Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2020


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

7 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Eu tenho uma Ambient Weather, uma Davis Vue e uma Davis Pro 2. Sugiro comprar Davis Pro 2, tem durabilidade e qualidade dos dados muito superior a Ambient Weather e vue, no longo dos anos o caro sai barato. Eu comprei minha WS 1400 com o William em 2016, foi bem tranquilo e contrariando as estatísticas ainda funciona apesar da umidade e temperatura já terem descalibrado um pouco. 

Obrigado Felipe!

A sua WS 1400 é Ambient Weather, não é?

Você a consegue calibrar manualmente? 

A minha NetAtmo também é assim, comparando com as estações do entorno eu dou umas calibradas de décimos nela de vez em quando.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, sjmolive disse:

Obrigado Felipe!

A sua WS 1400 é Ambient Weather, não é?

Você a consegue calibrar manualmente? 

A minha NetAtmo também é assim, comparando com as estações do entorno eu dou umas calibradas de décimos nela de vez em quando.

 

Na verdade a minha é misol, uma versão clone da ambient weather. É possível sim fazer offset mas o mesmo valor para todas as faixas de temperatura. Quando começa a descalibrar já não acho confiável os valores. Na minha, que fica em Itaiópolis, tive que colocar offset de -0,6C, valor obtido na comparação com minha Davis mas é pouco confiável porque a descalibrada às vezes oscila. Por isso desde que comprei minha vue vou de Davis e pretendo colocar uma Davis lá em Itaiópolis quando a WS estragar.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em BH, como previsto, hoje ainda faz muito calor e o ceu está esbranquiçado, uma mistura entre nuvens altas e fumaça, que até mesmo enfraquecem a intensidade com que o sol chega na superfície. 

 

Contrastando com São Paulo e o Rio (porém era esperado isso mesmo), temos agora 33°C antes do meio dia num dia bem iluminado, quente, mas creio que vai manter aproximadamente o que tivemos ontem.

 

Na espera de amanhã, que marca o começo de uma mudança geral no padrão de tempo por aqui. As chuvas chegam, inicialmente mais isoladas, mas devem se intensificar dia após dia, até culminar num tempo escuro e ameno. As trovoadas se tornarão rotina e espero ver grandes formações e temporais!

 

A próxima semana terá queda progressiva nas temperaturas e será completamente diferente dessa.

Na verdade, as próximas semanas serão cada vez mais chuvosas e tempestuosas, com períodos de melhoria, até culminar num tempo escuro e sombrio, como tivemos no verão deste ano (só espero que sem desastres).

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

20 horas atrás, Alexandre M disse:

Esses picos de calor em Pão de Açúcar tem a ver com o fato da cidade estar num vale, ou tem outra explicação?

image.thumb.png.2ffed9417c0e46e996bc55112c8e70da.png

 

 

É isso mesmo, muito baixa e longe demais do mar (considerando a altitude), o que resulta em temperaturas altíssimas em pré-frontais.

 

Screenshot_137.png.e34d7ca8192b8b02679ed2eac73a3f47.png

 

Pra piorar é uma cidade que chove muito pouco (média de 587 mm na normal 81-2010) que cai, em sua maioria, no inverno. Com pouca chuva, não há umidade capaz de "estancar" o aumento de temperatura, fazendo com que a cidade tenham uma primavera e um verão extremamente quentes. Já o inverno é fresco devido a atuação da ASAS.

Essa é a semi-normal da automática de Pão de Açúcar:

 

IMG-20200810-WA0022.thumb.jpg.0869911dfea30ca55e6cd32b20a3099c.jpg

Créditos: @Felipe Backendorf

 

Edited by Tstorm
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Augusto Göelzer disse:

MÍNIMA DE 32,2°C EM CORUMBÁ, PROVAVELMENTE A MAIS ALTA JÁ REGISTRADA NO PAÍS, ESPERO QUE DURE ATÉ MEIA NOITE.

Trata-se duma cidade quente, mas que tem máximas sub-10 em MPs continentais raiz, lá próximo tem o maciço do Urucum, com mais de 1000-1100 m, o que gera a possibilidade de uma neve pantaneira durante MPs continentais históricas, pelo menos chuva congelada poderia ocorrer lá, podemos chamar de ''alpes pantaneiros''. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, sjmolive disse:

Amigos, estou pensando seriamente em adquirir uma estação Davis ou uma Ambient Weather, a minha é netatmo e é difícil encontrar módulos e reposição para a mesma.

O que vcs acham destas marcas? A Ambient Weather é a metade do preço...

