Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2020

Recommended Posts

40 minutos atrás, Peregrine disse:

"nosso clima não é mais o mesmo, o planeta está aquecido" Gostaria, se possível, de mais esclarecimentos do amigo sobre essa afirmação. Aqui no semiárido as temperaturas estão 5 graus abaixo da média neste inverno (se é que existe Temperatura Média Global). O Ciclo Solar 24 é um dos menos ativos desde a contagem do NMS dos ciclos de 10 anos. O Pacífico em sua fase fria (ODP) alguns meteorologistas já falam em La Nina. A Lua em seu Ciclo Nodal entre o ponto médio e máximo (permanecendo assim por mais uns 8 anos). O Índice de Circulação Atmosférica (ICA) com o aumento da amplitude das Ondas de Rossby, passando a ter um escoamento meridional, Não vejo portanto, razão para o "planeta está aquecido". 

Ontem mesmo estava lendo no Climatempo, sobre os incêndios na Sibéria.

Sobre o Junho e Julho mais quentes em 140 anos (ou algo assim, não achei o link agora).

Ninguém entra em um consenso sobre este assunto. Eu sou da turma que acredita que o planeta está acima da média.

• Like 2

Eu sou da turma que não acredita em aquecimento global antropogênico.

• Thanks 1
  • Haha 4
  • Confused 3

Tarde muito quente em Florianópolis, no momento faz entre 28 e 30ºC na cidade com umidade na casa dos 40%.

Fui na academia na hora do almoço e já cheguei pingando suor. 😒

• Like 2
  • Sad 5

Posted (edited)
15 minutos atrás, Elieder disse:

Ontem mesmo estava lendo no Climatempo, sobre os incêndios na Sibéria.

Sobre o Junho e Julho mais quentes em 140 anos (ou algo assim, não achei o link agora).

Ninguém entra em um consenso sobre este assunto. Eu sou da turma que acredita que o planeta está acima da média.

Climatempo adora botar terror nesse negócio de aquecimento global, ressaltam o calor, mas esquecem de centenas de lugares por aí que estão abaixo da média.

A uns 3 dias mesmo tinha local no norte da Rússia com 1°, em pleno verão.

Não falam também do verão abaixo da média na Escandinávia, e por aí vai.

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 2

Todas estações no Brasil sofreram aquecimento forte da normal 61/90 pra 81/10 e mais ainda agora pra 91/20. Qualquer um que tabele estações já viu isto. E quem tabela outras estações ao redor do mundo, também já percebeu o mesmo aquecimento. Aliás, o @jean10lj tem tabelado várias estações ao redor do Globo e todas rurais. E todas aqueceram. 

Enfim, negar o óbvio é muito triste e só atrasa todo o processo de superação deste tema.

Em Bagé, o veranico vai sendo cruel e histórico, com mínimas 2ºC acima da média MÁXIMA:

image.png.6e31ee383a2c44a797339eb2e75f32af.png

Na Baixada em Pinheiro Machado: 

image.png.5b311f98f91332b01de4a5d6bf44df02.png

• Like 14
  • Thanks 1

Boa tarde!

Esse calorzinho tem sido uma boa trégua do frio para os gaúchos. Pelo aplicativo TEMPO 14 DIAS, deverá seguir até sexta-feira, aqui em Porto Alegre, esse tempo mais quente. Pessoalmente, tenho gostado bastante, pois não é um calor exagerado, mas uma temperatura agradável, principalmente à noite.

No sábado que vem, esfriaria um pouco. O aplicativo dá 6°c como previsão no amanhecer do próximo domingo para a capital gaúcha. No entanto, outro ar polar mais forte é previsto para o dia 29/07. Pelo visto, ao menos até as previsões do momento, agosto começaria com bastante frio. Vamos ver o que nos reservam as próximas rodadas. 

A ameaça da nuvem de gafanhotos voltou, em razão do tempo mais quente, mas creio que com a chegada do frio já no sábado, não venhamos a ter muitos problemas.

Abraços a todos, com votos de muita paz e saúde!

João Nicolau 

• Like 4
  • Thanks 3

5 horas atrás, CloudCb disse:

Já vai em quantos mm neste mês por lá? Inverno tá bem chuvoso em Mossoró, hein.

Tá bem chuvoso mesmo, o único mês abaixo da média foi Janeiro.

Pela Emparn Julho está com 64 mm, no Cemaden variando entre 50/60 mm. No ano já passou dos 1200 mm no Cemaden, pela Emparn tá em 1158 mm.

• Like 6

7 horas atrás, JOÃO MARCOS disse:

Amanhecer de um veranico?

