Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2020


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

Hoje, sim, podemos dizer que a onda de calor não tem mais nenhuma influência na capital mineira, que teve um dia encoberto, com algumas aberturas de sol e chuva leve pela manhã. Se, alguns dias atrás, com a advecção quente, a capital (Pampulha) "competiu" com cidades bem mais quentes pelo calor, hoje a diferença de BH para áreas relativamente próximas ao norte é muito grande, mostrando o limite do ar polar. Pelas estações (as mínimas vão diminuir agora a noite):

 

INMET Pampulha............................ 19,3 / 25,5

INMET Santo Agostinho................. 19,0 / 24,8

INMET Cercadinho.......................... 15,9 / 22,8

INMET  Curvelo (168km a norte)...  22,0 / 33,4

 

A temperatura máxima caiu 9°C de ontem pra hoje e, se compararmos as 15h de hoje com 15h do dia 07/10, temos 15°C a menos! Ambientes estão se resfriando rapidamente e o conforto térmico volta a predominar.

 

A previsão para as próximas 2 semanas mostra que teremos nosso clima de volta, com chuva e temperaturas suaves até onde a grade alcança:

 

141861159_Semttulo.png.08a62edf573c61472960907697bab9b3.png

 

 

Agora, ao anoitecer, já temos 19°C, de forma que a mínima será invertida. Com a queda rápida e os ventos marítimos, a sensação é de.....frio. Inacreditável.

Edited by LeoP
  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Variação hoje 9,7/21,4°C na minha estação e 10,5/21,6°C na PWS.

Embora com mínima sensivelmente mais elevada do q a observada ontem e isso em virtude da nebulosidade q pairou durante a madrugada, o dia foi de um modo geral frio para a época, e a mesma nebulosidade q atrapalhou a keda noturna foi responsável pela demora na elevação até por volta das 11h da manhã.

Os ventos do SE não cessaram ao longo do dia, também contribuindo para a sensação de frio.

Pela manhã, nuvens Stratus/Stratocumulus cobrindo a Serra do Mar 👇1602446872940.thumb.jpg.956fd9ed6ea0e2c7d9b58dc1dc6ff089.jpg

Um pouco de sol e nuvens, e assim foi durante toda a manhã 👇AirBrush_20201011170856.thumb.jpg.011a76f364f40bb4c1ec20c7e2b9c56c.jpg

Os campos já bem verdinhos graças à chuva q retornou e à força da Primavera q favorece o crescimento de tudo q faz parte do Reino Vegetal. É sem dúvida uma imagem bonita, como tudo o q vi hoje durante o pedal até a Colônia Nova Tyrol, no sul do município (exceto as represas 😔).

Diz o ditado q quando o gado faz seu desjejum matinal, voltado para o ocidente 👇, boas chuvas virão 🤗AirBrush_20201011171132.thumb.jpg.22c502e0bb8e0a6972399e58b9237d9d.jpg

Entardecer com céu ainda limpo. Hoje o índice de radiação solar ultrapassou 11 por aki, justamente devido ao fato de a atmosfera estar límpida e sem as poluições e fumaças q pairavam há uns dias atrás.AirBrush_20201011182534.thumb.jpg.ea8751886c41647283c348357b1a152e.jpg

Nevoeiro e Stratus nas montanhas, em contagem regressiva para avançar até o planalto 👇AirBrush_20201011182702.thumb.jpg.9f8072e46fee2b5a01da2e700ea852ff.jpg

Temperatura de 14°C agora.

Edited by Carlos Campos
  • Like 14
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! O pessoal já foi relatando, mas quero também fazer comentários sobre os últimos dias aqui em Sao Paulo:

Sexta-feira: o dia foi inteiro muito nublado e com diversas pancadas de chuva. Aqui na zona leste houve trovoadas umas 4, 5 vezes no dia, algo ainda nao muito comum para um comeco de outubro. Foi uma chuva pra lavar a alma e a cidade, que estava tendo poluicao e queimadas. Passamos boa parte do dia com menos de 20°C.

 

Ontem: o dia amanheceu com 17°C, durante a tarde nao passou de 21°C. Por volta das 15h, o céu estava limpo, com ventinho frio e temperatura já em 19°C. No fim da tarde já fazia 16°C e a mínima foi de 14°C finalizando o dia.

