Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Past hour
  2. Já era este clima. Tenho 45 anos, fui criança na década de 80 e adolescente nos 90 e aqui na RM POA mudou consideravelmente, especialmente o verão, mínimas e máximas mais altas, abril tropicalizou, mais aberrações em agosto, vejo menos geadas. E nenhum sinal de retornar como era há pelo menos 30 anos atrás.
  3. Today
  4. Minhas memórias meteorológicas começam em 1999, precisamente o evento de Agosto de 1999 foi o que despertou inicialmente minha paixão com o assunto. E depois o Julho 2000, né …a última onda polar que foi capaz de trazer mínima abaixo de 5C lá no topão do INMET daqui… As minhas memórias meteorológicas brotam no início da década de 90 Início formação de geada (no final da noite!!!), não sei se 1990 ou 1991 1994 foi o BOOM!
  5. Começo a crer que o aquecimento que tivemos a partir de ~ meados década de 90 (invernos 95, 97 e 98 começaram a me chamar a atenção...) nos fez a acostumar/habituar com um "novo clima" aqui na RMSP, partir ~ meados década passada. Clima pré-2000 NO MAS EXISTE! Será, Mano? Se sim, F****!!!!
  6. Definitivamente, verão já foi "pras cucuias" E desde a última 6ªfeira, 22/Março... Máxima de 21,6ºC nesta 5ªfeira por aqui Mínima de 17,3ºC É..., já estamos em transição verão-outono há quase 1 semana, e assim continuaremos até a chegada da primeira MP mais forte para inaugurar o "outono" Qui Dilícia!
  7. Agora 31,3° com 59%. Sol ofuscado. Dia lixo, porco, desagradável. Vídeo de pouco depois do meio dia.
  8. Mais um dia de outono no Rio de Janeiro, estou adorando. Hoje o dia amanheceu nublado e por volta de 10:30 começou a chuviscar seguindo até agora às 5h30 tínhamos 22 graus aqui no cachambi, agora são 13:17 temos agradáveis 24 graus, que beleza até dentro de casa já refrescou marcando 25 graus. O curioso essa temperatura no Rio se vê muitos com roupa de frio kkkkkk claro digo casaco leve blusa de manga comprida leve
  9. Junho/2016 foi muito bom em Belo Horizonte pelo conjunto, um dos melhores meses invernais da década, sem dúvida. No entanto, como evento isolado, foi facilmente superado por outras ondas de frio recentes, como junho e agosto de 2010, julho 2017, maio 2019, maio 2022 e outras, se considerar máximas baixas com chuva etc. Houve um evento de chuva histórico no começo do mês (cerca de 70/80 mm) com máximas baixas, seguida de forte pré-fontal (máxima de 30,5C) e uma segunda quinzena altamente invernal, com inúmeras mínimas de 10/11 e máximas de 20/22 na área central da cidade: Belo Horizonte - centro: Foi ótimo, me lembro de muitos dias sob vento gelado na rua, pois essas temperaturas vinham com muito vento e céu parcialmente nublado. Mas nada de histórico.
  10. Muitas áreas de instabilidade atuando nesta manhã pela região. Variando entre chuva fraca a moderada:
  11. Minhas memórias meteorológicas começam em 1999, precisamente o evento de Agosto de 1999 foi o que despertou inicialmente minha paixão com o assunto. Lembro do calor pré frontal, da tempestade que veio logo em seguida e do dia seguinte com tempo nublado, ventoso e muito frio. E depois o Julho 2000, né …a última onda polar que foi capaz de trazer mínima abaixo de 5C lá no topão do INMET daqui… Fala-se muito de Junho-16, eu também adorei, mas…para mim, Julho-2021 superou para os padrões atuais.
  12. Mínima de hj surpreendeu em Canoas! Mas pela ruindade, 19,9 na base aérea. Pelo menos foi sub-20 né? Na parte urbana com ctz deve ter sido na média de Janeiro.
  13. Estação do bairro Rio Negro online novamente desde as 8h30: Tivemos outro amanhecer bem fresco com bastante nevoeiro. Mínima de 12,3°C no Rio Vermelho Estação e 12,6°C no bairro Lençol.
