Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2020


Recommended Posts

Guest Wallace Rezende

A terça-feira foi um dia abafado no Rio de Janeiro, até um pouco mais que o previsto já que sol apareceu bastante, mas a brisa do mar ainda manteve a temperatura sob controle nos locais próximos da água (enquanto os bairros mais internos chegaram aos 31/32ºc).  Agora à noite, já se sente um abafamento maior no ar, apesar da temperatura não estar tão alta (23/24ºc), prévia do pré-frontal de amanhã.

 

Pelo que estou vendo, este evento será completamente banal para o Rio de Janeiro.  Julho de 2013 mesmo já não foi nada demais por aqui (apesar de ter ocorrido uma máxima bem baixa, a menor da década, o ar frio com algum suporte em altura ficou muito ao sul do RJ, e as mínimas absolutas foram frustrantes), mas foi muito melhor que o que está previsto para o final desta semana.  Tudo indica que este (para cá) será um evento de fraca/moderada intensidade e bloqueado, com previsão de chegar a 18/19ºc na tarde de sábado mesmo com chuva o dia todo e nebulosidade grossa (já tivemos 19ºc numa tarde de janeiro de 2008 com chuva).  É muito fácil ter temperaturas abaixo dos 20ºc em bairros baixos do Rio no inverno durante a tarde até quase sem ar frio algum (como naquele “não evento” de frio de julho, que ficou bloqueado lááá no sul).  Com nebulosidade total + chuva ou chuvisco, as máximas por aqui ficam bem comportadas em qualquer estação do ano, o difícil é termos um dia inteiro com tempo chuvoso e sem períodos de mormaço (que rapidamente elevam a máxima sob o nosso sol tropical), especialmente fora dos meses mais frescos.  É um dia assim, com chuva quase sem parar, que está previsto para o sábado (e sexta, mas com menos ar frio), o que vai facilitar o registro de algumas “tardes frias” para os padrões do carioca típico. Eu não me impressiono nada com este tipo de evento, tanto que em julho de 2013 mesmo não precisei colocar uma manga comprida fina que fosse uma única vez para sair de casa, e chegou a fazer 15ºc na parte da tarde num dia, e 17ºc na tarde seguinte (também não deu tempo de esfriar dentro de casa como aconteceu em 2007, lembrando que é esfriar dentro de casa para os nossos padrões).

 

 

Nos últimos dias muito tem se falado sobre os modelos aqui, mas confesso que eu mesmo não me baseio em modelo algum, olho a previsão automática do Wunderground, que em +-90% dos dias erra por máximo 1ºc as máximas e mínimas da estação mais representativa do lugar onde eu moro (creio que eles se baseiem mais no Europeu, que é o menos pior dos modelos, mas não sei ao certo, só sei que é bem melhor que a maioria dos modelos individualmente, e isso basta para que eu não perca tempo acompanhando modelos).  Dificilmente eles erram por 2ºc, e muito raramente por 3ºc.

 

Pelo que esta previsão indica, e vem mantendo bem estável há uns três ou quatro dias já, a menor máxima deste evento vai ficar em torno dos 19ºc (seria a menor do ano, até agora a máxima mais baixa foi de 20ºc em julho, mas longe de ser significativa), e a menor mínima ficaria em 17ºc (para o Santos Dumont).  Estes valores só chamariam a minha atenção se estivéssemos em outubro ou novembro (me lembrei da tarde do dia 31 de outubro de 2011, que terminou com chuva fraca e 17ºc).

 

Se tem um aspecto deste evento que se aproxima que merece algum destaque é a significativa possibilidade de que traga uma boa chuva para agosto, nos levando dos 1 mm acumulados até agora (em média) na cidade do Rio para dentro ou acima da média de agosto (50 mm mais ou menos é a média) em apenas 2/3 dias.  Neste sentido, vai ser algo interessante (lembrando que agosto é climatologicamente o mês menos chuvoso do ano na RM do RJ).

 

Agora, não vou opinar sobre o que vai acontecer na Região Sul, a não ser o óbvio (que vai ser um evento fraco de mínimas, mas pode trazer algumas máximas interessantes, e que deve nevar em alguns locais, ainda que esta neve vá passar muito longe do volume e da amplitude registrados em eventos históricos do passado).

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso aqui em São Paulo o Mirante está com a média de chuva deste mês praticamente alcançada. Bem provável que às 09UTC seja superada. 

 

Alguém tem as previsões de quantos mm deve chover em São Paulo antes da volta do sol?

