Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2021


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

11 horas atrás, Renan disse:

Estou de volta a Juiz de Fora desde ontem. Gosto muito de Minas e de JF e fico feliz em ter nascido aqui, mas a sensação que fico é que Santa Catarina definitivamente está nos meus planos para morar no futuro. É o meu estado favorito ! 

 

A chuva deu uma trégua em toda a zona da mata mineira, e vai ficar assim por muito tempo. Isso não é novidade para nós , o que foi bizarro foram as estiagens de 2014, 2015, 2019.... o bloqueio de agora ocorre em muitos verões, só vai se tornar anormal caso dure mais de 15 dias. Vamos ver. 

 

Extremos de temperatura hoje na estação: 18,7°C a 31,2°C. Sol o dia inteiro.

Concordo com vc @Renan... Santa Catarina é o meu estado favorito, pelo q conheço de lá e está sempre nos meus planos (sempre adiados) de passar o restante da minha vida (e da minha pekena família).

Já conheço o oeste, o planalto norte, o meio norte, todo o litoral, incluindo as ilhas de Florianópolis e de São Francisco do Sul, e principalmente a região de São Joaquim e Bom Jardim da Serra onde morei por quase 1 ano.

Mesmo preferindo o frio intenso, eu kero morar no litoral e a única dúvida agora seria entre Itapema, Garopaba ou Florianópolis. Pra conseguir isso, terei q vender minha casa aki e negociar um imóvel lá, o q não é difícil.. Estando lá vai ser muito mais fácil e rápido poder subir a serra em ocasiões ou eventos importantes de frio intenso e também acompanhar as mudanças de tempo q são muito interessantes nakela área. O litoral aki do Paraná sempre me decepciona, em vários sentidos. Não q não seja bacana, mas não tem a vibração q tem em Santa Catarina. Isso é algo indiscutível. Agora, é claro q tem muitos lugares q seriam bons de se viver e citaria o Nordeste brasileiro ou mesmo a região da Mantiqueira, q é linda e a geada é garantida. Porém é mais difícil ir tão longe... 

Abraço e parabéns pelo tour. Vc e a tua esposa sabem viver 😊

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ontem o dia foi ensolarado em Buenos Aires, com vento agradável de norte, moderando a sensacao de calor. Mínima de 18,6°C e máxima de 28,6°C. Hoje o dia amanheceu com poucas nuvens, mas depois ficou nublado e caíram algumas gotas. Depois o sol voltou a aparecer, com céu parcialmente nublado, mas agora está nublando de novo. A temperatura atual é de 21,8°C, URA de 74% e vento norte a 9 km/h. A previsao é de céu nublado para esta sexta-feira, com possibilidade de chuvas isoladas, mas que podem ser fortes. A máxima prevista é de 30°C. O sol nasceu às 5h56 e se poe às 20h08.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:


Que saudades de um tempinho assim. 

Aí seria bem legal se ficasse assim como está aki, pq esse vento e essas garotas refrescam bastante. Porém esse quadro não ajuda nos acumulados pluviométricos q estão baixos. 

Ontem acumulou cerca de 2 mm e a máxima ficou em 22,4°C. Comparando com a máxima da semana passada q chegou aos 32°C da pra ter uma idéia de q foi um belo refresco. 

Abraço

 

Vista pro lado sudeste, com um pouco menos de nuvens baixas, possibilitando observar algumas nuvens de média altitude 👇

20210115_082735.gif.b4dc9aee2b76852e6f6bdd958de76a6a.gif

Edited by Carlos Campos
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Concordo com vc @Renan... Santa Catarina é o meu estado favorito, pelo q conheço de lá e está sempre nos meus planos (sempre adiados) de passar o restante da minha vida (e da minha pekena família).

Já conheço o oeste, o planalto norte, o meio norte, todo o litoral, incluindo as ilhas de Florianópolis e de São Francisco do Sul, e principalmente a região de São Joaquim e Bom Jardim da Serra onde morei por quase 1 ano.