  14. Máxima bateu os 29,5°. Foi calor. Agora faz 22,0° com 87%. Vídeo da tarde. Fui até o Centro.
  15. Yesterday
  16. Durante a tarde houve um aumento de nuvens e surgiram até mesmo algumas Stratocumulus "Congestus" com base escura. A máxima em casa foi 24,4°C e a brisa marítima soprou forte, desintegrando as nuvens mas mantendo grandes blocos de nebulosidade e nevoeiro na serra. Um outro ângulo do amanhecer desta quarta-feira, com vista para o NW:
  17. Boa noite.. Aqui o amanhecer foi com céu limpo e temperatura também baixa. Na minha estação a mínima foi 13,0°C mas houve registros melhores na grande Curitiba, com mínimas na faixa dos 11/12°C (baixadas). Manhã bonita:
  18. Hoje e nos últimos dias aqui em S. Sebastião do Paraíso foram sobre a influência da ZCAS, isso depois de um bom tempo. A última vez provavelmente foi lá no ínicio de 2023 ou até antes. A ZCAS normalmente está ficando mais ao norte daqui. Como resultado, desde sexta-feira temos uma variação de tempo fechado, chuva praticamente o dia todo, com a umidade média perto ou acima de 90%. Hoje, não me lembro de ter parado a chuva uma hora sequer, talvez de madrugada. No decorrer do dia, hora ela está mais fraca e hora mais forte. Por causa do mau tempo, um Cessna do Corpo de Bombeiros de Minas, que trazia um paciente de Divinópolis para a Santa Casa daqui, não conseguiu pousar, tendo que voltar para Divinópolis e, segundo o que consta no histórico do site, posteriormente foi encaminhado para Belo Horizonte. A máxima foi de 20,6°C ainda de madrugada, agora está com 18,8°C, que é a mínima do dia.
  19. Esse padrão ameno deve perdurar até o fim do mês, pelo menos. Bom que vai atenuar as anomalias positivas que estavam terríveis! Por aqui, assim como em toda a RMSP, tivemos uma quarta cinzenta e fresca, de baixíssima amplitude térmica. CGE Mauá variou de 17,6 a 21,4°C. Por mim continuava assim por mais um mês que tava ótimo!
  20. Lembrando que em julho/2000 também tivemos 1 semana gelada. O problema todo é o seguinte (Acho eu)... Para quem observa o tempo a partir do final da década de 1990, realmente foi um frio "brabo". Mas... quem viveu as décadas de 1990, 1980 e anteriores viu frios equivalentes ou até piores em Sampa.
  21. aqui também fez friozinho. Ainda mais que à noite um misto de frio vampioro, vento, tempo abrindo, vento fresco derrubou as temperaturas para algo em torno de 13 graus na maioria das etsações da região.
  22. A frente fria marítima fez com que as instabilidades remanescentes da frente fria anterior desse uma recuada. Assim, São Paulo vem tendo uma tarde com chuviscos e amena. Essa situação já está dessa forma desde a manhã. Imagem
  23. No final das contas acho que teremos uma MP que vai virar a chave no centro-sul do país, encerrando o período chuvoso e empurrando momentaneamente as chuvas para o nordeste. Após o inicio da semana que vem, começo a ver muitas mínimas entre 14°C e 16°C na previsão de BH, indicando claramente essa mudança para um padrão outonal por aqui, sem chuvas.
  24. Ontem chegou a chover em alguns pontos do sertão da PB, mas Pombal infelizmente não teve nada. De destaque, segundo a AESA, tivemos 68,2 mm em Prata, no Cariri do estado. Hoje de madrugada se formaram instabilidades bem fortes entre o RN e o CE: No momento temos instabilidades ao redor de Pombal, alguns núcleos ao norte e outros mais fortes ao leste (a foto abaixo é do leste): Rafael Santos Falando de projeções, agora o europeu entrou na onda do GFS, colocando chuvas bem acima da média nas próximas 2 semanas:
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.