 

Hoje: dia ensolarado e bem agradável, com mínima de 12°C e máxima de 22°C, agora nublado e 17°C. Amo frio, chuva, vento e dias escuros, mas devo reconhecer que a combinacao de sol, temperaturas amenas e céu bem azul (ar frio deixa o céu mais azul? sempre tenho essa impressao!) me agradou muito e acho que um dia como hoje é dos mais queridos meteorógicamente pras pessoas: quem quer sair, sai confortavelmente, quem fica em casa nao morre de calor porque nao esquenta os ambientes internos. Quem gosta de ar mais fresquinho fica na sombra sem passar frio, quem gosta de calor, fica no sol sem morrer queimado. Dá pra sair com roupa de meia estacao, sem suar, sem se agasalhar. Enfim, um dia ideal!

  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

Formaram algumas pancadas de chuva na tarde de hoje em Queimada Nova.

A primeira imagem é das 15:10 e a segunda das 16:30.

 

IMG_20201011_151116.thumb.jpg.ce84e47ea4abe7e9d3b048202902b2cb.jpg

 

IMG_20201011_163111.thumb.jpg.e9cbb9f6e69479333d3153639adb9196.jpg

 

Embora, visualmente, esses núcleos estivessem longe de ser chamados de bonitos ambos foram capazes de produzir trovões. Foi a primeira vez em 4 meses e meio que ouvir trovões por aqui.

 

Na última noite também formou algumas chuvas isoladas. Choveu fraco em Lagoa do Barro do Piauí e em Capitão Gervásio Oliveira, as duas cidades mais próximas daqui em linha reta. Também pode chover nesta noite.

Edited by Tstorm
  • Like 19
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, RafaelBHZ disse:

 

O que é outro erro grave dos modelos, que previam a chuva concentrada somente em uma parte de MG, áreas do RJ e ES. Áreas mais ao norte do país estão com muito mais chuva. A cidade de Goiás, por exemplo, acumulou 100 milímetros nas últimas 24 horas. Brasília também está registrando bons acumulados. 

 

Não está dando para confiar nos modelos para absolutamente nada, não sei o que está acontecendo. Estão errando feio tanto nas temperaturas quanto na precipitação. 

 

Por aqui, as instabilidades estão vindo de norte esta manhã e já houve uma pancada forte e rápida seguida de chuva fraca que persiste até agora. 

RafaelBHZ,

nas rodadas de 00Z, 06Z e 12Z do GFS, indicando muita chuva até dia 26, nas cidades ao sul,norte, leste de BH, toda região de Ouro Preto, Ponte Nova, Viçosa,Ubá,Cataguases, Muriaé,Caparaó, Manhuaçu(enfim grande parte da Zona da Mata),leste de Minas, centro-sul do ES.

Se chover entre 150 mm até 200mm na convencional de BH, as chances de 2020 ser o mais chuvoso é grande. Já teve previsão de site de Clima, prevendo muita chuva em nov/dez para Minas,ES e parte norte do RJ.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hj 

 

Maringá 

Aeroporto 17 e 33

Simepar  17,4 e 32,2

Inmet 17,2 e 31,5

 

Londrina 

Aeroporto 15 e 31

Simepar 14,8 e 29,3

INMET 18,4 e 31,2

 

Catanduva Cetesb

15,9 e 33,1

 

Apesar dos 32/33 o dia foi bem agradável e não houve sensação de calor nem de abafamento... Não sei se pra quem é de algum lugar mais frio passaria calor aqui hj, mas a sensação térmica estava muito agradável , não tinha aquela secura incomoda de dias anteriores . Um dia de primavera clássico .

 

Edited by EvandroPR
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Enio Rezende disse:

Uns dias atrás a previsão até mostrava uma máxima de 16° no fim da grade mas depois tirou. Até ontem indicava algo em torno dos 23° pra hoje. Mas hoje acabou ficando mais perto daquilo que foi previsto muito rapidamente há 10 dias atrás quando ainda torravamos na onda de calor.

Uma pancada de chuva ao meio dia veio pra sepultar qualquer resquício da onda de calor. Não apareceu sol hoje e a máxima em Lafaiete ficou nos 17 graus

SIM, MÁXIMA DE 17 GRAUS

Voltamos ao cobertor e chocolate quente...😁

IMG_20201011_163053629_HDR.thumb.jpg.06b1085d4cf4a5489eb76fc23f84e3d5.jpg

Situação de momento em Lafaiete, aqui em casa meu termômetro marca nesse fim de tarde, pasmem: 15,6°

É verdade esse bilhete

 

Enio Rezende,

Conselheiro Lafaiete, junto com Santos Dumont, foram premiadas com os maiores volumes de chuva no centro-sul de Minas, acima de 40 mm.