Screenshot_20200721-070558_Chrome.jpg

Santa altitude nestas horas. Qual sua maior mínima desde Junho?

• Like 4
  • Thanks 1

Eu nem sei como que se mede a temperatura do planeta, tampouco como que se fazia isso em 18XX. rsrs

• Haha 5

1 hora atrás, Peregrine disse:

Aqui no semiárido as temperaturas estão 5 graus abaixo da média neste inverno (se é que existe Temperatura Média Global). 

Em qual estação ou estações você baseia sua afirmação? Ou é da sua cabeça/percepção mesmo? Pela latitude da região, é impossível uma anomalia tão alta. Para você ter uma ideia, o mês mais frio da história de Porto Alegre teve anomalia de -4,0.

E suas previsões falharam miseravelmente. Bastou chegar a 2a quinzena de julho que a América do Sul esquentou e o sudeste continua sem seu inverno.

• Like 3
  • Thanks 3
  • Haha 1

1 hora atrás, Peregrine disse:

"nosso clima não é mais o mesmo, o planeta está aquecido" Gostaria, se possível, de mais esclarecimentos do amigo sobre essa afirmação. Aqui no semiárido as temperaturas estão 5 graus abaixo da média neste inverno (se é que existe Temperatura Média Global). O Ciclo Solar 24 é um dos menos ativos desde a contagem do NMS dos ciclos de 10 anos. O Pacífico em sua fase fria (ODP) alguns meteorologistas já falam em La Nina. A Lua em seu Ciclo Nodal entre o ponto médio e máximo (permanecendo assim por mais uns 8 anos). O Índice de Circulação Atmosférica (ICA) com o aumento da amplitude das Ondas de Rossby, passando a ter um escoamento meridional, Não vejo portanto, razão para o "planeta está aquecido". 

Difícil acreditar nas observações meteorológicas de alguém que disse que geou em pleno sertão do Ceará fazendo 19 graus. 

• Like 1
  • Thanks 3
  • Haha 8

Natal com umas pancadas de chuva passageiras, sol, chuva, sol, chuva, mas desde o fim da manhã o sol tá querendo ganhar a disputa.

No momento 26ºC e o vento tá mais fraco em relação a ontem, rajadas em torno dos 40km/h.

image.png.92e29db919adbb964d7d842f7a31609c.png

• Like 7

Aos colegas que acreditam no aquecimento global antrópico, não esqueçam que já está na hora mais quente do dia e temos que fazer nosso ritual de abraçar árvores e aplaudir o sol.

• Thanks 6
  • Haha 4

30 minutos atrás, Moretão disse:

Santa altitude nestas horas. Qual sua maior mínima desde Junho?

De memória: em torno de 13°C naqueles dias de chuvarada de Junho. 

• Like 3

52 minutos atrás, Samihr Hermes disse:

Ainda bem que ciências exatas, como meteorologia, são feitas com métodos que independem de nossas crenças.

De qualquer modo, nenhuma prova da existência de um aquecimento bobal causado pelo homem.

• Haha 3

1 minuto atrás, Samihr Hermes disse:

https://climate.nasa.gov/evidence/

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-9326/11/4/048002

Abstract

The consensus that humans are causing recent global warming is shared by 90%–100% of publishing climate scientists according to six independent studies by co-authors of this paper....

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

https://climate.nasa.gov/scientific-consensus/

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tá bom ou quer mais?

Você esquece das centenas de cientistas que deixaram o IPCC pois não condizem com os pensamentos dos mesmos.

• Haha 3

54 minutos atrás, VitorVM disse:

Todas estações no Brasil sofreram aquecimento forte da normal 61/90 pra 81/10 e mais ainda agora pra 91/20. Qualquer um que tabele estações já viu isto. E quem tabela outras estações ao redor do mundo, também já percebeu o mesmo aquecimento. Aliás, o @jean10lj tem tabelado várias estações ao redor do Globo e todas rurais. E todas aqueceram. 

Enfim, negar o óbvio é muito triste e só atrasa todo o processo de superação deste tema.

Em Bagé, o veranico vai sendo cruel e histórico, com mínimas 2ºC acima da média MÁXIMA:

image.png.6e31ee383a2c44a797339eb2e75f32af.png

Na Baixada em Pinheiro Machado: 

image.png.5b311f98f91332b01de4a5d6bf44df02.png

Surreal essa mudança de tempo no extremo sul do país. Não existe praticamente um dia no meio, entre um que foi extremamente gelado para os padrões, do outro que foi extremamente quente. Totalmente digno de estudo toda essa situação.

