Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2020


Recommended Posts

Bom dia! Início de manhã com muito frio em Brasília. Temos 8,9°C na sede do INMET e até 5°C em estações mais distantes do centro urbano.

 

Temperatura às 6h:

 

Fazenda Capão - Paranoá (PWS/Weatherlink): 4,6°C
Fazenda Malunga - Paranoá (PWS/Weatherlink): 4,8°C
Fazenda Sta Tereza - Paranoá (PWS/WU): 5,7°C
Península - Lago Norte (PWS/WU): 7,9°C
Cristalina (INMET): 8,3°C
Sudoeste-BsB (INMET): 8,9°C
Parkway (PWS/WU): 9,0°C
Aeroporto JK: 9,5°C

Edited by Thiago_Farias
  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

48 minutos atrás, BrunoSaoPauloCapital disse:

O CGE índice umidade de 100%. Isso, com a temperatura a 1 °C poderia trazer neve para o município de São Paulo, não?

Não necessariamente, não existe a menor condição pra neve, o céu está completamente limpo. Nessa situação, com umidade alta e ar parado, o que temos é condição pra uma bela e forte geada!

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, A.Carlos disse:

Bom dia a  todos!

 

CGE MARSILAC: 1,1℃ !

 

Outras mínimas desta manhã (26/08) em São Paulo:

 

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 3,6°C 

- CGE SÃO MATEUS: 5,6°C
- CGE PIRITUBA: 6,6℃

- CGE PINHEIROS: 7,4℃

- CGE FREGUESIA: 7,5℃

- CGE JABAQUARA: 7,8℃
- CGE IPIRANGA: 7,8℃

- CGE BUTANTÃ: 7,9℃

- CGE SANTANA: 9,0℃

*Outras estações do CGE com SUB-10,  variando entre 8,0℃ a 9,6℃.

 

- INMET MIRANTE: 8,5℃

- INMET SESC: 9,0°C

 

- IAG: 6,3°C

 

- CETESB PICO DO JARAGUÁ: fora 

 

Região Metropolitana:

 

- CGE SANTANA DE PARNAÍBA: 5,3℃

- CGE MAUÁ: 5,8℃

- INMET BARUERI: 7,8℃

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Wallace Rezende disse:

A mínima do ano em Teresópolis foi no dia 27 de maio, o mesmo dia do Rio de Janeiro/capital (Vila Militar e Jacarepaguá).  Fez 6ºc na estação automática (na sede do PARNASO) e 7ºc na convencional (Várzea/Centro) no dia 27/05, e dois dias depois (29/05) as duas estações registraram a segunda menor mínima do ano (6,1ºc e 7,8ºc, respectivamente, que ainda não foram batidas).

 

Junho teve menor mínima de 8,6ºc na automática, logo no primeiro dia do mês, mas depois do dia 02/06 a mínima não baixou mais dos 10ºc até o dia 02/08.  Julho teve a maior mínima absoluta da história na automática (11ºc), perdendo (e feio!) até para dezembro de 2018 e 2019, um verdadeiro show de horrores.  A menor máxima do ano foi agora no dia 22/08, com 13,2ºc na conv e 12,2ºc na auto.  Neste dia 22/08 choveu 126 mm na automática (pelo horário local), um novo recorde diário para agosto desde 2006.

 

No ano de 2020, a automática de Teresópolis registrou 16 mínimas abaixo dos 10ºc, e a convencional (numa área muito urbanizada, mas com algum efeito baixada) somente 10 mínimas.  E pensar que desde o ano 2000 (3,1ºc) a convencional não baixa dos 5ºc, e a automática ainda tem seus recordes mensais de junho (4,5ºc em 2009), julho (4,8ºc em 2008) e agosto (4,6ºc em 2010) bem antigos, para uma estação inaugurada em 2006 (todos nos primeiros quatro anos).  A "zica" de boas mínimas segue a todo vapor na minha terra natal, é triste ver como os invernos estão cada vez mais fracos, e como a cada ano que passa a esperança de uma mínima absoluta "digna" no miolo do inverno é frustrada.  Este ano, a mínima absoluta de JJA em Teresópolis foi de 7,3ºc na automática e 8,2ºc na convencional (ambas em agosto), valores pífios (em 10/2014 fez 5,8ºc na auto, e nos bons invernos do século XX até a média das mínimas em alguns meses foi menor).