Mesmo preferindo o frio intenso, eu kero morar no litoral e a única dúvida agora seria entre Itapema, Garopaba ou Florianópolis. Pra conseguir isso, terei q vender minha casa aki e negociar um imóvel lá, o q não é difícil.. Estando lá vai ser muito mais fácil e rápido poder subir a serra em ocasiões ou eventos importantes de frio intenso e também acompanhar as mudanças de tempo q são muito interessantes nakela área. O litoral aki do Paraná sempre me decepciona, em vários sentidos. Não q não seja bacana, mas não tem a vibração q tem em Santa Catarina. Isso é algo indiscutível. Agora, é claro q tem muitos lugares q seriam bons de se viver e citaria o Nordeste brasileiro ou mesmo a região da Mantiqueira, q é linda e a geada é garantida. Porém é mais difícil ir tão longe... 

Abraço e parabéns pelo tour. Vc e a tua esposa sabem viver 😊

 

Obrigado, Carlinhos. Sorte que você ainda é vizinho de lá, eu preciso deslocar aproximadamente 1000Km para chegar em Garuva, a primeira cidade de SC logo após descer a serra do mar. 

 

Em SC, já conheço metade de todo o litoral (agora falta o litoral sul, imediatamente após Florianópolis). Conheço também boa parte do planalto sul, o meio oeste e o extremo norte, além de algumas cidades do Vale do Itajaí. Por ser um estado de pequenas dimensões, dá para conhecer rapidamente as coisas com poucas idas (embora para conhecer a fundo, precise morar lá). 

 

Para não ficar totalmente off, vou deixar minha impressão sobre o padrão de calor que eu peguei lá durante esses 12 dias. Olha, na verdade eu achei o calor tolerável na maior parte do tempo, embora eu não tenha experimentado nenhum período com temperaturas realmente muito acima da média. O desconforto maior muitas vezes acontecia no final das manhãs, onde ainda estava com poucas nuvens e o aquecimento era forte, com abafamento brutal, o sol ardido. As mínimas elevadas favorecem esse rápido aquecimento. Geralmente à tarde era um período mais agradável devido ao aumento de nuvens ou infiltrações marítimas, causando muitas vezes pancadas de chuva passageiras (isso foi ainda mais notável em Floripa). 

 

Fiquei feliz em saber que gostaria de morar em Itapema ou Florianópolis, justamente as minhas duas cidades litorâneas favoritas até o momento. 

 

Um abraço.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Apesar do INMET não registrar volume de chuvas em Varginha há muito tempo, uma estação particular ao lado do centro da cidade, registrou cerca de 45mm de chuva. Um volume muito grande. Granizo caiu em várias regiões e os alagamentos ocorreram nas baixadonas (820/830/840/850 mt).

A chuva caiu com imensa intensidade por poucos minutos e, por isso, muitas casas sofreram algum prejuízo. 

A máxima chegou aos 28°C ontem. Hoje, minima de 18, e faz 22°C agora.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, CloudCb disse:

Chuva forte em áreas do litoral da Bahia.

Screenshot_20210115-095040.thumb.png.bcd60c5110cf8fbb4ca3f21380b6f6b0.png

Screenshot_20210115-095108.png.4553e36f34e2c3354b49fb6773c320ec.png

 

Segundo o GFS só devemos ter algo melhorzinho na terça, dia 19, quando a ZCIT deve dar uma leve descida. 

Screenshot_20210115-095405.png.fb308ff234a6aa776239a53067905db4.png


Eu estava acompanhando as previsões de aumento de chuvas pra semana que vem,

mas ainda não tinha procurado saber se seria por um VCAN ou pela ZCIT. Que bom que é a ZCIT. Pelo menos um sinal de vida da sumida.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

48 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:


Eu estava acompanhando as previsões de aumento de chuvas pra semana que vem,

mas ainda não tinha procurado saber se seria por um VCAN ou pela ZCIT. Que bom que é a ZCIT. Pelo menos um sinal de vida da sumida.

 

Nós teremos VCAN em todo o período. 

Veja.

Dia 18:

Screenshot_20210115-110543.png.382fc631869c11bbcc4a16a9125b1d09.png

 

Dia 19:

Screenshot_20210115-110556.png.508de7d9e6389bf98b4ba22824f3cea5.png

 

Ocorre uma leve descida.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Depois de 10 dias finalmente o Mirante baixou de 20°C. 

