Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2021


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

2 horas atrás, LeoP disse:

 

Pois é, a previsão do ERROupeu era de 2mm...

 

... o resultado são as velhas novidades:

 

 

 

Acumulados pela cidade: 

Oeste: 80,2mm

Barreiro: 73,6mm

Noroeste: 68,3mm

Centro-sul: 51mm

 

Na parte a norte e nordeste, a chuva foi bem mais fraca. 20~19C agora.

 

E segue chovendo aqui em Contagem, com moderada intensidade nesta noite, cuja previsão indicava somente 2 milímetros. E o erro não se resgtringe a Belo Horizonte. A previsão era a mesma para o norte, vale do jequitinhonha e leste do estado. E pelas estações do Inmet, tivemos boas chuvas por lá também. 

 

A expectativa era mais ou menos isso: 

 

594580584_chuvaeuropeu.JPG.393349062627af49f3b5a273a895b69d.JPG

 

E aconteceu isso nas últimas 24 horas, chuvas em todas as regiões: 

 

1260282352_chuva15-01.JPG.1e125fc3475b2350f700678c893cd0ad.JPG

Edited by RafaelBHZ
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

35 minutos atrás, Maicon disse:

ALTA DA BOLIVIA E VÓRTICE NO NORDESTE...

MUITAS INSTABILIDADES NO BRASIL CENTRAL...

CAVADO NO SUL COM DESLOCAMENTE PARA NORDESTE...

 

JÁ PENSOU VIR UMA ZCAS AÍ! 

 

imagem-20.jpg.b56684a34fd0aa79282e06539855afea.jpg

 

altitude_2021011512.thumb.gif.3dde4596856b5242016274e6d4d9a413.gif

 

Pena que boa parte dessas nuvens na imagem de satélite sejam nuvens altas, não causam chuva alguma. Por aqui chegamos ao quarto dia sem chuva, após boa parte da média de Janeiro já ter vindo nos primeiros 10 dias do mês. 

 

Dia quente: Variação na minha estação de 18,0C a 30,8C....sol entre nuvens.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

 

3 horas atrás, Carlos Campos disse:

Lucas, ver esse apanhado q vc apresentou me deixa um pouco menos inconformado com a situação daki, já q seguimos com o mesmo padrão daí.

O comportamento da atmosfera não está contribuindo em nada para amenizar a situação de estiagem em muitas áreas do Paraná e pelo visto também do estado de São Paulo e MS.

Com isso em mente, vem a idéia aterrorizante de q não haverá plena recuperação do nível dos reservatórios antes da próxima "estação menos chuvosa" q normalmente se inicia em Abril e se estende até Outubro.

Sinto uma falta terrível das grandes chuvas (não me refiro às grandes tempestades, mas sim às chuvas persistentes q se prolongam por 2/3 ou 4/5 dias). Essas chuvas abrangentes geralmente estão relacionadas às condições geradas pela ZCAS ou por frentes semi-estacionárias.... 

Pelas projeções, parece q haverão bons volumes nos próximos dias entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, mas isso é algo q não se pode confiar... É mais fácil acontecer justamente o contrário, pelo andar da carruagem.. Espero estar redondamente enganado 🙄

 

Não só nestes estados, janeiro está sendo ruim de chuva também (de uma forma geral) na maior parte da Região Sudeste e, principalmente, no norte do RJ, de MG e no ES.  Em todos estes estados há mais áreas abaixo que dentro ou acima da média até agora.  Claro que sempre existem aquelas localidades/regiões “sorteadas” pelas chuvas fortes isoladas, mas o quadro geral mostra que este tipo de evento tem sido a exceção, não a regra.  Além disso, como todos sabem, estes eventos tendem a privilegiar os mesmos locais, favorecidos pelo relevo e/ou pelas ilhas de calor.  A terra do Renan (Juiz de Fora) é uma cidade que tem tido sorte com as chuvas desde novembro pelo menos, assim como as encostas da Serra do Mar aqui no RJ (Teresópolis/auto já vai para os 370 mm em janeiro).

 

Mas acho que para vocês no PR e SP a tendência é de mais chuvas sim nos próximos dias, ainda que persista a irregularidade em partes destes estados.