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 17/08/2020 em 11:00, Leandro Leite disse:

O registro de 2017 é  de mínima da automática entre 14 h e 15 h local, na convencional deu 10,2 C às 15 h, a instantânea de 15 h foi 9,9 C na automática,  já o registro de 2013 é a máxima da automática, sem registro para 15 h,  na convencional deu 8,6 C às 15 h...

 

Muito bem observado!

 

Como complemento, no registro de 2013, a mínima da automática entre 15h e 16h (horário de Brasília) foi de 7,7℃ (máxima de 8,3℃)!

 

Em 17/08/2020 em 00:15, A.Carlos disse:

...

Fiz um levantamento da quantidade de dias com marcas abaixo dos 14°C que ocorreram no MIRANTE, às 18 UTC, no período de 2000 a 2019 (meses de Maio / Junho / Julho / Agosto / Setembro)...

 

Obs.: - Em 26/09/2012 (no início da primavera), o MIRANTE registrou uma temperatura máxima de 11°C às 15 horas!!

...

 

Neste registro de 26/09/2012, a estação automática do MIRANTE registrou 10,9℃ às 3 da tarde! 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Windy na interface do ECMWF 00z, mostra a altitude de congelamento entre 500-900m em Curitiba pela manhã, nebulosidade baixa e média predominante, com base em 200-300m, e temperaturas negativas em 850°hpa pela manhã toda, chegando a -1°C às 11 da manhã, com precipitações leves por toda manhã, sei não...

 

Estão deixando a gente sonhar 😂😂😂😂

 

b0qNeHpDLm7CSDUFeZcCvuDDgliakf-61Pv1R_Fa9HERISIdjNh5CKvIr8Iqtwowe0OG2UXERqsufC9SLFypCpoGRdL68kjcjQ5HnsGzs7lKMGjNH4AanViI3DijXtxNnSla3bDC

Q1qAOQzzdAIyG_0nGe9mBgyZeZp38Yp7u5nEcXJJmXj7YGLNH4Zit934TysDJbigX7jiGJH6qCWKKhCuWFNpWU1IzmD1tALHUivkzqHXqST8hEUer0180aKtHQLGNTi6iZT_XyRU

8TlpY-KVNpzg802wc8LOPTtYdtfQEVTYtbalCqJ79krZ_aRX2ollMsToLlwMPo42cTplJRcFdwatsoXj9aNsfD2ODX4kljsCd0rBAHXvwOM8VmZWPR63zLEFR6k5GciUhxVYJtu4

 

Por esses dados a chance é até maior de alguma precipitação invernal acontecer na Zona Sul de Curitiba (mesmo com a menor altitude) @Matheus Vinicius... Parece ter mais precipitação, menor altitude de congelamento, e temperaturas mais baixas em altitude...

  • Like 10
  • Thanks 3
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Acabei de ouvir na rádio bandeirantes: "amanhã começa a esfriar aqui em São Paulo, máxima de 23ºC, mas no fim de semana que o frio vai apertar mesmo, com mínimas de 13ºC" WHAT??? Esses jornalistas vivem numa realidade paralela né?? O colega até desmentiu, "olha eu to vendo aqui no celular que amanhã a máxima vai ser de 16ºC" gente, como pode essas coisas...

  • Like 2
  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, manugferreira disse:

De acordo com a última atualização do simepar nem a mínima do ano seria registrada nessa mp por aqui..

Noroeste ta feio mesmo ein rsrs@Felipe S Monteiro

EFCD6A1F-C8D9-4427-8B17-F30B4946EAC4.png

 

Vou querer acreditar que essa alteração seja como a chuvas previstas por eles, mudam a todo instante e não acertam , ehehehehe. Abs.

 

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Bruno D disse:

Windy na interface do ECMWF 00z, mostra a altitude de congelamento entre 500-900m em Curitiba pela manhã, nebulosidade baixa e média predominante, com base em 200-300m, e temperaturas negativas em 850°hpa pela manhã toda, chegando a -1°C às 11 da manhã, com precipitações leves por toda manhã, sei não...

 

Estão deixando a gente sonhar 😂😂😂😂

 

b0qNeHpDLm7CSDUFeZcCvuDDgliakf-61Pv1R_Fa9HERISIdjNh5CKvIr8Iqtwowe0OG2UXERqsufC9SLFypCpoGRdL68kjcjQ5HnsGzs7lKMGjNH4AanViI3DijXtxNnSla3bDC

Q1qAOQzzdAIyG_0nGe9mBgyZeZp38Yp7u5nEcXJJmXj7YGLNH4Zit934TysDJbigX7jiGJH6qCWKKhCuWFNpWU1IzmD1tALHUivkzqHXqST8hEUer0180aKtHQLGNTi6iZT_XyRU

8TlpY-KVNpzg802wc8LOPTtYdtfQEVTYtbalCqJ79krZ_aRX2ollMsToLlwMPo42cTplJRcFdwatsoXj9aNsfD2ODX4kljsCd0rBAHXvwOM8VmZWPR63zLEFR6k5GciUhxVYJtu4

 

Por esses dados a chance é até maior de alguma precipitação invernal acontecer na Zona Sul de Curitiba (mesmo com a menor altitude) @Matheus Vinicius... Parece ter mais precipitação, menor altitude de congelamento, e temperaturas mais baixas em altitude...

