Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates     

  1. Today
  2. Não entendo o clima aqui no Rio. Santa Cruz, Jacarepaguá e Vila Militar São baixadas e registram temperaturas próximas (até menores) que o Alto da Boa vista.
  3. Arthur Gama

    A super onda de frio do inverno de 1955

    É difícil de imaginar uma única massa polar provocando neve e temperaturas máximas negativas durante 3 dias consecutivos e atuando com toda essa intensidade por tanto tempo. É literalmente como se ela tivesse ficado estacionada por vários dias. Por isso me vem a dúvida: será que não foram dois pulsos? E se não foram dois pulsos, o que segurou esse ar polar em cima do BR por tanto tempo? As re-análises são muito vagas pra esse evento. Fiquei indagado com isso porque a de julho/1975, por exemplo, também foi uma super onda de frio, talvez uma das mais fortes do século, mas teve uma duração e uma trajetória relativamente comum.
  4. De 3ª feira a 5ª feira noite, FF bloqueada no RS. Só "dá ares", do NE de SC "para cima" partir de 6ª, ou sábado... Mas tem gente que gosta de ASAS....
  5. Boa noite! Ontem o dia foi nublado em Buenos Aires, com um pouco de chuva fraca no comeco da noite. A temperatura variou entre 11,7°C e 17,4°C. Hoje tivemos sol e céu parcialmente nublado. A mínima foi de 9,9°C e a máxima chegou a 19,8°C, a maior em quase um mes. Quase chegamos a 20°C (o que deve acontecer domingo, infelizmente). Agora temos poucas nuvens, 12,9°C, URA de 91%, vento norte a 1 km/h e pressao de 1.012,1 hpa. Para amanha a previsao é de muita umidade: neblina de manha e possibilidade de garoa ou chuva fraca à tarde e à noite. No fim do dia também teremos bastante vento, de nordeste. O SMN indicava mínima de 14°C, mas já foi superada, e a máxima deve ser de 18°C. O sol nasce às 7h55 e se poe às 18h04.
  6. Boa noite. Já temos áreas de chuva de moderada pra forte intensidade próximas a Fortaleza. Venta bastante na cidade.
  7. Agora no trevo de Barra do Piraí/Ipiabas, uma bela noite de lua cheia com algumas nuvens e friozinho gostoso acho que na casa dos 14/15 graus. Logo estarei em Conservatória, onde o fim de semana promete ser agradável com noites um pouco frias e tardes quentinhas, bem típico de julho quando não há ar frio em ação.
  8. Boa noite BAZianos! Estou de volta a Juiz de Fora depois de uma temporada em Rondônia. Na volta, de segunda a quinta feira, peguei desde 36 graus no centro de Rondônia até 7 graus próximo a Votuporanga SP. Aqui no Centro da cidade a temperatura chegou a 7 graus no auge do frio da semana passada. A menor temperatura aqui desde que comecei as medições em 2017, neste local. Hoje foi mais um dia frio. A temperatura oscilou entre 10 e 20 C. Um pouco antes das 17h a temperatura já era 17 C, vejam a foto a seguir do centro da city neste horário. Neste momento, 21h30m, céu claro e apenas 13 C. Se não nublar a noite promete.
  9. Yesterday
  10. Por um milagre , o céu está limpo aqui na ZS de SP . As 20 h tínhamos Iag 13.4 graus Sesc 13.6 graus Mirante 15.5 graus . Daqui a pouco o Sesc começa a flopar/estagnar hehe.
  11. A nebulosidade aumentou bastante em Fortaleza do início da noite pra cá. Curioso também esses núcleos mais desenvolvidos ao norte do litoral do Nordeste.
  12. Já aqui em SP eles sempre marcam a temperatura bem acima do que realmente está , são sincronizados com o sol kkk
  13. Aproveitando o assunto, mesmo dentro do MESMO BAIRRO as temperaturas podem variar bastante no Rio, aqui em Copacabana onde moro sempre noto bastante diferença entre a orla e o interior do bairro especialmente em noites de céu claro, uma simples caminhada de dez minutos e você já nota uma diferença térmica importante entre a Avenida Atlântica e o bairro Peixoto por exemplo (espremido entre as montanhas do morro dos Cabritos no final da rua Figueiredo de Magalhães e Santa Clara), a partir da rua Barata Ribeiro já esfria bem, moro na Avenida Princesa Isabel( no limite com o bairro do Leme) que começa na orla e termina na entrada do túnel novo(que liga ao bairro de Botafogo) e ela na orla é bem menos fria que perto do túnel sob noites como a de ontem. Também já notei que no Leme a temperatura também cai mais (talvez por ter bem mais verde e ficar espremido nas montanhas que dão na Urca) que no meio/final de Copacabana (onde fica a estação automática do Inmet, já praticamente no Arpoador), próximo ao Corte do Cantagalo indo pra Lagoa também esfria mais que no posto 5 logo ali na frente, isso pra não falar das chuvas, já cansei de ver temporais sendo registrados na estação de Copacabana no posto 6 enquanto aqui mal chovia ou o inverso, imaginem o que não pode acontecer em bairros até mais extensos como Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Campo Grande, Tijuca, etc