Fui pesquisar as estações do Cemaden em Minas, teve uma chuvarada durante a tarde de hoje nos municípios de Carangola e Espera Feliz/Zona da Mata.

No distrito de Alvorada/Carangola, choveu 44 mm a partir de 12 h 30 até o início dessa noite.Várias pancadas de chuva.

 

 

Edited by Ernani de Paula
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, Alexandre Pereira said:

As PWS da zona rural do DF tem dados muitooooooo destoantes das estações oficiais, a estação de Piraquara tem dados muitooooooo destoantes das de Curitiba, a estação de Marsilac tem dados muitooooooo destoantes das de SP... 
 

Ok CWB e SP se situam num mundo climático bem diferente daqui, mas o DF não. Isso já foi discutido aqui, e como os dados de Anápolis sempre foram do topão da Base Aérea eu tbm achei estranho no começo, mas fui lá um dia e vi com meus olhos que a temperatura na baixada era de 8,x°C enquanto na Base Área a mínima foi de 14,x°C. E olha só, a diferença na média de mínimas nesses últimos 10 dias entre ambas foi de aprox 7°C, olhando dessa forma não destoa muito.

Não sei se vc já olhou lá no mapa do WU mas lá é uma baixa baixadona, e olha que nem cheguei mais perto do córrego, só fiquei na rua mesmo.
 

Pedi pra adicionarem essa PWS no estaçõesdobrasil.com e felizmente ela foi aceita, logo acho que cumpre os requisitos. 
 

Uma grande parte da cidade fica em topo ou encosta, e alguns bairros mais centrais com menor altitude são justamente o núcleo urbano, ou seja uma possível ilha de calor. Por isso no final das contas acho que a estação da Base é mais representativa que a PWS. Esse mapa topográfico talvez mostre isso


 

Goiás torrou nessa onda de calor, mas os 1000m de altitude ajudaram aqui a não torrar tanto kkkkk comparando Aragarças ou Goiás Velho com aqui fica bem nítido, de qualquer forma nesses últimos dias nem isso dava conta

 

Enfim, a Helena esperava onda de frio histórica, recebeu onda de calor histórica kkkkkkkk. 

 

 

Vale dizer que essa estação em Anápolis não é a única que apresenta dados assim. Acho que a estação Fazenda Malunga, no Distrito Federal, também tem temperaturas noturnas baixíssimas.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Samihr Hermes disse:

 

 

Vale dizer que essa estação em Anápolis não é a única que apresenta dados assim. Acho que a estação Fazenda Malunga, no Distrito Federal, também tem temperaturas noturnas baixíssimas.

 

Boa noite , é legal ter vários dados da cidade para fazer uma média. Igual pessoal faz de São Paulo.

 

Mas acho as estações centrais ou em bairros super populosos , mais interessantes msm estando em ilha de calor é o que povão sente . É o clima da cidade.  Mas todas as estações são importantes central, baixada , topo. Quanto mais estações melhor.

 

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

12/10/2020

 

00:00 UTC

 

22,0°C | 52,0% - São Cristóvão/Rio

21,1°C | 55,0% - Xerém/Caxias

22,0°C | 56,0% - Aero Galeão/Rio

22,0°C | 56,0% - Base dos Afonsos/Rio

21,6°C | 60,0% - Barreto/Niterói

21,7°C | 60,0% - Forte de Copacabana/Rio

22,0°C | 60,0% - Aero Santos Dumont/Rio

22,0°C | 60,0% - Base Santa Cruz/Rio

22,0°C | 65,0% - Irajá/Rio

22,2°C | 67,0% - Barra/Riocentro/Rio

67,0% - Santa Cruz/Rio

21,3°C | 68,0% - Jardim Botânico/Rio

18,3°C | 73,0% - Alto da Boa Vista/Rio

20,2°C | 73,0% - Ecologia Agrícola/Seropédica

19,1°C | 80,0% - Jacarepaguá/Rio

20,9°C | 86,0% - Guaratiba/Rio

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Dia de tempo seco e agradável em SC. A madrugada foi encoberta no leste do estado impedindo maior queda de temperatura e o dia foi de céu limpo e novamente vento soprando do mar. Extremos de temperatura:

  • 09,8/23,7 Itaiópolis
  • 15,0/25,7 Blumenau
  • 10,3/31,2 Mondaí

Curioso que em Itaiópolis ventou mais de noite do que durante o dia, algo quase impensável pra um morador de vale.