 

 

 

 

9 horas atrás, Wallace Rezende disse:

 

 

Exato, foi ainda no final de maio.

 

Eu jurava ter visto um 3,7 C em junho de 2016, acho que me enganei, saí para trabalhar às 04:20 e estava marcando 1 graus no termômetro fake do Soberbo, parei até para conferir se não havia geada.

 

A noite que prometia foi bem fraca em termos de frio, chegou apenas a 9,3 C.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Belo Horizonte amanhece com 8,5ºC no INMET Pampulha e apenas 7,7C no INMET Cercadinho, que representa os bairros elevados (>1100m) da cidade. É a 7ª sub-10 deste ano, pra fechar com chave de diamante esse que está sendo o período mais frio do ano, em pleno final de agosto!

 

A partir de hoje, o ar frio começa a perder força, com máxima já atingindo os 25ºC. Amanhã a mínima já não deve baixar de 12C.

 

Edit: Na região da estação Cercadinho, as rajadas de vento chegaram a 51km/h no momento da mínima de 7,7C. Alguém sabe me dizer qual a sensação térmica correta, sem cair naqueles cálculos mirabolantes?

Edited by LeoP
  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Renan disse:

Estação do INMET reportava às 20h apenas 11,0°C. É a temperatura mais baixa do ano para o horário ! Pelo visto poderemos ter surpresas por aí, com recorde do ano amanhã cedo na estação. Amém !

 

Flopou ! Temperatura chegou na casa dos 10 graus lá em cima e ficou nesse patamar a madrugada inteira. Mínima de 09,8°C mas está ótimo assim, MP não trouxe extremos de frio mas trouxe 5 mínimas sub-10 seguidas no INMET, algo pouco usual ! 

 

Na minha estação registrei 08,3°C hoje cedo e essa foi a mínima absoluta desde evento por aqui. 

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Wagner97 disse:

@Renan lembrei daquela projeção

 

É bem curioso a Climatempo estar falando desse dia, em que o Europeu de longo prazo chegou a sugerir uma mega erupção para o período. Hoje esse cenário não é mostrado, mas pode mudar a qualquer momento pela distância do dia. Estarei na torcida para que Setembro volte a registrar um frio como foi em 2002, 2006 ou 2012. 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal... 

Manhã gelada na região metropolitana de Curitiba, sobretudo no leste e no sul da capital q foi poupada da presença inconveniente da nebulosidade baixa durante a madrugada.

Houve formação de geada fraca aki na vila, principalmente nos locais onde o nevoeiro do amanhecer não apareceu forte.

A mínima no abrigo foi à 2,5°C enquanto na relva chegou à -0,5°C (na área em q faço acompanhamento, mas deve ter baixado mais no local onde fiz imagens, cerca de 1 km à leste, onde o nevoeiro foi fraco) 👇

AirBrush_20200826074253.thumb.jpg.7f80c76fdae61de4986e9ff3f89518c0.jpgAirBrush_20200826074320.thumb.jpg.e0b1894f031bd7791bc761267ac7ace4.jpg1598440873439.thumb.jpg.51ee3ad0a32ed8c77ffcbf2d5b7cbe79.jpg1598441025340.thumb.jpg.d4c93be34f41ae286a5065390b04d1b5.jpg

O Sol já aparecendo na vila, entre o nevoeiro 👇1598438438492.thumb.jpg.8f42076d4f9d97d7951e4c34e63d46cb.jpg1598438302525.thumb.jpg.1397152886e89fa3577a5afd3118e16e.jpg

Nuvens baixas atuando ao amanhecer no leste do Paraná e de Santa Catarina.

