Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

O que é que vocês usam para aquecer a casa nos tempos de frio?


floricambara
 Share

Recommended Posts

Não encontrei nenhuma publicação sobre o assunto neste fórum, então serei eu que o introduzirei.

 

Mas e aí, o que é que vocês usam? Aparelhos de ar-condicionado, aquecedor a óleo, aqueles elétricos pequenininhos, lareira, fogão a lenha, calefatores…?

 

Aqui em casa temos aparelhos de ar-condicionado quente e frio na sala e nos quartos (podemos aproveitá-los o ano inteiro) e um aquecedorzinho elétrico para aquecer o banheiro durante o banho (ou às vezes até para fazer outras coisas, quando o frio é extremo). A cozinha e o resto da casa ficam sem nada, afinal ninguém fica lá por muito tempo mesmo.

 

As formas de aquecimento variam bastante. Nas casas principalmente mais antigas do interior, usam-se bastante os fogões a lenha, em que se esquenta a água do chimarrão e se assa o pinhão. Muitas casas têm lareiras. Outras seguem um padrão mais elétrico, como a minha, com os aparelhos de ar-condicionado, que têm a vantagem de servirem também para o verão, com os aquecedores elétricos (“estufas”), os climatizadores, etc. Apesar de serem incomuns, também existem os sistemas de calefação tradicionais, com os radiadores e tudo isso, além dos sistemas que aquecem o ambiente pelo piso. São restritos às pessoas com mais dinheiro, mas não são lá muito raros em lugares como Caxias do Sul e Porto Alegre. Há além de tudo isso, é claro, os lugares praticamente sem estrutura de aquecimento, e, embora sejam eles mais comuns nas classes mais pobres, tem gente de classe média com casas assim, o que me leva à questão do próximo parágrafo.

 

No Brasil há uma cultura de não se dar importância ao frio. Enquanto na Argentina a calefação é bem comum, por aqui ela já é bem mais limitada, mesmo nas regiões de clima parecido com o argentino ou até mais frio que ele. Isso já foi registrado na história: o viajante naturalista francês Saint-Hilaire, quando passou pelo Rio Grande do Sul, anotou no seu diário que as casas daqui eram gélidas, o vento cortante adentrava livremente pelas frestas das janelas e que o povo, mesmo dentro de casa, ficava muito agasalhado. Ele atribui o descuido com o frio aos portugueses, porque, segundo ele, em Lisboa “as chaminés eram artigo de luxo”. E se procuramos notícias a respeito da questão em Portugal na atualidade, vemos surpreendentemente que isso é de fato algo debatido entre os portugueses, dado que o país é um dos piores da União Europeia no que diz respeito ao conforto térmico das casas, contrastando, curiosamente, com a vizinha Espanha. Há referência a esse fato também na literatura: em Incidente em Antares, do grande Verissimo, o qual como nativo já notara isso, uma mulher estadunidense, numa determinada altura da história, reclamando sobre o povo de Antares, diz mais ou menos o seguinte: “Aqui as casas são geladas no inverno e cálidas no verão”.

 

No mais, há um problema também que está na própria construção das casas: janelas e paredes com frestas, falta de planejamento quanto à incidência de luz solar, etc. Enfim, peço que opinem acerca do assunto, é legal ver as pessoas debatendo. E preparemos os nossos aquecimentos para a onda de frio que está por vir.

Edited by floricambara
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Bom, eu uso a fonte do meu notebook nos pés. kkkkkkkkkk

 

Aqui na gringolandia as casas, em geral, tem calefação. Na casa da minha família em Connecticut, que é na parte das colinas do estado, a gente usa o que chamam de Hearthsone (não o jogo kkkkkkk) (https://www.google.com/search?q=hearthstone+heat&rlz=1C1CHBF_pt-BRBR843BR843&sxsrf=ALeKk0312sHYDPNzrWGsuengRkdGd_NYCQ:1597701910541&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiRsda2n6PrAhVjkuAKHYyzDhMQ_AUoAnoECAwQBA&biw=1920&bih=937)

Também há um gerador a diesel em casa para emergências.

 

Aqui no noroeste da Florida, pelo que estou percebendo, o pessoal usa lareira ou ar condicionado com função calor, afinal o frio é razoável. Fica entre 7 e 17 graus aqui no mês mais frio. (quando bate frio mais pesado chega em -3~0 mas é só momentâneo).

 

Concordo com o seu post. É extremamente ruim a estrutura das casas no BR para o frio. Quando morei em Canoas, RS, era numa casa ao lado de um terreno cheio de árvores e no inverno não tinha sol pra aquecer a casa. Resultado: paredes suando com umidade, mofo e frio escroto o tempo inteiro dentro de casa.

Edited by Samihr Hermes
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

57 minutos atrás, Miguel Russe disse:

Aqui em casa nós nos enrolamos em cobertores, formando uma salsicha de 3 camadas (cobertores).