 

Estão deixando a gente acreditar... um evento de neve acontecendo no centro de Curitiba, mesmo que fosse uma paraguaia, já pensou ? Estou acreditando num evento melhor que o de 2013 pra cidade, embora não tenha nenhuma comparação com 1975.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção a grande insistência dos modelos por uma advecção polar ventosa prolongada sobre São Paulo, em níveis não muito comuns por aqui. Apontam entre Quinta-feira a noite e Domingo rajadas entre 40 e 55km/h, no cenário de tempo super úmido, nublado e chuvoso, com temperaturas mal passando dos 12°C, os ventos fortes vão completar o pacote de baixíssima sensação térmica, para os padrões paulistanos.

Qd9z3v9I4dY-raDkW36miO6-GZNIRC3wAtJIr_d-If1nLTUPeOPBih6CCajBf0RwDcK3pkbFigzXXwpbjG3FF9uPdbpfeDNG2daQXZEebgLpPNhxLjlEafiR9KkTXllQDfw4UEqZ

uRE8nCAI8yk3-rz9IM9TtWNNamGq6Zqfjh5Vj7UrNJa8gleF8bTWRL_E4_4C02xpcqPbglEMKj152I8iWXDJFRXbX6rLHsdz_ZpUVQXj9GJC-H4Ighru9DBZZQIVVhOmCv_BCvRS

 

O GFS 06z aumentou a força da advecção polar em 850hpa sobre São Paulo (capital), agora apontam temperaturas de 5-6°C entre Sexta feira e Domingo. Acho difícil boa parte da cidade não ir abaixo de 10°C já na Sexta Feira, mesmo com tempo úmido e chuvoso. O Europeu tbm apontam temperaturas parecidas em 850hpa.

  • Like 7
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Bom dia bom dia!! Dia gris na Praia do Rosa, Imbituba litoral sul de SC. Temperatura rendendo 18°C, choveu e ainda há  possibilidade de chuvas fracas.  

Ainda sobre a neve, estarei em São Joaquim a partir da quinta kkkk numa caçada alucinante com a família e até cachorro imaginem vcs 🐕🙈, respeitando e atendendo aos protocolos de higiene e distanciamento🛑. Aliás, entendo desse setor, por morar num município turístico🏖.

Registro , vista p NE, para o município  de Garopaba. Formações - asperatus

 

15978371020236244556151495746762.jpg

  • Like 14
  • Thanks 2
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Renan disse:

 

Estão deixando a gente acreditar... um evento de neve acontecendo no centro de Curitiba, mesmo que fosse uma paraguaia, já pensou ? Estou acreditando num evento melhor que o de 2013 pra cidade, embora não tenha nenhuma comparação com 1975.

Acredito que poucos incrementos em cima do laço, pode construir um evento melhor do que 2013 na Cidade, talvez várias pancadas isoladas de neve paraguaia, ou bastante garoa misturada a neve/chuva congelada entre a Manhã de Sexta e o começo da tarde. Em 2013 se não me engano, os principais registros na cidade foram uma pancadinha rápida de manhãzinha, os moradores da cidade pode tirar essa dúvida rs...

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Nas últimas rodadas, enquanto o Europeu voltou a aumentar a área de incidência e a intensidade da neve, o GFS diminuiu consideravelmente. Ambos continuam prevendo pequenas acumulações (1-3cm) na Serra e na região de Santa Cecília Caçador.

 

Ambos preveem aínda queda de neve na Gde Floripa, embora sem acumulação, indicando o europeu inclusive uma pequena queda de neve na região entre Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz e São Bonifacio.

Edited by woody82
  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Wallace Rezende disse:

A terça-feira foi um dia abafado no Rio de Janeiro, até um pouco mais que o previsto já que sol apareceu bastante, mas a brisa do mar ainda manteve a temperatura sob controle nos locais próximos da água (enquanto os bairros mais internos chegaram aos 31/32ºc).  Agora à noite, já se sente um abafamento maior no ar, apesar da temperatura não estar tão alta (23/24ºc), prévia do pré-frontal de amanhã.