 

Niterói tem sido o município mais “azarado” da RM do RJ neste mês, o acumulado da primeira quinzena de janeiro fechou em parcos 7,6 mm no Inmet/Barreto, abaixo até do muito seco janeiro de 2019 (talvez seja o menor acumulado para o período em décadas, mas a estação é recente). E quase toda esta (muito pouca) chuva caiu nos primeiros dias do ano, depois não choveu praticamente nada, já faz uns 10 dias que não cai um pingo do céu. Hoje até se formou um núcleo “safadinho” e extremamente isolado (não havia nada ao redor além de tempo firme) sobre a baía entre o Rio e Niterói, mas despejou muito pouca chuva, e não foi aqui (mas deu para ouvir os trovões).  Janeiro veio para compensar dezembro/2020 (mais de 300 mm no Inmet e 200/250 mm na maior parte da cidade).

 

Na cidade do Rio, mais beneficiada pelas chuvas do início do ano (ainda que tenham sido muito irregulares por lá também), o acumulado médio do mês até agora está em 65,1 mm, só um pouco abaixo da média (mas, com previsão de pouca a nenhuma chuva até no mínimo o final da semana que vem, logo vai estar solidamente abaixo da média por lá também).  A sorte é que o segundo semestre de 2020 foi chuvoso, ainda podemos aguentar pouca chuva até fevereiro sem qualquer preocupação.  

 

Por outro lado, o conforto térmico melhorou bastante nos últimos dias nas áreas costeiras do Rio de Janeiro e Niterói, temos tido noites mais amenas e tardes que, apesar do sol forte que sempre gera incômodo, são relativamente frescas e ventiladas para época; ao menos o tempo seco não veio com calor forte.  A ressurgência (águas frias na costa) está ajudando, depois de um período muito abafado até o começo desta semana.

 

Hoje tivemos extremos de 22,2ºc a 27,7ºc no Leblon e 20,7ºc e 26,2ºc em São Conrado/Praia do Pepino (zona sul da capital), valores bem civilizados para um dia de sol nesta época, e 30 a 32ºc de máxima na maioria dos bairros da capital, valores que não assustam nem um pouco em janeiro.  Nos próximos dias deve voltar a esquentar (principalmente nos bairros mais continentais, onde o calor sempre domina nesta época com tempo firme), mas não há nada muito fora do normal (temperaturas) no horizonte, é basicamente o que se espera de um janeiro “médio” em termos de calor.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Maicon disse:

ALTA DA BOLIVIA E VÓRTICE NO NORDESTE...

MUITAS INSTABILIDADES NO BRASIL CENTRAL...

CAVADO NO SUL COM DESLOCAMENTE PARA NORDESTE...

 

JÁ PENSOU VIR UMA ZCAS AÍ! 

 

imagem-20.jpg.b56684a34fd0aa79282e06539855afea.jpg

 

altitude_2021011512.thumb.gif.3dde4596856b5242016274e6d4d9a413.gif

 

Cara, a alta da Bolívia nessa configuração está empurrando mais umidade do que o esperado para o leste do sudeste. E essa mudança aconteceu de um dia para o outro, o que favoreceu também o avanço da chuva em BH. Não me surpreenderia os modelos voltarem atrás na previsão de veranico e do nada recolocarem a chuva também nessa região. 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

 

Pena que boa parte dessas nuvens na imagem de satélite sejam nuvens altas, não causam chuva alguma. Por aqui chegamos ao quarto dia sem chuva, após boa parte da média de Janeiro já ter vindo nos primeiros 10 dias do mês. 

 

Dia quente: Variação na minha estação de 18,0C a 30,8C....sol entre nuvens.

 

Mas mesmo assim...

Mostra que Não há qualquer indício de bloqueio.

Se este cavado que está entre RS e Argentina avançar mais, para MS e oeste de SP, forma uma ZCAS.

Está linda esta imagem.

Que venha chuvas!!!!

