Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Rodolfo Alves

Ciclones Tropicais no Índico e Pacífico Sul/Austrália - 2020/2021

Topic will be automatically locked at 03:00 AM

Recommended Posts

Ciclone Eloise vai atingir a cidade de Beira em Moçambique nas próximas horas com força equivalente a um furacão de categoria 1

4H1XJja.gif

• Like 2
  • Sad 1

Região já está inundada.

Imagem

Imagem

Imagem

• Like 3

ELOISE COMEÇA A FAZER LANDFALL EM BEIRA 

002.png.64c0c2112ce6fb135470ef264f36a3ee.png

O AEROPORTO LOCAL REPORTOU AS 21:00 (HORÁRIO DE BRASÍLIA), RAJADA DE 128km/h E PRESSÃO MÍNIMA DE 972hpas

001.png.3bfb60d98d46fc4b96984cf6dbd5755c.png

• Like 3

19 horas atrás, Tavares disse:

Ciclone Eloise vai atingir a cidade de Beira em Moçambique nas próximas horas com força equivalente a um furacão de categoria 1

4H1XJja.gif

Não!

O ATCF marcou 85 kt, o equivalente a um categoria 2 minimo, hoje as 0300 UTC. 

Deve ser atualizado para algo mais forte nas reanálises.

• Like 2

* * *   A l e r t a   d e   B u s t   * * * 
Olha o Europeu lá pro início de março

Eu fui investigar e nunca houve um ciclone tropical com essa intensidade nessa região do Pacífico. Esse ainda avançaria até  < de 115ºW!!! 

Uma pesquisa bem rasa naquele mapa de todos os ciclones da Wikipédia, a tempestade tropical mais oriental do Pacífico Sul foi até o paralelo 124ºW

Sem título.png

• Like 7

Em 23/02/2021 em 20:36, Tavares disse:

* * *   A l e r t a   d e   B u s t   * * * 
Olha o Europeu lá pro início de março

Eu fui investigar e nunca houve um ciclone tropical com essa intensidade nessa região do Pacífico. Esse ainda avançaria até  < de 115ºW!!! 

Uma pesquisa bem rasa naquele mapa de todos os ciclones da Wikipédia, a tempestade tropical mais oriental do Pacífico Sul foi até o paralelo 124ºW

Sem título.png

Eita nois

Mas tem que ter boas condições, não?

E o ciclone Faraji esse mês? Foi o primeiro ciclone a ser classificado como "Very Intense" pelo MFR em fevereiro na história. Tbm foi o primeiro C5 em fev na região desde GERALDA em 1994.

Edited by Miguel Russe
  • Like 3

Posted (edited)

sh2321.gifCiclone Niran deve atingir principalmente a Nova Caledônia.

Edited by Darley
  • Like 4

Posted (edited)

Loop impressionante de Niran que fez landfall na inabitada ilha "Sandy"

Edited by Miguel Russe
Comi a letra "O"
  • Like 5

História de Habana: Look da explosiva intensicação do sistema. De 60 mph a 130 mph em 12 horas. Assemelha-se a intensicação de Gati ano passado (40 - 115 mph em 12 horas)

2020 segue interferindo em 2021.....

• Like 5

2 horas atrás, Sinforiana Miguel Gonzale disse:

qual foi a ultiam vez em que tivemos C5 SSHWS em todas as bacias?

FARAJI, NIRAN, YASA

E POSSIVELMENTE HABANA!

Eu acho que é a primeira vez na história que há pelo menos 1 Ciclone de categoria máxima em cada bacia do hemisfério sul, só falta o atlântico sul, vamos Raoni!! Hahahahaha 

• Like 2
  • Thanks 1
  • Haha 2

1 minuto atrás, PabloMartins disse:

Eu acho que é a primeira vez na história que há pelo menos 1 Ciclone de categoria máxima em cada bacia do hemisfério sul, só falta o atlântico sul, vamos Raoni!! Hahahahaha 

Opaaa

Posted (edited)
7 horas atrás, PabloMartins disse:

Fazendo uma breve pesquisa aqui, o Ciclone Niran é o 1° a atingir a categoria 5 à leste da Austrália dentro de sua área de responsabilidade (BOM - até a longitude 160°E), seria o 2° se considerarmos o Ciclone Ita em 2014, porém Ita estava mais a norte-nordeste do que à leste da Austrália. Hamish (2009) e Yasi (2011) foram os únicos que se comparam á sua intensidade. Por questões sei lá se burocráticas de classificação, apesar de ser o único de categoria 5 na "história" do leste australiano, é o terceiro mais intenso (pressão mais baixa) pois Yasi tinha 929 mbar nas estimativas e Hamish tinha 924, enquanto Niran, 932 mbar. 

OBS: Se olharem na imagem, até vão ver ciclones de categoria 5 à leste da Austrália antes, mas nota-se que todos estão à leste da longitude 160°E, portanto estão na bacia do Pacífico Sul (area de responsabilidade de Fiji) e não da temporada australiana (BOM)

0321_Fig1_se-pacific-cat5-1988-2021-974.png]

(Fonte da imagem: https://yaleclimateconnections.org/2021/03/tropical-cyclone-niran-rapidly-intensifies-to-cat5-in-south-pacific/

Edited by PabloMartins
achei a imagem pra melhorar a explicação
  • Like 5

23 horas atrás, Tavares disse:

O Donut

Perfeito

Mas não sei pq a JTWC estimou Habana feito Haishen e deixou Habana nos 135 kt, moscando a C5.

