Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2020


Recommended Posts

Aqui em Laje do Muriaé dia praticamente encoberto, o sol saiu um pouco ás 14 h 30, com isso a temperatura foi a 25ºC, a partir de 15 h 30 nuvens escuras chegaram e a garoa voltou.

Não esperava que o céu ia limpar, cheguei na janela dos fundos ás 22 h 30 e está a maior lua cheia e temperatura em queda, por isso a previsão de alguns modelos de mínimas baixas no sudeste no amanhecer de Finados, as nuvens iam dissipar no Rio e centro-sul de Minas.

Edited by Ernani de Paula
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Ernani de Paula disse:

Aqui em Laje do Muriaé dia praticamente encoberto, o sol saiu um pouco ás 14 h 30, com isso a temperatura foi a 25ºC, a partir de 15 h 30 nuvens escuras chegaram e a garoa voltou.

Não esperava que o céu ia limpar, cheguei na janela dos fundos ás 22 h 30 e está a maior lua cheia e temperatura em queda, por isso a previsão de alguns modelos de mínimas baixas no sudeste no amanhecer de Finados, as nuvens iam dissipar no Rio e centro-sul de Minas.

 

Nani, o céu está 90% claro aqui em Juiz de Fora, poucas nuvens, temperatura digna de noite de Julho.

 

Registro nesse momento 13,5C. Se o céu ficasse bem aberto a noite toda e sem vento, quem sabe eu quebrasse meu recorde para Novembro, mas acho muito difícil.

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

47 minutos atrás, sjmolive disse:

Boa noite a todos.

Frio radical aqui nos altos de JF.

Com rajadas de vento sul que passaram de  40 km/h. A temperatura máxima não passou dos 19˚C

 

No momento, 11,8˚C, a menor marca desde agosto, e vento sul com rajadas de mais de 20 km/h (23h05min).

 

Amanhã cedo teremos a menor temperatura mínima registrada em novembro no biênio 19/20.

 

 

 

717338905_CapturadeTela2020-11-01as23_08_46.png.e8e7e7c608d382e3955252e289cd1be5.png1334178683_CapturadeTela2020-11-01as23_08_35.png.a95a411f12710d25a9a99c9ba828115b.png

 

 

 

Samuel, a máxima no INMET também foi de 19 graus. Impressão minha ou com a mudança de estação você está com dados mais semelhantes ainda aos do INMET ? Isso é até esperado, pois a altitude é bem semelhante.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
1 hora atrás, Gabriel Cardoso disse:

NOITE BIZARRAMENTE HISTÓRICA PRA NOVEMBRO NAS TERRAS ALTAS DO SUDESTE! (Se não for histórica para o mês, tem muito tempo que não ocorre uma advecção fria tão forte em Novembro, não que eu já tenha visto)

 

22:00h:

 

PNI/INMET 3,3C

Observatório de Brazópolis 4,6C

Serra da Bocaina/Rampa de voo livre 5,3C

Bairro do Charco/Delfim Moreira 6,4C

Vila Inglesa/Campos do Jordão 6,6C

 

OBS: Todos com vento e nebulosidade, o que já seria forte pra Julho, ocorrendo em Pleno Novembro...

 

Em novembro de 2016 (18/19) teve negativa com advecção no PNI/Massena, mas foi tiro curtíssimo, numa frente fria que chegou até a Bahia, provocando 16/17ºc com chuva até o norte do ES e forte ventania em Abrolhos.  Mesmo na onda de frio de junho de 2016, a mais forte do ano em terras habitadas do SE, não houve negativa no topão monitorado do PNI, mas em novembro houve (outra foi em agosto), ali é uma dinâmica à parte.

 

Esta de agora não será tão forte (o pico de advecção em altura), mas a duração é maior.

 

Início de madrugada com vento 'friozinho" e chuviscos por aqui, já na casa dos 18ºc em frente à Baía de Guanabara (onde mínima do ano foi de 16ºc) e 14ºc na rampa da Pedra Bonita.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Renan disse:

 

Samuel, a máxima no INMET também foi de 19 graus. Impressão minha ou com a mudança de estação você está com dados mais semelhantes ainda aos do INMET ? Isso é até esperado, pois a altitude é bem semelhante.