Muita nebulosidade no oeste e no norte de Curitiba, prejudicando a keda acentuada da temperatura ao longo da madrugada 👇1598441974386.thumb.jpg.7eb06d27b841a6c26c5a53dc81887666.jpg

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

15 horas atrás, Elieder disse:

Meus pais nasceram na região de Aracatu, sempre que ele vai lá acaba dando uma passada pela Chapada Diamantina. Sempre ouvi as histórias dele sobre cavernas de 1km ou mais de extensão que eles entravam quando ainda moravam por lá. É uma vergonha para mim, logo eu que gosto tanto da natureza, nunca ter ido lá! "Grand Canyon Brasileiro" 😁

 

Hoje temos uma tarde com céu sem nuvens na RMSP; tenho 18.0º dentro de casa, e 17º aqui em Cidade Ademar (estou com a impressão que a estação daqui está descalibrada de uns dias pra cá, mas como não tabelo aqui [ainda], não posso afirmar).

mapa_sp_geoserver_estacoes.png.e7f9dc2faafdcf3b17a1a2982752d0e7.png

IMG_20200825_162512861_HDR.thumb.jpg.b988d2cb5eadacac1b5ea17f5b11cecd.jpg

 

Meu se tem oportunidade de ir, tem que ir logo hahahha...eu que ainda não fui sou louco pra conhecer! 

 

Abs

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Mínimas na região metropolitana de Curitiba (26/8):

2,5°C  Piraquara/Kim

3,7°C  Piraquara/Borda da Mata/Baz

4,2°C  Tijucas do Sul

5,0°C  Colombo/INMET

5,4°C  Quatro Barras/Britanite

5,7°C  São José dos Pinhais/Aeroporto

5,7°C  Colombo

5,9°C  Quatro Barras/Borda do Campo

6,2°C  São José dos Pinhais/Colônia

6,7°C  Curitiba/Tarumã

6,7°C  Curitiba/Boqueirão

7,2°C  Quatro Barras/Iraí

7,4°C  Curitiba/Jardim das Américas

8,0°C  Curitiba/Ahu/Rodrigo Sguario

8,1°C  Curitiba/Boa Vista/Carlos Augusto

8,2°C  Curitiba/Pilarzinho/Stankevecz

8,4°C  Curitiba/São Brás

8,6°C  Curitiba/Parque Barigui

8,9°C  Curitiba/Campo Comprido

9,0°C  Curitiba/Orleans/Stankevecz

9,0°C  Curitiba/Novo Mundo

9,1°C  Curitiba/Santa Felicidade

Edited by Carlos Campos
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos.

 

Como o vento sul foi constante, a temperatura até que não caiu muito de madrugada, embora a mínima tenha sido interessante: 9,7˚C. Por conta da persistência do frio, a temperatura média das últimas 24 está em apenas 12,8˚C. Um senhor frio para final de agosto, apesar do céu claro e sol o dia todo. É a potência da MP aqui na região.

 

Os modelos não previram com antecedência a duração deste frio aqui. Só quando a MP entrou na Argentina com 1037 hPa é que ficou claro o tamanho do "estrago". Impressionante a imprecisão dos modelos. No máximo sinalizaram tendências. Fica claro que há muito o que evoluir neste quesito, não se conhece ainda o suficiente a dinâmica da atmosfera para previsões seguras, sempre. Se isso é verdade para 3 dias/ 1 semana, que me dizem de previsões para 1 - 10 - 50  anos, amigos?  Pois é...

 

Enquanto isso, vamos aproveitando a friagem que se estica mais que pensávamos. Estamos abaixo dos 20˚C desde as 16h de quinta feira passada. 

 

No momento céu claro, vento sul, 13,4˚C/ 83% (8h55min). Um grau mais quente que ontem, neste horário.

 

  • Like 12
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, BrunoSaoPauloCapital disse:

O CGE índice umidade de 100%. Isso, com a temperatura a 1 °C poderia trazer neve para o município de São Paulo, não?

Como assim?

No máximo uma geada moderada (isolada e em baixada, como no caso de Marsilac).

Esse "frio" é restrito à baixadas e pra nevar, se fosse o caso, teria q estar abaixo dos 2/3°C em toda a cidade e abaixo de ZERO em todas as camadas atmosféricas acima de 1.000/1.500m com precipitações, ou seja, ZERO chance he he

Abraço

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Wallace Rezende disse:

A mínima do ano em Teresópolis foi no dia 27 de maio, o mesmo dia do Rio de Janeiro/capital (Vila Militar e Jacarepaguá).  Fez 6ºc na estação automática (na sede do PARNASO) e 7ºc na convencional (Várzea/Centro) no dia 27/05, e dois dias depois (29/05) as duas estações registraram a segunda menor mínima do ano (6,1ºc e 7,8ºc, respectivamente, que ainda não foram batidas).

