Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo EUA 2021


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

26 minutos atrás, Felipe F disse:

 

Discordo em partes.

Na primeira rodada de tempo severo fizeram um excelente trabalho, com mais de 20 tornados reportados e sendo alguns fortes (EF2 ou superior).

Ao contrário do indicado pelos modelos, que mostravam na sua previsão a ocorrência de células discretas, o que aconteceu foram células semi-discretas, o que limitou o potencial de tornados mais fortes e duradouros.

 

Agora a segunda rodada (motivo principal do alto risco) foi um fracasso.

A linha de instabilidade avançou de maneira muito rápida (+3h adiantada) e nenhum modelo estava prevendo isso.

Com a linha muito adiantada, o jato de baixos níveis previsto nunca conseguiu "alcançar" a LI e dar o "ingrediente" final. 

 

A área de alto quase não teve tornados (só teve na primeira rodada).

 

Imagem

 

 

 

Concordo em exatos termos.

 

Primeiramente não vi desde o início os modelos apontarem um outbreak tão severo como previram; principalmente o europeu não indicava algo “severo” acho que dessa vez a NWS errou feio, eu acho que um alerta vermelho no máximo poderia ser colocado. O outbreak foi fraquíssimo na área roxa(maior risco) como delimitado por você. Aliás em baixas como essa é mais complicado a previsão pois uma simples nebulosidade a frente da LI pode retirar todo o CAPE da área. Dessa vez não poupo a NWS, ultimamente tem errado em eventos que não poderia errar. 

Edited by Matheus b Santos
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Oba! Uma operação de rescaldo.

Vamos lá. Questão de ENEM:

1. Se há uma probabilidade de acontecer tal evento (vamos usar o tornado como exemplo) de X% num raio de 40km em qualquer ponto dentro de um perímetro isso inclui os limites do perímetro, portanto teoricamente o sujeito que está no centro do polígono tem as mesmas chances de um tornado acontecer a 40K dele que o sujeito que tá na borda do polígono. O próprio SPC inclui cidades que estão visualmente fora da área de risco na lista de cidades dentro da área de risco. É muito metódico, eu também não gosto mas eu sou eu e eles são eles.

Não se atentem às linhas, elas não existem. Eu achei muito legal essa ideia que esse cara teve:

6igploH.jpeg

 

2. Vou sair em defesa do SPC pois aparentemente um dia estarão no lugar deles. Não são oráculos, são apenas cientistas e meteorologia é por vezes uma ciência ingrata porque dá esses revezes e o povo cai matando como se eles controlassem o clima e as condições do tempo fossem definidas por eles. O senso comum pensa assim.

Meteorologia não prevê o futuro e fazer previsão depois que já aconteceu não é previsão, é chatice. É tipo a minha tia que fala: "Ai mas vc falou que ia fazer sol e calor mas choveu". Pois perguntou se ia fazer sol não se ia chover, e fez sol. Já até falo o oposto do que tá previsto pra aprender a lidar com os revezes da vida.

Ontem, com o conhecimento e as ferramentas que tinham (acho que o ECMWF já é antiquado pra eles) decidiram fazer aquele prognóstico, até eu faria e se algo deu errado não é culpa deles pois eles não controlam o tempo. A linha avançou mais rápido do que os modelos calcularam, acontece. Se tivesse avançado no tempo que estava previsto pelo modelo - e essa era a informação com que trabalharam- teria ocorrido o sistema mais severo.

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
Em 18/03/2021 em 01:33, Tavares disse:

Mas já é de forma protocolar e a expectativa é o público mesmo que cria. e os riscos são exatamente esses (baixo, médio e alto), falou-se de criar risco extremo mas aí já seria algo que já se encaixa nas discussões de mesoescala.

Esse panorama geral é algo bem genérico e tem uma margem de erro bem ampla tipo chances de ocorrer um tornado (qualquer tornado) num raio de 40km de qualquer determinado ponto dentro de determinado perímetro de risco e pra tornado forte o SPC considera apenas EF2+. Nunca pontuam que poderá ocorrer um EF5 ou um tornado de proporções históricas, mas que há condições, segundo os modelos e as sondagens pra tempestades severas capazes de produzir tornados, vendavas ou granizo.

Abaixo do panorama, tem os avisos que são mais genéricos ainda, indica apenas a probabilidade de ocorrer dentro de uma vasta área (por vezes maior que estados), dois tornados ou um tornado EF2+. Quando em 2020 emitiram o aviso de tornado #199 com 95% de chances de fortes tornados (EF2+), granizos grandes e vendavais com força de furação CAT1, todos os entusiastas trataram como um fracasso de previsão por só ter ocorrido o mínimo que previram. 

