Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2020


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

4 horas atrás, Rodolfo Alves disse:

CUIABÁ CONVENCIONAL: MÁXIMA 42,7ºC  (LEITURA DAS 15:00)

 

COM ESTE VALOR A CONVENCIONAL DE CUIABÁ REGISTRA SEU RECORDE HISTÓRICO DE CALOR EM 109 ANOS. 

 

O ANTIGO RECORDE ERA 42,6ºC (10/09/2020 E 10/10/2019).

 

O VALOR AINDA PODE SUBIR UM POUCO MAIS NA LEITURA DAS 21:00

 

001.png.e3fbfbf1b3c164728047efc98cde3af1.png

 

LEITURA DAS 21:00 RATIFICA MÁXIMA DE 42,7ºC NA CONVENCIONAL

 

001.png.b8f8afc76e3fb9a0930239dea5228f61.png

 

OUTRAS MÁXIMAS:

42,1ºC - CUIABÁ/AUTOMÁTICA

42,0ºC - PADRE RICARDO REMETTER

40,8ºC - CUIABÁ/AEROPORTO

 

  • Like 9
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia foi de sol com predomínio de ventos fracos do mar (quadrante sul) no Rio de Janeiro e em Niterói.  A temperatura máxima variou bem menos que ontem, com a maioria dos bairros registrando picos entre 28 e 30ºc.  A sensação de abafamento esteve sempre presente, mas foi totalmente tolerável para os nossos padrões.  A noite segue abafada, com 25ºc aqui no Ingá/Niterói (como o vento quase parou, parece até mais abafado agora)

 

Uma situação curiosa ocorreu na rampa da Pedra Bonita (520m), a estação mais alta da cidade do Rio.  A máxima foi registrada no início da madrugada (27,7ºc), e a mínima por volta das 15:00 (22,7ºc), quando a infiltração de umidade do mar estava mais forte.  Desconsiderem o PO pois o higrômetro está descalibrado.  Agora à noite faz 26ºc (21:40).

2099685925_pedrabonita.png.9d85fdd9492d9bb033f9ef430a274b56.png

 

 

Nas praias da zona sul (PWS Lagoa/Ipanema e Leblon) as máximas também ocorreram bem no início da madrugada (na casa dos 29ºc), mas a mínima veio no início da manhã.

 

Já a PWS da Ilha do Fundão teve um comportamento mais típico, com máxima no meio/final da tarde e mínima no final da madrugada (23,2ºc/29,8ºc).  Neste setembro monótono, ao menos vale acompanhar os microclimas malucos do Rio de Janeiro, dentro duma mesma cidade tem estação registrando a máxima quase no horário em que outra registrou a mínima (Fundão/Pedra Bonita).

 

Já o dia de ontem (sábado) foi bem diferente, e a maior máxima da cidade ficou a apenas 3 décimos da máxima do ano entre as estações oficiais; fez 38,7ºc na Marambaia ontem contra 38,8ºc na Vila Militar e 39ºc em Realengo (conv) no dia 30/01. Na Marambaia, a máxima de ontem foi a maior do ano por 0,1ºc, o maior registro anterior era de 38,6ºc também no dia 30/01.

 

Levando em conta também algumas estações não oficiais (apenas as sem sinais de superaquecimento), a máxima de 2020 também ocorreu no dia 30/01, quando fez 39,4ºc na Davis do Helicentro Guaratiba, na zona oeste da cidade.  Neste mesmo dia 30/01, dois aeros registraram máxima horária de 39ºc (Santa Cruz e Afonsos), e a “malukinha” do Alerta Rio em Santa Cruz foi aos 41,2ºc (contra 40,4ºc ontem, mas não considero esta estação, há um superaquecimento de 1/1,5ºc).

 

Até ontem, parecia haver uma chance maior de a máxima de amanhã (segunda-feira) ser um pouco mais alta que a de ontem em alguns bairros da cidade, mas hoje esta chance já parece menor (embora ainda exista).  A previsão é que a segunda-feira seja um dia muito quente nos bairros mais afastados do mar, e nos pontos quentes tradicionais do litoral do extremo oeste da cidade.