Edited by Maicon
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

Manhã de chuva fraca e persistente em Bacuriti. O acumulado ainda segue baixo, mas fazia tempo que não via esse tipo de chuva persistente. Tomara que a previsão confirme essa convergência de umidade. Temperatura de 20,8°C, muito agradável.

Screenshot_20210116-093530_Chrome.thumb.jpg.72cac707c7188108b9711080dcf42e69.jpg

Edited by Lucas Centurion
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Quinta-feira em POA com variação de 18,5 °C a 28,2 °C.

 

Sexta-feira em POA com variação de 20,1 °C a 32,9 °C, com uma tarde muito úmida - boa parte na casa dos 60 %, marcando um dia quente com forte abafamento, mas não tão ruim quanto o calorão da semana anterior. Algumas instabilidades ameaçaram alcançar a RMPOA na segunda metade da tarde, mas não chegamos a ter chuva, só aumento no abafamento mesmo.

 

Voltamos a ter uma madrugada quente neste sábado, sem baixar de 23,5 °C. Temperaturas disparando ao longo da manhã, com abafamento ainda mais forte que ontem.

Link to comment
Share on other sites

44 minutes ago, Peregrine said:

O weather me diz que no dia 19 de março de 2021 teremos chuva em Fortaleza, a "probabilidade" é de 60% e o valor provável de 3,4mm. Seria um modelo dinâmico ou estatístico ?

É apenas uma média, não significa que todo ano rigorosamente deve chover esse valor. Serve apenas para dizer de qual lado da balanço estamos em um histórico de 30 anos, uma orientação do que em geral acontece. Em hidrologia esse tipo estatística é importantíssima para determinar o tempo de retorno de eventos extremos, elaborar projetos como por exemplo na área da construção civil. Em junho de 2012 choveu 211,2mm em Cafelândia, a média de 1937-2020 (DAEE) para esse mês é de 39,1mm. A mídia que custa entender quando diz "choveu 30% apenas do esperado", quando na verdade no meio profissional ninguém espera esses valores. Mas a mídia em geral sempre foi ridícula quando se trata de meteorologia, música, ufologia, entre outros assuntos.

Edit: entendo que as vezes falamos esse termo "esperado" como uma força de expressão, o esperado em relação a média, mas não que estamos esperando que o volume mensal seja exatamente esse.

Edited by Lucas Centurion
  • Like 5
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Sábado começou com temperatura mínima na casa dos 18 graus em Conselheiro Lafaiete.

A previsão era de um dia de sol mas a realidade é totalmente contrária. Até agora não saiu sol e o dia permanece nublado desde cedo.

São 12:40, faz 24 graus com umidade de 60% e pelo visto não veremos sol hoje por aqui. 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde,

 

Os últimos dias foram parecidos em Adamantina/SP, amanhecemos com muitas nuvens e umidade alta, a temperatura se eleva e com a umidade disponível temos chuvas no período da tarde e noite, no entanto, ainda deixando a desejar, no geral são chuvas fracas, que duram por poucos minutos e não acumulam muito. 

 

Quanto aos primeiros 16 dias de janeiro a chuva foi abaixo da média em Adamantina, as temperaturas estão dentro da média para o mês, não tivemos nenhuma onda de calor expressiva até o momento e tivemos dias com bastante nebulosidade, que de fato segura bem a temperatura, principalmente as máximas:

 

media.png.35af1e9013e8409c7775b9c4336a3338.png

 

No total 88mm acumulados.

 

As projeções mudaram, observe que o deslocamento da umidade está mais a sul agora, pegando com mais força o centro do PR e MS, SP aos poucos está sendo mais influenciada pelo bloqueio em 500hPa sobre a costa do SE.

 

mosaico_chuva_acum_240h_12z.thumb.png.276d719980bb83052699b582f39dabf5.png

 

O FV3 0.25º indica melhores acumulados para o estado de SP, o euro não segue o GFS nessa.

 

O resultado de um bloqueio com + 5900 de Geopotencial na costa do SE, pela projeção do EURO:

 

s.thumb.png.1b7da20e1b122ea866704f74b8ec9016.png

 

Pelo YR(euro) Adamantina terá chuva nesse fim de semana, no entanto, a partir de terça com a aproximação do referido bloqueio deve haver uma diminuição dessas pancadas e um aumento de temperatura. Me chamou a atenção a previsão de temperatura máxima para amanhã de apenas 25ºC, é relevante para janeiro.