 

A chuva (que acumulou 9mm na última hora e não passou pelo meu bairro) ajudou a baixar a temperatura. No momento a chuva se desloca em direção a Guarulhos e ZL.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Já se passaram 15 dias e o mês no Mirante está com 121,2mm. 

 

Choveu no Mirante em quase todos os dias deste mês até aqui(apenas dois dias não houve precipitação). Sendo que o Mirante já entrará no décimo dia consecutivo com chuva. 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Panorama das Chuvas pelo Interior de São Paulo (parciais até hoje de manhã)

 

image.png.1bb5ced512ba7d775c17334724e59e28.png

 

image.png.a9ab406f59ea133058551b18d8afaef3.png

 

Boa tarde!

Com os volumes parciais apresento parte do cenário que vem ocorrendo pelo interior de SP.

A região nordeste de SP e parte leste apresentam volumes que tendem a variar de dentro a acima da média, com destaque para Ribeirão Preto que já acumula 190,2mm na estação Cemaden Centro. Barretos com 139mm e São Carlos com 135mm, estando estes ligeiramente acima da média.

Por outro lado, os setores centrais e oeste do estado apresenta grande variabilidade de chuvas, alguns locais com muita chuva e outros com irregularidade acachapante. A exemplo de Marília com 47,8mm (Cemaden), parecida com a do INMet no valor de 51,4mm. Araraquara segue também com apenas 54,4mm. Bauru IPMet seguia até dia 13 com pouquíssima chuva, e mesmo com os 24,4mm da chuva de ontem segue com parcial de 40,9mm. No entanto, a PWS de Ubarana dispara na frente com 134,1mm e Presidente Prudente com praticamente 100mm. Adamantina segue ligeiramente abaixo da média com 80,6mm.

Aqui em Bacuriti e também no município de Cafelândia os valores estão bem abaixo da média, apesar das previsões otimistas que insistem em não se concretizar, respectivamente com 54,1mm e 63mm. Promissão segue com o menor valor considerado, de 30,4mm. Borborema foi desconsiderada pela evidente falha apresentada pelo equipamento (acumulados repetitivos e fora da realidade, sugerindo entupimento).

 

Acho curioso a dificuldade de chuvas mais volumosas aqui como se observa em outras localidades, com acumulado diário superior a 30-50mm (aqui parece ter entrado em extinção esse padrão), apenas chuvas mais fracas e brandas (o que me deixa muito entediado e desgostoso).

Em suma, janeiro não conseguiu ainda prover chuva suficientemente volumosa e generalizada, apesar de não estarmos diante de nenhum bloqueio e as temperaturas estarem dentro da média (muito embora o abafamento devido a alta UR ser terrível). A ausência de sistemas frontais mais intensos e o mal posicionamento da AB não tem conseguido criar uma convergência de umidade apesar da grande nebulosidade presente nos últimos dias.  

Destaque para São Carlos com a
maior chuva diária entre todas as estações, com 80,4mm no dia 10.

Edited by Lucas Centurion
  • Like 6
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Darley disse:

Já se passaram 15 dias e o mês no Mirante está com 121,2mm. 

 

Choveu no Mirante em quase todos os dias deste mês até aqui(apenas dois dias não houve precipitação). Sendo que o Mirante já entrará no décimo dia consecutivo com chuva. 

Preferia 3 dias de chuvas abundantes e prolongadas, sucedidos por uns 5 dias de sol pleno e sem chuva nenhuma, do que essas merrecas a conta gotas que tão caindo todos os dias... Se ao menos em alguns dias fosse chuvas mais prolongadas... Mas sempre é a mesma pancadinha de verão que dura 10 minutos e vai embora. Vamos vê se a FF hj, consegue organizar uma chuva mais prolongada, saudades de um dia de fato chuvoso. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Putz, a LI que vinha de NW é so chegar na represa de promissão que se desorganiza e divide em dois, adivinha quem fica bem no meio dessa divisão??
Aff....
1045837610_ScreenShot2021-01-15at15_34_06.png.3cd9a43c1f25fdf009e2bd14fc23becc.png386964637_ScreenShot2021-01-15at15_34_17.png.81f4a18379a89222f38cab047a085efb.png

Começou a ventar muito e vários Congestus surgindo. Vamos ver.. Temperatura de 28,5°C em queda!
Promissão saiu de 30,6°C às 15:00 para 23,3°C às 15:40.

