Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leandro Leite
 Share

Recommended Posts

Alguns aqui conhecem esse site, porém parece que nem sempre ele é confiável, em se tratando de temperatura a 2 metros do solo o que está me intrigando é um dado de 23 C às 14 horas, 13 h local, em 16 de julho de 2010,  porém, naquele dia há 10 anos sequer passou de 13 C em Primavera do Leste, mas esse não é o único caso, há vários outros que colocam temperaturas muito acima em tardes que estavam realmente frias, agora no período da noite as diferenças são pequenas, tanto pra mais quanto pra menos, essa disparidade se dá nos dias frios, nos dias quentes há mais compatibilidade: https://www.ventusky.com/?p=-15.6;-54.3;5&l=temperature-2m&t=20100716/1800 

Edited by Leandro Leite
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Então ele é Ventosco para dados de T a 2 metros ?

 

Conheci o site nessa semana, gostei muito. Mas achei estranho quando procurei as temperaturas da onda de calor de fevereiro de 2014 em POA, ele parecia estar subestimando os dados oficiais que existem nos históricos, por uma margem de até 3 °C, o que é bastante.  Porém, acredito que nesse caso eu não tenha utilizado o site corretamente, mas quando eu tiver mais tempo quero dar mais uma olhada lá.

 

Link to comment
Share on other sites

Em 10/03/2021 em 09:11, Eclipse disse:

Então ele é Ventosco para dados de T a 2 metros ?

 

Conheci o site nessa semana, gostei muito. Mas achei estranho quando procurei as temperaturas da onda de calor de fevereiro de 2014 em POA, ele parecia estar subestimando os dados oficiais que existem nos históricos, por uma margem de até 3 °C, o que é bastante.  Porém, acredito que nesse caso eu não tenha utilizado o site corretamente, mas quando eu tiver mais tempo quero dar mais uma olhada lá.

 

Interessante é que pra Cuiabá ele é mais compatível, nesse dia 16/07/10 coloca 15 C em Cuiabá, 14 h, 13 h local, e estava cerca de 14 C, acho que o satélite diminuiu a área de atuação do ar polar naquela tarde, fez um recuo, Rondonópolis coloca 21 C no mesmo horário e estava também uns 14 C, mas quando chega de noite, tipo, 20 h, 19 h local, coloca 12 C em Primavera e estava em torno de 10 C, 11 C, o que é uma margem pequena, avançando pra 2020, no dia 23 de maio foi a 16 C, 17 C em Primavera, pouca coisa acima da máxima diurna de 14,7 C. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Na  verdade esse site deve colocar a temperatura que estava prevista para o horário com base em modelos, que costumam ora superestimar ora subestimar eventos de frio e de calor, no caso das MPs continentais ele muitas vezes recua a área de atuação, principalmente de dia, na onda de frio de julho de 2010 coloca 22 C em Campo Grande na tarde de 18 de julho, sendo que naquele dia a máxima foi abaixo dos 12 C, já na onda de calor do Rio Grande do Sul de dezembro de 2019 subestima em até 5 C o calor que estava em Porto Alegre, recuando o calor para o oeste, colocando a capital gaúcha numa transição para as temperaturas amenas do litoral, que foi poupado do calor, enquanto que nem a Serra Gaúcha foi. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Gostei foi das imagens de satélite, pois dá pra saber em que condição se estava uma cidade, é uma pena que só dura um ano, o gibbs noaa tem imagens de satélite de quase 50 anos, porém não tem sequer as fronteiras dos países, parece que antes tinham, somente as fronteiras estaduais dos EUA.

https://www.ventusky.com/?p=-18.9;-52.1;5&l=satellite&t=20200821/2100

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

O site não é muito preciso, mas veja o valor de 9 C em Primavera do Leste na tarde de 28/06/1996, pra falar a verdade deveria está até um pouco menos, pra Jataí também colocam 9 C no horário e estava 7,8 C, Primavera devia está com um valor parecido com esse:

https://www.ventusky.com/?p=-20.6;-52.8;5&l=temperature-2m&t=19960628/1800

E o que pensar desses 7 C durante a tarde na Chapada do Parecis em Mato Grosso em 25/08/1984, será que não estava até menos, seria possível alguma chuva congelada, os modelos de hoje poderiam até prever essa possibilidade pra noite desse dia que estava 6 C.

 

https://www.ventusky.com/?p=-14.57;-58.39;6&l=temperature-2m&t=19840825/1800

Edited by Leandro A M Leite
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.