Dica quando for tomar banho no frio abaixo de 20°C:

 

Caso você tenha um banheira e um termômetro de agua, coloque a agua quente, (de prefencia a agua tem que estar na casa dos 35°C. Mas pode ser mais quente ou um pouco mais frio, dependendo de onde a pessoa se sentir aquecida e/ou confortável).

Depois, deixe a toalha num lugar a mais ou menos 15 cm de distância da banheira, para o ar quente infiltrar na toalha.

 

(É isso que faço)

 

E para dormir, geralmente eu deixo o ar condicionado desligado e com 2/3 cobertores em cima de mim. Se tiver apenas ventilador, deixe-o desligado. Tem que dormir com um travesseiro confortável, e se sair do banho e deitar com o cabelo molhado, não faça isso. As vezes, isso pode gerar uma gride de moderada a forte e prejudicar a saúde da pessoa. (Isso que acho, pois não sou medico)

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, Pablo MQL disse:

image.png.056a72dcfb93bb7ce4caa0c1975dbed5.png

 

Yo en mi cuarto tengo un aire acondicionado Split, pero no calienta bien en invierno, el aire calido sube y siempre tenes los pies congelados, por eso cuando hace mucho frio tengo esta a gas:

 

image.png.f1ca6c54ce4bc1f82415f2f408ce9315.png

¿puedes dármelo?  ¡¡jajaja!!  me gustó eso.  ¿Esto solo existe en Uruguay?  En serio, me encantaría tener eso.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

35 minutos atrás, Pablo MQL disse:

image.png.056a72dcfb93bb7ce4caa0c1975dbed5.png

 

Yo en mi cuarto tengo un aire acondicionado Split, pero no calienta bien en invierno, el aire calido sube y siempre tenes los pies congelados, por eso cuando hace mucho frio tengo esta a gas:

 

image.png.f1ca6c54ce4bc1f82415f2f408ce9315.png

 

Eso que dijiste es verdad. Los aires condicionados son buenos hasta cierto punto, porque si el frío es extremo ya no son tan efectivos. Esas estufas a gas se vienden aquí también, aunque no me parezca que sean populares como las de otros tipos.

Edited by floricambara
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

13 hours ago, Miguel Russe said:

¿puedes dármelo?  ¡¡jajaja!!  me gustó eso.  ¿Esto solo existe en Uruguay?  En serio, me encantaría tener eso.

 

Aqui son una plaga sobre todo en las fachadas de los edificios, son efectivos para el calor del verano, pero para el invierno no alcanzan, aqui se complementan con estufa a gas, paneles o estufa electrica.

Tambien hay muchas casas que poseen una o dos estufas a leña.

 

image.png.551344b9ab93a1d1274815a04e4b7ccf.png


Aqui se usan muchos metodos de calefaccion hay tablas que orientan sobre su diferente costo y  eficiencia:

 

image.png.9b64a5d2fe0091620d644c2a2c56d647.pngimage.png.420ff6c082bc6db524cdfcf4d304adb4.png

 

image.png.ebff840bcb9e7a4f50401b3fb68a679a.pngimage.png.9c7bdf1144c9e7fe3d3cd349a2089262.png

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Pablo MQL disse:

 

Aqui son una plaga sobre todo en las fachadas de los edificios, son efectivos para el calor del verano, pero para el invierno no alcanzan, aqui se complementan con estufa a gas, paneles o estufa electrica.

Tambien hay muchas casas que poseen una o dos estufas a leña.

 

image.png.551344b9ab93a1d1274815a04e4b7ccf.png


Aqui se usan muchos metodos de calefaccion hay tablas que orientan sobre su diferente costo y  eficiencia:

 

image.png.9b64a5d2fe0091620d644c2a2c56d647.pngimage.png.420ff6c082bc6db524cdfcf4d304adb4.png

 

image.png.ebff840bcb9e7a4f50401b3fb68a679a.pngimage.png.9c7bdf1144c9e7fe3d3cd349a2089262.png

 

 

 

 

Me gustaría tener lo que tiene la leña, porque me parece chic 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

25 minutes ago, Miguel Russe said:

Me gustaría tener lo que tiene la leña, porque me parece chic 

Son muy comunes aqui.

Las mejores casas, tienen estufa a leña en mas de un ambiente, facil darse cuenta por que tienen varias chimeneas aparciendo sobre el techo; esta es una mansion en Punta del Este, tiene varias, pero lo mas habitual es que posean al menos 2 ambientes calefaccionados con estufa a leña:

 

loma-verde.thumb.jpg.f596af5ccaf340736b7fb0dde1c065a9.jpg

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Não usamos nada de diferente. Juiz de Fora não tem nenhum tipo de preparação específico porque raramente faz frio intenso na cidade. A única coisa que

faço é simplesmente fechar as janelas e dormir com mais cobertores, quando necessário. 