 

Pelo que estou vendo, este evento será completamente banal para o Rio de Janeiro.  Julho de 2013 mesmo já não foi nada demais por aqui (apesar de ter ocorrido uma máxima bem baixa, a menor da década, o ar frio com algum suporte em altura ficou muito ao sul do RJ, e as mínimas absolutas foram frustrantes), mas foi muito melhor que o que está previsto para o final desta semana.  Tudo indica que este (para cá) será um evento de fraca/moderada intensidade e bloqueado, com previsão de chegar a 18/19ºc na tarde de sábado mesmo com chuva o dia todo e nebulosidade grossa (já tivemos 19ºc numa tarde de janeiro de 2008 com chuva).  É muito fácil ter temperaturas abaixo dos 20ºc em bairros baixos do Rio no inverno durante a tarde até quase sem ar frio algum (como naquele “não evento” de frio de julho, que ficou bloqueado lááá no sul).  Com nebulosidade total + chuva ou chuvisco, as máximas por aqui ficam bem comportadas em qualquer estação do ano, o difícil é termos um dia inteiro com tempo chuvoso e sem períodos de mormaço (que rapidamente elevam a máxima sob o nosso sol tropical), especialmente fora dos meses mais frescos.  É um dia assim, com chuva quase sem parar, que está previsto para o sábado (e sexta, mas com menos ar frio), o que vai facilitar o registro de algumas “tardes frias” para os padrões do carioca típico. Eu não me impressiono nada com este tipo de evento, tanto que em julho de 2013 mesmo não precisei colocar uma manga comprida fina que fosse uma única vez para sair de casa, e chegou a fazer 15ºc na parte da tarde num dia, e 17ºc na tarde seguinte (também não deu tempo de esfriar dentro de casa como aconteceu em 2007, lembrando que é esfriar dentro de casa para os nossos padrões).

 

 

Nos últimos dias muito tem se falado sobre os modelos aqui, mas confesso que eu mesmo não me baseio em modelo algum, olho a previsão automática do Wunderground, que em +-90% dos dias erra por máximo 1ºc as máximas e mínimas da estação mais representativa do lugar onde eu moro (creio que eles se baseiem mais no Europeu, que é o menos pior dos modelos, mas não sei ao certo, só sei que é bem melhor que a maioria dos modelos individualmente, e isso basta para que eu não perca tempo acompanhando modelos).  Dificilmente eles erram por 2ºc, e muito raramente por 3ºc.

 

Pelo que esta previsão indica, e vem mantendo bem estável há uns três ou quatro dias já, a menor máxima deste evento vai ficar em torno dos 19ºc (seria a menor do ano, até agora a máxima mais baixa foi de 20ºc em julho, mas longe de ser significativa), e a menor mínima ficaria em 17ºc (para o Santos Dumont).  Estes valores só chamariam a minha atenção se estivéssemos em outubro ou novembro (me lembrei da tarde do dia 31 de outubro de 2011, que terminou com chuva fraca e 17ºc).

 

Se tem um aspecto deste evento que se aproxima que merece algum destaque é a significativa possibilidade de que traga uma boa chuva para agosto, nos levando dos 1 mm acumulados até agora (em média) na cidade do Rio para dentro ou acima da média de agosto (50 mm mais ou menos é a média) em apenas 2/3 dias.  Neste sentido, vai ser algo interessante (lembrando que agosto é climatologicamente o mês menos chuvoso do ano na RM do RJ).

 

Agora, não vou opinar sobre o que vai acontecer na Região Sul, a não ser o óbvio (que vai ser um evento fraco de mínimas, mas pode trazer algumas máximas interessantes, e que deve nevar em alguns locais, ainda que esta neve vá passar muito longe do volume e da amplitude registrados em eventos históricos do passado).

 

No dia 24 de Julho de 2013, a estação do INMET-JF registrou uma temperatura máxima invertida de 13,2C e durante o dia não passou dos 09,5C. No dia seguinte, máxima de 12,8C.

 

Nesse mesmo ano, em Agosto, máxima de 14,0C no dia 15 e durante o dia não passou dos 10,8C.

 

Finalmente, no ano passado, tivemos máxima de 12,8C no dia 4 e durante a tarde toda variou de 10 a 11 graus com muito vento.

 

Será que o evento de agora tem chance de superar o frio diurno de algum desses eventos ? Não acredito em superação de Julho-13, mas quem sabe dos outros dois eventos sim ?

