Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2020

Recommended Posts

7 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Depois de dias a luz voltou aqui em casa, finalmente minha estação está ONLINE. Infelizmente todo esse tempo fora da tomada as pilhas alcalinas foram devoradas pelo console da Davis.

A mínima do período noturno foi de 7,6C às 22h e a mínima de hoje 7,9C no amanhecer, quando o céu limpou. Está esquentando mais que ontem, ao meio dia já tenho 18,4C com 60% (P.O. em 10,5C).

Não sei se foi a sensação térmica, ou porque estava mal acostumado, mas senti bastante frio nessa MP, a que mais senti no ano, embora os valores nada extraordinários.

• Like 4

1 minuto atrás, Beto Krepsky disse:

Não sei se foi a sensação térmica, ou porque estava mal acostumado, mas senti bastante frio nessa MP, a que mais senti no ano, embora os valores nada extraordinários.

sem dúvida foi a MP mais forte até agora, Junho foi péssimo.

• Like 7

Boa noite, tivemos variação de 7°-20° em Curitiba, infelizmente de madrugada não abaixou muito por conta da "Mm"...

Hoje tivemos um dia ensolarado e de céu aberto, no momento segue aberto e temperatura em queda gradativa.

Screenshot_20200704-192550_1.jpg

• Like 7
  • Thanks 1

7 horas atrás, Eclipse disse:

Conhece algo chamado Método Científico?

Claro ! O primeiro passo é a identificação de um Problema. Ex: 1- o que aumenta as ocorrências de Geadas no Sul do Brasil ? 2- formulação de hipóteses (ICA, Ciclo Nodal Lunar, Ondas Planetárias (Rossby), Atividade Solar etc) e por aí vai...até chegarmos através de comprovação, a hipótese ou hipóteses mais prováveis. O que o Amigo poderia nos informar sobre, por exemplo, sobre a influência das Ondas de Rossby nos invernos extremos no Sul do Brasil ?

• Like 2
  • Haha 1

20 horas atrás, Tomás WRuas disse:

Na Fazenda Ressacada/Tapera/UFSC faz 5,0° agora. Sertão, 120 metros acima, pode ter 3,x já. Geada boa amanhã se não ventar. Torcendo com todas as minhas forças pra estação voltar com dados quando a energia retornar.

é.... 

Subi lá no Sertão do Ribeirão hoje e troquei as pilhas.

2020 não deixa de ser 2020. Perdi todos os dados entre 16h do dia 30/06 até 15h de hoje, 04/07. Tudo bem. Tudo bem. Respiiira.

Foi-se a mínima do ano (até agora, risos), o ciclone do ano e a maior rajada da década. Tudo nesses 4 dias fora.

Agora a energia tem 3 dias pra voltar por lá até eu recomeçar a perder dados. Há uma boa notícia, porém: o anemômetro que tinha voado no temporal eu consegui achar! Provavelmente o destino ficou com pena e disse, ah, deixa o anemômetro pra ele, vai, coitado. Passei o olho pelo chão e encontrei. Tava pertinho da estação, meio enterrado no pasto. Não tá morto quem peleia.

Fotos de lá hoje, máxima de 19,8°:

IMG_20200704_161748414.thumb.jpg.e5fe170a3de3294a9245ec67e355a675.jpg

IMG_20200704_161405656.thumb.jpg.65c2c28425923da9ac2e3ef91b808707.jpg

• Like 15
  • Sad 3

12 horas atrás, Eclipse disse:

Não custa sonhar. Que venha essa bomba! E que seja democrática como foi em 2016, pra todo mundo saborear um pouco esse sorvetão que os pinguins lá vão mandar pra gente.

Meta: todo mundo lambuzado no sorvetão dos pinguins! Quebra essa, 2020!

• Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 3
  • Confused 1

Variação hoje -0,2/21,1°C com céu absolutamente limpo durante toda a tarde e também agora à noite.

A keda de temperatura está muito acelerada novamente e hoje a chance de formação da MM é menor, já q não havia nebulosidade sobre a serra no finalzinho da tarde 👇1593901529554.thumb.jpg.3f4bfc385aecf7b5deebfb775b793171.jpg

Tendo em mente q nada é 100% previsível, farei observação da temperatura na relva às 23h. Verificando também se haverá formação de geada antes do final da noite, o q acredito irá ocorrer. 

Às 19h a temperatura na baixada já estava em 7,3°C. Aproveitei a ida até o local e deixei o termômetro pra registro de relva.

Se a MM retornar na madrugada, já terei verificado se houve ou não geada.

• Like 16

7 horas atrás, Carlos Campos disse:

O "Peregrino" poderia criar um tópico específico sobre suas teses. 

Muitos gênios da antiguidade foram ridicularizados em vida mas séculos depois suas "loucuras" foram aceitas como "científicas".

Não tenho conhecimento suficiente para criar tópico em site de tão ilustres conhecedores Meteorológicos. Apenas busco conhecer um pouco sobre Climatologia para desenvolver minhas atividades de Pequeno Produtor Rural. Todavia, meus comentários se não baseados em método científico, têm como fundamento a Lógica Formal. 