 

Nunca vi as pessoas usarem calefação aqui no inverno. Não vejo necessidade disso. Já o ar condicionado é usado às vezes, nos dias mais quentes do verão, mas geralmente o ventilador já basta.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

@Pablo MQL Desculpe não saber escrever em espanhol, mas aqui em São Paulo é pouco comum as pessoas se preocuparem com o frio; e em até certo ponto, com o calor.
Nunca fui ao Rio de Janeiro mas até onde sei lá muita gente usa ar condicionado; aqui em São Paulo essa tendência ainda é timida.

 

Sendo que aqui o calor é tanto quanto lá no verão.

Já no frio, bem, eu costumo colocar uma manta por baixo de onde deito, e me cubro com outra. Para mim, não adianta eu me cobrir com 2, 3, 5 cobertores... eu sempre sinto frio de algum lado do corpo. Então a manta forrada sobre a cama ajuda demais. As vezes eu pego o secador de cabelo da minha esposa e aqueço o sanduiche de cobertores kkk.

Uma dica é que se o dia for de sol, e você tiver como deixar o cobertor no sol, espere ele aquecer o máximo possível, então você tira do varal e dobra na maior quantidade possível de partes. Se possível coloque outro (também aquecido no sol) ao redor dele. A noite, ele vai estar quente por dentro!

Quando eu preciso passar horas sentado à frente do notebook, eu coloco uma bolsa térmica nos pés (daquelas para tratar contusões) e ponho alguma toalha em cima. Sério, nunca vi algo tão gelado quanto meus pés. 😂

Para aquecer o ambiente... bem, não tenho nada. Aliás, eu não sei qual é o consumo de energia usando um aquecedor igual esse da foto acima. Geralmente eu ponho algo pra assar, ou cozinhar na panela de pressão, o ar fica úmido e aquece mas tem o problema da umidade em excesso. Então não é uma boa ideia fazer isto, mas quando eu não tenho jeito eu faço isso.

Ah, e eu faço o possível para não precisar tomar banho depois das 18hs, por que a água sempre fica alguns graus mais frios. Se seu chuveiro e hidráulica forem bons, parabéns, agradece a Deus... e manda um pra mim, por que aqui eu congelo. 😅

 

 

Edited by Elieder
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

No caso de Cuiabá e Primavera o jeito é fechar totalmente a casa e o apartamento respectivamente, principalmente os vidros das janelas, no apartamento em Cuiabá nos raros dias frios fica um gelo, pois o vento sul chega chia nas janelas dos quartos, em Primavera naquele frio fim de semana de maio que bateu 10 C, no meu banheiro bateu 15 C, tive que ligar o chuveiro no mais quente para o vapor esquentar, em contraste este mesmo banheiro esquenta muito em dias de calor, pois bate sol, e a água fria do chuveiro sai quente, pois os canos que trazem a água da caixa estão expostos ao sol, mas com isso no frio a água do cano  gela, foto no banheiro na manhã de domingo, 24 de maio: 

20200524_080456.jpg

Edited by Leandro Leite
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Não uso nada, pois não temos frio que justifique. Nossa preocupação aqui é com o calor e não com o frio. Tenho 4 aparelhos de ar condicionado e todos apenas frio. Minha esposa chegou a cogitar comprarmos modelos quente/frio, mas nem optei, pois o frio daqui se resolve com blusas e cobertores mesmo.

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Na realidade, são bem poucos os lugares aqui no Brasil em que se justifica a utilização de calefação. Vamos combinar: Eu citaria apenas a serra da Mantiqueira acima de 1300m, as regiões acima dos 1000 metros no PR e SC, e as regiões da serra gaúcha, planalto médio gaúcho e a Campanha/serra do Sudeste. 

 

Vocês colocariam mais localidades além dessas ? 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 1997, ano de Super El Niño, uma forte onda de calor atingiu Primavera em outubro com até 38 C na sombra, daí meus pais compraram um ar condicionado com ar quente e colocaram no quarto deles,  três anos mais tarde, em 2000, graças à La Niña que sucedeu esse Super El Niño em 1998, veio aquela famosa onda de frio em julho, daí usamos o ar quente na ocasião do primeiro pulso, que foi muito intenso no sul do Mato Grosso, no ano seguinte, 2001, também esfriou muito em Primavera, mas não usamos o ar quente por causa do racionamento que o Governo Federal decretou na época, após 13 anos, em 2010, esse ar condicionado não funcionava mais, hoje temos ar split em todos os quartos, exclusivamente frios, além de ventilador pra quando o calor não for muito, em Cuiabá tem ar condicionado de caixa, mais antigos, nos quartos e split na sala, além de ventiladores, para o frio o jeito é se agasalhar dentro de casa e usarmos cobertores, às vezes dois, para dormir, principalmente e ironicamente em Cuiabá onde o vento polar bate livremente nos quartos, mesmo esfriando um pouco menos que em Primavera. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Renan disse:

Na realidade, são bem poucos os lugares aqui no Brasil em que se justifica a utilização de calefação. Vamos combinar: Eu citaria apenas a serra da Mantiqueira acima de 1300m, as regiões acima dos 1000 metros no PR e SC, e as regiões da serra gaúcha, planalto médio gaúcho e a Campanha/serra do Sudeste. 