 

A semana que está começando promete um pouco mais de dinâmica por aqui, com bastante calor na segunda, rápida queda de temperatura na terça (com chuva fraca em alguns pontos), um leve aumento de temperatura na quarta, muito calor novamente na quinta, e depois mais um período ameno (e com alguma chuva a partir do próximo final de semana) que promete ser um pouco mais prolongado.  Seguimos acompanhando, mas não há previsão de nenhuma marca digna de nota para setembro, mês que na história recente já variou entre 8,1ºc (Alto da Boa Vista, 2006), e aproximadamente 43ºc (Santa Cruz aero, 1997) na cidade do Rio.  Em 1997, a máxima do ano na capital fluminense ocorreu em setembro (e a máxima absoluta de duas antigas convencionais do Inmet também).  Mais recentemente, em 2012, a máxima do ano foi quebrada em setembro, mas depois novamente alterada em dezembro.

 

 

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Curitiba teve máxima de 31,8ºC hoje e 32,7ºC ontem, a maior temperatura observada nesse 2020. Além do calor intenso na região, a situação da crise hídrica segue complicada no Paraná, de acordo com o levantamento feito pelo Simepar essa estiagem já é considerada a maior em 50 anos em algumas regiões do estado.

 

Matéria completa: https://sigmameteorologia.com/sigmanews/especial-crise-hidrica-no-parana-e-a-maior-das-ultimas-decadas.php

  • Like 5
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Tavares disse:

Que coisa. A URA na estação de Riacho Grande aumentou começo da noite e deu uma despencada na última hora. Aqui em casa também.
As outras mantiveram a tendência de elevação gradual.

LHEmfpf.png

 

Tá tudo estranho hoje, Marsilac 12°C e 100%, um pouco mais a norte Parelheiros 21°C e 36% e mais a norte 15°C e 77% na Capela do Socorro. Nao estou entendendo nada:

 

image.thumb.png.18f8b6a95798196742172a085896e512.png

 

Aqui na zona leste a URA caiu, está entre 29 e 34% nas estacoes mais próximas daqui (Penha e Aricanduva), sendo que no fim da tarde estava em torno de 40%. Temperaturas entre 23 e 25°C, depois de ter variado entre 19-20°C e 32-33°C hoje, um pouco abaixo do que eu esperava. Amanha o dia ainda será muito quente, com mínima de 19°C e máxima de 33°C, mas a noite o tempo já comeca a refrescar.

  • Like 12
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

42 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

 

LEITURA DAS 21:00 RATIFICA MÁXIMA DE 42,7ºC NA CONVENCIONAL

 

001.png.b8f8afc76e3fb9a0930239dea5228f61.png

 

OUTRAS MÁXIMAS:

42,1ºC - CUIABÁ/AUTOMÁTICA

42,0ºC - PADRE RICARDO REMETTER

40,8ºC - CUIABÁ/AEROPORTO

 


Em setembro do ano passado, enquanto a Convencional de Cuiabá registrou 42,5°C, a Padre Ricardo registrou 41,6°C. 

Agora, a Padre Ricardo chegou ao patamar de 42°C. Não sei se é recorde pra essa estação mas SET/2019 teve máxima maior nela do que o tórrido SET/OUT de 2015. 

  • Like 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

43 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

 

Tá tudo estranho hoje, Marsilac 12°C e 100%, um pouco mais a norte Parelheiros 21°C e 36% e mais a norte 15°C e 77% na Capela do Socorro. Nao estou entendendo nada:

Marsilac e Capela ficam numa baixada , já a estação Parelheiros/Barragem fica num topo. Por isso essa diferença de temperatura e umidade.

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

59 minutos atrás, floricambara disse:

 

 

 

 

Foi realmente um final de semana muito bom em temperaturas na RMPOA. Outras partes do RS sofreram com calorão (Norte e Noroeste do estado). Nos safamos por pouco de uma tarde quente hehe, apesar do leve abafamento, tivemos até um domingo agradável.

 

Apenas uma observação aos colegas sobre os tweets do Cléo Kuhn com relação às temperaturas diárias: ele usa o critério UTC nessas tabelas, que possui uma diferença de três horas com relação ao fuso horário de Brasília. O esquema abaixo dá uma breve explicação, demonstrando também porque postei as seguintes temperaturas para sábado, a partir da automática do INMET (usei o critério em horas BRA, pois correspondem ao intervalo de temperaturas a partir das 0h do dia em análise até antes das 0h do dia seguinte).