  • Like 7
  • Haha 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Lucas Centurion disse:

Panorama das Chuvas pelo Interior de São Paulo (parciais até hoje de manhã)

 

image.png.1bb5ced512ba7d775c17334724e59e28.png

 

image.png.a9ab406f59ea133058551b18d8afaef3.png

 

Boa tarde!

Com os volumes parciais apresento parte do cenário que vem ocorrendo pelo interior de SP.

A região nordeste de SP e parte leste apresentam volumes que tendem a variar de dentro a acima da média, com destaque para Ribeirão Preto que já acumula 190,2mm na estação Cemaden Centro. Barretos com 139mm e São Carlos com 135mm, estando estes ligeiramente acima da média.

Por outro lado, os setores centrais e oeste do estado apresenta grande variabilidade de chuvas, alguns locais com muita chuva e outros com irregularidade acachapante. A exemplo de Marília com 47,8mm (Cemaden), parecida com a do INMet no valor de 51,4mm. Araraquara segue também com apenas 54,4mm. Bauru IPMet seguia até dia 13 com pouquíssima chuva, e mesmo com os 24,4mm da chuva de ontem segue com parcial de 40,9mm. No entanto, a PWS de Ubarana dispara na frente com 134,1mm e Presidente Prudente com praticamente 100mm. Adamantina segue ligeiramente abaixo da média com 80,6mm.

Aqui em Bacuriti e também no município de Cafelândia os valores estão bem abaixo da média, apesar das previsões otimistas que insistem em não se concretizar, respectivamente com 54,1mm e 63mm. Promissão segue com o menor valor considerado, de 30,4mm. Borborema foi desconsiderada pela evidente falha apresentada pelo equipamento (acumulados repetitivos e fora da realidade, sugerindo entupimento).

 

Acho curioso a dificuldade de chuvas mais volumosas aqui como se observa em outras localidades, com acumulado diário superior a 30-50mm (aqui parece ter entrado em extinção esse padrão), apenas chuvas mais fracas e brandas (o que me deixa muito entediado e desgostoso).

Em suma, janeiro não conseguiu ainda prover chuva suficientemente volumosa e generalizada, apesar de não estarmos diante de nenhum bloqueio e as temperaturas estarem dentro da média (muito embora o abafamento devido a alta UR ser terrível). A ausência de sistemas frontais mais intensos e o mal posicionamento da AB não tem conseguido criar uma convergência de umidade apesar da grande nebulosidade presente nos últimos dias.  

Destaque para São Carlos com a
maior chuva diária entre todas as estações, com 80,4mm no dia 10.

 

E MAIS 18MM EM UBARANA-SP.

PRATICAMENTE MESMO VOLUME DE CASA E A MESMA TEMPERATURA AGORA.

 

1973210529_Screenshot_20210115-161249_SamsungInternet.thumb.jpg.9fda797a7646375ad362d219869696b8.jpg

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Agora, Rodolfo Alves disse:

CHOVE AGORA EM TODA A CAPITAL PAULISTA PELAS IMAGENS DO RADAR METEOROLÓGICO

 

001.thumb.jpg.d70bef21f27db6f3f98a6a5417312b20.jpg

 

 

TEMPERATURA VARIANDO ENTRE 19-21 GRAUS. 

 

TODA A CIDADE SEGUE EM ESTADO DE ATENÇÃO DESDE POR VOLTA DAS 13:00

 

002.png.5df0eae434f825f6bc4aa563aa45d196.png

E isso que estamos precisando, ainda mais se seguir assim com chuva moderada para fraca, pra não termos problemas importantes com alagamentos. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Venho aqui fazer uma errata importante: A principio a chuva parecia bem isolada, até porque as condições para tempestades hoje não eram muito favoráveis devido a ASAS, porém, Belo Horizonte está embaixo d'água neste momento. Alagamentos por toda a parte e com acumulados extremamente elevados em um curto de período, algo que passou batido por todos os modelos. Não podemos duvidar de janeiro! 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Intensa tempestade de verão na RMBH nessa tarde, MUITO, mas MUITO além do previsto! Aquele baixo acumulado pra 10 dias divulgado aqui deve ter sido triplicado somente nesta tarde. A previsão era de chuva isolada apenas.