 

Junho teve menor mínima de 8,6ºc na automática, logo no primeiro dia do mês, mas depois do dia 02/06 a mínima não baixou mais dos 10ºc até o dia 02/08.  Julho teve a maior mínima absoluta da história na automática (11ºc), perdendo (e feio!) até para dezembro de 2018 e 2019, um verdadeiro show de horrores.  A menor máxima do ano foi agora no dia 22/08, com 13,2ºc na conv e 12,2ºc na auto.  Neste dia 22/08 choveu 126 mm na automática (pelo horário local), um novo recorde diário para agosto desde 2006.

 

No ano de 2020, a automática de Teresópolis registrou 16 mínimas abaixo dos 10ºc, e a convencional (numa área muito urbanizada, mas com algum efeito baixada) somente 10 mínimas.  E pensar que desde o ano 2000 (3,1ºc) a convencional não baixa dos 5ºc, e a automática ainda tem seus recordes mensais de junho (4,5ºc em 2009), julho (4,8ºc em 2008) e agosto (4,6ºc em 2010) bem antigos, para uma estação inaugurada em 2006 (todos nos primeiros quatro anos).  A "zica" de boas mínimas segue a todo vapor na minha terra natal, é triste ver como os invernos estão cada vez mais fracos, e como a cada ano que passa a esperança de uma mínima absoluta "digna" no miolo do inverno é frustrada.  Este ano, a mínima absoluta de JJA em Teresópolis foi de 7,3ºc na automática e 8,2ºc na convencional (ambas em agosto), valores pífios (em 10/2014 fez 5,8ºc na auto, e nos bons invernos do século XX até a média das mínimas em alguns meses foi menor).

 

 

 

 

 

Apesar do fato deu achar as massas polares de Jun-16 e Jul-19 tão boas quanto a de Jul-07 por aqui, a verdade é que quando falamos exclusivamente de valores mínimos essa de 2007 ainda ganha. Tivemos 05,7C na convencional e 03,9C no meu sítio (numa época em que eu ainda anotava temperaturas num termômetro digital comum, e o sensor não estava tão bem localizado). O jejum de valores mínimos extremos é REAL. A última sub-5 no INMET foi em 2000, com isso já são 20 anos de jejum. Isso nunca aconteceu antes, na verdade jamais chegou nem próximo de um jejum feito esse.

 

 

  • Like 13
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Thiago_Farias disse:

Bom dia! Início de manhã com muito frio em Brasília. Temos 8,9°C na sede do INMET e até 5°C em estações mais distantes do centro urbano.

 

Temperatura às 6h:

 

Fazenda Capão - Paranoá (PWS/Weatherlink): 5°C
Fazenda Malunga - Paranoá (PWS/Weatherlink): 5°C
Fazenda Sta Tereza - Paranoá (PWS/WU): 5,7°C
Península - Lago Norte (PWS/WU): 7,9°C
Cristalina (INMET): 8,3°C
Sudoeste-BsB (INMET): 8,9°C
Parkway (PWS/WU): 9,0°C
Aeroporto JK: 9,5°C

 

Thiago, o app do WeatherLink tem como regular a resolução da temperatura em configurações, antes de me avisarem aqui no BAZ tbm só aparecia o numero redondo, mas agora aparecem os décimos, por exemplo:

 

Fazenda Capão - DF: 4,6°C

Fazenda Malunga - DF: 4,8°C

Fazenda Mata do Sucuri - Planaltina/GO: 8,1°C

Fazenda Buritizinho - Silvânia/GO: 9,0°C

 

As mínimas aqui em Anápolis e nas redondezas:

 

PWS Washington/WU - Anápolis: 6,4°C

INMET - Silvânia: 10,6°C

SIMEHGO - Anápolis: 12,7°C

INMET - Goiânia: 13,1°C

 

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ontem Sao Paulo teve dia de sol, com frio pela manha e temperatura amena à tarde: mínima de 9°C e máxima entre 18 e 19°C nas estacoes do CGE mais próximas de casa. Hoje amanheceu entre 8 e 9°C e em regioes menos urbanizadas menos, com até 1,1°C em Engenheiro Marsilac, como os colegas já collocaram aqui. Agora faz 14°C e a máxima prevista para hoje é de 21-22°C.