 

image.thumb.png.c3d9108ce5543aaade39e2e85510a767.png

 

image.thumb.png.8d6e85acf69be1f356a2cdd4b07489ae.png

 

 

 

image.thumb.png.339a60cf5306762627bd51aaba6e226a.png

 

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Situação bem interessante não só nessa tarde de domingo como também em outros dias.

Enquanto MT e MS tem valores bem altos de temperaturas em 850 hpa (ultrapassando 24 graus em muitos locais), o leste do nordeste tem registrado menos de 15 graus nesse mesmo nível, valor compatível quando há a atuação de uma MP de fraca intensidade no leste de SP em meses do core de inverno.

 

Centro oeste - 15 horas deste domingo

6JbHHtA.png

 

 

Nordeste - 15 horas deste domingo

fdSjla2.png

 

 

Para a Grande SP, os valores têm estado relativamente alto (menor que MT e MS), entre 22 e 24 graus.

HHcdXqH.png

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Conforme previsto pela MetSul, as chuvas seguem em pancadas esparsas no território gaúcho, irregulares no tempo também.

Às vezes fortalecem, às vezes param, em seguida voltam. Não estamos tendo temporal, apenas alguns poucos raios antes de cada nova pancada.

Está sendo uma virada bem tranquila, e amanhã teremos finalmente um pouco de frio seco após o meio-dia, com gradual resfriamento ao longo da segunda e mínima ao fim do dia. O frio seco será melhor sentido no amanhecer de terça-feira.

 

Interessante que a sequência de umidade até o momento parece estar começando a dar uma trégua. Essa sequência nos proporcionou tardes frias na RMPOA, e madrugadas levemente acima da média. Na primeira metade desta semana teremos tardes levemente abaixo da média mesmo com sol, tardes que em vários setembros as temperaturas facilmente disparariam. É sinal que o ar quente, tão forte no Brasil Central, pegando o Sudeste e uma parte boa da Região Sul também, não tem nos alcançado com força. O ar polar de segunda e terça será o suficiente para manter esse ar quente longe daqui por enquanto por mais uns dias, e teremos tardes na casa de ~20 °C (talvez um pouco menos na segunda) com sol, ou com sol e nuvens baixas.

Como cereja do bolo, teremos as menores mínimas deste Setembro até o momento graças ao ar polar seco. Na segunda a mínima será no fim do dia, na terça será no amanhecer.

 

Finalmente um Setembro bom para quem curte frio e dinâmica atmosférica (meu caso). Na minha opinião, até o momento estamos tendo o Setembro mais interessante desde o de 2016.

 

Pela previsão do Google (weather.com), que confesso não saber exatamente quais modelos eles usam, mas é a que melhor tem previsto as mínimas, máximas e chuvas por aqui, teremos uma nova MP no próximo finde:

 

image.png.2a3ae44d167f6b4a199c03d0351cf0ca.png

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Imagens de satélite mostrando o grosso das instabilidades que vão pegar o centro-norte do RS na virada de domingo pra segunda.

Em POA, segue a variação de intensidade nas pancadas. Às vezes mais fortes, depois mais fraquinhas, depois dão mais uma encorpada. Mas segue chuvoso.

 

image.png.0387ab1aa630fef56ba2cf1308e6a6fd.png

 

 

 

Tivemos uma diminuição considerável dos raios nos últimos minutos (Mapa de Raios atual .  )

 

image.png.56bf6701a9ae6992937015728dc0aa65.png

 

 

 

 

Há ~ uma hora atrás, entre 22h e 23h, estava assim, conforme o tweet da MetSul naquele período:

 

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Alexandre Pereira disse:


Em setembro do ano passado, enquanto a Convencional de Cuiabá registrou 42,5°C, a Padre Ricardo registrou 41,6°C. 

Agora, a Padre Ricardo chegou ao patamar de 42°C. Não sei se é recorde pra essa estação mas SET/2019 teve máxima maior nela do que o tórrido SET/OUT de 2015. 

