Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates     

  1. Past hour
  2. O índice AAO não está colaborando também. Estava negativo desde início de abril e tivemos boas MPs desde então.
  3. Prognóstico do weather.com pra cá. Predomínio de tempo nublado e chuvoso, máximas bem comportadas, mínimas mornas para a época. Quando é desse jeito, mesmo estando acima da média o inverno não fica "descaracterizado".
  4. É um fator relevante (diga-se: relevo). Havia ignorado esse obstáculo, mas ele existe. No verão, período em que as instabilidades formam-se localmente, as chuvas chegam pesadas na cidade, pois não passam pela escarpa antes de atingirem a capital. Aliás 😔 reformulando: "Nos verões, períodos em que as instabilidades formavam-se localmente, as chuvas chegavam pesadas na cidade..."
  5. Nenhuma Massa de Ar polar significativa para o Uruguay, mas frio constante. Como deve ser um inverno de latitude média. Mesmo quando está quente(acima da média), ainda é frio. Pra SC a 12Z do Europeu foi uma tragédia, jogou a chuvarada para o RS. Lembrando que Florianópolis encontra-se em sua pior estiagem da história, vindo do MAM mais seco já registrado e em Maio não choveu sequer 10mm. Junho segue no mesmo ritmo. Até Joinville com risco de racionamento de água. A famosa cidade catarinense pela sua chuva e tempo encoberto. Máxima de 16,5ºC em Pinheiro Machado. Aqui em Floripa 20,1ºC no Sul da Ilha no Sertão do Ribeirão e de 22,6ºC em Ratones no Norte.
  6. A temperatura vem estando dentro dos 20° desde as 12h, e o vento voltou, as rajadas não estão muito fortes, mas o vento sustentado vem se mantendo acima dos 10km/h. Tem bastante chuva vindo, por enquanto só sereno. Alguns ipês estão florados, aconteceu uma floração fraca já em maio, mas agora está mais forte, mas alguns as folhas já nasceram de novo, e outras árvores caducifólias como cedro, cana-fistula, amora, santa barbará etc, tiveram a queda das folhas freiadas, será que o frio acabou?
  7. Montevidéu, como era de se esperar, não vai sofrer muito os efeitos do bloqueio atmosférico. Tudo bem que não vai haver frio intenso, porém vai ser constante. Clima excelente !
  8. En cuanto a las previsiones a corto plazo aqui; son las siguientes, por suerte llega un poco de lluvia:
  9. Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo, Melilla: TEMP MÁXIMA 16.78 a las 14:05:00 TEMP MÍNIMA 2.22 a las 05:34:00 Hoy el dia esta soleado; despejado, temperaturas en Montevideo a las 15hrs 14,2°Prado 14,6 Melilla 13,2°C Carrasco. Las maximas rondaron los 15°C aprox. Las minimas fueron 4,9°C Prado 3°C Carrasco y aprox 2°C Melilla. Seguramente se formo helada hoy en mi barrio, pero no me levante temprano para poder registrarlo,jajaja
  10. Pelo visto deu bastante Ibope essa tal de Helena por aqui, heim ? Sinal de uma grande falta de interesse pela previsão dos próximos dias e semana, e não é por menos. Isso que os modelos mostram me lembra Maio de 2019. Um padrão quente, de início de outono ao invés de final de outono. Engraçado que essa virada de chave no nosso padrão ocorreu rapidamente. Os modelos se decidiram rápido nisso e se anteciparam com precisão por muitos dias à frente, num consenso bastante irritante e que não ocorre na previsão de massas polares. Males do país tropical, eu receio. No mais, apesar de tudo, dia extremamente aproveitável por aqui. Mínima muito elevada de 15,9°C , porém a máxima foi de amigáveis 22,3°C. Mas a partir de Sábado a máxima também fica alta, e semana que vem podemos beliscar os 30°C por uns dias seguidos.
  11. Há chuva a sudeste daqui. As nuvens estão até fortes. No momento há um núcleo de chuva mais forte na fronteira entre o Cariri da PB e o Vale do Pajeú, no PE.
  12. Temperaturas Centro-Sul 15 horas INMET: POA: 21ºC Floripa: 20ºC CWB: 15ºC SP: 21ºC RJ: 26ºC BH: 27ºC
  13. Today
  14. POA passou a manhã com céu nublado, mas nessa tarde tivemos mais aberturas de sol. Agora 21 °C.
  15. Ainda para quem tá pesquisando dados antigos de antes de 1961. Existem aqueles modos que o Felipe F e o Andoni mostraram e através desse link aqui: https://bdmep.inmet.gov.br/ É mais complicado pq tem q colocar o e-mail e tal. E também dependendo da quantidade de dados pode ser que demore mais, porém tem a vantagem de que todos os dados já vem no Excel como essa aqui:
  16. Mas acho que tem outros fatores. Um deles é que a escarpa devoniana (Serra de São Luiz do Purunã) drena muita umidade durante a passagem da linha de chuva.
  17. A urbanização de CWB tá funcionando como uma sombra de chuva. rssss
  18. Felipe S Monteiro

