consigam resolver isso logo! Ah, a Profª Maria me passou mais uns dados hoje. Infelizmente ela não tem acesso às temperaturas mínimas e máximas diárias (pelo menos por enquanto), mas me passou as médias tmin e tmax mensais desde jan/18 para as estações de São Bernardo e Ribeirão Pires. Seguem os dados de jan/18 a jul/22 Fonte: VALVERDE, M.C.; COELHO, L. H. ; Cardoso A. O. ; PAIVA JUNIOR, H. ; BRAMBILA, R. ; BOIAN, C. ; MARTINELLI, P. ; VALDAMBRINI, N. M. . Urban climate assessment in the ABC Paulista Region of São Paulo, Brazil. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT, v. 735, p. 139303, 2020.
    2 points
  37. Dia chuvoso em Londrina, bem como boa parte do Paraná. Acumulados entre 15 e 35mm pelo que olhei na região. A mínima foi de 12,5°C no distrito de Lerroville e na casa dos 14°C na área central. Agora às 14:15 faz 16.0°C e 16,5°C em praticamente todo município. Em Apucarana, faz 15°C. Em Mauá da Serra, acima dos 1.000 m, com certeza a temperatura é sub-15. Últimos dias na PWS Distrito de Lerroville (encosta rural 734m) 25/09: 12,2/18,3°C (0,99 mm) 24/09: 7,2/25,6°C 23/09 5,7/21,3°C 22/09: 11,2/21,6°C 21/09 16.0/19.0°C (47,55 mm) Últimos dias na estação do IAPAR (encosta urbana na casa dos 580m) 25/09: 13,3/20,7°C 24/09: 8,1/ 25,8°C 23/09: 8,9/ 21,5°C +/- 22/09: 12,5/22,3°C 21/09 16,4/18,7°C (55,20 mm) No dia 23, Apucarana (topo urbano 850m), na advecção, registrou mínima de 7,5°C. A máxima deve ter sido bem comportada.
    2 points
  38. Hoje mínima de 16,2° por aqui. Nuvens impediram o resfriamento, mas agora estão se dissipando e permitindo o aquecimento. Tenho 24,9° com 58% e muitos cumulus. Segue o vídeo do final da manhã.
    2 points
  39. Impressionante como POA é uma cidade que decepciona. Quase sempre decepciona... A sensação é de que setembro foi bem abaixo do normal, nada de na média. Tivemos UM dia com 29°, um único pico de calor isolado, e assim mesmo sem chegar aos 30°. Mas aí você vê os dados e se depara com isso, mesmo porque não devemos ter frio significativo até a virada do mês.
    2 points
  40. E a cidade de São Paulo vai tendo manhã chuvosa. O predomínio é de chuva fraca, às vezes moderada. Os acumulados nas estações do CGE, até o momento, variam de 7,0 até 14,8 mm. Temperaturas entre 15 e 16,x°C. Nas oficiais às 11 h, Mirante: 15,8°C Interlagos: 15,6°C
    2 points
  41. As anomalias ai estão ABSURDAS! Nas mínimas em -1,7ºC e impressionantes -3,9ºC nas máximas!!!
    2 points
  42. Os modelos estão muito insistentes com essa ideia de que BH teria também chuvas abundantes, mas sem o friozinho diurno que a zona da mata provavelmente experimentará em vários dias da grade de 15 dias. Estranhei, pois mesmo que a chuva por aqui venha acompanhada com uma atuação mais proeminente do ar frio oceânico, diminuindo as temperaturas, eu creio que em BH esse tipo de ar frio também não encontra grandes dificuldades para chegar, ainda mais com o BR Central adormecido como está. As máximas provavelmente estão superestimadas mesmo, como ficou bem exemplificado no dia de hoje deste gráfico aí.
    1 point
  43. 1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.