 

Os modelos costumam superestimar as projeções de temperatura para a estação do INMET em dias de advecção com céu nublado e chuvoso. Hoje eles indicam para o próximo Sábado e Domingo temperaturas na casa dos 13 a 14 graus à tarde. Com um pouco de sorte e leve ajuste dos modelos, podemos ter as tardes mais frias desde 2013 por aqui. Não custa sonhar, hehehe.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Cristiane Wohlers disse:

Bom dia bom dia!! Dia gris na Praia do Rosa, Imbituba litoral sul de SC. Temperatura rendendo 18°C, choveu e ainda há  possibilidade de chuvas fracas.  

Ainda sobre a neve, estarei em São Joaquim a partir da quinta kkkk numa caçada alucinante com a família e até cachorro imaginem vcs 🐕🙈, respeitando e atendendo aos protocolos de higiene e distanciamento🛑. Aliás, entendo desse setor, por morar num município turístico🏖.

Registro , vista p NE, para o município  de Garopaba. Formações - asperatus

 

15978371020236244556151495746762.jpg

 

Que legal ! Boa sorte na empreitada e tomara que possa nos trazer fotos e vídeos de um manto branco de neve. 

 

Estou confiante pelo evento, tem grandes chances de ser o melhor desde 2013 (até porque entre 2014 e 2019 não houve nada importante). 

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Mudanças...

 

GFS diminuiu bastante a neve...

 

1085258790_Screenshotat2020-08-19083225.png.0292c3a86745e62cd1b5dd91f8917972.png

 

Europeu por sua vez... aumentou consideravelmente.

 

315338095_Screenshotat2020-08-19080907.png.a55c32d11369d9a2dcfdcbc0398f2975.png

 

Os dois modelos indicam neve para Alfredo Wagner e proximidades. No momento a sorte parece estar com o @Tomás WRuas.

 

Paraná: Não está nos mapas, mas o ECMWF coloca neve no interior de Campo Largo e Campo Magro.

  • Like 13
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, Cristiane Wohlers disse:

Bom dia bom dia!! Dia gris na Praia do Rosa, Imbituba litoral sul de SC. Temperatura rendendo 18°C, choveu e ainda há  possibilidade de chuvas fracas.  

Ainda sobre a neve, estarei em São Joaquim a partir da quinta kkkk numa caçada alucinante com a família e até cachorro imaginem vcs 🐕🙈, respeitando e atendendo aos protocolos de higiene e distanciamento🛑. Aliás, entendo desse setor, por morar num município turístico🏖.

Registro , vista p NE, para o município  de Garopaba. Formações - asperatus

 

15978371020236244556151495746762.jpg

Bom dia.. Muito legal saber q vai caçar neve tbm. Vou aguardar fotos e vídeos.. não eskeça de aparecer aki.

Não irei pra São Joaquim e sim pra região de Caçador (caçar neve kk). São Joaquim é muito longe e tem o problema de congelamento das estradas mais altas. 

Abraço e boa viagem, Cris e q o tempo permaneça gris 😁 

  • Like 6
  • Thanks 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

No evento de frio úmido do miolo de Agosto de 2014, o Mirante variou entre uma mínima de 9°C e uma máxima de 12°C no dia 14, e aquele evento foi com uma advecção polar bem mais modesta no quadro sinótico se comparada ao que está sendo previsto para essa. Como podemos vê nesse mapa de reanálise do auge da advecção polar:

 

F3OyVzGQ71NywwgUfszZGzefmCz8n054pPJat7ytq0ze9MR4S3x3DE9s84Yb5lSXOfhMCApS8Nl5oy8d0wQamuzG9lpOzvy5rCqQJN2ZULlaqWypkzo81A7AIVmIV49P-LJwt5bl

 

Tou acreditando que o frio possa tar um pouco subestimado para São Paulo. Mesmo com tempo úmido dificilmente a temperatura não vai abaixo de 10°C mesmo no centro da cidade, em um cenário com uma advecção tão poderosa. Na torcida aqui rs 🙏

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Moretão disse:

Mudanças...

 

GFS diminuiu bastante a neve...

 

1085258790_Screenshotat2020-08-19083225.png.0292c3a86745e62cd1b5dd91f8917972.png

 

Europeu por sua vez... aumentou consideravelmente.

 

315338095_Screenshotat2020-08-19080907.png.a55c32d11369d9a2dcfdcbc0398f2975.png

 

Os dois modelos indicam neve para Alfredo Wagner e proximidades. No momento a sorte parece estar com o @Tomás WRuas.

 

Paraná: Não está nos mapas, mas o ECMWF coloca neve no interior de Campo Largo e Campo Magro.