Abaixo do panorama e dos avisos, eles fazem uma discussão de mesoescala, que são quando o evento já está em andamento já com análise de imagens de satélite e de radar, sondagens recentes, estações meteorológicas. Só nessas discussões que eu vejo o SPC citar a ocorrência de um possível tornado muito intenso e devastador, já até calcularam a potencial intensidade do tornado. Todos esses destinados ao público interessado, defesa civil, órgãos públicos.

E finalmente pontualmente os alertas para os locais que estão sob ameaça direta já destinado a ações práticas imediatas

 

Às vezes medidas de preparação pra eventos significativos exigem um tempo e um preparo maior, exemplo um Estado suspendeu as aulas no dia anterior e uma escola foi destruída por um tornado, sem vítimas. Entre outras coisas... mais vale pecar pelo exagero do que pela falta. 

Eu achei bom a previsão pra hoje, não acho que erraram não. 

 

Em 18/03/2021 em 20:06, Felipe F disse:

 

Discordo em partes.

Na primeira rodada de tempo severo fizeram um excelente trabalho, com mais de 20 tornados reportados e sendo alguns fortes (EF2 ou superior).

Ao contrário do indicado pelos modelos, que mostravam na sua previsão a ocorrência de células discretas, o que aconteceu foram células semi-discretas, o que limitou o potencial de tornados mais fortes e duradouros.

 

Agora a segunda rodada (motivo principal do alto risco) foi um fracasso.

A linha de instabilidade avançou de maneira muito rápida (+3h adiantada) e nenhum modelo estava prevendo isso.

Com a linha muito adiantada, o jato de baixos níveis previsto nunca conseguiu "alcançar" a LI e dar o "ingrediente" final. 

 

A área de alto quase não teve tornados (só teve na primeira rodada).

 

Imagem

 

 

 

 

Sempre interessante ver a questão por vários pontos de vista, tudo que foi apresentado aqui “contra” ou “a favor” da previsão para este último evento me parece ter algum grau de validade.

 

Eu escrevi um “textão” sobre a cultura sensacionalista dos alertas meteorológicos nos EUA, algo que ganhou muito espaço também aqui no Brasil nos últimos anos, e sobre como isso pode diminuir a efetividade dos alertas à medida que aumenta o grau de “complacência” da população (como na fábula do pastor e o lobo), mas achei que estava fugindo demais ao tema do tópico, então resolvi dar um “delete” no restante.  Ficamos assim, e voltemos ao monitoramento...😂

 

Será que com os critérios atuais ainda poderemos ter um EF5?  Lembrando que Joplin só foi classificado como EF5 por um dano no prédio do hospital local, bem acima da altura padrão onde os danos normalmente ocorrem e são avaliados, pois a esmagadora maioria dos tornados jamais atinge prédios, é como ganhar na loteria para um tornado atingir um prédio, e mesmo assim foi uma classificação controversa.  Tenho certeza que, pela velocidade máxima do vento, não é raro um tornado alcançar o limiar de um EF5, mas ter a certeza que um determinado tipo de dano só poderia ser causado por ventos de EF5 é  algo muito difícil, ou mesmo impossível em muitos casos.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

DIA 2 - RISCO MODERADO

 

Day 2 Convective Outlook  
   NWS Storm Prediction Center Norman OK
   0100 AM CDT Wed Mar 24 2021

   Valid 251200Z - 261200Z

   ...THERE IS A MODERATE RISK OF SEVERE THUNDERSTORMS OVER A LARGE
   PART OF MISSISSIPPI...PORTIONS OF CENTRAL AND NORTHERN ALABAMA AND
   ADJACENT AREAS OF WESTERN AND MIDDLE TENNESSEE...

   ...SUMMARY...
   A potential outbreak of severe storms including several long track
   strong tornadoes, large hail and damaging wind will exist Thursday
   into Thursday evening across a portion of the lower Mississippi
   Valley and Southeast States.

   ...Lower Mississippi Valley and Southeast States...

   Shortwave trough currently over the Southwest States will move from
   southern TX early Thursday through the lower MS Valley during the
   day and into the OH Valley overnight. Thursday morning a cold front
   will extend from the Great Lakes southwest to a weak surface low in
   northeast TX, then south into the western Gulf. In response to the
   ejecting negative-tilt shortwave trough, the cyclone is forecast by
   some models to undergo significant deepening as it develops
   northeast during the day. As this occurs, a cold front will
   accelerate through the lower MS Valley into the Southeast States,
   while a warm front initially from northeast TX into northern LA,
   central MS and southwest AL develops northward into the TN Valley.
   Some model differences do exist with the NAM being slightly less
   amplified and more progressive with resulting weaker cyclogenesis.