Oi Renan,

 

Esta minha estação marca a temperatura mais exata, o revestimento do sensor de temperatura é muito bom, não se aquecendo ao sol e mormaço. Eu comparei com a antiga estação por três dias e vi que as máximas e mínimas eram poucos décimos menores. Parece que as máximas são menos contaminadas pelo sol e mormaço ( incrível este efeito, ainda que diminuto, no abrigo, com o sensor antigo) e o termômetro tem mais sensibilidade à queda da temperatura, por estar fora de abrigo. Mas vale lembrar que, quando começou a ventania no dia 30/10 o termômetro antigo no abrigo e a estação nova marcaram a mesma mínima, e diferença de apenas 0,1 grau na máxima, o que faz sentido.

 

Mas estes últimos dias estão muito nublados e com muito vento - então aqui no topo da cidade as temperaturas tendem a se nivelar.

 

Antes deste período, no dia 29/10 eu registrei máxima de 31,0˚C e a UFJF, apenas 30,0˚C. O efeito aquecimento da chapada fez a diferença por aqui.

 

No momento, 11,5˚C/ 88%, vento sul com rajadas de 18 km/h (00h15min).

 

 

Edited by sjmolive
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

59 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

NOITE BIZARRAMENTE HISTÓRICA PRA NOVEMBRO NAS TERRAS ALTAS DO SUDESTE! (Se não for histórica para o mês, tem muito tempo que não ocorre uma advecção fria tão forte em Novembro, não que eu já tenha visto)

 

22:00h:

 

PNI/INMET 3,3C

Observatório de Brazópolis 4,6C

Serra da Bocaina/Rampa de voo livre 5,3C

Bairro do Charco/Delfim Moreira 6,4C

Vila Inglesa/Campos do Jordão 6,6C

 

OBS: Todos com vento e nebulosidade, o que já seria forte pra Julho, ocorrendo em Pleno Novembro...

PNI/INMET com 2,6°C às 23h e segue na cota dos 30km/h de rajadas.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Agora, Wallace Rezende disse:

 

Em novembro de 2016 (18/19) teve negativa com advecção no PNI/Massena, mas foi tiro curtíssimo, numa frente fria que chegou até a Bahia, provocando 16/17ºc com chuva até o norte do ES e forte ventania em Abrolhos.  Mesmo na onda de frio de junho de 2016, a mais forte do ano em terras habitadas do SE, não houve negativa no topão monitorado do PNI, mas em novembro houve (outra foi em agosto), ali é uma dinâmica à parte.

 

Esta de agora não será tão forte (o pico de advecção em altura), mas a duração é maior.

 

Início de madrugada com vento 'friozinho" e chuviscos por aqui, já na casa dos 18ºc em frente à Baía de Guanabara (onde mínima do ano foi de 16ºc) e 14ºc na rampa da Pedra Bonita.

Não lembrava dessa negativada no Massena em Nov/2016, achei que o forte daquela mp tinham sido as mínimas...mas a de agora nao difere tanto assim então, ja que no INMET a 2.450m está com 2,6°C, nos 2.560m do Massena pode estar 1,x e se ainda abaixar mais ao longo da madrugada no INMET, pode encostar nessa negativada rapida de Nov/2016.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Após o verdadeiro tédio que foi outubro depois da morte da icônica onda de calor (Que evitou o Rio na maior parte dela mas ainda assim era interessante acompanhar a desgraça alheia), com dias seguidos que não fazia calor, mas não fazia frio, não chovia mas também não fazia tanto sol, enfim reapareço já que novembro ja começou mais interessante. Após as chuvas volumosas da tarde e noite do dia 31 (único evento interessante da segunda quinzena do mês aqui), com volumes passando até de 100 mm aqui na zona sul,  a noite de domingo é fria para essa época do ano.  Após uma amena máxima de 22°C, tenho apenas 17°C agora aqui em Ipanema,  na altura do posto 9. A mínima não deve mudar muito e a temperatura amanhã mesmo com um dia mais ensolarado que hoje também não deve subir muito, só espero uma elevação significativa a partir de sexta feira. 