A máxima que Padre Ricardo registrou é recorde histórico!! 
As maiores eram 41,8C na sexta e em 16/10/2008.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, EvandroPR disse:

Minimas hj 

 

Casa 22,8

Pq industrial 24,9

Simepar 26,7

Aeroporto 26

 

Mesmo assim a água da piscina está gelada .... Não deu pra ficar mais que 5 minutos ... Frio de bater o queixo.

 

 

 

IMG-20200913-WA0007.jpg

kkk

Aqui também é a mesma coisa.

Eu até comprei um termômetro para medir - é inacreditável como a água é gelada por aqui.

Mesmo com estes últimos dez dias de forte calor a média das mínimas foi 15,9˚C e média das máximas, 29,9˚C . A temperatura da piscina não ultrapassou 22,7˚C ainda - hoje cedo estava em gélidos 20,7˚C.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extramas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

TEMP MÁXIMA
19.17 a las 15:11:00
TEMP MÍNIMA
3.28 a las 07:08:00

 

Hoy el dia se presento nuboso pero bien soleado, la maxima rondo los 17°C en toda la ciudad, la minima 7/8°C.

 

Actualmente esta soplando bastante viento, 12,4°C en la estacion Melilla, pero si se fija la temperatura hace unas horas habia bajado a unos 8/9°C pero volvio a subir un poco:

 

image.png.34f3985597cce215a4b350b83b20d0c8.png

Edited by Pablo MQL
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

27 minutos atrás, Augusto Göelzer disse:

A máxima que Padre Ricardo registrou é recorde histórico!! 
As maiores eram 41,8C na sexta e em 16/10/2008.

Em outubro de 2008 a convencional de Cuiabá estava inoperante, ficou um ano inoperante entre abril de 2008 e abril de 2009, o aeroporto até agora não atingiu o patamar de 42 C, mas esse valor de 3% de umidade é fora de base, em outras partes da cidade nem baixou tanto, será que a PWS da Padaria do Moinho é confiável, pois não atinge a marca dos 40 C na sombra, só sobe até 10 horas da manhã. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

 

Show o seu relato. O clima desse local parece ser muito interessante e é bem inexplorado, não pensas em colocar uma Davis por aí?

Com ctza!! Tava pensando justamente nisso  há alguns meses. Mas agora me sinto obrigado a instalar!! Rsrs

Tu que entende bem de estações, alguma boa pra indicar? Sei que aqui no fórum o pessoal é bom nisso rsrs

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Tavares disse:

Vieram me falar de ciclone-bomba.

Alguém sabe se é verídico ou se é só uma corrida entre empresas-institutos-centros-serviços-blogues-agências-e-afins de quem será o primeiro a prever o próximo ciclone extratropical mais forte???

 

Segundo a meteorologista da climatempo, Paula Soares, em vídeo publicado com o título "existe ciclone bomba?", a expressão existe e é utilizada quando há a queda da pressão em 24hpa em 24hs.

 

No caso brasileiro ficou famosa a expressão por conta da grande influência que as instabilidades associadas ao sistema ocasionou no Continental, tais como (FONTE- Wikipédia):

 

Santa Catarina:
  • 10 mortes
  • 1,5 milhão de usuários sem energia elétrica

Rio Grande do Sul:

  • 1 morte
  • 193 mil usuários sem energia elétrica

Paraná:

  • 145 mil usuários sem energia elétrica
  • 1 morte

 

* OBSERVAÇÃO PESSOAL: ACREDITO QUE O ALERTA SOBRE O "CICLONE BOMBA" FOI VÁLIDO E IMPORTANTE, POIS SS TRATOU DE FENÔMENO EXTREMO, TANTO QUE MAIS LETAL QUE O PRÓPRIO FURACÃO CATARINA.

Edited by Maicon
  • Like 7
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Mário Cesar disse:

Com ctza!! Tava pensando justamente nisso  há alguns meses. Mas agora me sinto obrigado a instalar!! Rsrs

Tu que entende bem de estações, alguma boa pra indicar? Sei que aqui no fórum o pessoal é bom nisso rsrs

Bom dia, Mario. Que legal alguém dessa regiao inexplorada climaticamente falando e que tenha interesse em monitorar através do uso de estação meteorológica!

 

Existem alguns modelos interessantes, caso você se interesse podemos conversar (se achar melhor, pode ser por mensagem privada mesmo) Tenho algumas instaladas por Santa Catarina!