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Após o tempo fechar (por nuvens baixas) entre o final da tarde e o início desta noite, São Paulo agora está com céu praticamente limpo.

As temperaturas, nas estações do CGE, estão entre 13 graus (Marsilac) 17 graus (áreas próximas ao centro).

 

Estações - CGE

8AEbcec.png

 

 

Imagem do satélite mostra praticamente todo o estado de SP livre de nebulosidade.

Temos nuvens baixas pegando boa parte do Vale do Paraíba, oeste da Grande SP e parcialmente o Vale do Ribeira.

Já no norte do estado, há um pouco de nuvens altas vindas das instabilidades que atuam no centro oeste do Brasil.

6gQjMfl.jpg

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Amplitudes térmicas interessantes hoje no RS, conforme link abaixo:

 

https://metsul.com/inverno-e-verao-no-mesmo-dia/

 

Trechos abaixo copiados do link (fonte: MetSul):

 

"A estação automática particular do bairro Planalto, no município de Santa Rosa, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, registrou neste domingo (11) a maior amplitude térmica do ano. O amanhecer teve mínima de inverno de 4,9ºC. Já a tarde anotou máxima de verão com 33,4ºC. Com isso, em questão de horas a temperatura no local variou 28,5ºC. A umidade relativa do ar mínima foi de 14% durante a tarde."

Link to comment
Share on other sites

Estação automática de Viçosa-MG teve queda continua na temperatura desde ás 21 h de ontem. Se for considerar a máxima após o amanhecer, foi de 17,1ºC ás 11 h, a amplitude térmica foi de 0,8ºC entre 6 h da manhã(16,3ºC) e a máxima de 17,1ºC, céu muito fechado e com chuvas a partir do meio-dia.

 

Ás 14 h do dia 7, quarta, registrou a máxima recorde absoluta de 38,2ºC, e hoje no mesmo horário, mas 96 h após, a temperatura era de 16,2ºC.

Achei muito interessante essas variações em Viçosa.

 

Edited by Ernani de Paula
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Núcleos de chuvas continuam atuando entre nordeste de MS, sudeste de MT e sudoeste de GO e também no leste da Bolívia.

No caso do leste da Bolívia, é ótimo disso estar ocorrendo, pois vai começar a reduzir as queimadas que atingem também aquele local.

 

Imagem do satélite

vaonrmr.jpg?1

 

 

Descargas elétricas

pZqFsCe.jpg

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas em algumas estações do CGE nesse começo de madrugada:

  • São Mateus: 12,6 graus;
  • Marsilac: 12,8 graus;
  • Capela do Socorro: 13,1 graus;
  • Parelheiros: 13,7 graus;
  • Itaim Paulista: 14,6 graus;
  • Santana/Tucuruvi: 14,7 graus;
  • Santana do Parnaíba: 14,9 graus;
  • Anhembi: 15,1 graus.
  • Mooca: 15,6 graus;
  • Sé: 16 graus;

 

Nota-se que não há tanta diferença entre as estações citadas acima, pois temos nuvens baixas atuando em alguns locais da Grande SP como mostra a imagem do satélite abaixo:

h6DM3xW.jpg

 

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

14 hours ago, Beto Krepsky said:

Esse feriadão sem dúvidas alguma esta sendo um dos melhores dias do ano pra curtir uma boa praia. Principalmente pra qm nao curte aquele sol e mormaço do auge do verão.