 

yr.thumb.png.1b3acb820bae7491515831d220d8eff0.png

 

Quanto a hoje, no momento céu bem nublado vento moderado de NE, e chance alta de chuvas nas próximas horas, já choveu de manhã. Temperatura agora de 27,2ºC e umidade relativa em 80,2% . No radar:

 

1912556090_download(25).png.820c1a5608272647c37f9e61f22bd14e.png

 

  • Like 5
  • Thanks 2
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Com a chuva fraca porém persistentes, acumulamos 4,2mm aqui na vila. Não é aquela chuva mas um belo descanso para a evaporação e alívio para culturas como o milho que está em fase de granação das espigas. Agora com 23,1°C, a tarde com a menor temperatura constante do ano. Não passamos disso hoje ainda. Em Cafelândia o acumulado é de 2,8mm.
1993836406_ScreenShot2021-01-16at14_01_36.png.7a2d6e27eba6f584b046397c310dab32.png
 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Lucas Centurion disse:

É apenas uma média, não significa que todo ano rigorosamente deve chover esse valor. Serve apenas para dizer de qual lado da balanço estamos em um histórico de 30 anos, uma orientação do que em geral acontece. Em hidrologia esse tipo estatística é importantíssima para determinar o tempo de retorno de eventos extremos, elaborar projetos como por exemplo na área da construção civil. Em junho de 2012 choveu 211,2mm em Cafelândia, a média de 1937-2020 (DAEE) para esse mês é de 39,1mm. A mídia que custa entender quando diz "choveu 30% apenas do esperado", quando na verdade no meio profissional ninguém espera esses valores. Mas a mídia em geral sempre foi ridícula quando se trata de meteorologia, música, ufologia, entre outros assuntos.

Edit: entendo que as vezes falamos esse termo "esperado" como uma força de expressão, o esperado em relação a média, mas não que estamos esperando que o volume mensal seja exatamente esse.

Seu raciocínio segue exatamente o meu. Os dados estatísticos são importantíssimos para entendermos, por exemplo em Climatologia, os eventos passados. Partindo de dados estatísticos, posso observar que eventos de frio extremo em parte do Canadá e dos EUA interferem na climatologia (chuvas) sobre o norte do Nordeste. O problema não se dá com os modelos e sim com a percepção pelas pessoas. Dados estatísticos revelam que a Alta da Bolívia se dá no verão quando a radiação solar incide de forma direta no altiplano. Dados estatísticos me dizem que a ZCIT atinge sua posição mais a sul (4 graus de latitude S) no início de Abril época em que a radiação solar incide sobre a linha do Equador. Assim grande amigo, abrindo mão dos dados estatísticos posso estar fadado ao erro em minhas previsões, melhor, projeções. Abraços ! Em tempo. Essas ondas fortes de frio que atingem o HN interferem na climatologia do Sudeste brasileiro ? 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Variação até o momento (e provavelmente não irá mudar) 17,3/27,6°C com tempo geralmente nublado e aberturas rápidas com sol. 

Apesar do vento constante com rajadas leves do norte (40 km/h) o tempo está ligeiramente abafado. 

Começo da tarde, com muita nebulosidade mas em diminuição 👇20210116_151258.gif.0bca0fcb9af86f51a6d601eedda52377.gif

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

A chuva está chegando... Céu ficou completamente nublado com nuvens de altitudes variadas e escureceu consideravelmente, inclusive já começaram a cair os primeiros pingos.

Uma pena q o núcleo é diminuto e provavelmente vai passar rápido...

AirBrush_20210116155057.thumb.jpg.0337c1f96bee42d0ef824652a744eece.jpgAirBrush_20210116154718.thumb.jpg.8bb7c5e384f5e531eec776c50b0d8f71.jpg20210116_154318.gif.8d635170a42fa6daec85cb7ba9c94259.gif

Edited by Carlos Campos
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

POA, após atingir 33,6 °C entre 13h e 14h, caiu a 20 °C nem uma hora depois, entre 14h e 15h, com a chegada do temporal.

