Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2020

Recommended Posts

Dia de sol e calor aqui na zona norte do Rio.

Começamos com 19º e fomos até os 27º.

Os modelos entram em consenso sobre um aumento das temperaturas durante a semana e no próximo fim de semana o jogo vira. Teríamos o que seria o período de maior frio por aqui. Agora é só saber o quanto vai resfriar, porque não ha dúvida se vai mas quando e quanto. Que bom que Agosto tá trazendo, minimamente, a dignidade de volta nessa metade final do inverno, porque foi brabo, um marasmo sem fim entre Junho e Julho.

• Like 11
  • Thanks 1

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Boa noite... Nenhuma novidade, tudo absolutamente igual aos últimos dias. Se não me interessasse tanto por tempo e clima, independente se inverno ou verão, tiraria umas férias... Enfim... variação hoje 10,2/24,5°C com nevoeiro forte, céu limpo e névoa seca e agora aguardando as nuvens baixas e o nevoeiro ( @Daniel85 se puder me passa o link das imagens onde aparecem as MM, por favor...)

Ventos fracos variáveis, soprando às vezes do norte e outras vzs do oeste...

Kim.

O link para visualizar as fotos do satélite que eu tenho usado é este aqui: https://rammb-slider.cira.colostate.edu/.

-----------------------------------------------------------------------------------

18z do GFS voltOU a indicar acumulados bem altos para parte de SP após o dia 15 de agosto.

Poderemos ter mais de 100 mm na metade sul do estado e mais de 150 mm na Grande SP. No litoral, mais de 200 mm. Tudo isso em apenas 7 dias.

Sudeste - chuva para os próximos 15 dias

RaunXd9.png

Zoom para o sul e leste do estado de SP

spcdRq6.png

• Like 10
  • Thanks 5

Posted (edited)

Para Curitiba: A previsão para cá está assustadoramente PERFEITA no fim da grade. Tudo certo. Máximas baixas, chuva boa, frio mais frio do ano em sequência.
Quero ser iludido de acreditar nessa maravilha ai:

WhatsApp Image 2020-08-08 at 20.51.46.jpeg

Edited by Rafael Rezende de loyola
  • Like 18
  • Thanks 1

Posted (edited)

Últimos dias vem sendo uma monotonia, a única coisa que destacou hoje foi a máxima de 30,9°, a primeira a passar dos 30° neste mês, o que não é muito significante, porque todas as outras anteriores foram na casa de 28°-29°.

A umidade ainda está baixa, 34%, e a lua ainda não apareceu, o que favorece uma boa visualização do céu.

IMG_20200808_205327_copy_2250x3000.jpg

IMG_20200808_213503.jpg

IMG_20200808_214612_copy_3000x2250.jpg

Edited by Felipe S Monteiro
  • Like 11
  • Thanks 5

Vou deixar salvo na minha pasta denominada "projeções surreais dos modelos":

1268738136_Umasupostahecatombepolarem20-08-2020.thumb.png.84952122c71972e1268d693458bf655f.png

• Like 34
  • Thanks 2
  • Haha 8

4 minutos atrás, Renan disse:

1268738136_Umasupostahecatombepolarem20-08-2020.thumb.png.84952122c71972e1268d693458bf655f.png

A rodada do GFS saída 18Z foi uma das mais fortes q saíram esse ano pra cá. Quase negativa em 850hPa, chega a 0,7°C. O Europeu também coloca essa MP pra cá. Vamos torcer para q continue assim

• Like 10

33 minutos atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

Para Curitiba: A previsão para cá está assustadoramente PERFEITA no fim da grade. Tudo certo. Máximas baixas, chuva boa, frio mais frio do ano em sequência.
Quero ser iludido de acreditar nessa maravilha ai:

WhatsApp Image 2020-08-08 at 20.51.46.jpeg

QUE VENHA PELO MENOS UM 0 PELO SIMEPAR. 

ÚNICA COISA QUE PEÇO.

• Like 9
  • Thanks 1

2 horas atrás, Samihr Hermes disse:

Essa sequência de dias nas Serras Baianas

image.png.6d96533884d8d26ed3babb9bb9fa34be.png

Gostei do friozinho de Vitória da Conquista:

• Like 12

2 horas atrás, Samihr Hermes disse:

Essa sequência de dias nas Serras Baianas

image.png.6d96533884d8d26ed3babb9bb9fa34be.png

Piatã esfria igual Primavera, tá tecnicamente empatada na mínima absoluta este ano, mas lá o frio é ainda mais constante, Vitória da Conquista também tá tecnicamente empatada com Primavera na mínima anual até agora, Primavera do Leste teve 10,2 C em 24 de maio. 

• Like 5

1 hora atrás, Daniel85 disse:

Kim.

O link para visualizar as fotos do satélite que eu tenho usado é este aqui: https://rammb-slider.cira.colostate.edu/.

Muito obrigado, Daniel.

Pude acompanhar o avanço da nebulosidade e do nevoeiro sobre Curitiba com muita nitidez.

