Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2020

Topic will be automatically locked at 03:00 AM

Recommended Posts

11 horas atrás, LeoP disse:

Na verdade, é o ipê roxo (Androanthus impetiginosus) que floresce em JJ, sendo este da foto o rosa (A. heptaphyllus), que floresce agora na primavera mesmo e não perde totalmente suas folhas. Fiz um esquema que ajuda a entender a diferença entre os ipês e os períodos de floração:

6ef0a055ce700f3485979a765b030297.thumb.jpg.6126dfaffe2ba53b4a53ffeaa6d9835a.jpg

Caso tenham interesse, eu compartilho algumas curiosidades e imagens da natureza (e do tempo associado) na plataforma pinterest. O link tá na minha assinatura.

Noite de tempo bom em BH, 21ºC. Previsão de muito calor no sábado, podendo ser o recorde anual (34C) e mudanças no tempo a partir de domingo a noite.

DEPOIS TU DÁ UMA OLHADA NO TÓPICO VEGETAÇÃO E JARDINAGEM...

RESPONDI SUA POSTAGEM.

REMOVERAM PRA LÁ, E AS VEZES FICA DESCONEXO E TU NÃO VÊ.

A ONDA DE CALOR AINDA DEVE PERSISTIR PRÓXIMOS DIAS, COM MUDANÇA DO TEMPO NO CENTROSSUL DO BRASIL NO FINAL DE SEMANA, FINALMENTE!

INCLUSIVE, HÁ CHANCES DE RECORDES NOVOS PARA CUIABÁ ATÉ SÁBADO.

387362642_Screenshot_20200916-110129_SamsungInternet.thumb.jpg.0a3750d45b81e1acbe26ae0a5746917e.jpg

QUE VENHA A CHUVA.

Edited by Maicon
  • Like 11

13 horas atrás, LeoP disse:

Na verdade, é o ipê roxo (Androanthus impetiginosus) que floresce em JJ, sendo este da foto o rosa (A. heptaphyllus), que floresce agora na primavera mesmo e não perde totalmente suas folhas. Fiz um esquema que ajuda a entender a diferença entre os ipês e os períodos de floração:

6ef0a055ce700f3485979a765b030297.thumb.jpg.6126dfaffe2ba53b4a53ffeaa6d9835a.jpg

Caso tenham interesse, eu compartilho algumas curiosidades e imagens da natureza (e do tempo associado) na plataforma pinterest. O link tá na minha assinatura.

Noite de tempo bom em BH, 21ºC. Previsão de muito calor no sábado, podendo ser o recorde anual (34C) e mudanças no tempo a partir de domingo a noite.

APROVEITE E POSTE NO TÓPICO SOBRE JARDINAGEM. ASSIM NÃO "PERDE" INFORMAÇÃO.

• Like 5
  • Thanks 1

Como era previsto, o calor voltou nessa quinta feira em São Paulo.

Apesar disso, as temperaturas nesse início de tarde ainda não estão tão altas igual ao que foi observado até a segunda feira.

Nas estações do CGE, temos temperaturas entre 28 e 30 graus e umidade na casa dos 30% e 40%, chegando a 50% em um ou outro local.

Temos um céu novamente esbranquiçado devido a fumaça das queimadas vindas do centro oeste do Brasil principalmente. Além disso, há a presença de alguns cirrus.

mapa_sp_geoserver_estacoes.png.ea42fdb8a18ffdf5eb1f9978e9f36f06.png

• Like 12
  • Sad 1

temporais na manhã de hoje em algumas regiões do RS:

Edited by Eclipse
  • Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 6

Se isso não é dinâmica, eu não sei mais o que é então hehe

Pegando a estação Sesc Inmet como exemplo:

Dia 14/09 as 14 h tínhamos 33,5 graus com 22 % de umidade e vento quente e seco

Dia 15/09 as 14 h tínhamos 17,5 graus com 85 % de umidade e garoa e vento frio

Dia 16/09 as 14 h temos 31 graus com 34% de umidade e vento quente e seco

Taí um tipo de dinâmica que não gosto nem um pouco 

• Like 14

Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo, Melilla:

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
18.78 a las 14:42:00
TEMP MÍNIMA
1.89 a las 06:45:00

Como comparti en fotos amanecio con helada gran parte de la ciudad y el pais.