 

Primeiro passo: tens internet e energia no local?

 

Abraços e boa semana!

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Tavares disse:

Vieram me falar de ciclone-bomba.

Alguém sabe se é verídico ou se é só uma corrida entre empresas-institutos-centros-serviços-blogues-agências-e-afins de quem será o primeiro a prever o próximo ciclone extratropical mais forte???

A competição entre empresas de caos nas redes sociais, para assim, conseguirem acessos pelo medo. A meteoro do Brasil só tem a perder com esse tipo de postagem.

 

O tal do ciclone bomba, se aprofunda a 1400km da costa do Uruguai, única coisa que vai acontecer no Brasil é o vento sul que sempre acontece em praticamente qualquer MP, inclusive na sua intensidade.

 

Não queira nem ver o efeito desse tipo de publicação com os leigos nas redes sociais e vida real. Esse ano tenho me estressado além da conta com o sensacionalismo em coisas sem sentido na minha área.

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, DSoares disse:

Bom dia, Mario. Que legal alguém dessa regiao inexplorada climaticamente falando e que tenha interesse em monitorar através do uso de estação meteorológica!

 

Existem alguns modelos interessantes, caso você se interesse podemos conversar (se achar melhor, pode ser por mensagem privada mesmo) Tenho algumas instaladas por Santa Catarina!

 

Primeiro passo: tens internet e energia no local?

 

Abraços e boa semana!

Bom diaa. A energia tem e dificilmente cai. Mas a internet  é bem ruim, mas ontem mesmo o meu pai já falou com o responsável da internet rural que e disponilizada por lá para fazer o mais breve a  instalação. Assim que feito vou te chamar sim!! Obrigadoo 😊

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Mário Cesar disse:

Com ctza!! Tava pensando justamente nisso  há alguns meses. Mas agora me sinto obrigado a instalar!! Rsrs

Tu que entende bem de estações, alguma boa pra indicar? Sei que aqui no fórum o pessoal é bom nisso rsrs

 

Eu tenho 3 estações e fiz a progressão: comecei em 2016 com uma WS "xing ling"(Ambient Weather/Misol), depois comprei uma Davis Vue fim de 2017 e por fim ano passado comprei minha primeira Davis Pro 2.

 

Essa é a ordem de qualidade: a WS até tem dados bons mas a durabilidade pode ser bem menor do que gostaríamos, eu dei sorte e a minha já tem 4 anos. A Davis vue tem dados de qualidade parecida (um pouco melhor) porém mais durabilidade e armazena dados quando offline, o que a Ambient Weather/Misol não faz. Naturalmente Davis também consideravelmente mais cara por ser marca conhecida. 

 

Já a Davis Pro 2 é uma estação que considero perfeita, altíssima qualidade e precisão dos dados e salva tudo enquanto offline, mesmo em dias de poquíssimo vento o sensor de temperatura não aquece além da realidade como as duas anteriores. Se eu pudesse falar com meu 'eu' de 2016 eu mandaria comprar direto uma Davis Pro.

 

Um detalhe sobre a Davis é que tem que comprar um datalogger se quiser deixar os dados Online e salvos.

 

A infelicidade dos tempos atuais é que o câmbio desfavorece a aquisição de estações meteorológicas, que são importadas. Eu não entendo muito de compra, creio que o @DSoares ou o @Fernando Keiser poderiam te ajudar bem mais quanto a isso.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Mário Cesar disse:

Bom diaa. A energia tem e dificilmente cai. Mas a internet  é bem ruim, mas ontem mesmo o meu pai já falou com o responsável da internet rural que e disponilizada por lá para fazer o mais breve a  instalação. Assim que feito vou te chamar sim!! Obrigadoo 😊

 

Nesse caso é melhor Davis, as outras precisam de internet estável porque não salvam os dados offline.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

 

Eu tenho 3 estações e fiz a progressão: comecei em 2016 com uma WS "xing ling"(Ambient Weather/Misol), depois comprei uma Davis Vue fim de 2017 e por fim ano passado comprei minha primeira Davis Pro 2.