Pavoroso!Screenshot_20200808-230339.png.166825fc5ee25b898b9b05e6bec16632.png

Abraço e bom domingo..

• Like 9

24 minutes ago, Leandro Leite said:

Piatã esfria igual Primavera, tá tecnicamente empatada na mínima absoluta este ano, mas lá o frio é ainda mais constante, Vitória da Conquista também tá tecnicamente empatada com Primavera na mínima anual até agora, Primavera do Leste teve 10,2 C em 24 de maio. 

Agora imagina se Primavera tivesse a altitude dessas cidades serranas da Bahia? hehehe

• Like 8

FRIACA NA GRADE.

JOSÉ BONIFÁCIO-SP

235707363_Screenshot_20200809-002545_SamsungInternet.thumb.jpg.a2fbb14f593cea99eaa42cfaea8772a7.jpg

MARILIA-SP

1181665454_Screenshot_20200809-002627_SamsungInternet.thumb.jpg.301d3bd8b9c6f128e09a99c9f1cd050f.jpg

PRUDENTE-SP

1201818946_Screenshot_20200809-002755_SamsungInternet.thumb.jpg.c2c597e5a3248b340dcddd9bc05bd14d.jpg

• Like 13
  • Haha 1

Posted (edited)

Boa noite!

Na sexta-feira (dia 7) POA teve um dia bem mais úmido que os anteriores, ficando com umidade média de 81,1 % e umidade mínima de 54 % (automática INMET).

Foi um dia com leve abafamento devido a essa umidade, logo senti um pouco mais de calor do que no resto da semana, apesar das menores temperaturas à tarde.

A variação em POA foi de 13,8 °C a 25,2 °C. Senti mais calor na sexta do que quando teve máxima acima de 28 °C na quinta pois foi uma tarde seca.

Abaixo a comparação da umidade de ontem com os vários dias anteriores na semana que foram bem secos.

image.png.d8ff7af4444c50671895e1fbe338345e.png

No sábado, POA teve uma manhã úmida, mas a partir do meio da tarde tivemos céu azul e ar mais seco, sendo um fim de tarde muito confortável termicamente para exercícios aeróbicos ao ar livre (com máscara, claro 😉 ).

Foi um bom dia, com máx. raspando na média de Agosto, com variação de 13,1 °C a 20,6 °C. Fui pego de surpresa por essa temperatura à tarde.

Já baixamos de 13 °C no começo da madrugada.

Como será o domingo e segunda-feira? Teremos um breve aquecimento, e na segunda-feira poderá chegar a 30 °C. Sites baseados no Europeu mostram um bom resfriamento na terça e na quarta, pra lembrar que estamos no inverno.

Espero que a tal MP "Helena is Back" da segunda quinzena se concretize.

Edited by Eclipse
  • Like 10
  • Thanks 1

Em 07/08/2020 em 21:17, Renan disse:

O CFS também já pega essa onda de frio e coloca significativas anomalias negativas em grande parte do território:

cfs-daily-all-c00-brarg-t2m_c_anom_5day-8313600.thumb.png.bbeddbfbcf6878dabdabaf6364b41766.png

Injustiça da natureza, esse frio poderia ter vindo em julho quando seu potencial seria bem maior do que agora, teríamos ótimos valores de mínimas e máximas geladas com céu limpo.

• Like 9

Posted (edited)
5 horas atrás, Renan disse:

🤩

Agora estarei municiado com meu termohigrometro pra ver a temperatura da relva. Comprei um medidor bem preciso de UR e temperatura que deve chegar nesta semana.

Que venha com tudo!

Edited by Maicon
  • Like 5
  • Thanks 3

2 horas atrás, Renan disse:

Se isso acontecer, sera um repeteco de agosto-1984, frio intenso em muitas áreas do Brasil com neve farta no Sul e máxima de um dígito em Cuiabá. Talvez isso seja um bom indicador, porque em 1984 o frio também chegou mais cedo, que nem este ano, e junho foi bem fraco (somente julho foi um pouco mais gelado), chegou agosto houve aquela onda de frio histórica.

E 1985 houve a predominância do frio em maio, junho e julho, a dinâmica atmosférica foi de acordo com o calendário. Se repetir está dupla 1984-1985, sairemos no lucro.

• Like 6
  • Thanks 5

1 minuto atrás, klinsmannrdesouza disse:

Se isso acontecer, sera um repeteco de agosto-1984, frio intenso em muitas áreas do Brasil com neve farta no Sul e máxima de um dígito em Cuiabá. Talvez isso seja um bom indicador, porque em 1984 o frio também chegou mais cedo, que nem este ano, e junho foi bem fraco (somente julho foi um pouco mais gelado), chegou agosto houve aquela onda de frio histórica.

E 1985 houve a predominância do frio em maio, junho e julho, a dinâmica atmosférica foi de acordo com o calendário. Se repetir está dupla 1984-1985, sairemos no lucro.

Já houve máximas de 1 dígito até em Cuiabá.

Caramba!

Aqui em Bonifácio eu com meus 10.6°C de 1994.