Prever neve é muito difícil, no evento de junho nevou (muito pouco, quase nada...mas nevou) em Palmas-PR, nenhum modelo previa isso e aconteceu. A partir de agora muitas variáveis podem diminuir ou aumentar a intensidade do evento...agora sai a estatística, física e entra o imponderável...tudo pode acontecer pra mais ou pra menos. 

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ontem em Sao Paulo o dia foi nublado, com um pouco de chuva de madrugada e também no fim da manha/comeco da tarde. No fim da noite choveu forte, mas rápido por aqui, com raios e trovoes, mas sem granizo. Nas estacoes do CGE mais próximas de casa foram entre 9 e 12 mm nesta pancada, com duracao de uns 15 minutos. A temperatura variou entre 14-15°C e 18°C. Hoje temos muitas nuvens, mas já com algumas aberturas de sol. Faz 18°C e a máxima prevista é de 26°C.

 

Em Buenos Aires, ontem o dia foi ensolarado e novamente a cidade teve fumaca, as queimadas no interior do país continuam terríveis pelo visto. A temperatura variou entre 9,5°C e 21,4°C. Hoje a madrugada foi nublada, ventosa e com queda de temperatura. Agora o sol aparece, faz 6,2°C e sensacao térmica de apenas 3,3°C. Ao longo do dia, máxima de 12°C, ainda mais vento e possibilidade de chuva, inclusive durante a noite e já com temperatura de 6°C. Amanha cai pra 2°C, mas infelizmente já com tempo aberto.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Bruno D disse:

No evento de frio úmido do miolo de Agosto de 2014, o Mirante variou entre uma mínima de 9°C e uma máxima de 12°C no dia 14, e aquele evento foi com uma advecção polar bem mais modesta no quadro sinótico se comparada ao que está sendo previsto para essa. Como podemos vê nesse mapa de reanálise do auge da advecção polar:

 

F3OyVzGQ71NywwgUfszZGzefmCz8n054pPJat7ytq0ze9MR4S3x3DE9s84Yb5lSXOfhMCApS8Nl5oy8d0wQamuzG9lpOzvy5rCqQJN2ZULlaqWypkzo81A7AIVmIV49P-LJwt5bl

 

Tou acreditando que o frio possa tar um pouco subestimado para São Paulo. Mesmo com tempo úmido dificilmente a temperatura não vai abaixo de 10°C mesmo no centro da cidade, em um cenário com uma advecção tão poderosa. Na torcida aqui rs 🙏

Esse frio foi tiro curtíssimo, no dia seguinte a máxima já bateu nos 18ºC.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Jean Carlo disse:

Que manhã de quarta feira é esse em 😨, 2 temporais já passaram por aqui um as 6 horas e outro agora as 8, 20 mm já acumulados, agora venta forte e faz apenas 15°C.

Jean Carlo,

o modelo Cosmo do Inmet, vinha indicando desde sábado, muita chuva na quarta no Paraná, valores acima de 60 mm em várias regiões do estado.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Renan disse:

 

Que legal ! Boa sorte na empreitada e tomara que possa nos trazer fotos e vídeos de um manto branco de neve. 

 

Estou confiante pelo evento, tem grandes chances de ser o melhor desde 2013 (até porque entre 2014 e 2019 não houve nada importante). 

Renan, eu não acredito num evento parecido com julho de 2013, pois nakele houve muita neve em uns 100 municípios catarinenses e em muitos paranaenses, inclusive acumulados grandes no centro sul do Paraná, chegando mais fraco, mas chegando até Curitiba.

Tem outro detalhe q são as mínimas nakela ocasião: -4°C aki, -2°C INMET Curitiba e -5°C no interior.

Neste não há nem previsão de 0°C pelo q estou vendo.

Eu acho, minha visão, q este evento se parecerá com o de Agosto/2013 no Rio Grande do Sul. Portanto, akele evento, só q posicionado mais pro norte.

Porquê não houve na ocasião negativas importantes na serra gaúcha. 

Caxias do Sul ficou coberta por neve mas mal chegou à zero grau no evento. Aliás lembrou Curitiba em 1928 q teve neve dentro de um período de 2 dias (não foram 2 dias nevando e sim neve durante a noite e q se estendeu madrugada a fora do outro dia, portanto 2 dias de qker maneira) mas a mínima no evento foi +0,2°C (frio intenso em altura e a linha do 0°C chegando à 900m).

Desta vez, Curitiba ficaria nos +2/+3°C e vai precisar muito do frio em altura q deve zerar na cota dos 1.200/1.400m. Claro, precipitações não podem faltar.

Outra semelhança com o evento de Agosto/2013 foi a enchente no nordeste gaúcho, pegando áreas de POA antes da neve.