 

O amanhecer de céu azul e temperatura relativamente agradável:

20210115_052359.thumb.jpg.bdaf4ed5724199bb2fa8fdcd23625930.jpg20210115_060027.thumb.jpg.c60bc9203b176ef5175fea6791d0bba8.jpg

 

Ao longo do dia, sol, calor, abafamento e formação de muitas nuvens e CBs:

20210115_150108.thumb.jpg.7770904394ff212edddaaf21414f5f75.jpg

 

Durante a tarde, crescimento de nuvens negras, pesadas, que surpreenderam por não estarem previstas com tamanha intensidade:

20210115_160634.thumb.jpg.917ed036658c3dacc5fd68c595fc8f5a.jpg20210115_160837.thumb.jpg.d73a75f087af438792da1ad2ed66d75f.jpg

 

E, agora no fim da tarde, muita chuva, raios, trovoadas e ventania:

20210115_171142.thumb.jpg.0ff4cdcf296180320dee7e8a5dd21aaa.jpg

 

 

 

E o resultado não poderia ser outro: inundações, vias fechadas, carros arrastados e transbordamentos de córregos pela cidade 👇

 

 

Imagem  

 

 

Região do barreiro:

 

Região noroeste. É impressionante a capacidade de as ruas da cidade se transformarem em verdadeiros RIOS, com enxurradas assassinas. 😐

 

 

Um dia comum em janeiro. A temperatura baixou para 19,6°C agora ao anoitecer, a mínima do dia e a chuva segue, bem mais fraca.

Edited by LeoP
  • Like 10
  • Thanks 1
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Vale ressaltar que no ano passado dezembro foi o mês em que o Mirante teve o maior número de dias consecutivos com chuva(11 dias). E em 2021 já chegamos ao 10° dia consecutivo de precipitação contando com o dado de amanhã. Se o Mirante registrar precipitação no fechamento de domingo e de segunda, a sequência já supera a de 2020.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

43 minutos atrás, LeoP disse:

Intensa tempestade de verão na RMBH nessa tarde, MUITO, mas MUITO além do previsto! Aquele baixo acumulado pra 10 dias divulgado aqui deve ter sido triplicado somente nesta tarde. A previsão era de chuva isolada apenas.

 

O amanhecer de céu azul e temperatura relativamente agradável:

20210115_052359.thumb.jpg.bdaf4ed5724199bb2fa8fdcd23625930.jpg20210115_060027.thumb.jpg.c60bc9203b176ef5175fea6791d0bba8.jpg

 

Ao longo do dia, sol, calor, abafamento e formação de muitas nuvens e CBs:

20210115_150108.thumb.jpg.7770904394ff212edddaaf21414f5f75.jpg

 

Durante a tarde, crescimento de nuvens negras, pesadas, que surpreenderam por não estarem previstas com tamanha intensidade:

20210115_160634.thumb.jpg.917ed036658c3dacc5fd68c595fc8f5a.jpg20210115_160837.thumb.jpg.d73a75f087af438792da1ad2ed66d75f.jpg

 

E, agora no fim da tarde, muita chuva, raios, trovoadas e ventania:

20210115_171142.thumb.jpg.0ff4cdcf296180320dee7e8a5dd21aaa.jpg

 

 

 

E o resultado não poderia ser outro: inundações, vias fechadas, carros arrastados e transbordamentos de córregos pela cidade 👇

 

 

Imagem  

 

 

Região do barreiro:

 

Região noroeste. É impressionante a capacidade de as ruas da cidade se transformarem em verdadeiros RIOS, com enxurradas assassinas. 😐

 

 

Um dia comum em janeiro.