Estamos com uma tarde maravilhosa para janeiro desde o começo da chuva.

Os acumulados até o momento estão excelentes: 19,8 mm entre 13h e 16h, e segue chovendo.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

A chuva está chegando... Céu ficou completamente nublado com nuvens de altitudes variadas e escureceu consideravelmente, inclusive já começaram a cair os primeiros pingos.

Uma pena q o núcleo é diminuto e provavelmente vai passar rápido...

AirBrush_20210116155057.thumb.jpg.0337c1f96bee42d0ef824652a744eece.jpgAirBrush_20210116154718.thumb.jpg.8bb7c5e384f5e531eec776c50b0d8f71.jpg20210116_154318.gif.8d635170a42fa6daec85cb7ba9c94259.gif

Boa tarde amigo Carlos, bonita imagem de um campo de milho. Pela foto não dá pra se perceber a altura do milharal, todo já penduado e próximo de formar espigas. Pergunto a você: como está a situação agrícola aí pelo Paraná ?

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Forte instabilidade chegando aqui. Muitos raios a oeste. 

3A86219A-085D-4D57-AE3A-935433586FD7.thumb.jpeg.4a9dafce9c6b03ad5e7bc6404a21ff19.jpegCF91CDDB-35EF-41E1-B530-6BC9C3455900.thumb.jpeg.0001bfd2ed8e89f1e1efb5d6fb6fc4ec.jpeg
 

Edit: 18:40 Chuva forte a caminho, raios continuam.

 

20084CAC-360B-408A-ADF0-4FB3319636C3.thumb.jpeg.7050b35e03e72f25fd48d708cf030fed.jpeg4EBA8DA5-1114-4626-A6BE-810CE7E2567E.thumb.jpeg.7cd71919b43b2d8f83bab5bae1115833.jpeg
 

17mm em 20minutos na estação. 
 

Edit: 18:50

 

Chuva muito volumosa em casa nesse momento, muito volumosa mesmo. 
 

D8ACDB3A-10BA-475C-9B3B-EBEDE603525C.thumb.jpeg.eda5e8f27e1dbee35d5bdcf8b8d7a668.jpeg

 

Trovoadas continuam fortes. 

 

Edit: 19h

 

Mais 21,6mm em 20 minutos, uma baita instabilidade, agora está ficando mais fraca a chuva, porém segue caindo muitos raios. em 40min choveu 38,6mm

Edited by Matheus b Santos
  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Pra deixar registrado.

 

Previsão extremamente bizarra pelo ECMWF para o oeste catarinense nos próximos dias, em termos de chuva. Num geral todos os modelos dão bastante chuva para áreas do RS, SC e PR.

 

736302792_ecmwf-deterministic-southbrazil-total_precip_mm-1662400(1).thumb.png.2bba04cc2e1343e5db581870cc5bc3d7.png

 

Para dar uma ideia: o janeiro mais chuvoso dos registros de Iporã do Oeste/SC (1976-2020), foi 2018, com 373mm. É extremamente raro janeiro (ou qualquer mês de verão) ser o mês mais chuvoso do ano por aqui. O que faz isso ser ainda mais bizarro é que estamos (ou deveríamos estar) sobre efeito da La Niña. Historicamente a La Niña é associado a períodos de estiagem no oeste de SC.

 

A média para janeiro em Iporã do Oeste é 196mm.

 

Situação bem curiosa.

 

nino34.png.b8364d89daa16ec65ffa7b6d6519f05a.png

cdas-sflux_ssta_global_1.thumb.png.eef506f5119b3a7a2043034cc223ce3b.png

 

Pra não ficar só no foco da bizarrice prevista pelo ECMWF; Porém os outros modelos também dão muita chuva:

 

mosaico_chuva_acum_d02_168h_12z.thumb.png.6674e73b7b661b0c132237dc07620c65.png

  • Like 8
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Resultado das tempestades de ontem:

 

 

 

 

Já hoje, Belo Horizonte teve um dia predominantemente nublado, com poucas aberturas de sol. Por causa disso, a temperatura ficou agradável (sensação potencializada pelo vento que soprou ao longo do dia) e a máxima ficou nos 25,9°C no centro da cidade, a menor do ano até agora. Os últimos 2 dias me surpreenderam, toda aquela chuva e essa umidade de hoje em pleno avanço da ASAS fugiram ao que eu esperava pra essa semana.