 

Vocês colocariam mais localidades além dessas ? 

 

São essas aí mesmo. Mas são significativas até, pegam boa parte do Sul.

 

No geral, uma melhor qualidade na construção das casas já melhoraria bastante o conforto térmico dos ambientes.

 

Ah, nas classes mais altas de Porto Alegre e de Curitiba, vale dizer, a calefação ao estilo europeu é até que presente. Um dia, vendo um vídeo em que aparecia a casa da Suzane Von Richthofen, parte de uma família rica paulistana, vi um radiador que indicava que a casa tinha aquecimento central também.

Edited by floricambara
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Eu confesso que já tive vontade de ter um aquecedor no apartamento em Cuiabá, parece piada, mas é verdade, lá bate muito vento e gela, o prédio não é alto, mas fica num morro, a com isso a visão é ampla, e tem que subir uma ladeira pra chegar e não há outros prédios perto pra barrar o vento, mas não há necessidade, pois são poucos os dias. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em invernos como 2011, 2013 e 2016 em alguns períodos específicos, já fui obrigado a utilizar estufa elétrica ou AC no quente. Mas num geral, nossa casa que é um Chalé, serve bastante para conservar internas agradáveis a maior parte do tempo no inverno.

 

No verão, mesmo com as médias calorosas de 20/31, consigo passar todos os dias usando ventilador, apenas pra dormir o AC se torna necessário pra mim.

 

Minha IN em 2019:

1350674529_Semttulo00.thumb.png.260d579be9eb20a04e035def8d048cd2.png

 

*As internas são quentes pq o clima é quente, e 2019 foi o pior ano de todos. Janeiro teve 23/35 de médias e a casa suportou muito bem. Nos dias de sob 40°C a temperatura em casa subia apenas para 32°C, sem qualquer tipo de resfriamento artificial.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Eu confesso que já tive vontade de te um aquecedor no apartamento em Cuiabá, parece piada, mas é verdade, lá bate muito vento e gela, o prédio não é alto, mas fica num morro, a com isso a visão é ampla, e tem que subir uma ladeira pra chegar e não há outros prédios perto pra barrar o vento, mas não há necessidade pois são poucos os dias. 

 

O investimento não vale a pena, assim como aqui. Porém, o ar condicionado em Cuiabá é praticamente uma obrigação, assim como umidificador de ambientes.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Renan disse:

 

O investimento não vale a pena, assim como aqui. Porém, o ar condicionado em Cuiabá é praticamente uma obrigação, assim como umidificador de ambientes.

Umidificadores nós temos em Cuiabá e Primavera, inclusive estou com um ligado ao lado deste notebook,  estão compartilhando a mesma tomada com um T. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

só vejo necessidade de usar algum meio de aquecer a casa em caso de temperaturas abaixo de 10 ºC por longos períodos, o que não ocorre com tanta frequência. O que me incomoda é a falta de isolamento térmico das construções. Ainda vou construir uma residência com paredes externas duplas e aplicar isopor líquido.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Renan disse:

Na realidade, são bem poucos os lugares aqui no Brasil em que se justifica a utilização de calefação. Vamos combinar: Eu citaria apenas a serra da Mantiqueira acima de 1300m, as regiões acima dos 1000 metros no PR e SC, e as regiões da serra gaúcha, planalto médio gaúcho e a Campanha/serra do Sudeste. 

 

Vocês colocariam mais localidades além dessas ? 

Por mim teriam em todas essas regiões, interna abaixo de 17C por longos períodos é uma porcaria. O brasileiro que é acostumado a sentir frio atoa dentro de casa.

 

152272698_Sem_ttulo000.thumb.png.cdf4680c2c34fd91ecb857cb80c34dde.png

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, Renan disse:

 

O investimento não vale a pena, assim como aqui. Porém, o ar condicionado em Cuiabá é praticamente uma obrigação, assim como umidificador de ambientes.