 

@Renan, estou conversando com o William lá de Maria da Fé que lhe conhece. Posso fazer negócio com ele?

 

Desculpem o off topic... é para o bem da meteorologia aqui na Zona da Mata MG. rsrsrs

 

No momento, 26,3˚C/ 70%. (10h40min). Está muito abafado...

 

 

Boa tarde, Samuel. Te mandei MP. Abraços

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Tstorm disse:

 

É isso mesmo, muito baixa e longe demais do mar (considerando a altitude), o que resulta em temperaturas altíssimas em pré-frontais.

 

Screenshot_137.png.e34d7ca8192b8b02679ed2eac73a3f47.png

 

Pra piorar é uma cidade que chove muito pouco (média de 587 mm) que cai, em sua maioria, no inverno. Com pouco chuva, não há umidade capaz de "estancar" o aumento de temperatura, fazendo com que a cidade tenham uma primavera e um verão extremamente quentes. Já o inverno é fresco devido a atuação da ASAS.

Essa é a semi-normal da automática de Pão de Açúcar:

 

IMG-20200810-WA0022.thumb.jpg.0869911dfea30ca55e6cd32b20a3099c.jpg

Créditos: @Felipe Backendorf

 

 

Olhando assim parece mais um clima mediterrâneo.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Após a mínima de 18,5˚C a temperatura subiu até 27,6˚C.

Aí começou de novo o vento sul, chuva fraca e a temperatura já baixou para 24,0˚C (12h35min).

Parece que já tivemos a máxima do dia.

Está refrescando a cada dia mais um pouco. Vejam abaixo.

2103992282_CapturadeTela2020-10-09as12_39_43.png.3b638ea42623c07ea37607461ba771cf.png

 

Então fechamos a quinta onda de calor extremo de setembro/outubro: e acho que é a última.

6 a 8/10/20  - médias: 19,6˚C/ 32,8˚C - 25,2˚C - anomalia de cerca de seis graus. 

 

 

Edited by sjmolive
  • Like 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

50 minutos atrás, Tstorm disse:

 

É isso mesmo, muito baixa e longe demais do mar (considerando a altitude), o que resulta em temperaturas altíssimas em pré-frontais.

Estava observando  que em pré fontais em que o vento fica de norte até cidades no planalto da Borborema esquenta muito nessa configuração.

Edited by Daniel Vieira
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

38 minutos atrás, Andoni disse:

Trovoadas em Barra do Piraí. Tenho 23,4°C no momento.
Máxima de 26,9°C às 09:15h e mínima de 20,8°C
Outra instabilidade passou mais cedo, por volta das 10h.

Ontem teve trovoadas às 03:30h e 05:15h da manhã, com 3,3mm/24h

Edit: Chuva começou

Radar: 

tstm.thumb.png.5a59831d96beda3d8c7ed120af85e5a8.png

 

Refletividade condizente com granizo em Santos Dumont , pertinho daqui. E de fato recebi informações de granizo por lá na minha página. Mas o show tá só começando. É o FIM DEFINITIVO DA ONDA DE CALOR !

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Daniel Vieira disse:

Estava observando  que em pré fontais em que o vento fica de norte até cidades no planalto da Borborema esquenta muito nessa configuração.

 

Tava pesquisando as temperaturas máximas absolutas já registradas na capitais brasileiras. É interessante como algumas das capitais nordestinas têm temperaturas máximas absolutas mais leves que as do Centro-Sul, mesmo as também litorâneas Rio e Vitória. Claro que o fato de ficar no litoral ameniza o calor no nordeste, como aqui no RJ, mas é curioso que as algumas máximas absolutas sejam parecidas com a capital mais fria do Brasil, Curitiba. Interessante também a máxima da sempre quente Belém, praticamente idêntica a de BH.

 

A diferença óbvia é a média né. A média das temperaturas é muito mais alta no Norte-Nordeste mas as máximas extremas não. Nesse quesito o Nordeste só vai bem no interior mas mesmo assim perde pro Centro-Sul.

 

Coisas do clima.

Centro do RJ com tempo bem nublado, já choveu moderamente, parou e a temperatura está na casa dos 25º.

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Resumo do dia de ontem (08/10): Encoberto e chuvoso em todo o estado, porém os volumes decepcionaram. Temperaturas amenas:

  • 14,6/19,5 Itaiópolis
  • 18,7/21,8 Blumenau
  • 17,1/22,5 Mondaí

Hoje grande parte de SC ainda não passou de 20C, inclusive aqui em Blumenau, onde faz 18,5C às 13:30:

IMG_20201009_133221.thumb.jpg.a384669a107fc5c9560d7f8b416dc8db.jpg

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Darley disse:

INMET agravou o alerta para a RMSP, elevou o alerta para laranja e agora sob a condição de tempestade (diferencia-se de "chuvas intensas" pelo fato da possibilidade de granizo).