Não temos enchentes ainda aki mas pq tava tudo muito seco, rios e reservatórios. Caso estivesse normal, já teríamos desabrigados no Paraná.

Então a semelhança com 2013 fica com o segundo evento, o de Agosto, mas ocorrendo uns 3/4 paralelos ao norte do q ocorreu na ocasião.

Abraço

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Renan, eu não acredito num evento parecido com julho de 2013, pois nakele houve muita neve em uns 100 municípios catarinenses e em muitos paranaenses, inclusive acumulados grandes no centro sul do Paraná, chegando mais fraco, mas chegando até Curitiba.

Tem outro detalhe q são as mínimas nakela ocasião: -4°C aki, -2°C INMET Curitiba e -5°C no interior.

Neste não há nem previsão de 0°C pelo q estou vendo.

Eu acho, minha visão, q este evento se parecerá com o de Agosto/2013 no Rio Grande do Sul. Portanto, akele evento, só q posicionado mais pro norte.

Porquê não houve na ocasião negativas importantes na serra gaúcha. 

Caxias do Sul ficou coberta por neve mas mal chegou à zero grau no evento. Aliás lembrou Curitiba em 1928 q teve neve dentro de um período de 2 dias (não foram 2 dias nevando e sim neve durante a noite e q se estendeu madrugada a fora do outro dia, portanto 2 dias de qker maneira) mas a mínima no evento foi +0,2°C (frio intenso em altura e a linha do 0°C chegando à 900m).

Desta vez, Curitiba ficaria nos +2/+3°C e vai precisar muito do frio em altura q deve zerar na cota dos 1.200/1.400m. Claro, precipitações não podem faltar.

Outra semelhança com o evento de Agosto/2013 foi a enchente no nordeste gaúcho, pegando áreas de POA antes da neve.

Não temos enchentes ainda aki mas pq tava tudo muito seco, rios e reservatórios. Caso estivesse normal, já teríamos desabrigados no Paraná.

Então a semelhança com 2013 fica com o segundo evento, o de Agosto, mas ocorrendo uns 3/4 paralelos ao norte do q ocorreu na ocasião.

Abraço

Carlos Campos,

em que dia nevou em Curitiba, no mês de julho de 1928?

 

Na torcida para os modelos aumentarem a neve nos estados do Sul, quero ver muitas fotos e vídeos.

 

Estou na torcida para os modelos acertarem os volumes de chuva aqui no Noroeste do Rio/divisa com Minas,estão indicando volumes de 20 a 40 mm, começando sexta indo até a noite de domingo.

Vi a previsão de máximas de sexta a sábado em 6 modelos, todos indicando máximas amenas na sexta a tarde e no sábado/domingo máximas baixas para o padrão de clima daqui.Na torcida que mantenham a chuva e o frio úmido nos próximos dias

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Darley disse:

Enquanto isso aqui em São Paulo o Mirante está com a média de chuva deste mês praticamente alcançada. Bem provável que às 09UTC seja superada. 

 

Alguém tem as previsões de quantos mm deve chover em São Paulo antes da volta do sol?

Tenho acompanhado isto e está difícil prever, muita oscilação nos modelos a gente fica no limite dos grandes acumulados do PR, é um tira e põe toda hora, mas a Climatempo tinha publicado uma matéria no site deles que a expectativa desta semana ia ser acumular entre 60 e 80mm, acho factível, a média é baixa em Agosto, só 36mm, para o mês mais seco do ano ver granizo, ouvir trovões, ver chuva volumosa em vários bairros, tá de ótimo tamanho. Agosto tem muito bloqueio, é difícil chover, geralmente o que cai na cidade é chuva fraca de um ou 2 dias de alguma FF que já passou pelo sul e deixou toda a chuva por la, sobrando por aqui os restos das instabilidades  e a infiltração. Mais ou menos como foi agora em Julho.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Renan, eu não acredito num evento parecido com julho de 2013, pois nakele houve muita neve em uns 100 municípios catarinenses e em muitos paranaenses, inclusive acumulados grandes no centro sul do Paraná, chegando mais fraco, mas chegando até Curitiba.

Tem outro detalhe q são as mínimas nakela ocasião: -4°C aki, -2°C INMET Curitiba e -5°C no interior.

Neste não há nem previsão de 0°C pelo q estou vendo.

Eu acho, minha visão, q este evento se parecerá com o de Agosto/2013 no Rio Grande do Sul. Portanto, akele evento, só q posicionado mais pro norte.

Porquê não houve na ocasião negativas importantes na serra gaúcha. 