 

Praia Brava - Itajaí

20201011_154841.jpg

 

Aqui es demasiado pronto para hacer playa; asi hiciera calor el agua esta muy fria, en esta epoca Punta del Este esta mas fria que Montevideo; playa solo es posible despues de mediados de diciembre:

 

PE.jpg.72af510be07806232081c6627d3cb06b.jpgMVD.jpg.e270708a4561efa7645aa9e5140d3330.jpg2139495485_Sanstitre.jpg.e9618e86dbb7b022159b3d827ce61938.jpg

 

Asi se presenta el tiempo hoy en Montevideo y en todo el pais a las 11 de la mañana, cubierto y estuvo lloviendo a la madrugada:

 

1141493993_Sanstitre.jpg.3ed773681c0b2cfd590f2e6ea0afef09.jpg

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Muito agradável aqui no leste de SC, resumo dos últimos dias aqui em Rancho Queimado/SC

Mín       Máx
11,4º     13,6º (09/10)
8,4º       17,8º  (10/10)
8,1º       18,7º  (11/10)

Pelo Inmet registrou mínimas mais baixas nos dias 10 e 11, 6,8 e 6,6ºC

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Pablo MQL disse:

 

Aqui es demasiado pronto para hacer playa; asi hiciera calor el agua esta muy fria, en esta epoca Punta del Este esta mas fria que Montevideo; playa solo es posible despues de mediados de diciembre:

 

PE.jpg.72af510be07806232081c6627d3cb06b.jpgMVD.jpg.e270708a4561efa7645aa9e5140d3330.jpg2139495485_Sanstitre.jpg.e9618e86dbb7b022159b3d827ce61938.jpg

 

Asi se presenta el tiempo hoy en Montevideo y en todo el pais a las 11 de la mañana, cubierto y estuvo lloviendo a la madrugada:

 

1141493993_Sanstitre.jpg.3ed773681c0b2cfd590f2e6ea0afef09.jpg

 

 

 

 

Nessa época do ano aqui em Santa Catarina quando faz calor é bem comum a orla estar cheia mas com poucos banhistas. Com sol e a temp. da água em torno de 19/20c já consigo tomar um bom banho. Mas no sul aqui do estado, mais precisamente Laguna pra baixo, as águas ainda estão geladas por causa da corrente das Malvinas.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Agora, Beto Krepsky disse:

Nessa época do ano aqui em Santa Catarina quando faz calor é bem comum a orla estar cheia mas com poucos banhistas. Com sol e a temp. da água em torno de 19/20c já consigo tomar um bom banho. Mas no sul aqui do estado, mais precisamente Laguna pra baixo, as águas ainda estão geladas por causa da corrente das Malvinas.

Praia com agua com temperatura agradável o ano inteiro é somente em Salvador da Bahia mesmo com média anual de 26°.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Fotos da minha caminhada matinal de hj cedo zona rural da região de Maringá . Foram 11 km. Dia lindo e agradável 

 

Mínima de 17/18 e máxima de 30/31 até agora...  Dia lindo .

 

O caçador de araucárias de Maringá achou mais uns lindos exemplares.. kkkk

 

Terra está preparada para a safra de verão de soja ... Só esperando as chuvas da próxima semana 

 

 

 

 

 

 

Screenshot_20201012-132719.png

Screenshot_20201012-132641.png

Screenshot_20201012-132624.png

Screenshot_20201012-132613.png

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Guilherme Wawrzyniec disse:

Muito agradável aqui no leste de SC, resumo dos últimos dias aqui em Rancho Queimado/SC

Mín       Máx
11,4º     13,6º (09/10)
8,4º       17,8º  (10/10)
8,1º       18,7º  (11/10)

Pelo Inmet registrou mínimas mais baixas nos dias 10 e 11, 6,8 e 6,6ºC

Quais são as temperaturas mínimas e máximas absolutas de sua cidade ? É uma bela surpresa, o quanto ela é amena .

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

35 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Praia com agua com temperatura agradável o ano inteiro é somente em Salvador da Bahia mesmo com média anual de 26°.

Eu não consigo gostar de temperatura do mar quente assim ...acho que 21 a 22 graus é o meu ideal. Aliás , não atoa que amo água de cachoeira, que geralmente é sempre gelida hehe .

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Agora, Juzinho disse:

Eu não consigo gostar de temperatura do mar quente assim ...acho que 21 a 22 graus é o meu ideal. Aliás , não atoa que amo água de cachoeira, que geralmente é sempre gelida hehe .

Depende. Em uma cidade no interior de Goiás chamado Caldas Novas (Belíssima cidade diga-se de passagem) e a sua vizinha Rio Quente onde fica o Rio Quente Resorts e a praia do Cerrado, o grande atrativo turístico da região são as aguas termais com piscinas naturais com temperatura de até 37°.
Eu nunca entrei nas piscinas termais, só sei que é um dos grandes destinos turísticos do Brasil e talvez o maior do Centro-Oeste, ou seja o povo gosta.