   It still appears likely that elevated storms will be in progress at
   the start of the period within the warm advection regime across
   northern MS, AL and TN. This activity is expected to continue
   lifting northward, allowing for destabilization from the south with
   time. Rich low-level moisture with upper 60s to near 70 F dewpoints
   will advect northward through warm sector contributing to moderate
   instability with up to 2000 J/kg MLCAPE. Discrete storms are
   expected to develop over the lower MS Valley as the surface layer
   destabilizes during the afternoon. The low-level jet will strengthen
   to 60+ kt over the lower MS and TN Valleys in response to forcing
   within exit region of the migratory mid-upper jet accompanying the
   shortwave trough. Vertical wind profiles with very strong shear and
   large 0-1 km hodographs (0-1 km helicity from 300-400 m2/s2) will
   support supercells with low-level mesocyclones capable of producing
   strong tornadoes and large hail. Some bowing structures are also
   likely. Activity will spread northeast through the lower MS and TN
   valleys during the day and into the evening. Additional storms may
   also develop along the cold front with linear structures capable of
   damaging wind.

   A secondary area of thunderstorm development might occur in vicinity
   of the ejecting vorticity maximum and near and just south of the
   surface low track from northern AR into southern MO. All hazards
   will be possible in this region, but threat is more conditional at
   this time given uncertainty regarding how much destabilization can
   occur. Will maintain this region in a SLGT for now, but continue to
   monitor for upgrade to higher probabilities in later updates.  

   ...OH Valley...

   Widespread rain and thunderstorms will occur over a large part of
   this region during the day. However, some destabilization should
   occur, especially during the evening fostered by a strengthening
   southerly low-level jet. Potential will exist for a forced line of
   storms to develop along the cold front, near and south of the
   surface low as it tracks northeast through this region during the
   evening and overnight. The primary threats will be damaging wind and
   possibly some QLCS tornadoes.

 

spcd2four_panel.us_ov.thumb.png.291db9049a79985caa12aa0b1ccaed2e.png

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Estava dando uma analisada nos modelos agora pouco. Para mim esse evento pode ser mais severo que o da semana passada.

 

O shear estará muito intenso no fim da manhã/começo da tarde amanhã por lá, e a baixa terá movimentação para Nordeste, gerando um contraste muito grande de P.O em 850hPa o que gerará células discretas mas muito intensas, aliás acredito que amanhã as células percorrerão distâncias maiores que na semana passada. O que deverá ser observado é que haverá um pouco de instabilidade na manhã e começo de tarde o que poderá matar células mais intensas. Outro fato, preveem duas LI's, a segunda precisa ter um time perfeito, pois se adiantar acontecerá o mesmo da semana passada.

 

Pelo HRW-WRF-NSSL:

 

celulas.thumb.png.d490dc6dd551de1ce9af291f24781717.png

 

P.O em 800hPa:

 

image.thumb.png.f7e9f49030131197b666f9e71c2bfe71.png

 

Mesmo assim muito difícil cravar a chance de um EF3-EF4-EF5.

 

 

Edited by Matheus b Santos
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

A Major Severe Weather Outbreak is Forecast Today and/or Tonight

A tornado outbreak is expected today into early this evening across parts of the Southeast northward into the Tennessee Valley. Several long-track strong tornadoes, destructive winds and very large hail are forecast from the Lower Mississippi Valley, eastward across parts of the Southeast and northward into the Tennessee and Ohio Valleys.
 
jiuS1QG.gif
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Redação bem forte:

 

"THIS IS AN UNCOMMON, UPPER-ECHELON PARAMETER SPACE. IN SUCH AN
ENVIRONMENT, ANY RELATIVELY DISCRETE SUPERCELLS WILL BE CAPABLE OF
MULTIPLE TORNADOES, SOME LONG-TRACKED AND STRONG TO VIOLENT (EF2-5
POSSIBLE), WITH CONSIDERABLE DESTRUCTIVE POTENTIAL. A VERY MOIST
BOUNDARY LAYER ALSO WILL REDUCE POTENTIAL COLD-POOL/OUTFLOW STRENGTH
VIA LESS SUBCLOUD EVAPORATION, SO THAT EVEN CLOSELY SPACED STORMS
MAY HAVE SUBSTANTIAL TORNADO THREATS. FORECAST WIND FIELDS AND
MODEL SOUNDINGS REASONABLY SUGGEST ANY SUSTAINED SUPERCELLS AND
THEIR TORNADOES WILL BE FAST-MOVING (45-55 KT), WITH INDIVIDUAL
TORNADO PATHS NEARLY AS LONG IN MILES AS THEIR DURATION IN MINUTES."

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Agora, Tavares disse:

Esses caçadores tem umas convenções linguísticas que tudo é "large" e "violent"

Esse daí, nesse instante do vídeo é tão ordinário.

Já vi caçadores brasileiros caçando no Brasil falando essas coisas em inglês. rsrsrsrs

Fizeram escola com o Reed kkkkkkkkkkkkkkk

  • Like 2
  • Haha 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.