Mas em compensação chuveiro elétrico é necessário, mesmo em Cuiabá, mas na maioria dos dias banho na água fria, o Brasil é interessante, em São Luís do Maranhão a maioria das casas não tem chuveiro elétrico, lembro disso desde criança, pois minha mãe é de lá, tanto que ela não teve experiencia com frio na infância e adolescência, em julho de 82, aos 19 anos,  ela pegou 18 C no Rio e achou que aquilo era frio, mas dois anos depois pegou 1 C na fazenda da sogra de uma tia materna minha no RS, e lá só tinha fogão a lenha, era julho de 84, um primo materno meu, filho de outra tia materna, conheceu chuveiro elétrico aos 9 anos na casa de seu tio paterno militar em Fortaleza, na pré-adolescência, em 1992, quando eu era pequeno, ele conheceu frio, pois morou aqui em Primavera, na época a cidade era  bem pequena, hoje ele mora em Brasília há 10 anos. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Mas em compensação chuveiro elétrico é necessário, mesmo em Cuiabá, mas na maioria dos dias banho na água fria, o Brasil é interessante, em São Luís do Maranhão a maioria das casas não tem chuveiro elétrico, lembro disso desde criança, pois minha mãe é de lá, tanto que ela não teve experiencia com frio na infância e adolescência, em julho de 82, aos 19 anos,  ela pegou 18 C no Rio e achou que aquilo era frio, mas dois anos depois pegou 1 C na fazenda da sogra de uma tia materna minha no RS, e lá só tinha fogão a lenha, era julho de 84, um primo materno meu, filho de outra tia materna, conheceu chuveiro elétrico aos 9 anos na casa de seu tio paterno militar em Fortaleza, na pré-adolescência, quase 30 anos atrás, quando eu era pequeno, ele conheceu frio aqui em Primavera, na época a cidade era  bem pequena, hoje ele mora em Brasília há 10 anos. 

Até hoje eu ainda tenho uma porção de parentes maternos que não conhecem frio, outros, mesmo morando no Maranhão, conhecem até mais que os que vivem lá no Sul, pois já foram em Bariloche ou na Europa. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Renan said:

Na realidade, são bem poucos os lugares aqui no Brasil em que se justifica a utilização de calefação. Vamos combinar: Eu citaria apenas a serra da Mantiqueira acima de 1300m, as regiões acima dos 1000 metros no PR e SC, e as regiões da serra gaúcha, planalto médio gaúcho e a Campanha/serra do Sudeste. 

 

Vocês colocariam mais localidades além dessas ? 

 

Aqui em casa estou deixando a temperatura entre 20 C~22 C e tá bom pro que eu acho confortável (afinal não tem sol dentro de casa).

 

Então, pros meus padrões, qualquer lugar que tenha dificuldade em passar dos 20 C~21 C no inverno merece algum tipo de atenção. A diferença é no nível da atenção dada. Esses lugares que você citou todos merecem, ao meu ver, um tratamento térmico bom, digno das casas aqui dos EUA. Fora esses lugares, acredito haverem diversos outros que precisem de algum tratamento térmico mais modesto. Lembrando que vc pode ter um lugar que as máximas de inverno sejam 22 C, mas se o dia é quase sempre nublado o sol não vai ajudar a aquecer sua casa, então depende da temperatura/insolação/nebulosidade. Outro ponto a notar é que a máxima diária, em muitos lugares, as vezes é só um "tick" no termômetro, quero dizer que é apenas por um breve momento e logo volta a cair (as vezes na mesma hora, nos dados do INMET, os lugares batem as máximas mas a mínima horária/instantânea é tipo 3 C a menos que esse "tick" na máxima).

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Tavares disse:

Quando tá muito frio eu coloco o secador de cabelo dentro da calça igual um revólver e ligo. Uma delícia! 

Também esquento as cobertas antes de deitar com o mesmo. Odeio passar frio.

Uma vez eu tentei esquentar meu pé com secador porque estava gelado demais, mas não adiantou, voltou a gelar rápido. 

Mas em geral, amo passar frio.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Matheus Vinicius said:

Uma vez eu tentei esquentar meu pé com secador porque estava gelado demais, mas não adiantou, voltou a gelar rápido. 

Mas em geral, amo passar frio.

 

Cara, eu tô vendo que não sou o único com essa parada de frio nos pés. O mais zoado é que as vezes com aquecedor nos pés eles suam e aí a umidade do suor faz eu ficar com mais frio depois. kkkkkkk

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

El tema de la economia con la calefaccion es muy importate aqui, si bien no son comunes las temperaturas extremas; aqui el invierno es muy constante, julio tuvo una temperatura media de 9,5°C este año, pero hay inviernos mucho peores donde julio ronda media de 8°C.

Estoy hablando del norte de la ciudad de Montevideo; donde yo habito, en la zona costera de la ciudad las minimas on un poco mayores pero las maximas son menores y se agrava con mayor viento y humedad.

Bueno; Montevideo en general es ventosa y humeda en invierno, solo que los barrios costeros lo son mas.

Tambien nuestras edificaciones estan muy poco adaptadas para el frio; al igual que en Brasil, estan muy poco aisladas.

Eso lleva a tener las estufas y sistemas de calefaccion casi que constantemente ligados, por eso es importante utilizar un sistema lo mas eficiente posible.