 

Imagem da tarde de hoje, mostrando o céu encoberto por nuvens altas e médias e alguns CBs. A água barrenta da Lagoa da Pampulha mostra que houve grande volume de chuva ontem:

20210116_143506.thumb.jpg.845dd32baa112616f1f5bfaf26a34620.jpg

 

Aqui, vemos muitos CBs no horizonte e um céu sem graça acima. A placa retrata bem a qualidade da água da represa:

20210116_151144.thumb.jpg.f953631409a6049763661e7cb4fb6162.jpg

 

Trabalhadores retiram resíduos sólidos da Lagoa, um desperdício de dinheiro público,  já que é um trabalho de enxugar gelo: a fonte da sujeira permanece. Ao menos, a temperatura de 25ºC e os ventos deixaram as condições de trabalho favoráveis:

20210116_143032.thumb.jpg.70929e2808666264439a69076da60972.jpg

 

Por fim, pra não falar que não houve sol, algumas aberturas na segunda metade da tarde:

20210116_165135.thumb.jpg.527f2dc9cec8bf04371f59323c904a60.jpg

 

Os próximos 10 dias seguirão a tendência mais seca, mas não da pra descartar chuvas passageiras em alguns.

Edited by LeoP
  • Like 10
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas instantâneas de hoje em POA, desde as 5h (temporal entre 13h e 14h):

 

05h - 24,0 °C

06h - 23,9 °C

07h - 26,1 °C

08h - 27,3 °C

09h - 29,1 °C

10h - 29,8 °C

11h - 31,5 °C

12h - 33,2 °C

13h - 33,0 °C

14h - 20,4 °C

15h - 20,7 °C

16h - 20,8 °C

17h - 21,0 °C

18h - 21,3 °C

 

 

Link to comment
Share on other sites

A instabilidade que provoca chuva forte e muitos raios eclodiu bem próximo daqui e resolveu estacionar sobre a cidade. Temos muita chuva ainda e raios, o que garantirá acumulados elevados.


Pelo satélite é possível observar a CB que se formou por aqui:

 

1823438769_download(12).thumb.gif.012344e792c72febb0472b6130d65c04.gif

 

Resolveu ficar por aqui mesmo:

 

819344662_download(26).png.fdfa77318e09cdb1a6561efa51a7dcd5.png

 

Já choveu 59,2mm em 1h e ainda tem mais chuva por vir!

 

Só para lembrar até agora pouco o acumulado mensal era de 88mm.

 

Edited by Matheus b Santos
  • Like 6
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Sábado sem chuva significativa em São Paulo.

Dessa forma, a noite começa com temperaturas altas na cidade. As temperaturas, nas estações do CGE, estão em 21/22 graus no extremo sul e 24/25 graus na maior parte da cidade.

 

Uma observação a se fazer, é que o 35% da umidade em Marsilac é um bug. O correto ao consultar o site do CGE é 81,3% às 19 horas.

bJnwHDT.png

 

 

Radar de São Roque mostra poucas áreas de chuva em sua cobertura.

zG5NmbY.jpg

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Just now, Lucas Centurion said:

Instabilidade parruda próximo do distrito!! Muitos relâmpagos nesse momento, no entanto calmaria total ainda.

 

Screenshot_20210116-194538_Chrome.thumb.jpg.44b651ea77b53f32c438e33a0000c9d4.jpg

Olhando a animação dos radares, o deslocamento é na direção sul dessas instabilidades. Novamente não vai sobrar nada pra cá! Nem ligo mais....
1917987499_ScreenShot2021-01-16at20_12_15.png.b49cc26ce9192b0c4f9121d88d02713a.png

Just now, Matheus b Santos said:

Já choveu 59,2mm em 1h e ainda tem mais chuva por vir!