Mas de antemão já imagino que seja fruto do padrão de circulação pouco habitual das últimas semanas, com pouco ou nenhum ar temperado chegando ao Brasil Tropical, então quando o vento voltou a soprar de Norte, todo calor produzido anormalmente no Centro do país, drenou violentamente para o Sul do país. Uma mudança dessas de temperaturas seria de se surpreender na primavera, imagina agora no miolo do Inverno. 

Em tempos malucos e de aquecimento, teremos que se habituar com mudanças cada vez mais extremas de um dia para outro, como essa, isso até mesmo no Brasil Subtropical ou temperado. 

• Like 9

3 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Você esquece das centenas de cientistas que deixaram o IPCC pois não condizem com os pensamentos dos mesmos.

Que eu saiba cientistas de fora do IPCC não são proibidos de publicar.

• Like 1
  • Thanks 6

4 minutes ago, Matheus Vinicius said:

Pouco importa que não condiga com os pensamentos deles.

“It doesn't matter how beautiful your theory is, it doesn't matter how smart you are. If it doesn't agree with experiment, it's wrong.” 

Richard P. Feynman

• Like 5
  • Thanks 3

42 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Só complementando sobre o tabelamento, temos um mapa com as estações tabeladas mundialmente. 

Pra não dizer 100%, 95% delas apresentaram um aquecimento bem significativo durante o passar dos anos, sendo que são estações rurais (não tem a desculpinha esfarrapada que as estações passaram pelo processo de urbanização, ou foram desativadas).

2041355224_Semttulo478.thumb.png.c7e42e17d8533a4977f33f1d29c61269.png

Legenda:
-Cinza: @jean10lj
-Laranja: minhas
-Azul: @Andoni
-Rosa escuro: @PFilho
-Vermelho: @Rodolfo Alves

-Amarelo: @Marcelo

Sério, tem certas coisas que são vergonhosas de se publicar. Pior, é tratar o aquecimento global como CRENÇA, tão de sacanagem né. Isso é uma baita tiração de sarro com quem estuda/trabalha na meteorologia, que é uma CIÊNCIA EXATA, e não uma SEITA RELIGIOSA.

Alguns links para qualquer um explorar: 

-estações mundiais: https://gis.ncdc.noaa.gov/maps/ncei/cdo/daily
-estações da Austrália: http://www.bom.gov.au/climate/data/

-modelo de tabela: Modelo - (1871-2030).xlsx
-mapas atuais/reanálises: https://climatereanalyzer.org/

Augusto Goelzer,

na Rússia tem pouquíssimas estações nesse mapa, em comparação com a extensa área territorial que passa de 15.000.000 quilômetros quadrados.

• Like 4

Posted (edited)

Boa tarde.

Predomínio de Sol e poucas nuvens e eventuais rajadas de vento hoje aqui em Catolé, no sertão da PB. De vez em quando passava um redemoinho também.

IMG_20200721_160356879_HDR.thumb.jpg.a08a6a58703571b36c0ac19bddd67981.jpg

De sexta pra hoje o tempo teve variações entre frio diurno e calor. Na sexta amanheceu encoberto e assim permaneceu o dia todo, o sábado foi como hoje (embora mais quente já que não tinha um pingo de vento) e ontem foi encoberto também com a presença de chuvas ocasionais (que acumularam pouco mas ajudaram a esfriar com os ventos).

Por causa disso minha rinite fez a festa. 🎉

Edited by CloudCb
  • Like 8
  • Thanks 1

Eu não manjo muita coisa da termodinâmica planetária. Vou me abster, mas continuem, assim que é bom o monitoramento. Didático, técnico, acalorado.

Mal frequento esse tópico pq costuma ser a coisa mais previsível, tipo "hoje fez calor e eu quis me matar", "tnc o fim da grade do euro", "o frio de 55", "vou construir um arranhacéu no topo do morro da igreja só pra pôr minha estação", "tempo 14 dias", "só acredito quando estiver a 2 dias do evento" e etecétera. rsrs

• Thanks 1
  • Haha 24

30 minutos atrás, Tavares disse:

Eu não manjo muita coisa da termodinâmica planetária. Vou me abster, mas continuem, assim que é bom o monitoramento. Didático, técnico, acalorado.

Mal frequento esse tópico pq costuma ser a coisa mais previsível, tipo "hoje fez calor e eu quis me matar", "tnc o fim da grade do euro", "o frio de 55", "vou construir um arranhacéu no topo do morro da igreja só pra pôr minha estação", "tempo 14 dias", "só acredito quando estiver a 2 dias do evento" e etecétera. rsrs

esse "tempo 14 dias" sou eu. EU sempre (as vezes) falo desse app aqui, kkk

• Like 3
  • Thanks 1
  • Haha 4

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.