  • Like 8
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Como já dito pelos colegas e ilustrado com dados, a noite vem sendo fria no RJ. Tenho 18º aqui em Vila Isabel, o que é uma temperatura invernal. Aliás, o dia todo teve cara de inverno carioca, pelo menos aonde eu estava, na região de Jacarepaguá. Chuvisco, céu bem nublado, aquele vento gelado e temperatura na casa dos 21/22, muito abaixo da média mensal.

Coloco esse primeiro dia do mês de novembro entre os melhores do ano no quesito frio na cidade, incluindo ainda o inverno. Me surpreendeu bastante apesar de as previsões preverem isso.

Edited by fsorf9rj
  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Gabriel Cardoso disse:

NOITE BIZARRAMENTE HISTÓRICA PRA NOVEMBRO NAS TERRAS ALTAS DO SUDESTE! (Se não for histórica para o mês, tem muito tempo que não ocorre uma advecção fria tão forte em Novembro, não que eu já tenha visto)

 

22:00h:

 

PNI/INMET 3,3C

Observatório de Brazópolis 4,6C

Serra da Bocaina/Rampa de voo livre 5,3C

Bairro do Charco/Delfim Moreira 6,4C

Vila Inglesa/Campos do Jordão 6,6C

 

OBS: Todos com vento e nebulosidade, o que já seria forte pra Julho, ocorrendo em Pleno Novembro...

NOVEMBRO HISTÓRICO SIM ❤️

2H45 da manhã 👇 PIRAQUARA... NÃO SEI SE O MAIS FRIO PÓS 2000, MAS UM EVENTO RARO!

Screenshot_20201102-025110.png.3439196bc7c52e8fc34e61c9a0e249a1.png

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 11,0˚C no Alphaville JF. 1,4˚C abaixo da mínima absoluta de nov/19.

Lá na UFJF baixou mais: 10,5˚C - parece, pela medida da radiação às 6h, que lá o céu estava mais aberto que aqui, permitindo o resfriamento maior.

Esta é a menor temperatura registrada desde o final de ago/20.

No momento, céu nublado, vento sul, 12 km/h: 12,4˚C/ 90% (6h50min)

Edited by sjmolive
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

43 minutos atrás, opusdei disse:

 

Sabe qual foi a última geada em novembro na RMC?

Eu não me recordo de outro evento com geada na região em Novembro, mas deve ter ocorrido sim. Apesar de fazer medições há muito tempo, o monitoramento de baixada com termômetro de relva é recente. 

Então não posso afirmar nada.

Sobre mínimas baixas para o períodor, procurei alguma coisa no site do INMET mas é muito demorado achar ano a ano.

No final de Novembro de 1973 teve um bom frio no Paraná. Curitiba com 8°C se traduz em 4/5°C nas baixadas e isso pode ser condizente com geada fraca 👇

Screenshot_20201102-073152.png.abddbe0747128191a9151c4ce9b076c4.pngScreenshot_20201102-073129.png.c7e8015c894b5e3af185146d3908ab22.png

Mas foi uma busca rápida q eu fiz agora.

Provavelmente outros novembros tiveram mínimas melhores. 2011 ou 2005...

Se alguém tiver outras informações e puder compartilhar aki seria ótimo ❤️

Historicamente já houve registro no INMET Curitiba de 4°C. 

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Os últimos dias de Outubro e os primeiros de Novembro tem sido agradáveis aqui em Nova Prata. Bem ensolarados, com máximas em 22/23⁰C e mínimas de 9/10. Podemos considerar frio. Nesta época do ano já é típico alcançar 30⁰C ou quase em dias de sol, mas está bem fresquinho. Na previsão para quarta-feira dia 5 mostra mínima de 5⁰C e máxima de 20 com tempo ensolarado, seria uma mínima bem baixa para padrões de Novembro. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Pesquisando rapidamente por aqui.