 

Em Buenos Aires, ontem o dia foi nublado e houve algumas pancadas isoladas de chuva. O SMN reportou chuva, mas foi tao rápida e fraca que nem acumulou, e portanto agostos egue sequíssimo, com 8 mm lá. Ontem a temepratura variou entre 16°C e 20,9°C. Hoje também está nublado lá, chegou a trovejar e ventar no comeco da manha, mas sem chuvas (as chuvas passaram mais ao sul da cidade e foram de forte intensidade). A mínima foi 16,3°C, agora faz 17,6°C e a máxima prevista é de elevados 23°C.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, padilhageo disse:

 

 

Exato, foi ainda no final de maio.

 

Eu jurava ter visto um 3,7 C em junho de 2016, acho que me enganei, saí para trabalhar às 04:20 e estava marcando 1 graus no termômetro fake do Soberbo, parei até para conferir se não havia geada.

 

A noite que prometia foi bem fraca em termos de frio, chegou apenas a 9,3 C.

padilhageo,

deve ter ficado a noite e madrugada com tempo encoberto e ventou direto, a mínima na estação do Parque Nacional foi de 9,2ºC ás 1 h madrugada. 

Na automática de Salinas/Friburgo foi o maior fiasco a mínima,  a temperatura,variou de 10,3 a 10,4 da meia-noite até 6 h, mesma coisa vento e céu encoberto.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, ricardosilva disse:

Mirante de Santana com mínima de 8,5°, confesso que esperava mais (pelo menos uns 7°), mas sendo sub-10 o que vier é lucro a essa altura do campeonato.

 

Como estão as médias de Agosto no Mirantão ? Acredito que próximo da normalidade. Agosto fecha como o mês de inverno mais frio de 2020 em SP, confirmam ?

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

O mês de agosto se encontra na média aqui na cidade do Rio de Janeiro. A última MP que prometia ser histórica e de fato foi para alguns lugares como Belo Horizonte, trazendo o recorde de menor máxima do histórico da automática da Pampulha, aqui para o Rio não passou de uma massa polar comum no que tange a menor máxima registrada, agosto de 2019 e 2014 por exemplo tiveram máximas mais baixas.

 

Registro de mínima e máxima nos mais diversos pontos da capital:

Capital.thumb.PNG.7115a9eacc4b5775086a8d348fe325d6.PNG

 

Anomalia de -0,2° na média de mínimas e de 0,0° na média de máximas no INMET Vila Militar.

 

Segue os registros de algumas estações automáticas do INMET no interior do estado do RJ:

interior.PNG.065a1988394bb7dbbd0df162cc4bf028.PNG

 

A tendência para os últimos dias de agosto é de ligeira elevação das temperaturas elevando as médias de temperaturas, mas não deve fechar como um mês muito acima da média. Previsão para a cidade do Rio:

Capturar.thumb.PNG.ad05c280c10462b18142bcf5254761fa.PNG

 

  • Like 12
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, LeoP disse:

Bom dia. Belo Horizonte amanhece com 8,5ºC no INMET Pampulha e apenas 7,7C no INMET Cercadinho, que representa os bairros elevados (>1100m) da cidade. É a 7ª sub-10 deste ano, pra fechar com chave de diamante esse que está sendo o período mais frio do ano, em pleno final de agosto!

 

A partir de hoje, o ar frio começa a perder força, com máxima já atingindo os 25ºC. Amanhã a mínima já não deve baixar de 12C.

LeoP,

mínima de 7,7ºC no Cercadinho/BH, mas o que me chama a atenção nessa estação, é as rajadas de vento,no horário de 5 h a temperatura de 8,1ºC e vento com rajada máx de 57 km/h.No horário de 8 h registrou rajada máx de 69 km/h

Outras mínimas interessantes nas redondezas, foram

5,0ºC na PWS Residencial Villa Bella/Itabirito

 

6,8ºC na PWS Villa Alpina/Nova Lima(altitude de 1152 metros).