 

Junio
1             12.7        9.4
2             16.4        4.2
3             16.8        2.2
4             14.8        2.1
5             16.6        8.1
6             16.2       14.4
7             15.9       13.2
8             15.7        9.1
9             14.6       12.2
10            18.4        6.6
11            15.8        5
12            18.4       12,1
13            12.7        6.4
14            14.6        -1
15            16.3        2.7
16            24.8       12.9
17            24.9       17.5
18            22         11.1
19            14.9        7.9
20            17.4        6.6
21            13.9        7.8
22            16.2        6.8  
23            17.2       12.2
24            13.7       10.8
25            12.7        8.3    
26            12.7        3.2
27            13.8        2.3
28            14.7        1.2
29            14.9        5.7
30            12,6        9,9
Julio
1             10.9        7.6
2             10.2        7.1
3             13.4        3.6
4             15.9        6.7
5             13.2        3.7
6             11.8        0.4
7             10,6        1.4
8             10.9        2.9
9             12.4        2.7
10            13.2        6
11            13.4        0.7
12            10.7        3.4
13            10.2        6.4
14            10.4       -1.1
15            15.8       -2.2
16            14.2        4.7
17            16.8        4.7
18            21.8       14.2
19            26.3       12.7
20            24.1       14
21            18.9       12.3
22            18.6       12.7
23            14.2       10.9
24            10.9        4.7
25            10.6        2.7
26            16.3        3.8
27            15.8        6.2
28             9.8        1.2
29            13.7       -1.8
30            15.5       -1
31            16.3        5.8

Agosto
1             20.3        5.7
2             22.8       12.2
3             26.1       11.6
4             27.2       15
5             27.4       15.4
6             21          7.9
7             10.8        7.8
8             20.7       10.6
9             17.8       13
10            19.4       10.9
11            11.8        1.9
12            15.1        0.2           
13            17.3        1.8
14            20.1        4.3
15            13.9        7.4

Edited by Pablo MQL
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Eu também as vezes eu coloco o ferro de passar roupa no maximo e passo na minha veste. 

Desse jeito, Durmo entre o o pés e o pescoço numa temperatura de vulcão!

De vez enquando eu perço algumas calças, cuecas e camisas para o ferro.

Durmo ser nada de roupa e com o cobertor congelante...

E eu penso: Saudade do verão, né meu filho?

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Aqui na cidade de São Paulo, o clima mudou muito, como sabemos.

Até a década de 1990, só se via ar condicionado em bancos, centros de processamento de dados, grandes escritórios, vários laboratórios de indústrias, etc, etc.

 

Em residências e apartamentos eram quase inexistentes, pois seriam usados poucas vezes no ano.

Naquela época, quem falasse em ar condicionado em ônibus, trens, metrô, etc, seria olhado com estranheza. :D

 

Pra dar uma idéia, a estação do INMET-Mirante de Santana tem vários registros de máxima absoluta anual de 32,x°C.

Algo totalmente impensável hoje em dia.

A última vez foi em 1992, que teve máxima absoluta do ano de 32,3°C no Mirante.

A título de curiosidade, o Mirante ficou 11 anos seguidos sem chegar nos 34°C, de 1973 a 1983.

 

Hoje em dia, ar condicionado no transporte público é uma necessidade aqui em Sampa e já está se tornando comum.

Por outro lado, vejo muita gente que mora em prédios mais novos reclamando de calor e da necessidade de ar condicionado.

Já ouço muuuiito menos reclamações do pessoal que mora em casas ou apartamentos de prédios antigos.

De onde imagino (Dá essa impressão) que os edifícios mais novos têm mais problemas de aquecimento.

 

Aqui em casa, por exemplo, me viro tranquilamente com ventilador nas noites mais quentes, nem cogito ter um split.

 

Evidentemente, tudo depende também da orientação em relação ao sol, do tempo de exposição do imóvel.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Quanto ao frio, como já comentado, nossas casas são pessimamente preparadas para temperaturas mais baixas.

Aqui em Sampa, calefação não é necessária mas acho que as construções deviam ter um melhor isolamento térmico.

 

Nos velhos tempos, em grandes ondas de frio ou em sequências longas de vários dias frios, como em 1988, as casas ficavam um gelo internamente.

Levantar (Sair debaixo das cobertas), lavar o rosto e tomar banho eram tarefas penosas em dias frios aqui em Sampa. :D

Eu cheguei a medir a temperatura da água saindo da torneira a 8°C.

 

Por exemplo, numa sequência como esta abaixo no Mirante, em julho de 1988, o interior das residências gelava.

08/07 => 12,2 / 15,6

09/07 => 10,8 / 15,6

10/07 => 12,0 / 14,8

11/07 =>   9,8 / 14,0

12/07 =>   6,0 / 10,2 (Dia de máxima invertida. Estava 7,3°C na leitura das 15 h, 18 UTC)

13/07 =>   5,4 / 12,2

14/07 =>   5,2 / 15,0

15/07 =>   5,4 / 15,4

16/07 =>   7,5 / 17,7

 

Dentro de casa vai ficando cada vez mais frio, dia após dia, pois não existe um isolamento térmico para manter a temperatura interna em níveis confortáveis.