  14. Deve ser o maluquinhos de rua kkkk Toda a cidade está abaixo dos 20 graus ...até o forninho da Sé hehe
  15. Foreca aqui pra Socorro SP.
  16. Sim, a temperatura que posto é do WC, não sei qual estação usam.
  17. Mp se afastando do sul e de Sp, com isso BH é a 2a mais fria no centro sul nesse momento: Temperaturas as 17:50: Cwb: 17oc Bh: 18oc Poa, Fln: 19oc Sp: 21oc Bsb, Rio: 22oc O frio deve ficar por aqui até domingo, depois as máximas aumentam, mas as mínimas continuam comportadas em torno de 12oc. E as nuvens chegaram hoje ao fim da tarde, porém sem chuvas conforme era previsto. Para chover em julho aqui só com reza brava!
  18. Dia de bastante sol aqui na capital paulista , a tarde o vento virou para o continental e tivemos um bom aumento nas temperaturas . Sesc Inmet variou de 10.6 a 22 .8 graus . Os próximos dias teremos tardes mais quentes e ficaremos no lado ruim da ASAS hehe .
  19. Verdade. Centro tem um clima; zona sul outro (mais ameno e menor amplitude pois fica entre o mar e grandes encostas). Zona oeste tem amplitude enorme, vide que lá são registradas as menores temperaturas absolutas em quase todo ano e as máximas absolutas também. Zona norte tem uma característica mais quente de uma forma geral. Sem contar a nossa região "florestal" e o Alto da Boa Vista, nossa "região serrana". Obs: fui morador do Morro do Vidigal durante anos até início dos anos 2000. Faltam dados em favelas no Rio. No alto do Vidigal, em invernos a temperatura chega tranquilamente a 13 graus, com certa facilidade, por conta da altitude e da grande presença de árvores. Se lá que é a beira mar é assim, imagina em favelas da zona norte que são tão altas quanto, como vila Cruzeiro por exemplo. E mais um detalhe: a estação pluviométrica Vidigal do Alerta Rio fica no bairro do Vidigal mas não na favela e sim no terraço do hotel Sheraton na Avenida Niemeyer, que tem um clima bem peculiar inclusive, bem ameno e bastante úmido. Pouca gente sabe disso.
  20. Essa questão da sincronização eu desconhecia. Então faz sentido. Agora a tarde se repete. To atravessando a Presidente Vargas e os termômetros variam: 21 ou 24º. Já peguei 13 graus no centro em 2013, com chuva e vento. Abaixo de 10 realmente deve ser uma vez a cada sei lá quantos anos.
  21. Julho de 2019 tem sido predominantemente seco em Fortaleza. Esta é uma foto que tirei na manhã de ontem, mostrando o skyline da capital cearense a partir do bairro Aldeota. Essa tem sido a cara dos dias desse mês.
  22. Algumas nuvens estão com deslocamento tendendo ao Ceará. Aí tem a frente fria e os ventos da alta pressão. Me lembro de ocasiões parecidas em meses de julho que provocaram bastante chuva em Fortaleza e adjacências (em 2015, por exemplo). Não há previsão pra isso, mas sei lá, fica a esperança hahaha.
  23. Boa tarde, mais um dia com muita nebulosidade e frio na área urbana de Nova Friburgo, na UERJ a máxima foi de 17,1°C as 14:40 da tarde. Quanto as minimas, hj tb tive o segundo dia mais frio do ano até o momento com temperatura de 5,7°C no meu termômetro digital, outras minimas: UERJ - 6,0°C Inmet Salinas: 3,5°C Outro destaque no estado foi a minima de Carmo/RJ que tb afundou a 300 metros de alt. fez 8,4°C na cidade.
  24. Taí, acho o Galeão boa opção também; é mais quente que os locais mais frios e um pouco mais fresco à noite que as zonas mais adensadas pela cidade, não fica muito longe do que seria uma "média" da cidade quando o assunto é temperatura mínima. Aliás, os dois únicos meses com média sub-20ºC neste século no Galeão foram julho de 2000 (19,9ºC) e junho de 2016 (19,8ºC).
  25. Wallace Rezende