 

3,9ºC na PWS Campolide/Barbacena/área rural(altitude 1058 metros)

 

4,3ºC na PWS Violeira/Viçosa/região suburbana a nordeste do centro.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Alexandre Pereira disse:

 

Thiago, o app do WeatherLink tem como regular a resolução da temperatura em configurações, antes de me avisarem aqui no BAZ tbm só aparecia o numero redondo, mas agora aparecem os décimos, por exemplo:

 

Fazenda Capão - DF: 4,6°C

Fazenda Malunga - DF: 4,8°C

Fazenda Mata do Sucuri - Planaltina/GO: 8,1°C

Fazenda Buritizinho - Silvânia/GO: 9,0°C

 

As mínimas aqui em Anápolis e nas redondezas:

 

PWS Washington/WU - Anápolis: 6,4°C

INMET - Silvânia: 10,6°C

SIMEHGO - Anápolis: 12,7°C

INMET - Goiânia: 13,1°C

 

Muito obrigado, Alexandre!

Consegui ajustar aqui.👍🏼

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

 

É bem curioso a Climatempo estar falando desse dia, em que o Europeu de longo prazo chegou a sugerir uma mega erupção para o período. Hoje esse cenário não é mostrado, mas pode mudar a qualquer momento pela distância do dia. Estarei na torcida para que Setembro volte a registrar um frio como foi em 2002, 2006 ou 2012. 

Renan,

que venha o frio, mas que chova antes de esfriar, os últimos setembro estão péssimos para chuva na Zona da Mata e Noroeste do Rio.

  • Like 6
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 26/08/2020 em 08:36, Alexandre Pereira disse:

 

Thiago, o app do WeatherLink tem como regular a resolução da temperatura em configurações, antes de me avisarem aqui no BAZ tbm só aparecia o numero redondo, mas agora aparecem os décimos, por exemplo:

 

Fazenda Capão - DF: 4,6°C

Fazenda Malunga - DF: 4,8°C

Fazenda Mata do Sucuri - Planaltina/GO: 8,1°C

Fazenda Buritizinho - Silvânia/GO: 9,0°C

 

As mínimas aqui em Anápolis e nas redondezas:

 

PWS Washington/WU - Anápolis: 6,4°C

INMET - Silvânia: 10,6°C

SIMEHGO - Anápolis: 12,7°C

INMET - Goiânia: 13,1°C

 

A convencional do INMET no centrão de Goiânia teve mínima de 16,3 C, fica numa ilha de calor, 10 C de diferença pra essa PWS em Anápolis que é tão pertinho, não dá uma hora de carro, Goiânia foi a capital mais infeliz, pra quem gosta de frio, nessa onda de frio do fim da última semana, só deu uma refrescada, mas, agora, o oeste do País já está totalmente desprovido de ar polar, e o frio foi intenso de sexta pra sábado, porém  a mínima hoje foi de 19,9 C em Primavera do Leste e de 25,4 C na automática de Cuiabá.  

Edited by Leandro Leite
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, sjmolive disse:

Bom dia a todos.

 

Como o vento sul foi constante, a temperatura até que não caiu muito de madrugada, embora a mínima tenha sido interessante: 9,7˚C. Por conta da persistência do frio, a temperatura média das últimas 24 está em apenas 12,8˚C. Um senhor frio para final de agosto, apesar do céu claro e sol o dia todo. É a potência da MP aqui na região.

 

Os modelos não previram com antecedência a duração deste frio aqui. Só quando a MP entrou na Argentina com 1037 hPa é que ficou claro o tamanho do "estrago". Impressionante a imprecisão dos modelos. No máximo sinalizaram tendências. Fica claro que há muito o que evoluir neste quesito, não se conhece ainda o suficiente a dinâmica da atmosfera para previsões seguras, sempre. Se isso é verdade para 3 dias/ 1 semana, que me dizem de previsões para 1 - 10 - 50  anos, amigos?  Pois é...

 

Enquanto isso, vamos aproveitando a friagem que se estica mais que pensávamos. Estamos abaixo dos 20˚C desde as 16h de quinta feira passada. 

