Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Past hour
  2. 12Z GFS piorou mais ainda aqui. Virou friozinho úmido, amenidade e meleca de unidade, sem chegar aos 13 graus sequer.
  3. Boa tarde. A minima hj aqui em casa na faixa dos 16 graus, achei que seria sob 18 dado o calor de ontem. Hj esta menos quente, pois tem bastante nuvens no ceu + inclinação do Sol no final de abril ajuda. Faz 25 graus na area urbana de Friburgo as 14 hrs.
  4. Today
  5. Ok Curitiba , você me venceu….a previsão para a capital paranaense é ainda mais bizarra! Vejo anomalias na casa dos +8C por lá , durante mais de 1 semana !
  6. São Bento do Sul agora: Céu encoberto com bancos de neblina de quando em quando... A partir de amanhã é ladeira acima kkkk...
  7. Verão segundo tempo Curitiba em maio? Vai voltar a venda de dolé com tudo. Errou quem achou que fosse campo Grande. Vento noroeste moderado todos dias represando a FF em SC e o ar polar no RS.
  8. A latitude 30 nos salvou da onda de calor, o principal, mas não nos poupou da xozeza. Friozinho úmido e amenidades.
  9. Eu não duvido de um evento desproporcional à frente, mas essas projeções do meteored Pra Sampa devem ser vistas com muita cautela. Vamos lembrar de novembro de 2023: cerca de 1 semana antes do evento (assim como agora), a previsão era de quebra de recorde histórico por margem de até 2 graus por 4 dias seguidos. À medida que se aproximou da onda de calor propriamente dita, as previsões foram se ajustando (mas ainda exageradas). No fim, não bateu o recorde histórico (aqui), mas foi sim a maior onda de calor já registrada em novembro. Me lembro de algum paulista postando uma previsão do mesmo instituto que ficou 5 graus acima do que aconteceu. Eu acredito que essa previsão pra SP não vai se cumprir. Deve, sim, bater o recorde histórico e ficar vários dias em torno dele, mas não esse mastodonte aí. Quando chegar perto, provavelmente esses 33 aí vão virar 31. De toda forma, mais uma anomalia de calor pra se somar às várias de 10 meses pra cá. Por aqui (BH - MG), o verão térmico parece querer tomar conta do ano INTEIRO: é SURREAL máximas de 30/32 em sequência adentrando maio sem quebra.
  10. Buenos dias, aqui en Montevideo la situacion no podria ser mas diferente, tenemos una jornada totalmente invernal con 12,8°C en la estacion Prado y 12,5°C en la estacion Melilla al las 12 hrs, no para de llover.
  11. O que "salva", pra ser bem generoso, aqui nessas nossas latitudes, é a baixa insolação, que força as máximas a não ficarem mais tão absurdas. Mas essa dinâmica podre e bizarra que está acontecendo no nosso país também se revela por aqui com base nas mínimas. Essas não escondem embaixo do tapete o desastre.
  12. Bom dia a todos... Fico lendo as postagens de todos e vendo as previsões e de verdade, estou assustado com o que está sendo previsto... Nem nos meus maiores pesadelos imaginaria um final de abril/ início de maio tão tenebroso como o que se avizinha... O que o Meteored tem mostrado é apavorante para miolo de outono e parece um gráfico que não tem fim na escalada nas temperaturas, a cada dia ficando cada vez mais intenso e ilógico... TODAS as previsões de sites de meteorologia tem mostrado a possibilidade de valores que parecem uma piada de mal gostoso para maio mas com toda a minha alma eu torço para que as previsões do Meteoblue e Weather.us, ainda que muito ruins, se confirmem no lugar desse gráfico estarrecedor do Meteored: O meteoblue coloca uma marca absurda de 34C no dia 01/05 mas ameniza o cenário a partir do dia 03 deixando uma margem de variabilidade para o que pode ocorrer... O Weather.us vai na mesma pegada um pouco mais suave ainda que o Meteoblue e dando margem pra mudanças maior a partir do dia 03... Lembrando que esse gráfico se baseia numa média geral dos modelos e as probabilidades apontadas pelos mesmos... O meteoblue considera mais o GFS... De toda e qualquer forma, até que o dia 03/04 de maio chegue vai ser um tormento que por vezes vai parecer não ter fim e o que mais dói é saber que será em SP em pleno outono e não no meio do cerrado brasileiro no paralelo 18°... É, o clima mudou e negar o aquecimento global torna-se cada dia mais inadmissível... Chocante 😢...
  13. Anomalia positiva por volta dos +5 / +6 nas mínimas e nas máximas em Juiz de Fora nos próximos muitos dias, conforme a previsão do Meteored: Isso é MUITO BIZARRO....esse não é o clima verdadeiro da minha cidade em Maio...pesquisei aqui os dados do INMET e em nenhum outro ano desde 1973 (inauguração da estação) ocorreu algo semelhante nesta época.