    Normais Climatológicas Longas

    Normais climatológicas completas de Paris. Localizado na parte sul do 14º arrondissement, o Parc Montsouris é onde se localiza a principal estação climatológica de Paris desde 1873. Inicialmente uma área suburbana nos limites da zona rural propriamente dita, hoje o parque foi plenamente absorvido pela metrópole parisiense, mas o entorno imediato da estação permanece com bastante verde justamente por ser um parque. Chama a atenção o fato do recorde absoluto de frio registrado em 12/1879 ser muito inferior a qualquer registro posterior, a ponto de muitos já terem até questionado a qualidade dos dados na época, mas a verdade é que uma análise mais detalhada indica que os registros desta estação são de boa qualidade desde o início, e realmente houve uma espetacular anomalia negativa nas mínimas durante aquele mês em boa parte do norte francês por uma conjunção de fatores. Além da urbanização imensamente menor na região, a trajetória da massa de ar frio (na verdade, uma sequência de MPs) foi perfeita para provocar várias noites praticamente sem vento e com céu limpo, condições que sozinhas já maximizam bastante o resfriamento radiativo. Mas o principal fator for uma série de nevadas ocorridas antes e durante a passagem dos primeiros pulsos de ar frio, nevadas que criaram uma rara e espessa camada generalizada de neve por toda a região norte e leste da Franca; durante todo o mês Paris teve neve no solo, o que mesmo naqueles tempos bem mais frios era raro, e essa camada de neve ajudou a aumentar ainda mais o resfriamento radiativo naquela região. Em outras ondas de frio poderosas mais recentes (como 01/1985 e 02/1956) a temperatura sequer se aproximou dos -20ºC, mas além de essas já terem “encontrado” os entornos do parque mais urbanizados, não contaram com o auxílio de uma espessa camada de neve e nem com uma trajetória tão favorável às noites calmas. Anteriormente, nos séculos XVII e XVIII, Paris já contava com observações meteorológicas (com algumas interrupções) na sua zona mais urbanizada e central, realizadas em terraços e telhados, e mesmo assim chegou a beirar os -20ºC algumas vezes. Informações adicionais: Maior temperatura: 40,4ºC (28/07/1947) Maior temperatura mínima: 25,3ºC (12/08/2003) Menor temperatura: -23,9ºC (10/12/1879) Menor temperatura máxima: -10,5ºC (20/12/1938) Maior temperatura média mensal: 24,7ºC (07/2006) Menor temperatura média mensal: -6,5ºC (12/1879) Maior média das máximas: 30,3ºC (07/2006) Menor média das mínimas: -10,4ºC (12/1879) Maior média anual: 13,9ºC (2018) Menor média anual: 8,7ºC (1879) Maior precipitação anual: 900,8 mm em 2000 Menor precipitação anual: 274,4 mm em 1921 Maior precipitação mensal: 203,8 mm em 07/2001 Maior precipitação diária: 104,2 mm (06/07/2001)
  26. Rio é riquíssimo em microclimas, mas se fosse pra escolher apenas um lugar pra representar bem a temperatura da cidade, aquilo que a maior parte da população sente, seja INMET, aeroporto ou alerta Rio, qual seria a estação mais representativa da realidade do Rio. Eu considero o Galeão, e vc? Teve mínima de 13° hoje, bem mediano entre os 11° e 16° das demais
  1. Load more activity
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.