 

No momento céu claro, vento sul, 13,4˚C/ 83% (8h55min). Um grau mais quente que ontem, neste horário.

 

sjmolive,

foi um final de noite/madrugada do frio de baixadas.

Pena que a estação de Cambuci-RJ, altitude de 60 metros, saiu do ar na madrugada de ontem e não voltou mais, senão teria registrado mínima entre 9,0 a 10,0.

Aqui em Laje do Muriaé, ventou muito durante a manhã e início da tarde, quando começou a escurecer, quase não tinha vento, mas a temperatura foi caindo rápido.Mas a partir de 20 h o vento voltou moderado e fez a temperatura subir 1,5ºC, mas a umidade despencou para 56% ás 21 horas, no decorrer do tempo o vento sumiu, a temperatura desceu bem.No horário de 23 h 30 a umidade marcava 74% e a temperatura 13,5ºC.A umidade máxima aqui, chegou a 86%.

Fui no bairro mais frio daqui, na saída sul da cidade, medi 8,1ºC ás 6 h 25, mas o sol estava começando a pegar no baixadão.Termômetro/bússola,altímetro, pressão atmosférica e marca dia e hora.

Edited by marinhonani
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, LeoP disse:

Na região da estação Cercadinho, as rajadas de vento chegaram a 51km/h no momento da mínima de 7,7C. Alguém sabe me dizer qual a sensação térmica correta, sem cair naqueles cálculos mirabolantes?

Entre 1,4° e 2,7° (o cálculo não aceita número quebrado)IMG_20200826_122345.thumb.jpg.a53c4ac76c9ff688b2ac101f435b5e04.jpgIMG_20200826_122515.thumb.jpg.a36c1547619c274504f9fbfc93997262.jpg

Só que o "mais certo" seria usar a média dos vento, mas sendo só por curiosidade, e não por sensacionalismo, tá valendo.

Edited by Felipe S Monteiro
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

SÃO PAULO E RMSP - MÍNIMAS 26/08/2020

 

CGE:

1,1 MARSILAC

3,6 CAPELA DO SOCORRO

5,3 SANTANA DO PARNAÍBA

5,6 SÃO MATEUS

5,8 MAUÁ

6,6 PIRITUBA

7,4 PINHEIROS

7,5 FREGUESIA DO Ó

7,8 IPIRANGA/JABAQUARA

7,9 BUTANTÃ/VILA MARIA

8,0 PERUS

8,1 CIDADE ADEMAR/VILA FORMOSA

8,3 ITAIM PAULISTA

8,4 TREMEMBÉ/SÃO MIGUEL PAULISTA

8,7 PARELHEIROS

8,8 ITAQUERA/RIACHO GRANDE

9,0 PENHA/SANTANA

9,2 SANTO AMARO/MBOI MIRIM/VILA PRUDENTE

9,3 VILA MARIANA

9,6 CAMPO LIMPO/ANHEMBI

10,0 LAPA/MOOCA

10,7 SÉ-CGE

 

OFICIAIS:

8,5 MIRANTE DE SANTANA AUT/INMET

9,0 SESC INTERLAGOS/INMET

7,3 BARUERI/INMET

6,3 IAG CONVENCIONAL (MENOR DO ANO)

 

AEROPORTOS:

5,7 GUARULHOS

8,5 CONGONHAS

7,5 CAMPO DE MARTE

 

CETESB:

6,7 PICO DO JARAGUÁ

8,0 GUARULHOS-PAÇO MUNICIPAL

8,5 CAPÃO REDONDO

9,4 PARQUE DOM PEDRO

10,2 MARGINAL TIETÊ

10,5 PINHEIROS

 

 

 

 

 

  • Like 20
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, compartilho essas fotos que vi em um grupo que estou no Facebook. Não lembro de tê-las visto por aqui e não sei se o autor do post é membro do BAZ.