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Um Feliz Dia das Crianças🤾‍♂️🤾‍♀️ pro pessoal do fórum, mesmo a maioria aqui sendo adulto, e alguns ainda adolescentes, mas eu tenho motivo pra comemorar, madrugada com chuva e 22 C em Cuiabá, no final da manhã 31 C, agradável pra os padrões cuiabanos, um alívio 😊depois daqueles 44 C🥵.

Edited by Leandro Leite
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Depende. Em uma cidade no interior de Goiás chamado Caldas Novas (Belíssima cidade diga-se de passagem) e a sua vizinha Rio Quente onde fica o Rio Quente Resorts e a praia do Cerrado, o grande atrativo turístico da região são as aguas termais com piscinas naturais com temperatura de até 37°.
Eu nunca entrei nas piscinas termais, só sei que é um dos grandes destinos turísticos do Brasil e talvez o maior do Centro-Oeste, ou seja o povo gosta.

Conheço muito bem lá, sempre fui em dezembro e janeiro, mas a época forte é julho, pois tem sol e clima ameno e seco, o que convida pras piscinas quentes, já que água fria é gelada nessa época em Goiás, este ano a temporada foi prejudicada com a pandemia, agora, ano passado foi interessante,em julho geou❄no entorno de Caldas Novas, porém no mesmo dia de tarde já era possível entrar nas piscinas termais, pois fazia sol e🌞 temperatura agradável, 24-25 C na sombra. 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Por aqui, seguimos com temperatura agradável. Para o padrão desse mês, tivemos uma ótima mínima, 16,7ºC. Ambientes internos totalmente recuperados e ninguém lembra mais que estava um forno 48h atrás.

 

Observação: vejo o pessoal do sul do Brasil comentando do tempo agradável e seco na região, mesmo com máximas se aproximando dos 30ºC (ou passando disso) em alguns locais. Lembro que fui cancelado no inverno desse ano, inclusive iniciando uma desnecessária discussão sobre qualidade de clima, ao comentar que as ondas de calor juninas ou julinas são nada mais que dias confortáveis e muito agradáveis em Belo Horizonte, devido à combinação de ar seco, mínimas amenas (~15C) e máximas não muito altas de 28/29 graus, em que o curto período de calor real (algumas horas nas tardes) não consegue aquecer as casas e a sensação geral é boa. Ou seja, mais ou menos como está agora em parte do sul e que tem gerado uma boa sensação de conforto.

 

Enfim, a intenção aqui é mostrar como a sensação de conforto térmico passa por fatores que vão além da temperatura máxima registrada em determinada estação meteorológica. 

 

Agora, céu nublado na capital mineira,  26,2C e 51%.

  • Like 7
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Voltamos à "era glacial" depois da onda de calor. Mínima de 13° e a máxima mal passou dos 20°. Não sei se é frio ou se depois de tanto calor isso tá parecendo uma geladeira kkkkkk

Hoje não choveu em Lafaiete mas também não saiu sol. Agora, 16:20, nublado, vento frio, meu termômetro marca 17,6°

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

47 minutos atrás, LeoP disse:

Por aqui, seguimos com temperatura agradável. Para o padrão desse mês, tivemos uma ótima mínima, 16,7ºC. Ambientes internos totalmente recuperados e ninguém lembra mais que estava um forno 48h atrás.

 

Observação: vejo o pessoal do sul do Brasil comentando do tempo agradável e seco na região, mesmo com máximas se aproximando dos 30ºC (ou passando disso) em alguns locais. Lembro que fui cancelado no inverno desse ano, inclusive iniciando uma desnecessária discussão sobre qualidade de clima, ao comentar que as ondas de calor juninas ou julinas são nada mais que dias confortáveis e muito agradáveis em Belo Horizonte, devido à combinação de ar seco, mínimas amenas (~15C) e máximas não muito altas de 28/29 graus, em que o curto período de calor real (algumas horas nas tardes) não consegue aquecer as casas e a sensação geral é boa. Ou seja, mais ou menos como está agora em parte do sul e que tem gerado uma boa sensação de conforto.