Pois bem amigo Léo, prever chuva é tarefa bastante difícil, pior ainda é tentar atribuir volume (mm). 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Fico perplexo com alguns comentários de amigos, principalmente do Nordeste. ZCIT em sua posição mais ao Sul (4°) em Março e Abril. Não é a toa que em anos ditos normais, as precipitações no Norte do Nordeste se intensificam a partir da segunda quinzena de março (a crença do matuto se dá por São José 19 de março, os estudos científicos apontam diversos fatores entre outros o Equinócio 20 de março por influência da atividade solar). Assim, sugiro aos amigos aprofundarem mais um pouco seus estudos sobre fenômenos climáticos que induzem chuvas no Nordeste. Atribuir chuvas na nossa região somente a La Nina e ZCIT nos torna cegos.

  • Like 2
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Bom início de noite.

Se teve uma tarde q presenciei espetaculares formações Cumulonimbus neste verão, foi na de hoje.

Por volta das 16h as torres se erguiam em praticamente todos os setores, mas principalmente no leste, área atingida diretamente pelos ventos carregados de umidade oceânica.

Algumas das formações 👇AirBrush_20210115183400.thumb.jpg.8c77700da173a8d078e822511e03d810.jpgAirBrush_20210115181652.thumb.jpg.9424dd13106bbd61fb94aec898c142fc.jpgAirBrush_20210115182138.thumb.jpg.abe88344cd4237397c8f41d962355d68.jpgAirBrush_20210115182740.thumb.jpg.611930b3f64f1c24f0c57a0248c3a7ad.jpg

Infelizmente, as chuvas ficaram restritas às áreas serranas e litorâneas. Não caiu 1 milímetro por aki. E nem mesmo as descargas atmosféricas ocorridas na região serrana foram ouvidas. 

Mais tarde irei verificar os registros pluviométricos nas estações ao leste da Serra. 

  • Like 15
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de tempo firme em Conselheiro Lafaiete, embora à tarde tenham se formado algumas nuvens mais grossas, mas sem chuva aqui em Lafaiete. Na região houveram pancadas isoladas. 

Temperatura mínima de 16,5°, um pouco abaixo da média do mês por causa da noite sem nebulosidade.

Máxima de 27 graus, tarde agradável de verão.

Primeira quinzena do mês fechando com temperatura média de 17,94°/27,87° por enquanto um janeiro normal (média simples com desvio positivo de apenas 0,05°)

No momento, 19:10, noite de céu limpo e poucas nuvens, temperatura de 24,4°

Edited by Enio Rezende
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Boa Noite. Nesta primeira quinzena a estação do Inmet em Friburgo não registrou nenhuma máxima acima dos 30°C, tendo média de 21,6°C. Os extremos nesta primeira quinzena: 14,4 (dia 14, ontem) /28.9 (dia 6). Hj (dia 15), variou entre 15,5 e 26,1. Aqui na área urbana, tive mínima de 18°C (pela manhã), choveu agora a pouco, por volta das 19 horas, mas foi uma pancadinha, mal acumulou. Neste momento, as 19:50, faz 22°C aqui em casa.

Edited by Rafael
  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

50 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Mais tarde irei verificar os registros pluviométricos nas estações ao leste da Serra...

Uma pena q justamente na área sob as grandes formações da tarde não são feitos registros, ou pelo menos não aparecem na pág do Cemaden.

As marcações em vermelho correspondem às áreas onde as Cumulonimbus atuaram.

Mas pra ter uma idéia, da para se basear na estação de Garuva em SC, área serrana com acumulado de 79 mm.Screenshot_20210115-195122.thumb.png.6c916e64a19b00f1f3fe88b54eaa320b.png

  • Like 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Peregrine disse:

Pois bem amigo Léo, prever chuva é tarefa bastante difícil, pior ainda é tentar atribuir volume (mm). 

 

Pois é, a previsão do ERROupeu era de 2mm...

 

... o resultado são as velhas novidades:

 

 

 

Acumulados pela cidade: 

Oeste: 80,2mm

Barreiro: 73,6mm

Noroeste: 68,3mm

Centro-sul: 51mm

 

Na parte a norte e nordeste, a chuva foi bem mais fraca. 20~19C agora.