Todas as fotos pertencem ao autor do post João Paulo Machado no grupo do Facebook "Mochileiros". Link do post: https://www.facebook.com/groups/mochileiroscom/?post_id=10157161807477260

 

Pico Araçatuba

 

118223855_3288427687899675_6317448171433

João Paulo Machado

 

118343688_3288427444566366_2410615991114

João Paulo Machado

 

118309227_3288427717899672_3269899692993

João Paulo Machado

 

118208385_3288427537899690_8494153425454

João Paulo Machado

 

117968375_3288432937899150_8619121515182

João Paulo Machado

  • Like 32
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

32 minutos atrás, -FAAN- disse:

Pessoal, compartilho essas fotos que vi em um grupo que estou no Facebook. Não lembro de tê-las visto por aqui e não sei se o autor do post é membro do BAZ.

Todas as fotos pertencem ao autor do post João Paulo Machado no grupo do Facebook "Mochileiros". Link do post: https://www.facebook.com/groups/mochileiroscom/?post_id=10157161807477260

 

Pico Araçatuba

 

118223855_3288427687899675_6317448171433

João Paulo Machado

 

118343688_3288427444566366_2410615991114

João Paulo Machado

 

118309227_3288427717899672_3269899692993

João Paulo Machado

 

118208385_3288427537899690_8494153425454

João Paulo Machado

 

117968375_3288432937899150_8619121515182

João Paulo Machado

 

Fiquei muito feliz quando vi essas fotos. Neve boa nos picos da serra do mar ! Em 2013, pelo menos nessas montanhas em específico, foi mais ou foi menos que agora ?

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

37 minutos atrás, Alexandre M disse:

image.png.56ec041542eb08643d410b6079ec646b.png

Aqui foi. Talvez você tenha colocado vírgula e ele não aceitou.

 

Falando nesse assunto eu nunca compreendi muito bem o conceito de sensação térmica. É possível medir como se mede a temperatura real ou é apenas um cálculo? Se não é algo mensurável como é que eu sei se o cálculo está certo?

 

Espero que não seja muito off topic 😅

Colocar a virgula dá, só que ela não é calculada, colocar 7 e 7,7 dá o mesmo resultado.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

32 minutos atrás, Ivan disse:

Temperaturas mínimas entre 7 e 10 graus no Vale do Paraíba Fluminense.

Resende brilhou com 7,2°C.

Tivemos 3,5°C na vila de Maringá, Itatiaia.

Aqui a nebulosidade noturna prevaleceu e não baixamos dos 11°C.

@Renan o que significa MM?

 

 

Excelente mínima em Resende !

 

MM é um termo cunhado aqui no próprio BAZ que é a sigla para "Maldição Maldita", um adjetivo carinhoso para as nuvens estratiformes que muitas vezes aparecem à noite para estragar as nossas temperaturas mínimas.

 

Por exemplo: Na grande massa polar marítima de Julho-2017, a mínima do evento aqui em JF foi de pífios 09,0C graças à atuação constante da MM.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

15:45 e faz 33,0C com 31% em Mondaí. Desde abril não passava de 32C.

 

No leste o vento sopra do oceano e a temperatura está bem agradável: tenho céu limpo, vento leste a +/- 10km/h e 22,3C com 64% em Blumenau, menos quente que o INMET São Joaquim, que marcava 23,1C às 15h. Máxima de 24,4C aqui em casa, quase nada acima da média.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Leandro Leite disse:

A convencional do INMET no centrão de Goiânia teve mínima de 16,3 C, fica numa ilha de calor, 10 C de diferença pra essa PWS em Anápolis que é tão pertinho, não dá uma hora de carro, Goiânia foi a capital mais infeliz, pra quem gosta de frio, nessa onda de frio do fim da última semana, só deu uma refrescada, mas, agora o oeste do País, já está totalmente desprovido de ar polar, que nessa parte foi intenso de sexta pra sábado, a mínima hoje foi de 19,9 C em Primavera do Leste e de 25,4 C na automática de Cuiabá.  

GYN, BSB e aqui realmente perderam o show, mas fiquei muito feliz com essa MP pela neve no Sul, as tardes geladas no Sudeste e a friagem intensa no Norte. 

Mesmo assim a gente tá aproveitando o revés de uma MP: o padrão seco. Aqui em casa o termohigrometro tá marcando 10% de URA, o mesmo valor da automática de GYN

 

URA.thumb.png.b494e0e5a083c0b0ce0fc9b7957507af.png

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.