    Resumos Climatológicos 2020

    Maio pela região, delas só Palotina tem normal climatológica acessível, com média mínima de 13° e máxima de 25,2° em maio. A compensada em Altônia foi de 18,7°
  19. Alinhamento de chuvas fracas pela metade oeste de SP. Hoje amanheceu bem mais quente que o normal (e comparado com a semana passada), observei 16,8ºC por volta das 06:40 e agora faz 26,5ºC. Tempo parcialmente nublado e vento fraco do quadrante sul. Pelo satélite podemos ter tempo nublado a tarde e possivelmente algum chuvisco. Nessa madrugada ocorreu uma rápida chuva fraca que acumulou mais 0,7mm. Torcendo pela chuva, pq até o momento nada de MP Helena à vista. Bom, pelo menos o CPTEC tirou aquela sequência bizarra para o fim de semana de mínimas entre de 20-21ºC. Só que tbm tirou a chuva de sábado. É... nada vem de graça mesmo kkkkkk.
  20. Quero ver se confirmar a previsão dela, vai ser um tal de gente correndo atrás da Helena, vamos até batizar o site de Helena Abaixo de Zero como homenagem 😂
  21. Quase 14 horas e 14.6 graus aqui em Curitiba, novamente devido a nebulosidade. Aqui só caiu uma garoa sem graça até agora.
  22. Boa tarde! Vendo os comentários, se realmente tivermos uma super MP histórica entre fim de junho e julho deveríamos batizar de MP Helena, assim como fazem com as tempestades tropicais kkkk
  23. Eu notei isso, principalmente esse ano! 2020 tá bizarro em todos os sentidos.
  24. Em Piraquara faz 20 min.. bem mansa mas está se intensificando. Teria q ser estudada (não será) essa aparente não interação entre as chuvas provenientes do interior (e não locais) e a área urbana de Curitiba. É só acompanhar a animação do radar e obrigatoriamente perceber q a chuva recua ao chegar nas proximidades do Campo Comprido, avança pelo norte e pelo sul, evitando a cidade. Já venho notando isso há tempos. E por azar, as chuvas (q geralmente vem pelo oeste/noroeste) passam por Curitiba antes de chegar à Piraquara, ou seja, azar mesmo 🙄
  25. Rio de Janeiro vem tendo dias bem monótonos, temperaturas no famoso crtl c + crtl v mas subindo lentamente dia após dia, variando entre 20 e 26 na minha área na zona norte. Semana que vem pelas previsões devemos ter mais calor, podendo passar dos 30. Não vou reclamar porque o fim de Maio foi bacana em alguns dias. Mas, ao que parece, teremos uns 20 dias de quentura, sem nem um suspiro polar. Espero que o fim do mês, a partir do início do inverno, de fato, nos traga algo de bom. Continuo com esperanças de um inverno decente e com alguns episódios de frio. Agora no Centro tenho 24º, com sensação de mais, tempo nublado.
  26. No começo do mês, vi no MGTV falando do frio mês de maio (até aí ok) mas a moça disse que junho seria ainda mais gelado, com anomalia de -2C. Sinceramente, de onde eles tiraram essa informação?? Algum modelo/instituto previu isso? O junho gelado deles aí: Como se trata de junho, essas anomalias positivas significam predomínio de temperaturas agradáveis (com calor pontual à tarde). Mas é um baita desperdício de potencial de frio da época. @Matheus Vinicius por causa das baixas latitudes do BR (e baixas amplitudes anuais) é comum, em alguns casos, as temperaturas de inverno e verão se confundirem. É menos comum aí no Sul, mas também ocorre (agosto de 2015 em PoA foi um bom exemplo). Agora (13h30), parcialmente nublado e 23.9C no meu termômetro.
  1. Load more activity
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.