Caxias do Sul ficou coberta por neve mas mal chegou à zero grau no evento. Aliás lembrou Curitiba em 1928 q teve neve dentro de um período de 2 dias (não foram 2 dias nevando e sim neve durante a noite e q se estendeu madrugada a fora do outro dia, portanto 2 dias de qker maneira) mas a mínima no evento foi +0,2°C (frio intenso em altura e a linha do 0°C chegando à 900m).

Desta vez, Curitiba ficaria nos +2/+3°C e vai precisar muito do frio em altura q deve zerar na cota dos 1.200/1.400m. Claro, precipitações não podem faltar.

Outra semelhança com o evento de Agosto/2013 foi a enchente no nordeste gaúcho, pegando áreas de POA antes da neve.

Não temos enchentes ainda aki mas pq tava tudo muito seco, rios e reservatórios. Caso estivesse normal, já teríamos desabrigados no Paraná.

Então a semelhança com 2013 fica com o segundo evento, o de Agosto, mas ocorrendo uns 3/4 paralelos ao norte do q ocorreu na ocasião.

Abraço

 

Concordo, amigo, e é capaz de nem ser melhor que o de Agosto 2013 na verdade. Porém, se pegamos o período de 2014 até hoje, aí sim, tem grandes chances de ser o melhor desde então, capisce ?

  • Like 7
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos.

 

Os modelos estão devolvendo um pouco mais do frio nas últimas rodadas. Há previsão de a MP atingir até 1038 hPa quando o centro já estiver na América do Sul.

 

O frio aqui pode ser um pouco mais duradouro e intenso. Que assim seja!

 

Podemos ter um frio vespertino bem interessante por aqui. Haverá recordes de menores máximas?

 

A menor máxima este ano está em 16,1˚C, em 16/7/20.

A menor máxima observada deste a implantação de minha estação é 13,6˚C, em 25/9/20.

 

No momento céu claro e vento forte do quadrante norte/ nordeste. Em plena pré-frontal a temperatura está em elevação: 20,6˚C/ 74%. A mínima hoje foi 16,3˚C.

 

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Wagner97 disse:

Desde 2016 agosto tem sido mais úmido que o normal na nossa região, não necessariamente muito chuvoso, mas com sequencias grandes de tempo fechado e episódios de trovoada, muitobom!

Isso mesmo, desde então apenas o de 2019 teve pouquíssima chuva no Mirante.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Rodadas 0z mantiveram a neve nos pontos mais altos próximos a Curitiba. 

 

Pico Paraná (1800m aproximandamente)

image.png.4219cabb46653e253f202e0a6c79cc1d.png

 

Bradador (1500m aproximadamente)

image.thumb.png.ff8f4daec691073887553c13cbc4d810.png

 

Araçatuba (1700m aproximadamente)

image.png.8855b38fc960a09f3fc2f3ff48eedb0a.png

 

Torcida por surpresas em Curitiba. Euro colocou precipitação com temperatura negativa em 850 hpa. Snow level entre 1000m e 1200m

 

image.thumb.png.f550c38bedda721564568c94b6ceab06.png

 

 

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Cristiane Wohlers disse:

Muito obrigada @Renan, @Carlos Campos, com certeza, seja como for nossa aventura, será registrada🤩🤩 e compartilhada com vcs, estamos arrumando, organizando nosso Golzinho Bala, para mais uma!!

Acompanhando esse forró da modelagem kkk❄🌨☃️🌞

Cristiane Wohlers,

na torcida para vocês verem muita neve.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Não acredito em um evento semelhante a 2013.

 

Em 2013 nevou intensamente em várias regiões, mas a janela para isso foi curta, começou a noite e se fechou no começo da manhã no dia seguinte.

 

Dessa vez a janela para neve é muito grande em se tratando de Brasil, começa na manhã de quinta e se fecha no começo da madrugada de sábado.

 

Com certeza vai ser ter vários locais com várias pancadas ao longo desse período sem acumular, assim como vai ser locais com uma bela camada branca.

 

É a minha opinião.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Jonny Arruda disse:

VAI NEVAR MUITO EM SANTA CATARINA.

A neve no Brasil sempre foi difícil de prever, mas mesmo assim ela acontece. Já vi neve mesmo sem nenhum modelo prever.

Tenham fé, vai ocorrer... E para os céticos mandarei ótimas fotos!

 

No momento chuva torrencial em Lages, com alagamentos... prenúncio de NEVE 

Verdade, em 2010 nevou muito o dia inteiro ( são Joaquim, urupema e Ubirici) segundo o Coutinho, não tinha previsão para tal evento. 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.