 

Essa é a ordem de qualidade: a WS até tem dados bons mas a durabilidade pode ser bem menor do que gostaríamos, eu dei sorte e a minha já tem 4 anos. A Davis vue tem dados de qualidade parecida (um pouco melhor) porém mais durabilidade e armazena dados quando offline, o que a Ambient Weather/Misol não faz. Naturalmente Davis também consideravelmente mais cara por ser marca conhecida. 

 

Já a Davis Pro 2 é uma estação que considero perfeita, altíssima qualidade e precisão dos dados e salva tudo enquanto offline, mesmo em dias de poquíssimo vento o sensor de temperatura não aquece além da realidade como as duas anteriores. Se eu pudesse falar com meu 'eu' de 2016 eu mandaria comprar direto uma Davis Pro.

 

Um detalhe sobre a Davis é que tem que comprar um datalogger se quiser deixar os dados Online e salvos.

 

A infelicidade dos tempos atuais é que o câmbio desfavorece a aquisição de estações meteorológicas, que são importadas. Eu não entendo muito de compra, creio que o @DSoares ou o @Fernando Keiser poderiam te ajudar bem mais quanto a isso.

 

A durabilidade da Vue é boa mesmo. Lá se vão 8 anos desde que comprei a minha, e ela ainda segue de pé, firme e forte. É verdade que já fiz diversas manutenções tanto corretivas quanto preventivas, mas nada que fosse muito caro. 

 

Sem dúvidas quero muito evoluir para uma Vantage Pro2, mas as condições financeiras não são suficientes por enquanto. Quem sabe ano que vem ? Hehe.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!! Ontem em Buejnos Aires o dia foi ensolarado, com frio de manha e temperatura agradável à tarde: mínima de 8,6°C e máxima de 20,5°C. Hoje também faz frio, com 8,2°C agora. A máxima prevista é de 18°C, com tempo ensolarado. Ao longo da semana a temperatura sobe e faz até um pouco de calor:

image.png.adf88b22c6053b9d6314d1c3455ffbcd.png

 

Aqui em Sao Paulo, o dia amanheceu mais fresco hoje, ao menos aqui na zona leste, com mínima de 17-18°C. Agora faz 26-27°C, ainda faz muito calor hoje, mas à tarde o tempo comeca a mudar.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Mirante e Sesc , dois mundos completamente diferentes nessa madrugada.

 

Enquanto o Sesc teve mínima de 17,2 graus e umidade máxima de 98% com vento marítimo, o Mirante teve mínima de 20,7 graus com umidade máxima de 43% e vento continental.

 

Agora as 10 h da manhã, tudo equilibrado pelo calor, Sesc com 27,4 graus e umidade já em 31% e Mirante com 28 graus e 24% de umidade, parece que teremos a umidade mais baixa do ano mais tarde.

 

Hoje o povo de partes do litoral Paulista entram no torra torra também hehe , São Sebastião as 11 h já tinha batido nos 34 graus.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, EvandroPR disse:

13/09

 

Londrina Inmet 22 e 36

Londrina simepar 18.8 e 34,8

 

Maringá inmet 23,6 e 34,7

Maringá Simepar 26,7 e 34,8

 

Esse 22,0ºC parece bem fora da curva. Deve ter sido 20,0ºC. Agora esses 26,7ºC, mais estranho ainda. Aliás, essa estação do Simepar de Maringá mostra mínimas esquisitas sempre ou somente em alguns dias? Ou você acha que pode estar correta mesmo?

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Tem uma PWS perto de Tangará de Serra em Nova Marilândia que me reacende a expectativa de um dia ter uma máxima como 10 C em Primavera ou até sub 10 de tarde como em 1996, essa PWS é a Fazenda Ipê e fica acima do paralelo 15 e tem quase 500 m de altitude, no dia 21 de agosto a mínima foi 6,7 C e a máxima 10,4 C, o problema foi um bloqueio em Goiás que não deixou o frio chegar em Primavera com a mesma força, já que está acima dos 600 m e abaixo do paralelo 15, Tangará da Serra em 21 de agosto teve mínima de 7,2 C e máxima de 13 C e no ano passado não teve máxima na cidade inferior a 20 C no período da tarde, mas esses dias essa PWS rural de Nova Marilândia já inteirou 39 C, enquanto Primavera ainda não passou de 37 C, o INMET em Tangará está a 440 m de altitude, só 50 m abaixo da PWS de Nova Marilândia. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Bom dia do norte do PR, 

Ontem eu estive em Maringá, cidade legal, mas calor... 33/34°C direto e um abafamento. Depois fui pra Londrina onde tenho parentes, mais calor, temperatura de 34/35°C. Aqui parece que vai direto do inverno pro verão, como é quente esse paraná de deus ...