Posteriormente el dia estuvo soleado, nublandose a la noche.

• Like 10

Hoy el dia esta hermoso, la minima no fue muy expresiva por que la madrugada estuvo nublada, unos 5°C en la estacion Melilla, 6,5°C en la estacion Prado.

A las 15hrs el tiempo esta asi, bien soleado:

1440081846_SanstitrVVe.jpg.5db7acd309834f20e8a9f3dcd6640f86.jpg

779659117_Sanstitre.jpg.1fe067888c9569ed9b8408e154ef98f8.jpg

Edited by Pablo MQL
  • Like 11
  • Thanks 1

En la imagen se ve claramente la nubosidad como respeta casi exactamente la frontera, quedando el tiempo severo del otro lado de esta:

anim.gif.f70bdef713a54ebe2a399dd731107914.gif

Edited by Pablo MQL
  • Like 11

Marília Sp essa cidade TB tem mínimas altas ... Engraçado que todo vez que posso por Marília , antes tem um serra entra Echaporã e Marília eu fico imaginando que deve fazer muito frio ali... Mas pelas vezes que vi , não achei dados de muito frio... Aliás a estrada entre Marília e Echaporã tem paisagens lindas ... Não me lembro se antes ou depois de Echaporã a vista e incrível na rodovia. Alguém sabe o nome dessa serrinha ?

Screenshot_20200916-153521.png

• Like 10

49 minutos atrás, Juzinho disse:

Se isso não é dinâmica, eu não sei mais o que é então hehe

Pegando a estação Sesc Inmet como exemplo:

Dia 14/09 as 14 h tínhamos 33,5 graus com 22 % de umidade e vento quente e seco

Dia 15/09 as 14 h tínhamos 17,5 graus com 85 % de umidade e garoa e vento frio

Dia 16/09 as 14 h temos 31 graus com 34% de umidade e vento quente e seco

Taí um tipo de dinâmica que não gosto nem um pouco 

Onde é ?

• Like 3

27 minutos atrás, Pablo MQL disse:

En la imagen se ve claramente la nubosidad como respeta casi exactamente la frontera, quedando el tiempo severo del otro lado de esta:

anim.gif.f70bdef713a54ebe2a399dd731107914.gif

Pablo qdo.puder vai no fórum de bate papo Chat . Me fala como os uruguaios enxergam o Brasil "el gigante del Norte "... Kkkk sou bem curioso.

Só pra não fugir. agora está 34,2 Graus aqui nas terras ricas e quentes do Norte do Paraná 

Edited by EvandroPR
  • Like 4

A anomalia positiva de temperatura voltou hoje.

Aliás este é décimo segundo dia do mês assim.

Vejam a nossa tristeza abaixo. Em vermelho são os registros de forte anomalia (positiva)

341367356_CapturadeTela2020-09-16as15_58_12.png.0eb5add7b374784f627081708d54588b.png

Aí o mês está entre 3 e 4 graus mais quente que o normal, fazer o que?

• Like 9

15/09

Mínima / Máxima

14.5 / 24.3 - Pico do Jabre

16.1 / 30.8 - Monteiro

16.3 / 32.4 - Maturéia

16.5 / 25.7 - Garanhuns

17.3 / 24.6 - Caruaru (Serra do Cavalo)

17.7 / 30.5  - Arcoverde

18.8 / 32.6 - Ibimirim

18.8 / 25.7 - Areia

18.8 / 28.9 - Chã Preta

19.3 / 28.1 - Campina Grande

20.6 / 32.3 - Cabaceiras

Edited by Samihr Hermes
  • Like 10
  • Thanks 1

Boa tarde! Tempo voltou a esquentar na RMSP como já foi relatado. Fui no centro hoje e já estava 30°. Já aqui na ZS, tenho 24°. Aguardando ansiosamente a volta da chuva.