Na automática da cidade, UFJF,  houve o registro hoje de 10,5˚C

Voltando os novembros passados consegui localizar menor temperatura apenas em 2011 (para o período 2008-20 da automática)

3/11/2011 = 10,2˚C

 

Estes 10,5˚C são o quarto mais baixo registro para novembro desde 2008. 

O recorde absoluto para novembro continua em 9,9˚C em 2/11/11 - há exatos nove anos!

 

Confere @Renan?

 

No momento, no Alphaville, céu nublado e vento sul 13km/h: 14,0˚C/ 85% (8h20min)

 

 

Edited by sjmolive
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

55 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Eu não me recordo de outro evento com geada na região em Novembro, mas deve ter ocorrido sim. Apesar de fazer medições há muito tempo, o monitoramento de baixada com termômetro de relva é recente. 

Então não posso afirmar nada.

Sobre mínimas baixas para o períodor, procurei alguma coisa no site do INMET mas é muito demorado achar ano a ano.

No final de Novembro de 1973 teve um bom frio no Paraná. Curitiba com 8°C se traduz em 4/5°C nas baixadas e isso pode ser condizente com geada fraca 👇

Screenshot_20201102-073152.png.abddbe0747128191a9151c4ce9b076c4.pngScreenshot_20201102-073129.png.c7e8015c894b5e3af185146d3908ab22.png

Mas foi uma busca rápida q eu fiz agora.

Provavelmente outros novembros tiveram mínimas melhores. 2011 ou 2005...

Se alguém tiver outras informações e puder compartilhar aki seria ótimo ❤️

Historicamente já houve registro no INMET Curitiba de 4°C. 

 

A menor temperatura registrada em novembro em Curitiba foi -0,9. Não sei em qual ano.

Edited by opusdei
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Eu não me recordo de outro evento com geada na região em Novembro, mas deve ter ocorrido sim. Apesar de fazer medições há muito tempo, o monitoramento de baixada com termômetro de relva é recente. 

Então não posso afirmar nada.

Sobre mínimas baixas para o períodor, procurei alguma coisa no site do INMET mas é muito demorado achar ano a ano.

No final de Novembro de 1973 teve um bom frio no Paraná. Curitiba com 8°C se traduz em 4/5°C nas baixadas e isso pode ser condizente com geada fraca 👇

Screenshot_20201102-073152.png.abddbe0747128191a9151c4ce9b076c4.pngScreenshot_20201102-073129.png.c7e8015c894b5e3af185146d3908ab22.png

Mas foi uma busca rápida q eu fiz agora.

Provavelmente outros novembros tiveram mínimas melhores. 2011 ou 2005...

Se alguém tiver outras informações e puder compartilhar aki seria ótimo ❤️

Historicamente já houve registro no INMET Curitiba de 4°C. 

Menores mínimas absolutas mensais de novembro na convencional 1975-2020 (local atual):

6,5 1976

6,8 1979

7,1 2006

7,5 auto 2020

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Essa MP está excelente em questão de conforto térmico aqui em Blumenau, algo que nessa época já é raro. Ontem foi um dia parecido com os dois anteriores, foi nublado com algumas poucas aberturas de sol e o vento soprou de leste/sudeste trazendo ar fresco e seco. Extremos de temperatura: 14,3/23,2 com umidade baixando a 57%:

 

image.png.a9c648a2999083a135a8d048d1f078fb.png

 

A madrugada teve longos períodos de tempo aberto e com isso tive mínima de 12,7C hoje. Às 9:30 faz 21,8C com 59% e o tempo está ensolarado, perfeito.

 

No oeste os dias tem sido mais secos e de grande amplitude térmica: ontem a temperatura foi de 11,7C a 30,0C em Mondaí com umidade indo a 26,7%.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Dia começando com muita chuva no Nordeste!!!