  14. Me impressiona o calor que faz nessa região do noroeste paulista (aracatuba,Jales,Votuporanga) 1 a 2 mais quentes que regiões mais ao norte como aqui em Ituiutaba por exemplo. Séria efeito colateral do represamento dos rios grande, tiete e Paraná? Apenas devido a altitude? Fatores de relevo?
  15. Dessa vez está acontecendo o mesmo que em abril de 2016, só que de maneira mais tardia, pode ser que uma onda de frio encerre esse período quente prolongado em meados de maio, tipo lá pro dia 15 ou depois, como foi em 2016 no fim de abril.
  16. Cuiabá não está com grandes possibilidades de bater recordes de máximas para abril ou maio, o máximo previsto está na ordem dos 35 C, mas com mínima de 25 C, para os próximos dias, ainda há uma boa carga de umidade no ar, o que não deixa a temperatura subir muito, pra valores de até 40 C, visto que não é época pra isso, porém a umidade de 30%/40% de tarde deixa a sensação de calor mais desagradável.
  17. Se concretizar talvez vai ser a maior onda de calor outonal em termos proporcionais já registrada em São Paulo, com temperaturas máximas 8 a 9°C acima da média do mês por dias a fio
  18. Neste tópico eu me sinto o próprio aluno de graduação de geografia, na minha época lá na UFJF com meus outros colegas, e o Flávio sendo nosso professor de climatologia tentando botar ordem na sala que está desesperada, kkkkkkkkkk. Lembrei do meu saudoso professor de Climatologia, o Luiz Alberto, hoje aposentado. Naquela época, em 2005, ainda havia muita discussão na sala se as mudanças climáticas causadas pelo homem eram fato ou fake...bom, quase 20 anos se passaram e hoje em dia não dá mais para ter essa discussão, hehehe.
  19. Eu olho essa projeção e me recuso a acreditar que se trata de uma previsão para....Maio ? Se fosse em finais de Agosto e Setembro / Outubro ainda vá lá , mas EM MAIO ??? COMO ASSIM ??? Gente, isso não tem paralelo com nenhum evento do passado...essa onda de calor é ainda mais bizarra que a de Novembro-23, por se tratar de uma época que eu nunca tinha visto esse tipo de bloqueio tão forte e tão duradouro. Talvez esse seja o nosso fundo do poço das mudanças climáticas ? Ou pode piorar ?
  20. Conforme análise efetuada por @Aldo Santos, enviada em nosso grupo WhatsApp, o Mirante tem 4 registros de 30°C ou mais em maio. ATENÇÃO: todos depois de 2000. Antes disto nunca havia ocorrido tal marca! Antes disso, nunca tinha "trintado" em maio. 31,7°C (03/05/2001) 31,3°C (07/05/2010) 30,7°C (02/05/2001) 30,1°C (01/05/2003) DIANTE DESTES DADOS, OLHA A PROJEÇÃO DO ECMWF PARA OS PRÓXIMOS DIAS: Sinceramente, não sei o quão mais fundo do poços podemos chegar. Aquecimento do planeta chegou num nível sequer imaginado pelo mais pessimista dos cientistas.
  21. Aqui também no Alphaville, uma tragédia - máxima de 30,9˚C - recorde para abril (2020-2024). Abril segue cerca de 1,5˚C acima da média. El Niño se despedindo com tudo... Ah, também é o abril mais seco já registrado: 2 mm de chuva até agora.
  22. Obrigado Professor! Mais uma vez uma ótima explicação! Obviamente a gente aproveita pra fazer zueira na sala de aula com o suposto "inverno desgraça" kkkkk...
  23. O frio previsto aqui, virou um frio meia boca, úmido e cada vez mais empurrado para frente. PR, SP e RJ não terão nem o cheiro, o que dirá as outras regiões, e sim calorão. O tempo nublou a noite e não abriu mais, travando a mínima em 15.5 graus. Vamos ver se 12 Z algo muda.
  24. é o outro gran cantante colombiano Carlos Vives que tá cantando com a Xaguira, Kashira, Shapika. Nossa mínima vai ser ESTRAÇALHADA na madrugada de hj. Era previsto até uns 13 pra cá, e estamos estacionados nos 17. E a mínima de sexta será 22! Que sopa de umidade essa dinâmica do El Niño segue trazendo. Mínimas assim em Abril são bizarras, porque são muitas em sequência. Absolutamente todos os meses até agora, exceto a segunda quinzena de Janeiro, tiveram mínimas absurdamente altas na média.
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.