 

Só para lembrar até agora pouco o acumulado mensal era de 88mm.

 

Excelente acumulado aí depois de meses com chuva abaixo da média. Muito bom!

Edited by Lucas Centurion
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Lucas Centurion disse:

Olhando a animação dos radares, o deslocamento é na direção sul dessas instabilidades. Novamente não vai sobrar nada pra cá! Nem ligo mais....

 

 

Excelente acumulado aí depois de meses com chuva abaixo da média. Muito bom!

Sim, um bom acumulado, mas para a agricultura, principalmente a familiar, péssimo. 

  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

42 minutos atrás, Eclipse disse:

Temperaturas instantâneas de hoje em POA, desde as 5h (temporal entre 13h e 14h):

 

05h - 24,0 °C

06h - 23,9 °C

07h - 26,1 °C

08h - 27,3 °C

09h - 29,1 °C

10h - 29,8 °C

11h - 31,5 °C

12h - 33,2 °C

13h - 33,0 °C

14h - 20,4 °C

15h - 20,7 °C

16h - 20,8 °C

17h - 21,0 °C

18h - 21,3 °C

 

 

Keda brutal de temperatura. Geralmente condizente com tempestades de granizo. 

E o mais interessante nisso tudo é o fato desse "resfriamento" acentuado não estar relacionado à entrada de massa de ar fresco, já q ao sul de POA entre às 16/17h as temperaturas se mantinham acima dos 30°C, chegando inclusive à 32°C em Alegrete e 31°C na fronteira com o Uruguai.AirBrush_20210116175347.thumb.jpg.3f4c658056589345007029b77fc84fc3.jpg

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, Peregrine said:

Seu raciocínio segue exatamente o meu. Os dados estatísticos são importantíssimos para entendermos, por exemplo em Climatologia, os eventos passados. Partindo de dados estatísticos, posso observar que eventos de frio extremo em parte do Canadá e dos EUA interferem na climatologia (chuvas) sobre o norte do Nordeste. O problema não se dá com os modelos e sim com a percepção pelas pessoas. Dados estatísticos revelam que a Alta da Bolívia se dá no verão quando a radiação solar incide de forma direta no altiplano. Dados estatísticos me dizem que a ZCIT atinge sua posição mais a sul (4 graus de latitude S) no início de Abril época em que a radiação solar incide sobre a linha do Equador. Assim grande amigo, abrindo mão dos dados estatísticos posso estar fadado ao erro em minhas previsões, melhor, projeções. Abraços ! Em tempo. Essas ondas fortes de frio que atingem o HN interferem na climatologia do Sudeste brasileiro ? 

Peregrine,

Sobre se essas ondas de frio mais fortes do HN ter alguma influência nas chuvas ou temperatura aqui no Sudeste eu não tenho a menor idéia, nunca li nada a respeito nem ouvi sobre. Mas taí algo a se pesquisar. Abraços e boas chuvas aí no seu sertão!

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Peregrine disse:

Boa tarde amigo Carlos, bonita imagem de um campo de milho. Pela foto não dá pra se perceber a altura do milharal, todo já penduado e próximo de formar espigas. Pergunto a você: como está a situação agrícola aí pelo Paraná ?

Boa noite...

A situação já deu uma grande milharada, digo: melhorada Aki no Paraná, graças ao retorno das chuvas em boa parte do estado no mês passado. 

As chuvas tem acontecido com frequência, embora ainda de forma pouco abrangente, mas aos poucos tudo vai se normalizando.

Tem locais q receberam grandes volumes pluviométricos e inclusive aconteceram alagamentos, principalmente (ou quase exclusivamente) em áreas específicas, como no extremo sudoeste, oeste e no litoral.

Enfim...estamos nos recuperando com as chuvas do verão..

Abraço

 

Choveu no final da tarde, mas as precipitações vieram desorganizadas e não duraram muito.

Foram 4,5 mm acumulados em 10 minutos aproximadamente.AirBrush_20210116203552.thumb.jpg.768210f230f85181ea862d087f683f7a.jpg20210116_192013.gif.5074f9427cf0c480f6ac3ba36fe7f04f.gif

  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.