Foto do centro de Londrina agora, 28°C

 

IMG_20200914_105307860.jpg

 

Edited by rafael_rigoni
Foto muito grande
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, GABRIEL U. disse:

Esse 22,0ºC parece bem fora da curva. Deve ter sido 20,0ºC. Agora esses 26,7ºC, mais estranho ainda. Aliás, essa estação do Simepar de Maringá mostra mínimas esquisitas sempre ou somente em alguns dias? Ou você acha que pode estar correta mesmo?

Esse estação sempre é assim , mas deve estar certo ... Pois o simepar faz acompanhamento .. as vezes é o local...

 

Agora Londrina acredito estar ok .

https://tempo.inmet.gov.br/TabelaEstacoes/83676

 

 

 

Edited by EvandroPR
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Mário Cesar disse:

Com ctza!! Tava pensando justamente nisso  há alguns meses. Mas agora me sinto obrigado a instalar!! Rsrs

Tu que entende bem de estações, alguma boa pra indicar? Sei que aqui no fórum o pessoal é bom nisso rsrs


Olá! Eu tenho 2 estações Davis Vantage Pro 2 6152C, o "C" é de Cabled, ou seja, a conexão entre os sensores externos e o console (tela) é via cabo de 30m, que pode ser aumentado facilmente, já que é um simples cabo de telefone de 4 vias com conectores RJ11.
Pro pessoal aqui do fórum faço por preço de custo. Caso tenha interesse, só entrar em contato.
Ah, vai junto o Weatherlink USB, que é o datalogger. Para ela ficar online usando este dastalogger, teria que ter um computador/notebook ligado 24/7 ou utilizar um servidor Meteohub/Meteobridge, que eu também tenho.
Ou se preferir, pode partir logo para o Wifilogger, que é um datalogger wifi, que dispensa o uso de computador/notebook ou mesmo Meteohub/Meteobridge.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Tem uma PWS perto de Tangará de Serra em Nova Marilândia que me reacende a expectativa de um dia ter uma máxima como 10 C em Primavera ou até sub 10 de tarde como em 1996, essa PWS é a Fazenda Ipê e fica acima do paralelo 15 e tem quase 500 m de altitude, no dia 21 de agosto a mínima foi 6,7 C e a máxima 10,4 C, o problema foi um bloqueio em Goiás que não deixou o frio chegar em Primavera com a mesma força, já que está acima dos 600 m e abaixo do paralelo 15, Tangará da Serra em 21 de agosto teve mínima de 7 C e máxima de 13 C e no ano passado não teve máxima na cidade inferior a 20 C no período da tarde, mas esses dias essa PWS rural de Nova Marilândia já inteirou 39 C, enquanto Primavera ainda não passou de 37 C, o INMET em Tangará está a 440 m de altitude, só 50 m abaixo da PWS de Nova Marilândia. 

Engano meu, não tinha visto direito, a menor máxima diurna, a partir de 7 da manhã, no ano passado, em Tangará da Serra, foi 19,4 C em 5 de julho, ainda no começo da manhã, se considerarmos o período da tarde, a partir do meio dia, a menor máxima foi 18,5 C nesse mesmo dia, realmente este ano deu show no ano passado no que tange ao resfriamento diurno em parte do Mato Grosso. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Manhã muito quente no Rio, contrastando com o calor ameno de ontem. Por toda a cidade os termômetros já marcam entre 32 e 35°C. Até mesmo aqui em Ipanema já faz 32°C com um vento fraco quente e seco do continente e muito sol, sem a névoa fraca dos últimos dias. Para hoje tudo vai depender do vento: se virar para sul, terá sido um dia quente mas em branco, se essa virada demorar, essa segunda feira periga ser até o dia mais quente do ano até agora. Por enquanto, verão total.