 

Na sequíssima Petrolina (Aut-Inmet) o acumulado foi de 46,6 mm, mas chegou até 56,7 mm na rede do Cemadem. A média de Novembro (81-2010) é de 52 mm.

Aqui em Queimada Nova tivemos apenas uma chuva rápida pela manhã e uma garoa na madrugada. Foram uns 3 mm aqui na roça. Mas já tem muitos núcleos vindo de oeste. 

 

IMG_20201102_055445.thumb.jpg.ed9fc3ccff48c7f0de9874f51749004e.jpg

Chuva às 5h46m.

 

Screenshot_153.png.8b4461a2d2f620dcf586c01e34bce6e2.png

Imagem de satélite das 9h10m (BRT).

  • Like 14
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS QUASE HISTÓRICAS 2/11/20 

AirBrush_20201102093219.jpg.d48c6ea282884fe2e54aa8daff1241d1.jpg

Uma manhã começando linda e ensolarada. 

Devido à nebulosidade baixa q avançou durante a madrugada as mínimas não atingiram o real potencial deste evento, se é q se pode dizer assim.

O gráfico da estação aki na vila mostra q o valor mínimo de 4,8°C foi observado por volta das 3h30, portanto ainda havia condição de um registro mais baixo até às 5h30. Mas as nuvens vieram e a temperatura subiu ao invés de descer. Screenshot_20201102-064646.png.20f075af43c5a029386c05d07e049db8.pngScreenshot_20201102-033623.png.bbf741603feea45b5fe9622482c4e8d1.png

Ao amanhecer, nuvens pairavam ao leste e nordeste do município. Havia pouco nevoeiro e formação de geada fraca.AirBrush_20201102070508.thumb.jpg.83703d453f6050bb1d701480f34e1490.jpgAirBrush_20201102065303.thumb.jpg.a798fdd0668cbeccfd4faf111f9b7c21.jpg

  • Like 16
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Novembro espetacular para Maringá hj a mínima foi de 12,7 com sensação de 11 C. Tá certo que esse frio tardio existe uma diferença na sensação... O frio é diferente pois o sol é mais quente... Mas msm assim um início de mês muito agradável.... 

 

Historicamente finados é muito quente e com fortes temporais de e tarde... É a chuva que faz a plantação de soja germinar... Não sei exatamente o processo mais é uma chuva muito esperada pelos produtos de soja aqui do Sul.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Mínima absoluta não define a percepção do frio: Um grande exemplo disso é se compararmos Goiânia e Primavera do Leste no mês de maio, mesmo a convencional goianiense, no meio de uma ilha de calor, teve uma mínima mensal 1 C inferior à automática de Primavera, 9,2 C X 10,2 C, porém são condições totalmente diferentes, Primavera registrou 10 C com neblina, garoa,  vento, enquanto o centro nervoso de Goiânia registrou 9 C com céu bem claro, no fim da madrugada e sem vento, a mínima mensal primaverense foi antecedida por um dia inteiro sub-15, enquanto a mínima mensal central goianiense foi precedida por uma tarde com pouco mais de 25 C, a mínima de Primavera foi sucedida por uma máxima de 19 C e a de Goiânia por uma máxima de 27 C, a convencional de Goiânia este ano não registrou menos de 17 C até 9 da noite e nem menos de 15 C a partir das 9 da manhã, tudo isso significa que a percepção de frio em Primavera em maio foi bem melhor que em Goiânia, ainda mais naquele centrão, pros goianienses sentirem mais frio, é melhor morar no subúrbio que tem mais frio vampiro, a automática até teve máxima diurna sub-20 em 24 de maio. Fonte: INMET. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

Bom dia! Aqui em Curitiba, na Zona Norte da cidade, as 3 estações que acompanho, a Pilarzinho foi a que "ganhou" no frio de mínima invertida ontem e de mínima do dia de hoje.
Ontem: 1/11: 8,8
Hoje: 2/11: 6,4

Invertida tbm aki ontem, com 6,7°C no final da noite ao invés dos 9,2°C da madrugada.