 

A chuva em si ainda cai de forma mansa aqui na zona norte de SP, mas de forma quase contínua, e com alguns raios. CGE Santana já tem 17,8mm acumulados e faz nesse momento 19,3°. Refresco mais do que merecido para nós.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Tempo fosco, parcialmente nublado e muito vento em Bacuriti (rajadas bem fortes estão ocorrendo). Temperatura de 36,5ºC agora e várias instabilidades pipocando pelo estado.

Hoje o gradiente de temperatura entre o sul e norte do estado está gritante. Mesmo Bauru (IPMet) que é centro do estado está agora com 27,4ºC (13:50), enquanto Promissão (Ciiagro) está com 39,5ºC (14:00). Diferença absurda para locais nem tão distantes assim (aprox. 118km em linha reta). E olha que Bauru nem choveu praticamente (acumulado de 0,5mm).

Previsão WRF para às 16:00. 
868088077_ScreenShot2020-10-09at13_56_19.png.324bd634a947446405675990feaf60c6.png

  • Like 10
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, LeoP disse:

Em BH, como previsto, hoje ainda faz muito calor e o ceu está esbranquiçado, uma mistura entre nuvens altas e fumaça, que até mesmo enfraquecem a intensidade com que o sol chega na superfície. 

 

Contrastando com São Paulo e o Rio (porém era esperado isso mesmo), temos agora 33°C antes do meio dia num dia bem iluminado, quente, mas creio que vai manter aproximadamente o que tivemos ontem.

 

Na espera de amanhã, que marca o começo de uma mudança geral no padrão de tempo por aqui. As chuvas chegam, inicialmente mais isoladas, mas devem se intensificar dia após dia, até culminar num tempo escuro e ameno. As trovoadas se tornarão rotina e espero ver grandes formações e temporais!

 

A próxima semana terá queda progressiva nas temperaturas e será completamente diferente dessa.

Na verdade, as próximas semanas serão cada vez mais chuvosas e tempestuosas, com períodos de melhoria, até culminar num tempo escuro e sombrio, como tivemos no verão deste ano (só espero que sem desastres).

 

Parece que dá para passar uma linha reta no meio de Belo Horizonte e dividir a capital em dois mundos. Um do extremo sul até o centro da capital e outro do centro pro norte. 

 

A Pampulha está indo para 37ºC agora, mas hoje está sendo novamente o dia mais tranquilo de todos na região centro-sul e aqui em casa, em Contagem, também. Cercadinho está com 33ºC, Ibirité com 32ºC e aqui onde eu moro o sol nem saiu hoje, a sensação é de que esteja em torno de 32ºC, assim como em Ibirité. Venta bem. 

 

Em contrapartida, vejo que para o lado norte o tempo está bem mais fechado do que aqui. Mas pelas imagens de satélite, acho que tem chances boas de algum temporal atingir a cidade entre o final da tarde e a noite, pois tem muita instabilidade chegando por oeste, embora um pouco longes neste momento. 

 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Bastante chuva entre Catanduva, Bebedouro e Jaboticabal, deslocando-se para Ribeirão Preto. Áreas essas que não recebem chuva há muito tempo. Finalmente aos poucos a estiagem vai sendo amenizada. 
1340244826_ScreenShot2020-10-09at14_07_48.png.83e0ff1cd67dc6a98a89b8083026e86b.png

Misto de chuva e poeira em Viradouro (nordeste de SP).
991897220_ScreenShot2020-10-09at14_12_03.thumb.png.0b5969e61ea9f174fd503016fcf3fb35.png
Clima ao Vivo

Mas ainda estou aguardando a chuvarada no centro-oeste paulista. Aqui estamos a 103 dias sem chuva diária >10mm. Talvez seja uma das estiagens mais longa da história.

 

Edited by Lucas Centurion
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

 

Parece que dá para passar uma linha reta no meio de Belo Horizonte e dividir a capital em dois mundos. Um do extremo sul até o centro da capital e outro do centro pro norte. 

 

A Pampulha está indo para 37ºC agora, mas hoje está sendo novamente o dia mais tranquilo de todos na região centro-sul e aqui em casa, em Contagem, também. Cercadinho está com 33ºC, Ibirité com 32ºC e aqui onde eu moro o sol nem saiu hoje, a sensação é de que esteja em torno de 32ºC, assim como em Ibirité. Venta bem. 