 

 

 

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa, no Rio de Janeiro, não usamos nenhum tipo de aquecimento, somente cobertas. Eu e meu pai lidamos bem com o frio do inverno daqui (mesmo que 11°c de noite não seja muito frio pra muita gente daqui do fórum) mas minha mãe é muito friorenta, já cogitei em comprar um aquecedor pequeno só pra ela. Aqui quase todas as casas e estabelecimentos tem ar condicionado com função somente de esfriar.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Por aqui, durante o verão, usa-se o ventilador com certa frequência, embora em vários dias dá pra se virar sem ele. O ar condicionado não chega a ser luxo, mas é dispensável, tendo em vista que a escassez de dias de calor intenso compensa e muito a economia de energia. A maior temperatura deste verão, por exemplo, foi de 33,XºC e dias muito quentes aqui não combinam com umidade e geralmente abaixam pra 40-45% à tarde, impedindo aquele efeito infernal de sauna. 

 

No inverno, não há necessidade de nenhum tratamento especial, tendo em vista que a variação 14/25 permite a manutenção de um padrão muito digno dentro de casa. Durante as ondas de frio (várias mínimas seguidas próximas ou abaixo de 10), a casa fica fria e incomoda bastante em alguns momentos (especialmente pela manhã) mas, o pouco tempo de incômodo jamais justificaria o investimento. Basicamente, fecho as janelas, fico de casaco dentro de casa e preciso usar calça comprida e meias (as extremidades gelam e o pé frio enche o saco). Acho que um sistema de aquecimento da água da torneira seja interessante, pois fazer barba ou lavar o rosto na água fria da manhã é bem chato (mesmo nas manhãs "comuns", pós mínimas de 14C).

 

Óbvio que isso vale pras casas, ambientes corporativos precisam ter AC pela questão da produtividade comercial.

Edited by LeoP
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 18/08/2020 em 09:59, Leandro Leite disse:

No caso de Cuiabá e Primavera o jeito é fechar totalmente a casa e o apartamento respectivamente, principalmente os vidros das janelas, no apartamento em Cuiabá nos raros dias frios fica um gelo, pois o vento sul chega chia nas janelas dos quartos, em Primavera naquele frio fim de semana de maio que bateu 10 C, no meu banheiro bateu 15 C, tive que ligar o chuveiro no mais quente para o vapor esquentar, em contraste este mesmo banheiro esquenta muito em dias de calor, pois bate sol, e a água fria do chuveiro sai quente, pois os canos que trazem a água da caixa estão expostos ao sol, mas com isso no frio a água do cano  gela, foto no banheiro na manhã de domingo, 24 de maio: 

20200524_080456.jpg

No meu termômetro em foto acima, que eu ganhei do meu pai faz 20 anos em novembro, perto de completar 13 anos,eu já vi 16 C de temperatura interna no meu quarto em junho de 2001, nunca registrei nele máxima inferior a 12 C em Primavera, e essa se deu em junho de 2001, em julho de 2010 vi a máxima não passar de 13 C de tarde no termômetro do carro, um Siena, daquela vez eu cheguei a ver 18 C dentro do meu quarto, na época ainda não existia meu atual banheiro, feito em 2016, e esse gela e também esquenta, na época o banheiro e o quarto onde ele está eram da minha irmã, só queria ver qual deve ter sido a temperatura nessa banheiro no frio de 7 C, no termômetro do Corola, e com neblina e garoa, em julho de 2017, ainda mais minha irmã sendo friorenta, o jeito é ligar o chuveiro na temperatura máxima, e é bom que tem as quatro estações, daí o vapor esquenta o ambiente. 

Edited by Leandro Leite
Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

Faço ao contrário da maioria que postou nesse tópico, se estiver chuvoso, com isso sem poeira na rua, abro as janelas de frente para a rua, as janelas de fundo e de lado para o quintal, ficam abertas o dia todo e parte da noite, para dormir fecho as janelas dos fundos, mas o basculante com grade na cozinha fica aberto 24 h se estiver frio ou pouco quente.

As janelas de frente para a rua, são altas, acima de  4 metros, são abertas 8 h da noite se tiver poeira e só fecho ás 9 h da manhã, por causa da poeira do asfalto.

Minha casa fica toda ventilada, a noite e de dia, nos dias de frio e de chuva, até o horário que as janelas dos fundos, precisam ser fechadas para segurança.

Nos dias de máximas acima de 30, fecho as janelas de frente para a rua ás 9 h da manhã, entra um bafo terrível do asfalto. Quanto as janelas dos fundos, ficam abertas somente duas, para não ocorrer ventilação cruzada(entra pouco ar quente de fora), com isso consigo manter uma temperatura de 8 a 9,0 graus menor do que no exterior no período mais quente de 11h h até 18 h nas ondas de calor.

Com temperaturas acima de 28 graus, ligo o circulador de ar no chão da copa/sala, isso atenua bem a sensação de calor, dificilmente meu termõmetro na copa chega a 32 graus.