Pena q não verifikei o registro da minha própria estação. Estava muito tarde pra ir até lá. E na vdd eu já estava dormindo 😴

SONHO: Acordei às 2h da manhã sentindo frio e levantei apanhar outro cobertor. Nisso, vou olhar o céu pela janela e está limpo, com luar.

À partir disso, olhei o registro da PWS e levei um susto com o valor de 5,7°C. Não q eu não esperasse algo do tipo...era algo q deveria estar ocorrendo pela lógica da keda q já vinha acontecendo ontem à noite, mas havia uma grande possibilidade de estar nublado, já q as coisas são assim...o ruim sempre acontece...

Dessa vez, não! Fikei acordado até às 3h30 eventualmente olhando os registros da estação pelo celular e então acabei dormindo... E sonhei.... E como geralmente acontece nos meus sonhos com neve ou geadões, na hora de fotografar eu nunca consigo... Ou acaba a bateria, ou perco o celular ou acontecem mil coisas q me impedem de fazer o registro na hora certa e quando finalmente posso registrar, já acabou, o gelo derreteu e coisas do tipo. E não foi diferente no sonho dessa madrugada... Saí no quintal de casa e claro, não se tratava do quintal da minha casa q é pekeno e murado, mas um kintal amplo com vista para a Serra do Mar. E, nosso Deus! Estava tudo branco com uma camada tão grossa de geada q parecia na vdd q havia nevado por horas.

Então vou fazer os registros...e inesperadamente ("inesperadamente" num "sonho" é meio estranho ha ha), bem, na hora exata do "registro" começa a chover MUITO FORTE e essa chuva repentina vai derretendo todo o gelo. Lembro de olhar para o céu e constatar q só há algumas nuvens ralas e muitas estrelas e independente disso, chovia muito. Enfim, o sonho imita a vida... Mas nessa altura do campeonato, penso q chuva é mais valiosa do q gelo...

  • Like 9
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Mínima absoluta não define a percepção do frio-parte 2: Agora é comparar Primavera em situações diferentes, a mínima deste ano foi em 22 de agosto com 8,3 C na madrugada, porém foi precedida por uma máxima de 25,5 C na tarde do dia anterior, mas esfriou rapidamente ao escurecer, baixando dos 13 C às 8 da noite, naquela noite, mesmo sendo mais fria que a de 23 pra 24 de maio, eu dormi com uma coberta mais fina, enquanto na madrugada de 24 de maio, quando baixou pra 10 C, eu dormi com um cobertor mais grosso, a explicação pra isso é justamente os 10 C de maio serem antecedidos por uma máxima diurna sub-15, o que gelou a casa, isso aliado a uma maior carga de umidade, na madrugada de 24 de maio pus o termômetro no banheiro e baixou pra 15 C in door, enquanto na de 22 de agosto pus de novo no banheiro e baixou, acho que pra não menos que 18 C, isso se deve também ao fato do frio de agosto ser mais seco, e no dia 22 de agosto de manhã já foi esquentando rápido passando dos 26 C de tarde, enquanto no dia 24 de maio a máxima de tarde pouco passou de 19 C. Fonte: INMET. 

Edited by Leandro Leite
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Seca devastadora ganhando forma no oeste catarinense.

 

Em Iporã do Oeste/SC o outubro mais seco era 1977 com 79mm, em Frederico Westphalen/RS também era 1977, com 70mm.

Em outubro de 2020, choveu 35mm na estação da Linha Aparecida e 58mm na Linha Wickert, em Iporã do Oeste, então garantidamente é o mais seco dos registros.
Faz pelo menos 6/7 décadas que não teve um setembro-outubro tão seco assim. Outubro, na média, é o mês mais chuvoso do ano no oeste catarinense, fica perto dos 250mm.