IMG_20200916_151956054.thumb.jpg.829ca74898cf843111dbf28749509d60.jpg

IMG_20200916_152127869.thumb.jpg.66ad89e375c04a383553d06de29d087b.jpg

Vale do Anhangabaú

• Like 14
  • Thanks 1

54 minutos atrás, EvandroPR disse:

Marília Sp essa cidade TB tem mínimas altas ... Engraçado que todo vez que posso por Marília , antes tem um serra entra Echaporã e Marília eu fico imaginando que deve fazer muito frio ali... Mas pelas vezes que vi , não achei dados de muito frio... Aliás a estrada entre Marília e Echaporã tem paisagens lindas ... Não me lembro se antes ou depois de Echaporã a vista e incrível na rodovia. Alguém sabe o nome dessa serrinha ?

Screenshot_20200916-153521.png

Na verdade, essa formação montanhosa é a Serra de Avencas que faz parte do Complexo da Serra dos Agudos. É um compexo montanhoso de vem desde a região de Bauru, passa por Garça, Vera Cruz e em Marília se divide em três partes: uma ao norte em direção ao distrito de Dirceu, outra ao sul onde fica a Serra de Avenças e a parte central ou platô que continua sobre as cidade de Oriente, Pompeia e vai reduzindo aos poucos até Tupã. Repare bem que algumas nascentes de rios importante na região nascem por ali.

marilia.jpg

Quanto as temperaturas, deve ao fato da cidade estar bem em cima da serra assim como suas estações (Aeroporto e INMET), toda a área urbana aaba apresentando um padrão que vem se repetindo ao longo dos anos. Às vezes, pode acontecer mínimas extremamente altas meno no inverno, contudo a altitude compensa nas máximas e em junho/julho não é comum ultrapassar 30°C. Mas nessa onda de calor em setembro, a temperatura tem ficado na casa de 35°C, 33°C, ou seja, é alta sim, mas nada comparado a cidades com menor altitude onde mas máximas superam em 2°C, 3°C acima. 

Outra questão pode ser também que a cidade é ventosa demais, ou seja, os ventos acabam atrapalhando e muito o desempenho do frio no inverno, talvez pelas cadeia de montanhas e pela configuração do relevo, cheio de vales. A urbanização também é um fator a considerar, visto que até meados dos anos 70/80, as áreas mais ao sul e norte eram pouco urbanizadas e segundo conversei com moradores antigos (antes havia fazendas, chácaras), as geadas moderadas eram mais comuns. Hoje apenas nas áreas rurais do sul do município.

Edited by Sopron
  • Like 13

IMG_20200916_151632.thumb.jpg.23d99e3043abadb0c89fd55179342ccd.jpgA quarta feira está sendo nublada e agradável aqui em Floripa. Aqui na região do aeroporto faz 22°C.  Na imagem, aeronave fretada  que trouxe time do América de Cali pro jogo no RS. A motivo certo não descobri, mas comenta-se que o aeroporto de lá estava sem a Anvisa pra atender o voo inter. 

