Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/25/18 in all areas

  1. Europeu continua indica chuva torrencial pra BH....ja é caso de acender o alerta. lançou um serviço novo aki, vamos ver como funciona. Europeu 12z mostrando que a situação tá ficando séria e preocupante.
    2 points
  2. Hoje encerrou a opressiva sequência de calor e tempestades violentas, durou 3 dias, ainda não dá pra dizer que tivemos uma onda de calor nesse verano. Agora calor normal pra época do ano de 29/30ºC e abafado, mas a umidade diminuiu.
    2 points
  3. Modelos seguem indicando chuva em Queimada Nova de amanhã até segunda. Ontem e hoje, apesar da previsão de pancadas isoladas nada de muito interessante se formou aqui por perto. Espero que minha sorte mude, já que estamos numa situação bem crítica. A média de chuva para os meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro em Queimada Nova é de cerca de 255 mm. Entretanto, nesse mesmo período desta estação chuvosa só choveram 69 mm, o que equivale a apenas 27% da média.
    1 point
  4. Quinta feira de feriado com predomínio dos ventos marítimos em Sampa por conta da passagem de uma frente fria no litoral. Apesar disso, as temperaturas estão altas. Enfim, uma situação bem parecida com os primeiros 10 dias de dezembro. Pelo radar, temos áreas de chuvas na serra do mar e também na serra da Mantiqueira. Agora estamos com 26.4 graus na Mooca. A máxima chegou aos 29.9 graus. A mínima ficou em 21.7 graus.
    1 point
  5. Meus últimos 4 dias por aqui (entre os dias 21 e 24): 21,6 24,3 21,0 25,9 22,4 28,2 21,5 33,5 Apesar da mínimas estarem na média ou levemente acima, as máximas no geral estão abaixo. Hoje será mais um dia abaixo da média: até agora variei de 21,5° a 27,2° e agora faz 25,6° com 69% e bem nublado, inclusive ameaçando chover (chove ao norte daqui). É possível que janeiro feche bem no padrão, um ou outro décimo acima, algo que não acontece desde 2013. Até a próxima semana teremos o domínio da mTa, e o GFS/Avn insiste numa baixa se formando em alto-mar, o que vai drenar um pouco de ar oceânico para a costa do Sul e do Sudeste. Ao menos nas temperaturas grande parte do Centro-Sul do Brasil continuará no padrão. Está bom.
    1 point
  6. Sobre a dinâmica atmosférica durante ondas de frio históricas, agora entendo o motivo de algumas massas polares provocarem muito frio na fronteira oeste do Brasil e não atingir parte do Sudeste: Na falta de algum mecanismo, como um Cavado ou cícone extratropical que impulsione a alta pressão polar para o norte, a mesma acaba por avançar quase que totalmente pelas planícies do interior do continente e fica concentrada ali, provocando baixíssimas temperaturas enquanto que a outra parte do país fica na atuação do bloqueio atmosférico. Quando há a formação de um ciclone na costa sul do Brasil, este impulsiona a massa de ar frio para latitudes baixas, a mesma adquire um formado arredondado e consegue prosseguir rumo a todo o Sudeste e parte da Bahia, o ar frio se distribui melhor na América do Sul.
    1 point
  7. O Brasil é o 5° maior país do mundo e não fácil cobrir o território nacional com informações meteorológicas precisas, embora esforços tem sido feitos. Em janeiro de 2018, das 549 estações automáticas disponíveis no catálogo do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, 457 apresentam boas leitura de precipitação. As demais, cerca de 17% apresentam erros de medição, talvez porque o pluviômetro seja o instrumento meteorológico mais vulnerável as condições do ambiente. Também não há dinheiro suficiente para realizar o reparo de todo este material que se espalha pela imensidão do território brasileiro. Em 2017 o orçamento do INMET foi reduzido de 37 para 21 milhões de Reais. O estado do Amapá é no momento o que menos conta com informações meteorológicas de precipitação: apenas uma estação opera no estado. Em Roraima são somente duas estações. O mapa apresenta a atual altura da precipitação em todo o território nacional. Para fechar o contorno do mapa foi necessário utilizar algumas estações convencionais no Amazonas, Acre, Roraima e Pará.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.