• Like 10

3 horas atrás, Daniel85 disse:

Kim.

-----------------------------------------------------------------------------------

18z do GFS voltOU a indicar acumulados bem altos para parte de SP após o dia 15 de agosto.

Poderemos ter mais de 100 mm na metade sul do estado e mais de 150 mm na Grande SP. No litoral, mais de 200 mm. Tudo isso em apenas 7 dias.

Sudeste - chuva para os próximos 15 dias

RaunXd9.png

Zoom para o sul e leste do estado de SP

spcdRq6.png

Daniel85,

na rodada de 12Z do GFS, chegou a indicar uns 300 mm no litoral de Angra dos Reis e no município do Rio de Janeiro 200 mm.Aqui na divisa com Minas e em parte da Zona da Mata indicava até 100 mm, mas sabia que era rodada outlier. Mas acredito que vamos ter boas chuvas aqui nesse 2ª quinzena de agosto.

• Like 6

2 horas atrás, Renan disse:

Renan,

na rodada de 12Z do GFS, indicava temperaturas amenas, já no dia 18 em todo o Rio, o frio adiantaria, mas na 18Z ainda vai fazer calor aqui no Noroeste no dia 20, no dia seguinte despencaria e teria muito frio úmido.Que venha bastante chuva na Zona da Mata e todo Rio, e após esfrie bastante, com a mínima absoluta de 2020, lá para o dia 23 ou 24.

Agora que reparei na negativa em 850 hPa, abrangendo a metade de SP, no fim da madrugada de 21

• Like 8

4 horas atrás, LeoP disse:

Gradativamente, as temperaturas vão subindo em Belo Horizonte, mas ainda predominam o frio entre a noite e parte da manhã e temperaturas agradáveis no período da tarde. As mínimas variaram entre 14 e 11ºC , enquanto as máximas entre 26 e 24ºC.

Às 16:30, algumas nuvens, vento leve e 22ºC:

7631f012-7ae0-4416-8401-8536269c8515.thumb.jpg.529a7cb844457127e41f95a607264ace.jpg

Hoje a cidade (INMET Santo Agostinho) completou 4 meses consecutivos sem alcançar os 30ºC. Isso pode mudar no final da semana que vem, em virtude das altas temperaturas previstas. A partir de quinta-feira, há previsão de vários dias com máximas de 28/29C.

Agora (20h), 17ºC.

Ao meu ver, o inverno de verdade em Belo Horizonte é exatamente nesse período em que ficamos sem registrar 30°C na estação convencional, entre meados de Abril e a primeira quinzena de agosto.

As chances de frio significativo e duradouro por aqui parecem maiores no outono do que na segunda quinzena de agosto em diante, onde já se nota um grande aquecimento de forma gradual, até chegarmos ao auge na primavera, que em valores absolutos, registra temperaturas mais altas do que o verão.

Talvez os colegas não concordem, mas particularmente pra mim, a primavera Belo Horizontina se iniciará no próximo final de semana. Claro, ainda devem haver eventos de frio, mas dificilmente serão muito intensos e duradouros devido ao sol forte em nossa latitude. 

• Like 11
  • Sad 2

12 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Ao meu ver, o inverno de verdade em Belo Horizonte é exatamente nesse período em que ficamos sem registrar 30°C na estação convencional, entre meados de Abril e a primeira quinzena de agosto.

As chances de frio significativo e duradouro por aqui parecem maiores no outono do que na segunda quinzena de agosto em diante, onde já se nota um grande aquecimento de forma gradual, até chegarmos ao auge na primavera, que em valores absolutos, registra temperaturas mais altas do que o verão.

Talvez os colegas não concordem, mas particularmente pra mim, a primavera Belo Horizontina se iniciará no próximo final de semana. Claro, ainda devem haver eventos de frio, mas dificilmente serão muito intensos e duradouros devido ao sol forte em nossa latitude. 

Concordo com vc 

Porém estou  esperançoso com a previsão para a próxima semana rs

• Like 6

Posted (edited)
1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

Aqui os recordes de calor nunca acontecem em agosto. 

Acontecem em Setembro (meados) ou Outubro.

Agosto costuma ter sim, pelo menos aqui no estado de SP, incursões fortes ainda.

* tanto que aqui é mais comum geada em agosto do que em maio. Em maio este ano tivemos geadas.

Edited by Maicon
  • Like 9

Bom dia. O sábado em São Leopoldo teve mínima de 13,8ºC no último minuto do dia e máxima de 20,4ºC, até meio dia estava nublado, mas depois o céu limpou. O Domingo amanheceu com 11,8ºC e bastante cerração.

ab1eae98-6ac6-466f-94ab-7d86567850e1.jpg

• Like 11

10 horas atrás, Renan disse:

Eu não me iludo, uma projeção para daqui 12 dias não deve ser minimamente levada a sério nesse ano. Lembrem que todo evento de frio de fim de grade foi sistematicamente podado com a proximidade da data.

• Like 8
  • Thanks 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.