 

Em contrapartida, vejo que para o lado norte o tempo está bem mais fechado do que aqui. Mas pelas imagens de satélite, acho que tem chances boas de algum temporal atingir a cidade entre o final da tarde e a noite, pois tem muita instabilidade chegando por oeste, embora um pouco longes neste momento. 

 

 

Impressionante mesmo...

alias da para dividir a cidade ao meio não somente no clima, mas na vegetação relevo e altitude. São 2 mundos!

 

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Fábio De Nittis disse:

Estou indo da zona leste pra Moema, o trânsito está mais complicado que o normal. O dia virou noite agora há pouco:

 

 

IMG_20201009_091411696.jpg

Se pegar o corredor norte-sul (23 de Maio, Washington Luis, Av. Interlagos) é trânsito na certa; Av. Jabaquara e a Bandeirantes tmb não se safam. Acho que hoje só não tem tanto alagamento por que o solo tava seco.

Continua a chover forte aqui na ZS, dia perfeito pra gente... merecemos depois de tanto calor.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

 

Dados das 15 horas, em São Paulo:

 

- CETESB PICO DO JARAGUÁ: 16,4℃

 

- CGE PARELHEIROS: 17,5℃
- CGE CAPELA DO SOCORRO: 17,6℃

- CGE MARSILAC: 17,8℃

- CGE PINHEIROS: 18,1℃

- CGE JABAQUARA: 18,6℃

- CGE SÃO MATEUS: 18,7℃
- CGE SANTANA : 18,9℃

 

- INMET SESC: 18,6℃

- INMET MIRANTE: 18,7℃

 

- IAG: 19,2℃

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, jayvillao disse:

Dia inteiro de chuva constante, ora enfraquece, ora aperta. 

 

So falta conectar o rio aéreo pros Matos Grossos, ai daria uma aliviada pra todos. Seria perfeito hein

Screenshot_20201009-150344_Windy.jpg

Screenshot_20201009-150651_Windy.jpg

Exatamente.

Essa conexão é necessária para termos de volta aquele belo céu azul.

Essa chuva generalizada mais restrita entre o PR e a metade sul de SP infelizmente, embora já tenha melhorado bem a qualidade do ar, ainda não é o suficiente para acabar de vez com esse céu brumado.

 

-----------

 

Radar de São Roque mostra nesse momento que ao mesmo tempo que a chuva perde força na metade sul do estado, núcleos se fortalecem no norte de SP.

 

Screenshot_20201009-153617.thumb.png.5a591409141bee9d7f1c698262b6556d.png

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em Patrocínio ontem e hoje as nuvens impediram um maior aquecimento e não tivemos mais recordes (foi parecido em 2015).

Ontem a máxima foi de 36,3ºC e hoje de 35,3ºC, com mínimas entre 17/18ºC.

No momento chove em vários pontos do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.

 

Ontem uma nuvem de poeira foi registrada em diversas cidades da região.

 

Uberlândia:

Nuvem de poeira vista de parte dos bairros Tibery, Cazeca e Aparecida — Foto: Daniela Nogueira/G1

 

Uberaba

Nuvem de poeira em Uberaba — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

 

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em Florianópolis os modelos erraram feio ontem e hoje.

Ontem era previsto quase 40 mm e não choveu nem 5 mm no INMET.

O tempo ficou nublado na maior parte do dia e tivemos até algumas breves aberturas de sol no final do dia, com máxima chegando a 21,5ºC.

 

Hoje o dia também era para ser chuvoso, mas somente agora que ela chegou com alguma intensidade.

A máxima hoje foi de 19,5ºC e no momento chove de forma moderada com raios/trovoadas.

 

10 minutos atrás:

3d63b2ea-b82c-448d-8837-b89b0d0efe92.thumb.jpg.af1f19eefa85bcb07108cfb73a14038c.jpg

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Devido ao ciclone tem um ar bem seco entrando no RS hoje. Ur mínima hoje às 16h:

 

image.png.45c53f0cb1fa50ae4a5a8760e9161eb7.png

 

image.png.fe1abc51abbaa6e4801c520467e2e347.png

 

Ao longo da noite esse ar seco deve atravessar SC também trazendo um sábado de céu bem azul como não tem sido visto nas últimas semanas.

Situação bem interessante. Finalmente um sistema de ar frio e seco vai avançar além dos limites do Rio Grande do Sul. Tem previsão de mínimas abaixo dos 10°C para Curitiba e assim espero.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.