 

Para me manter aquecido, não fico sem meias com temperaturas dentro de casa abaixo de 24 graus, coloco uma calça de moleton em temperaturas abaixo de 23, a medida que o frio intensifica nas noites mais frias, coloco uma blusa de moleton em cima da blusa fina de manga comprida, nas noites bem frias, coloco um gorro de lã para dormir, uma colcha grossa de algodão e o cobertor em cima, aquece bastante.

 

Edited by marinhonani
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Lo que hago cuando hace frio es lo que hago ahora, jajaja

 

La noche esta bastante fria aqui en el norte de la ciudad de Montevideo, hace dos dias que no tenemos sol; solo lluvia y humedad y hoy la temperatura se mantuvo entre los 12/13°C casi todo el dia, la casa esta bastante helada en general:

 

UBICACIÓN
MELILLA (Montevideo)  Latitud  -34.92 Longitud -56.25 Elevacion 60 m
TIPO
Estación Meteorológica automática 24hs
ULTIMA ACTUALIZACIÓN
2021-06-05 22:15:00      El Sol sale a las: 07:47:00       Se Oculta a las : 17:40:00
DATOS ACTUALES
TEMP EXTERIOR
7.2 C

 

 

 

El aire acondicionado split como ya hablamos es un "lixo" para el invierno, asi que, mientras mis vecinos tiran humo por la chimenea de la casa, yo como no tengo estufa a leña, prendo la estufita a gas:

 

359738404_IMG_20210605_2219012.thumb.jpg.ae82f222c4eb79ace6923895dc77637f.jpg

Edited by Pablo MQL
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa temos fogão a lenha e usamos aquecedor quando o frio é extremo. Em breve teremos uma lareira. Aliás, o fogão a lenha é artigo comum na maioria esmagadora das residências. E por incrível que pareça, temos lareira num número considerável de residências. O custo dela instalada varia no custo de um bom ar condicionado utilizado em regiões quentes. Então, por aqui, lareira não é coisa de rico. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui tampoco la lareira (estufa a leña como lo llamamos aqui) tradicional es cosa de rico, practicamente todas las casas a mi alrededor tienen y vivo en un barrio mayormente de clase trabajadora (originalmente eran chacreros italianos).

Sin embargo mucha gente las esta eliminando por que es muy poco eficiente energeticamente y ecologicamente.

 

El que puede instala una estufa de alto rendimiento, hay algunas muy caras y con diseños refinados:

 

image.png.8a9d233f44fb26be68379c41e9eaf8db.png

 

image.thumb.png.89bc6a618c095bdd039e2bebbb8903df.png

 

image.png.2a3f273172ed64adebd52aebe9c48289.png

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Por aqui o pessoal usa mais estufa a gás. Eu uso ar condicionado frio/calor. Também vou usando a janela: se lá fora está 18°C e dentro de casa 15°C, abro as janelas pra esquentar um pouco internamente. No verao faco o contrário: se do lado de fora está 36°C e dentro 30°C, por exemplo, fecho as janelas e baixo as persianas. Como sao de madeira, nao só bloqueiam bem o sol como também limitam a entrada de calor.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Por aqui ninguém usa nada mesmo nos dias mais frios mas um maior isolamento térmico faz falta, principalmente para tomar banho o que se torna bem sofrido. Para contornar essa situação, que ocorre umas duas ou três vezes no ano, comprei um aquecedor elétrico pequeno que usamos nos banheiros quando está mais gelado (em torno de 15°C dentro de casa). Além de melhorar o conforto previne resfriados nos mais idosos e nas crianças. Se a casa fosse melhor isolada também haveria economia de energia com o ar-condicionado na primavera-verão e aí estamos falando de mais de seis meses de uso contínuo. Quando eu era criança morava numa casa bem precária e tocava ficar dentro de casa agasalhado como se estivesse fora porque o frio era demais e entrava vento de todo lado. Tomar banho então era um suplício e a gente tinha que fazer isso antes de o sol se por. Nesse tempo eu tinha inveja da minha avó porque na casa dela tinha fogão à lenha e era bem gostoso ficar em volta do fogão nos dias mais frios.

Experiência distinta eu tive quando morei em apartamento em SP. A pouca incidência de sol pelo maior número de dias nublados e o sombreamento causado pelos outros edifícios faziam que a temperatura interna ficasse baixa dias e dias a fio. Era muito incômodo tanto para tomar banho quanto para dormir pq a cama ficava muito gelada e demorava demais para esquentar. Se eu tivesse que passar por isso novamente certamente compraria um aquecedor desses elétricos para ajudar. No lugar onde eu trabalhava era a mesma coisa, ambiente interno muito gelado por dias e dias e mesmo durante os dias de sol era preciso usar uma segunda pele por baixo da calça porque os pés gelavam demais. 

Aqui no interior os dias mais gelados são sempre de tempo limpo, então basta deixar as janelas fechadas e as cortinas abertas que o sol faz o seu trabalho mas eu sinto uma nostalgia danada daqueles dias frios e nublados do planalto de Piratininga rsss.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.