 

Em Itapiranga, na divisa RS/SC, o Rio Uruguai mostra novamente neste 2020 o sinal de tempos preocupantes, algo que antes de 2020 nunca mais se tinha visto, agora virou algo comum. Na Linha Catres, em Mondaí, choveu menos de 1000mm no ano sendo que a média é 2000mm.

 

123245688_3184187278375407_7781802521824266711_n.jpg.a0d8d7622d5938e4a7237e3b8bd00e7b.jpg

123466342_3186854638108671_1709701068591407004_n.jpg.29fc5d1519c6634d98e58584a392dc5e.jpg

123137164_3184188245041977_8243480473060560698_n.jpg.ff9473ae228d4133b62f2fb2749483f4.jpg

 

Falta água para os animais, e as lavouras (das quais dependemos para ter alimento para os animais) assim como as pastagens, sofrem muito.

 

Os açudes estão secando, então a fonte de água para os animais nas propriedades acabaram. Os agricultores e as prefeituras estão pegando água nos rios, que também estão com baixa e podem secar completamente se a seca se prolongar mais.

 

A região é muito forte em avicultura, suinocultura e pecuária (gado de leite). A indústria é principalmente relacionada a agricultura, com frigoríficos, queijarias, laticínios, fábricas de ração, etc. Basicamente a região depende imensamente do regime de chuvas correto.

 

A previsão e tendência é desanimadora, pois o oeste catarinense e RS sofrem muito no verão em anos de La Niña, com as secas. Então não se deve esperar muita coisa até o outono de 2021.

 

A última vez que a safra de verão foi totalmente perdida foi em 2008/2009, ano também que teve falta de água até para consumo humano. Já que faz 11 anos desde uma seca tão grave, a região se desacostumou. Como se diz, estávamos num bom período, numa época de "vacas gordas".

 

O Niño 3.4 está com anomalia muito significativa. O impacto é claro.

 

265162695_nino34(1).png.b97d0c11bb299964a3316cadc181f1ca.png

 

 

 

Edited by jean10lj
  • Like 6
  • Thanks 5
  • Sad 15
Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, EvandroPR disse:

Frio diferente esse né ? O povo não está agasalhado , na foto da pra ver até pessoas de bermuda ... Se fosse em junho o pessoa estaria com roupa de frio..

Pois é, o sol já ta forte essa época mas fica a sensação que na sombra é gelado... diferente dos últimos dias que ficou nublado, ai era frio direto mesmo

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Carlos Campos disse:

NOVEMBRO HISTÓRICO SIM ❤️

2H45 da manhã 👇 PIRAQUARA... NÃO SEI SE O MAIS FRIO PÓS 2000, MAS UM EVENTO RARO!

Screenshot_20201102-025110.png.3439196bc7c52e8fc34e61c9a0e249a1.png

Top demais!! Pelos registros do INMET, parece que Maria da Fé teve a menor minima pra Novembro desde 1980.

  • Like 5
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, EvandroPR disse:

Frio diferente esse né ? O povo não está agasalhado , na foto da pra ver até pessoas de bermuda ... Se fosse em junho o pessoa estaria com roupa de frio..

Os turistas esperavam encontrar clima de "meio-verão" em Curitiba.

Com certeza não se sentiram muito confortáveis se acordaram cedo e saíram para os passeios de bermuda he he

  • Like 1
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

En esta epoca a pesar del aire fresco la radiacion solar esta mucho mas proxima de verano que de invierno, es natural que a igualdad de temperaturas en condiciones soleadas la sensacion termica, las vestimentas y el "ambiente" no sea el mismo que en junio o julio:

 

Esta es la grafica de radiacion solar en Montevideo:

 

image.png.90d3cf91799771a81daca3df8e13e2c2.png

Edited by Pablo MQL
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, LucianoD disse:

La Niña está bem forte e consolidado, torcer p Atlântico ficar bem quente para compensar.

 

 

tjWTJkt.png

Espero que esquente mesmo para que o nós aqui do leste do Nordeste possamos ter uma estação chuvosa digna, pq essa decáda foi ruim demais. O povo do sul pelo visto vai ter um gostinho do que passamos..

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.