• Like 6

Segundo o GFS essa onda de leste (a 1ª do mês) pode provocar alguma chuvinha no sertão da PB no fim da tarde ou na noite de amanhã.

Screenshot_20200704-193338.png.75cb0e5b40d1c7884976671a32196c24.png

Imagem de satélite mais atual mostrando o sistema. 👆

Screenshot_20200704-193326.png.1fc680a099d7658f8463a602de1a6123.png

E a previsão do GFS pro fim da tarde de amanhã. 👆 O ponto verde é onde estou.

Vamos ver como será o comportamento desse sistema (ainda que fique só parcialmente nublado aqui, está ótimo pra mim).

• Like 10

6 horas atrás, Eclipse disse:

Já está 15 °C. Pra subir a temperatura é rapidinho né, agora pra cair de madrugada é uma novela.

Bem vindo a POA. Vc já conhece a cidade?

Mas sério: a real é que o Inmet tá num local horrível pra queda noturna. Um topinho cercado de árvores 🤢

Ainda bem que temos essa outra estação no bairro Auxiliadora pra suprir essa necessidade de boas mínimas: 🤡

photo-stn-00428.jpg

É bastante irritante que Porto Alegre não tenha sequer uma estação decente. Bem instalada, em local padrão, ventilado e que acumule ar frio. É pedir demais? 😪

• Like 14
  • Thanks 2
  • Sad 1

Apareceu um halo na Lua aqui, ela tá bem bonita, tá com a luz mais difusa, bem brilhante. Tá mágica hj. Tô encantado aqui.

Daqui a pouco, por volta da meia noite vai rolar um eclipse bem mequetrefe. Nem vale a pena. rs

• Like 6
  • Haha 1

Sexta e sábado de muitas nuvens e friozinho no Rio, tendo como maior diferença entre os dois dias a chuva na noite de ontem e o sol no finalzinho da tarde de hoje, em ambos os dias a máxima aqui em Ipanema não passou de 22°C e a mínima que ontem foi de 19 caiu para 17°C hoje. No momento 20°C e céu parcialmente nublado, amanhã a mudança se concretiza e o domingo deve ser de muito sol e elevação na temperatura (especialmente a máxima). Deixo com vocês o registro que fiz hoje do fim de tarde aqui na altura do Posto 9 enquanto tomava uma caipirinha num quiosque nessa reabertura recém iniciada no Rio.

IMG_20200704_174229.jpg

• Like 9
  • Thanks 2

23 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

Mas sério: a real é que o Inmet tá num local horrível pra queda noturna. Um topinho cercado de árvores 🤢

Ainda bem que temos essa outra estação no bairro Auxiliadora pra suprir essa necessidade de boas mínimas: 🤡

photo-stn-00428.jpg

É bastante irritante que Porto Alegre não tenha sequer uma estação decente. Bem instalada, em local padrão, ventilado e que acumule ar frio. É pedir demais? 😪

Infelizmente o INMET não dá a mínima para mínimas 🙄... Só cumpre (e não tão bem) com o seu papel. 

É mesmo lamentável o não monitoramento oficial de locais propensos à extremos de temperatura acentuados. O frio q uma grande parte da população sente na pele não é mostrado realmente nos registros do instituto. Em Curitiba acontece o mesmo. Enquanto a periferia congela logo ao anoitecer, os locais monitorados oficialmente mostram um clima diferente.

O trabalho q muitos dos colegas aki fazem é elogiável, e aproveito pra dizer q lamento também o q houve com a tua estação no Sertão do Ribeirão...perda de dados preciosos, como registros de ventos possivelmente acima dos 100 km/h e mínimas importantes.

Quanto à mínimas, virão eventos melhores q este último. Só estamos no início de Julho.

Abraço

• Like 5
  • Thanks 2
  • Sad 1

29 minutos atrás, Tavares disse:

Apareceu um halo na Lua aqui, ela tá bem bonita, tá com a luz mais difusa, bem brilhante. Tá mágica hj. Tô encantado aqui.

Daqui a pouco, por volta da meia noite vai rolar um eclipse bem mequetrefe. Nem vale a pena. rs

Hoje tem Superlua Difusa Brilhante, ocorre uma vez a cada 1200 anos! Não sabia?!

• Like 2
  • Haha 13

7 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

Hoje tem Superlua Difusa Brilhante, ocorre uma vez a cada 1200 anos! Não sabia?!

Eu já ia batizar o fenômeno, registrar patente e sentir o gostinho da primazia da vanguarda da astrofísica.

Mas já fizeram antes. A Lua da Vez é a "Lua do Bode" 

Pra não ficar 100% offtopic, tá frio em Santo André.

BuckMoon.png

• Haha 13

57 minutos atrás, Tavares disse:

Estamos com um densa neblina aqui, daí como a lua tá bem brilhante parece que está amanhecendo

• Like 5
  • Thanks 1

Posted (edited)
31 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

Xi

Vai aparecer essa lua aqui no estado de são paulo?