  • Like 10
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Lucas Centurion disse:

Panorama das Chuvas pelo Interior de São Paulo (parciais até hoje de manhã)

 

image.png.1bb5ced512ba7d775c17334724e59e28.png

 

image.png.a9ab406f59ea133058551b18d8afaef3.png

 

Boa tarde!

Com os volumes parciais apresento parte do cenário que vem ocorrendo pelo interior de SP.

A região nordeste de SP e parte leste apresentam volumes que tendem a variar de dentro a acima da média, com destaque para Ribeirão Preto que já acumula 190,2mm na estação Cemaden Centro. Barretos com 139mm e São Carlos com 135mm, estando estes ligeiramente acima da média.

Por outro lado, os setores centrais e oeste do estado apresenta grande variabilidade de chuvas, alguns locais com muita chuva e outros com irregularidade acachapante. A exemplo de Marília com 47,8mm (Cemaden), parecida com a do INMet no valor de 51,4mm. Araraquara segue também com apenas 54,4mm. Bauru IPMet seguia até dia 13 com pouquíssima chuva, e mesmo com os 24,4mm da chuva de ontem segue com parcial de 40,9mm. No entanto, a PWS de Ubarana dispara na frente com 134,1mm e Presidente Prudente com praticamente 100mm. Adamantina segue ligeiramente abaixo da média com 80,6mm.

Aqui em Bacuriti e também no município de Cafelândia os valores estão bem abaixo da média, apesar das previsões otimistas que insistem em não se concretizar, respectivamente com 54,1mm e 63mm. Promissão segue com o menor valor considerado, de 30,4mm. Borborema foi desconsiderada pela evidente falha apresentada pelo equipamento (acumulados repetitivos e fora da realidade, sugerindo entupimento).

 

Acho curioso a dificuldade de chuvas mais volumosas aqui como se observa em outras localidades, com acumulado diário superior a 30-50mm (aqui parece ter entrado em extinção esse padrão), apenas chuvas mais fracas e brandas (o que me deixa muito entediado e desgostoso).

Em suma, janeiro não conseguiu ainda prover chuva suficientemente volumosa e generalizada, apesar de não estarmos diante de nenhum bloqueio e as temperaturas estarem dentro da média (muito embora o abafamento devido a alta UR ser terrível). A ausência de sistemas frontais mais intensos e o mal posicionamento da AB não tem conseguido criar uma convergência de umidade apesar da grande nebulosidade presente nos últimos dias.  

Destaque para São Carlos com a
maior chuva diária entre todas as estações, com 80,4mm no dia 10.

Lucas, ver esse apanhado q vc apresentou me deixa um pouco menos inconformado com a situação daki, já q seguimos com o mesmo padrão daí.

O comportamento da atmosfera não está contribuindo em nada para amenizar a situação de estiagem em muitas áreas do Paraná e pelo visto também do estado de São Paulo e MS.

Com isso em mente, vem a idéia aterrorizante de q não haverá plena recuperação do nível dos reservatórios antes da próxima "estação menos chuvosa" q normalmente se inicia em Abril e se estende até Outubro.

Sinto uma falta terrível das grandes chuvas (não me refiro às grandes tempestades, mas sim às chuvas persistentes q se prolongam por 2/3 ou 4/5 dias). Essas chuvas abrangentes geralmente estão relacionadas às condições geradas pela ZCAS ou por frentes semi-estacionárias.... 

Pelas projeções, parece q haverão bons volumes nos próximos dias entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, mas isso é algo q não se pode confiar... É mais fácil acontecer justamente o contrário, pelo andar da carruagem.. Espero estar redondamente enganado 🙄

  • Like 1
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Noite mais agradável e ainda com um pouco de chuva em São Paulo.

Como choveu de forma mais generalizada e duradoura, as temperaturas estão um pouco mais baixas.

Nas estações do CGE, 19 graus no extremo sul e 21 graus no centro.

IE70KGz.png

 

 

Radar de São Roque mostra um pouco de chuva no leste paulista.

Há áreas de chuvas mais intensas mais para o interior do estado.

iELvUhO.jpg

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.