Voltando a falar do tempo, nesse momento cai algumas gotas de chuva🌫️

• Like 13

30 minutos atrás, Sopron disse:

Na verdade, essa formação montanhosa é a Serra de Avencas que faz parte do Complexo da Serra dos Agudos. É um compexo montanhoso de vem desde a região de Bauru, passa por Garça, Vera Cruz e em Marília se divide em três partes: uma ao norte em direção ao distrito de Dirceu, outra ao sul onde fica a Serra de Avenças e a parte central ou platô que continua sobre as cidade de Oriente, Pompeia e vai reduzindo aos poucos até Tupã. Repare bem que algumas nascentes de rios importante na região nascem por ali.

marilia.jpg

Quanto as temperaturas, deve ao fato da cidade estar bem em cima da serra assim como suas estações (Aeroporto e INMET), toda a área urbana aaba apresentando um padrão que vem se repetindo ao longo dos anos. Às vezes, pode acontecer mínimas extremamente altas meno no inverno, contudo a altitude compensa nas máximas e em junho/julho não é comum ultrapassar 30°C. Mas nessa onda de calor em setembro, a temperatura tem ficado na casa de 35°C, 33°C, ou seja, é alta sim, mas nada comparado a cidades com menor altitude onde mas máximas superam em 2°C, 3°C acima. 

Outra questão pode ser também que a cidade é ventosa demais, ou seja, os ventos acabam atrapalhando e muito o desempenho do frio no inverno, talvez pelas cadeia de montanhas e pela configuração do relevo, cheio de vales. A urbanização também é um fator a considerar, visto que até meados dos anos 70/80, as áreas mais ao sul e norte eram pouco urbanizadas e segundo conversei com moradores antigos (antes havia fazendas, chácaras), as geadas moderadas eram mais comuns. Hoje apenas nas áreas rurais do sul do município.

Sim exatamente isso mínimas não são tão boas , mas as maximas são comportadas . Eu já vi até araucária por perto em Echaporã e Assis. Indicio de clima de transição. O clima de Marília é mais ameno , em relação as maxiamas , msm que outras cidades daí. Vi na Wikipedia que Marília está a 679 metros  e Echaporã a 700 metros 

Edited by EvandroPR
  • Like 5

2 minutos atrás, EvandroPR disse:

Sim exatamente isso mínimas não são tão boas , mas as maximas são comportadas . Eu já vi até araucária por perto em Echaporã e Assis. Indicio de clima de transição. O clima de Marília é mais ameno , em relação as maxiamas , msm que outras cidades daí.

Deve ser a própria configuração do sistema montanhoso de leste-oeste, a grande quantidade de nascentes, o desnível entre o topo e o vale (em alguns pontos passa dos 100m na parte sul). Isso pode contribuir com os ventos que acabam atrapalhando o desempenho das mínimas. Pode ser também que nos últimos anos, o frio em vales, baixadas e depressões seja mais intenso, o que pode explicar as mínimas mais baixas em cidades da região de Assis onde o relevo é plano e não encontra obstáculos. Eu não tenho o conhecimento de meteorologia que oa colegas daqui tem, muitos podem dar uma resposta melhor.

• Like 6

44 minutos atrás, Samihr Hermes disse:

image.thumb.png.927a4e9306cfa52e34d8f23613cb2c46.png

Como está o pico do jabre?

Edited by CloudCb
  • Like 6

10 minutes ago, CloudCb said:

Como está o pico do jabre?

image.thumb.png.3512bed257d621e9473976fbe571fd40.png

Leva em consideração que esse é o terceiro Setembro que essas estações estão marcando, então ainda não tem tantos dados pra fazer boas medições das anomalias.

• Like 8
  • Thanks 1

Dia de temperaturas mais comportadas, mais nebulosidade mas igualmente esfumaçado. Mínima de 16° e máxima de 27°

Próximos dias agitados, até sábado esquenta bastante e semana que vem deve ser úmida e com temperaturas comportadas

Agora, 17:25, céu parcialmente nublado e bem esfumaçado em Cons. Lafaiete, temperatura de 24,5° e URA de 46%

• Like 7

1 hora atrás, EvandroPR disse:

Onde é ?

São Paulo SP 

Inclusive caímos de 31 graus para 18 em 2 horas , e agora uma neblina média já cobre a região sul da capital.

• Like 5