Maldição da letra H!

E Habana faz sua 3° Tentativa de ir para a categoria 5.20210311_141349.thumb.jpg.e7920550ecd1e09027d9bf65039e7fbf.jpg

• Like 5

Depois de quase 1 mês, a temporada de ciclones da austrália voltou a trabalhar. Hoje foi dada a largada oficial da tempestade "Seroja" que se formou junto ao Timor e o leste da Indonésia, se tornando o primeiro na história a atingir as ilhas com ventos acima de 40 mph (1 min sustentado). As chuvas intensas causaram à morte de ao menos 41 pessoas por deslizamentos de terra ou enchentes na região, considerado pelo ministro do Timor Leste como o mais devastador incidente de chuva intensa em 40 anos. 

O JTWC e o BOM, prevê que o ciclone atinja à categoria 3 nas duas escalas (Saffir-Simpson e a Australiana). O GFS já mais agressivo mostra o sistema como um forte Categoria 4, podendo flertar entre as bordas da cat 4-5. Lembrando que desde Março de 2018 não há registros de ciclones de categoria 5 na região Oeste da bacia australiana, que pra quem não lembra ou não sabe, foi o Ciclone Marcus, o ciclone mais poderoso nesta área (oeste australiano) em questão de ventos sustentados por 1 min, atingindo 175 mph e o 4° mais intenso em toda bacia (perdendo apenas pro empate de Gwenda e Inigo 1999 e 2003, George em 2007 e Orson em 1989, mas nenhum deles com ventos de 175 mph).

Como há outro ciclone já formado logo à Oeste de Seroja, o futuro "Odette" deverá ser mais fraco e iremos ver um belo efeito fujiwhara entre os dois nos próximos dias. Na verdade, essa primeira quinzena de Abril deve ser absurdamente ativa na região australiana, desde que os modelos indicam que outros 2 ciclones podem se formar entre Papua Nova Guiné (o que é raro de acontecer) e o Nordeste Australiano, o que é pouco comum acontecer esses surtos em Abril, mais normal ocorrerem em meados de Março. Trata-se de um belo e forte MJO na região. 

Opinião pessoal:

Com as condições oceânicas, atmosféricas de Seroja em seu trajeto, eu me preparo pra ver um ciclone "mid-range" de categoria 4 no mínimo, em torno de 145 mph pelo menos, mas dependendo do que ocorrer nas próximas 72h, esse meu palpite iria variar pra cima, porque realmente Seroja terá ambiente muito favorável. Um exemplo é a quantidade de calor acumulado em profundidade:2021093au.jpg

• Like 3
  • Thanks 1

Seroja perdeu organização nesta segunda feira apesar da intensificação gradual. O CIMSS reportou cisalhamento de vento sul-sudeste de até 20 nós, e se considerarmos a localização geográfica do ciclone, esse cisalhamento de vento também vem do interior do continente Australiano ou seja, também transporta ar seco em médios níveis da atmosfera, como vemos na imagem de sondagem abaixo, indicando o cisalhamento de vento e também o ar seco: (imagem: tropicaltidbits.com)

image.png.9741af5be3a9db3b95b31cb4e436259c.png

A previsão também indica que esse cisalhamento e ar seco continuarão atrapalhar a organização de Seroja nas próximas pelo menos, 36 horas, entre quarta e quinta feira, o cisalhamento tende a baixar e como o ciclone estará mais longe do continente (do ar seco, devido à um sistema de alta pressão que tem trazido temperaturas recordes de alta para abril no centro-sul australiano), será capaz de criar mais convecção profunda, na junção de um espaço mais abrangente de água quente+alto calor acumulado em profundidade+ e um provável anticiclone em altitude que auxiliará a saída de fluxo do ciclone, conduzindo uma intensificação mais abrangente podendo ser rápida:

gfs_midRH_aus_fh6-90.thumb.gif.3403483636c464ab2d3a991ebbc5a7d0.gif

• Like 1

Efeito Fujiwhara em andamento: A dança dos ciclones.

314472067_23022556(1).thumb.gif.4f5afd6dc3db4b6ae8d11bb5f19756e1.gif

O MJO ta dando um show no Índico Sudeste, bacia Australiana pegando fogo: mais um ciclone se formando entre Papua Nova Guiné e as Ilhas Salomão no limite da bacia australiana com a do pacífico sul (160°E):

39290651.thumb.gif.1336190ca511c1f07f1c0adcb95d5867.gif

Os próximos nomes na bacia australiana pela BOM (Boreau of Meteorology) são: Odette, Paddy e Rubby 

E o próximo nome da bacia australiana pela TCWC (Papua Nova Guiné) é: Alu

• Like 3

Seroja fez landfall como categoria 3 na escala australiana. 

O ciclone causou danos em Kalbarri e matou mais de 200 na Indonésia e Timor Leste.

Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto que diz "Not for media use, content available for licensing Perth Weather Live Grahame Kelaher n PWI PERTIVE"

Pode ser uma imagem de corpo d'água e texto

Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto que diz "Not for media use, content available for licensing Perth Weather Live Grahame Kelaher PWI PERTHWEAHERLIVE"

Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto

• Like 1