 

Enfim, a intenção aqui é mostrar como a sensação de conforto térmico passa por fatores que vão além da temperatura máxima registrada em determinada estação meteorológica. 

 

Agora, céu nublado na capital mineira,  26,2C e 51%.

Eu acho bem curioso que as pessoas não separam a agradabilidade das temperaturas internas com o que está acontecendo externamente. Eu ao menos na hora de reportar, sempre vou me referir em 30°C como um dia quente (mesmo que a interna esteja tranquila...), qualquer casa de alvenaria e bem feita aguenta tranquilamente temperaturas assim fora de época.

 

Agora, qualquer atividade que vc fizer fora de casa com 30°C, seja em janeiro ou em julho, o calor que vc vai sentir será grande. Com 22°C e sol vc já consegue tranquilamente suar fazendo algo pesado, imagine mais do que isso.

 

Semana passada no dia dos 39,4°C aqui, a interna naquela tarde estava em torno dos 26/27°C sem ar condicionado... simplesmente pegaria muito mal falar que no dia fez um "calorzinho" por causa que a minha casa não aqueceu também.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Por aqui venho tendo mais uma tarde de aspecto maravilhoso com céu azul (desde agosto não via um céu limpo assim, sempre tinha muita fumaça ou MM).

 

É bem visível como a MP deu uma baita limpada no ar na região sul:

image.thumb.png.51e6f0b42bf153954b4ee3adf7e90523.png

 

No mais, variação de 15,4°C / 29,3°C, um dia típico de calor de primavera aqui, com tempo seco regado a vento leste/nordeste, sem aquela bizarrice do início do mês.

186443191_Semttulo00000.thumb.png.82905eb5bf1d18e9128c91276ec8b9e1.png

 

 

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, Lucas Venturini said:

Praia com agua com temperatura agradável o ano inteiro é somente em Salvador da Bahia mesmo com média anual de 26°.

 

Entonces Punta del Este nunca tiene aguas agradables,jajaja

La maxima temperatura del mar se registra en enero, unos 22°C y a pesar de eso es una ciudad turistica que vive del turismo playero.

Lo unico es que la temporada es muy corta y es verdad que cuanto mas nos trasladamos hacia el norte la temporada es mas larga, pero no creo que se necesario llegar hasta Bahia para hacer playa durante todo el año, yo creo que en Rio se puede hacer playa todo el año (corrijanme si no es asi).

 

1279858821_Sanstitre.jpg.324cdf7860ecb6b0f049b45167aaecd0.jpg

 

Es muy relativo, pero el limite para hacer playa y bañarse debe de ser unos 18°C/20°C.

Claro que siempre hay gente que se puede dar baños de agua casi congelada, pero no es la norma ni nadie instalaria una estacion balnearia "de playa" en un lugar donde la temperatura del agua sea helada todo el año.

 

Los balnearios con cierta relevancia internacional mas nordicos de Europa (donde llegan muchos extranjeros, observas mucha gente bañarse y no solo estar en la playa) tienen meses mas calidos con promedios de temperatura de agua de mar de unos 18°C/20°C como por ejemplo Ostende en Belgica o Bournemouth en el Reino Unido:

 

Ostende (51°N):

 

ostende.png.8cb7030aa445e122d2bf96ac1224b9f7.png

 

Bournemouth (50°N°):

 

bournemouth.png.493163049a08233d1e3c18abfff9aca9.png

 

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

45 minutos atrás, Pablo MQL disse:

 

Entonces Punta del Este nunca tiene aguas agradables,jajaja

La maxima temperatura del mar se registra en enero, unos 22°C y a pesar de eso es una ciudad turistica que vive del turismo playero.

Lo unico es que la temporada es muy corta y es verdad que cuanto mas nos trasladamos hacia el norte la temporada es mas larga, pero no creo que se necesario llegar hasta Bahia para hacer playa durante todo el año, yo creo que en Rio se puede hacer playa todo el año (corrijanme si no es asi).

 

1279858821_Sanstitre.jpg.324cdf7860ecb6b0f049b45167aaecd0.jpg

 

Es muy relativo, pero el limite para hacer playa y bañarse debe de ser unos 18°C/20°C.

Claro que siempre hay gente que se puede dar baños de agua casi congelada, pero no es la norma ni nadie instalaria una estacion balnearia "de playa" en un lugar donde la temperatura del agua sea helada todo el año.