Se sim, avisarei minha querida mãe. Ela ama tirar fotos desse troços ai kkkk

Sorte minha pq o ceu daqui está beeeem limpo, parece que passaram aspirador nele e tirou tdas as nuvens rs

Edited by Miguel Russe
  • Like 6
  • Haha 2

45 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Infelizmente o INMET não dá a mínima para mínimas 🙄... Só cumpre (e não tão bem) com o seu papel. 

É mesmo lamentável o não monitoramento oficial de locais propensos à extremos de temperatura acentuados. O frio q uma grande parte da população sente na pele não é mostrado realmente nos registros do instituto. Em Curitiba acontece o mesmo. Enquanto a periferia congela logo ao anoitecer, os locais monitorados oficialmente mostram um clima diferente.

O trabalho q muitos dos colegas aki fazem é elogiável, e aproveito pra dizer q lamento também o q houve com a tua estação no Sertão do Ribeirão...perda de dados preciosos, como registros de ventos possivelmente acima dos 100 km/h e mínimas importantes.

Quanto à mínimas, virão eventos melhores q este último. Só estamos no início de Julho.

Abraço

O amigo Carlos agora esqueceu a Ciência e adentrou-se no campo perigoso da Filosofia. Porquê o INMET não dá a mínima para mínimas ? Qual seria o papel do INMET ? Isso tenho observado também aqui no Sertão nordestino. Desde 2018, as madrugadas de inverno  por aqui têm sido bastantes frias para nosso padrão (já cheguei a registrar 13 graus), mas a Funceme só registra as máximas (como se 38 graus fosse alguma novidade por aqui).

• Like 6
  • Confused 4

Posted (edited)

Boa noite, dia com sensação de muito frio na área urbana de Friburgo, muita nebulosidade e baixa amplitude termica. A cidade teve maxima sub19, variação de 13°C a 18,1°C aqui em casa. Na Uerj a maxima foi de 18,5°C. Temperatura as 21:20 na casa dos 15°C.

Edited by Rafael
  • Like 9

9 horas atrás, sjmolive disse:

Oi @Renan, sua estação está fora do ar? Não estou vendo no Wunderground.

Quais foram os registros extremos de hoje e ontem? Eu gosto de acompanhá-la.

Boa noite, parceiro.

Sim, está fora do ar desde Quinta-feira, quando meu irmão trocou o roteador e eu ainda não fui lá na casa dele reconfigurar o console ao novo roteador.

A estação fica no sítio que é da família toda, mas eu não moro lá (somente meu irmão). Até Segunda estará restabelecido, ou amanhã.

• Like 7

Posted (edited)
5 horas atrás, Victor Naia disse:

Varginha/PWS - 10.1°C b. Bom Pastor. 940.00 metros, topão, estação cercada por muros em cima de um telhado.

Varginha/INMET -  8.3°C (às 5:00). 950.00m encosta (quase na parte mais alta dela),limite do rural com urbano.

Coqueiral PWS -  4.3°C 

850.00m baixada urbana, bem arborizada. Cidade é pequena, não tem 15.000 mil habitantes. 

Conceição do Rio Verde - 4.7°C

870.00m encosta urbana, na beira do rio que dá nome à cidade. 

Na Fazenda, distrito de Martins, 1.150.00 metros, encosta (sede), termômetro digital marcou 6°C às 6:30.

Na baixada, cerca de 970.00m, termômetro do carro aprontou entre 4 e 5°C por volta das 6:45-7:00. 

Máxima na fazenda chegou a 24.5°C.

Victor Naia,

repare como poucos metros de diferença entre topo e semi-baixada pode ter uma boa diferença na temperatura.

Hoje a mínima na nova PWS em Franca foi de 8,2ºC(altitude 986 m), na automática marcou 12,0ºC(altitude 1003 m).

Depois que vi essa nova PWS em Franca passei a comparar as mínimas das duas, teve um dia que a diferença foi 6,7 para 10,7 é bom para comprovar as diferenças com poucos metros.

Edited by marinhonani
  • Like 9

2 horas atrás, Tomás WRuas disse:

hahaha pois é, virou marca registrada mesmo da capital gaúcha.

Sempre que vejo essas "quedas" de temperatura eu lembro: "poderia ser pior, Mostardas tá tão pertinho" kkkkkk

QUanto às estações, saudades da época que havia a parceria entre a MetSul e o CEIC, que tínhamos várias estações da cidade online para acompanharmos.

• Like 7

Fiquei umas horas sem olhar o Baz, poucas postagens, conclui, o modelo GFS aniquilou a onda de frio após 13 julho.

• Like 1
  • Haha 1
  • Sad 4

Agora, marinhonani disse:

Fiquei umas horas sem olhar o Baz, poucas postagens, conclui, o modelo GFS aniquilou a onda de frio após 13 julho.

Também tou desconfiado e com medo de perguntar

• Haha 1
  • Sad 4

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.