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Breno Coimbra disse:

Manhã muito quente no Rio, contrastando com o calor ameno de ontem. Por toda a cidade os termômetros já marcam entre 32 e 35°C. Até mesmo aqui em Ipanema já faz 32°C com um vento fraco quente e seco do continente e muito sol, sem a névoa fraca dos últimos dias. Para hoje tudo vai depender do vento: se virar para sul, terá sido um dia quente mas em branco, se essa virada demorar, essa segunda feira periga ser até o dia mais quente do ano até agora. Por enquanto, verão total.

 

Já para amanhã o modelo ECMWF indica forte contraste com a tarde de hoje. Se no dia de hoje podemos passar dos 37° na cidade, amanhã o modelo sugere temperatura em torno dos 22/23 graus por volta das 15 horas, não é frio, porém é uma queda considerável caso se confirme.

 

Capturar.thumb.PNG.41aa8f2d53f82024b8b16bc9c897c9ab.PNG

 

Ainda no campo da curiosidade, para o domingo que vem o ECMWF começa a pegar uma entrada de ar polar, indicando temperaturas próximas ou até abaixo de 20° no Rio, muito inteso dado o padrão do mês que está muito acima da média, mas ainda está longe para ser considerado.

Capturar.thumb.PNG.930c575d5afa9e8e0e4d434548db13f0.PNG

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Juzinho disse:

Mirante e Sesc , dois mundos completamente diferentes nessa madrugada.

 

Enquanto o Sesc teve mínima de 17,2 graus e umidade máxima de 98% com vento marítimo, o Mirante teve mínima de 20,7 graus com umidade máxima de 43% e vento continental.

 

Agora as 10 h da manhã, tudo equilibrado pelo calor, Sesc com 27,4 graus e umidade já em 31% e Mirante com 28 graus e 24% de umidade, parece que teremos a umidade mais baixa do ano mais tarde.

 

Hoje o povo de partes do litoral Paulista entram no torra torra também hehe , São Sebastião as 11 h já tinha batido nos 34 graus.

 

MÍNIMAS EM SÃO PAULO

 

OFICIAIS:

14,6 IAG

15,6 BARUERI

17,5 SESC INTERLAGOS

20,7 MIRANTE DE SANTANA

 

AEROPORTOS:

15,5 GUARULHOS

20,8 CONGONHAS

 

CGE:

9,2 MARSILAC

10,7 CAPELA DO SOCORRO

12,2 SANTANA PARNAIBA

13,3 SÃO MATEUS

14,2 PARELHEIROS

15,8 MAUÁ

16,0 PERUS

16,8 PINHEIROS

17,1 PIRITUBA

17,1 ITAQUERA

17,3 BUTANTÃ

17,5 IPIRANGA

17,7 VILA FORMOSA

17,9 TREMEMBÉ

18,0 MBOI MIRIM

18,7 SÃO MIGUEL PAULISTA

18,9 PENHA

19,0 JABAQUARA

19,2 ITAIM PAULISTA

19,2 VILA PRUDENTE

19,4 CIDADE ADEMAR

19,7 CAMPO LIMPO

20,0 FREGUESIA DO Ó

20,1 VILA MARIA

20,3 LAPA

20,5 SANTANA

20,5 SANTO AMARO

20,5 ANHEMBI

20,5 RIACHO GRANDE

21,0 MOOCA

21,3 VILA MARIANA

23,0 SÉ-CGE

 

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Gvieira disse:

 

Já para amanhã o modelo ECMWF indica forte contraste com a tarde de hoje. Se no dia de hoje podemos passar dos 37° na cidade, amanhã o modelo sugere temperatura em torno dos 22/23 graus por volta das 15 horas, não é frio, porém é uma queda considerável caso se confirme.

 

Capturar.thumb.PNG.41aa8f2d53f82024b8b16bc9c897c9ab.PNG

 

Ainda no campo da curiosidade, para o domingo que vem o ECMWF começa a pegar uma entrada de ar polar, indicando temperaturas próximas ou até abaixo de 20° no Rio, muito inteso dado o padrão do mês que está muito acima da média, mas ainda está longe para ser considerado.

Capturar.thumb.PNG.930c575d5afa9e8e0e4d434548db13f0.PNG

 

Eu acho que essa tendência para o Domingo já está quase consolidada. Amplo consenso entre os modelos, e agora o Euro pegou firme também. 

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.