 

Los balnearios con cierta relevancia internacional mas nordicos de Europa (donde llegan muchos extranjeros, observas mucha gente bañarse y no solo estar en la playa) tienen meses mas calidos con promedios de temperatura de agua de mar de unos 18°C/20°C como por ejemplo Ostende en Belgica o Bournemouth en el Reino Unido:

 

Ostende (51°N):

 

ostende.png.8cb7030aa445e122d2bf96ac1224b9f7.png

 

Bournemouth (50°N°):

 

bournemouth.png.493163049a08233d1e3c18abfff9aca9.png

 

 

 

 

 

En el Rj, es posible adentrar en el mar todo el ano, pero creo ser por la temperatura del aire que por el agua, hace calor mismo em los meses del invierno, teniendo en cuenta la temperatura del agua me resulta mas facil adentrar en las aguas de la costa de Sp do el de Rj en cualquier epoca del ano, tanto que la ciudad de Cabo Frio que se encuentra a unos 150 km de Rio de Janeiro no tiene este nombre por nada. Punta por outro lado está mucho mas al Sur, creo que el efecto latitude  hace que Punta rara vez tenga temperaturas lo suficientemente altas para pasar un día de playa con comodidad durante los meses dele inverno.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

8 minutes ago, jrmartinisp said:

En el Rj, es posible adentrar en el mar todo el ano, pero creo ser por la temperatura del aire que por el agua, hace calor mismo em los meses del invierno, teniendo en cuenta la temperatura del agua me resulta mas facil adentrar en las aguas de la costa de Sp do el de Rj en cualquier epoca del ano, tanto que la ciudad de Cabo Frio que se encuentra a unos 150 km de Rio de Janeiro no tiene este nombre por nada. Punta por outro lado está mucho mas al Sur, creo que el efecto latitude  hace que Punta rara vez tenga temperaturas lo suficientemente altas para pasar un día de playa con comodidad durante los meses dele inverno.

 

Por accion de las corrientes marinas y la forma de la costa es posible que lugares a mayor latitud puedan tener aguas mas calidas que lugares mas cerca del Ecuador dentro mismo de una misma linea de costa.

En cuanto a Punta del Este y toda la costa litoral del Uruguay (asi como la mitad sur de Rio Grande do Sul) asi estemos bajo efecto de un veranillo es impensable bañarse en la playa en invierno. Solo se puede caminar por la arena.

Edited by Pablo MQL
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Noite começando com céu limpo em São Paulo.

As temperaturas estão caindo e nesse momento temos, nas estações do CGE, valores entre 17 graus e umidade em 100% (extremo sul) e 23/24 graus com umidade variando de 50% a 80% (zona norte da cidade).

h7Pe0bm.png

 

 

Imagem do satélite das 17:50 mostra nuvens baixas atuando na baixada santista.

Há um núcleo que se formou no sul do MS e que esta trazendo um pouco de nuvens altas no extremo oeste do estado de SP.

81rdfhC.jpg

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Imagem do satélite do final de tarde de segunda feira mostra núcleos de chuvas sobre TO, GO, uma pequena parte do MT, leste da Bolívia e sul do MS.

ZKakLS4.jpg?1

 

 

Radar de Jaraguari mostra que o núcleos que atua no sul do MS está provocando chuvas com até forte intensidade.

Ótimo isso! Melhor ainda vai ser quando começar a chover de verdade no Pantanal, que está sendo fortemente assolado pelas queimadas ainda. Essa é uma área que infelizmente ainda não foi tão atingida nesse retorno das chuvas. Fotos de satélite visível mostra uma densa camada de fumaça nesse local.

jnCwXWT.jpg

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Variação hoje 9,8/28,0°C 

Começamos com céu nublado mas limpou completamente antes do final da manhã, com ventos fracos soprando preferencialmente de leste a sul.

Imagens do final da tarde, quase sem vento e bem mais agradável do q no final da tarde de ontem quando fazia 16°C e com vento gelado. Hoje com 19°C 👇AirBrush_20201012181744.thumb.jpg.63c96485ff0bcd7b27f147b65d45bba2.jpgAirBrush_20201012181900.thumb.jpg.2ab35fc551f94f9dcd5d4cc1e9ac0f41.jpgAirBrush_20201012182140.thumb.jpg.38a1c6e6fc861fdd058890a610d97f29.jpg

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.