Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2020


Recommended Posts

Boa Noite. A temperatura hoje aqui em São Leopoldo variou de 9,6ºC a 20,5ºC. As paredes ja estão começando a ficar molhadas com o ar quente entrando em contato com as superfícies geladas dentro de casa. Agora é aproveitar o calorzinho e esperar a próxima onda de frio.

Há uns anos atras eu esperava tanto o inverno, e quando chegava e era fraco eu me decepcionava, com o passar dos anos eu aprendi que a gente não pode colocar nossas expectativas em algo que não é a gente que controla, o meu pai sempre diz, temos que aproveitar cada coisa, cada estação do ano, aproveitar o melhor da cada clima, (mas eu ainda não achei o melhor do calorão de 35 graus e do abafamento que é comum aqui no verão) mas enfim, eu percebi que isso tava se tornando um problema pra mim e mudei meu pensamento em relação a isso.

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Noite com céu limpo em São Paulo e um pouco de névoa úmida.

As temperaturas estão maiores em relação a ontem (subindo a cada dia).

Em áreas do centro, temos 18 graus nas estações do CGE, enquanto no extremo sul, 14/15 graus.

 

Imagem do satélite desta noite mostra a MM atingindo um pouco o extremo sul da Grande SP.

hk0byRA.jpg

 

 

Foto do satélite do canal visível mostra a MM encobrindo áreas próximas ao litoral pela manhã, além de algumas nuvens mais desenvolvidas no sul do estado.

Já a baixada santista, poucas nuvens.

8v5syOr.jpg

 

 

Durante à tarde, nuvens médias atingindo o leste do estado.

SeShnOZ.jpg

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Boa noite. Julho estava sendo nota 10 em boa parte da região sul até agora, mas infelizmente desespero retornou de vez... esse gif que mostra a advecção seca vinda do Brasil central por dias no sul representa esse sentimento.

FA1A20F7-2028-4142-885D-1D42DD4857B9.thumb.gif.065e1d02c89ec873982813c9f2e04608.gif

 

Em resumo, vários dias acima da media e absolutamente nada acontecendo por aqui, um terror pra quem gosta de meteorologia 🤢

 

  • Like 9
  • Thanks 1
  • Sad 11
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, marinhonani disse:

Carlos Campos,

a estação PWS de Piraquara fica perto daqueles lugares que você mede as mínimas e as geadas?

Vi no mapa do Wundergroud, que a estação fica a sudoeste da cidade de Piraquara e perto de bairros do leste de Curitiba, é isso mesmo que vi?

Exatamente, Nani

São duas áreas de baixada aki na vila: a maior é onde eu tenho a estação (abrigo do termômetro) e faço as fotos e a menor é essa da PWS.

Ambos os locais ficam em média à 400/500 m de casa.

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Augusto Goelzer disse:

Boa noite. Julho estava sendo nota 10 em boa parte da região sul até agora, mas infelizmente desespero retornou de vez... esse gif que mostra a advecção seca vinda do Brasil central por dias no sul representa esse sentimento.

FA1A20F7-2028-4142-885D-1D42DD4857B9.thumb.gif.065e1d02c89ec873982813c9f2e04608.gif

 

Em resumo, vários dias acima da media e absolutamente nada acontecendo por aqui, um terror pra quem gosta de meteorologia 🤢

 

Vcs não tem direito de reclamar não u.u

  • Like 3
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, até que latitude tem feito um frio decente?  A nivel do mar ? nem vou perguntar de altitude, pois eu moro no litoral sul de SC, em sombrio latitude  29 a 8 km do mar, e tem feito frio esse ano ,tem tido algumas geadas, até de formar gelo em cima dos carros, várias temperaturas sub 15, teve tantas sub 20 que achei que os termômetros estavam errados,  mas é por que está frio esse ano no sul, tanto que esse fim de semana esse calorzinho é bem vindo, isso que eu gosto de frio. 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

A estabilidade retornou ao leste do Paraná e segue a pior estiagem da história na nossa região.

Bom dia à todos e um ótimo sábado de "veranico" de norte à sul do país!

Comecei o dia bastante satisfeito com o desempenho da nova estação PWS curitibana/primeira "online" em Piraquara.

Hoje às 7h00 a temperatura era a mais baixa de toda a região metropolitana de Curitiba, com 9,1°C 👇Screenshot_20200718-072947.png.501b7a17377cd6a6116539e97a1a8712.pngScreenshot_20200718-071836.thumb.png.ad0810b9ae7374598b58d55dc9665566.png

Apesar do céu limpo durante toda a madrugada, o nevoeiro esteve presente e em vários momentos de forma intensa, situação q dificultou a keda constante da temperatura, q oscilou desde a meia-noite entre os 9,5/11°C.

Ao amanhecer houve dissipação quase q total do nevoeiro e então o resfriamento ocorreu de forma mais estável, sem flutuações, porém já tarde demais, pois o Sol já se insinuava no horizonte.

Satisfeito também com a constatação do potencial de frio nessa baixada q até então eu desconhecia. Em vários momentos fikei na dúvida se os registros seriam parecidos com os q tenho feito diariamente na outra baixada (mais ampla e praticamente no meio do mato), mas hoje essa dúvida desapareceu. O registro na minha estação (abrigo) não destoou do registro da PWS 👇AirBrush_20200718072102.thumb.jpg.d1b33f1fa7c47d0580851ce3b19f5f61.jpg

Mínima 9,1°C (PWS 8,9°C). Coincidentemente, no horário em q fiz a foto ambas estavam com 9,3°C.

Isso é importante pois ao longo dos dias e dos novos registros poderei considerar exatos os excelentes valores mínimos q tenho obtido na baixada se o padrão continuar estável, algo q acredito irá permanecer.

Imagens do nascer do Sol, com nevoeiro fraco e fumaça de keimada 👇AirBrush_20200718072343.thumb.jpg.f893ea1ebf9970b0c94342b91232b1c8.jpgAirBrush_20200718072606.thumb.jpg.53a96b4a0aa45ebe12d29db270ee76ec.jpg

Mínimas registradas nas baixadas e em casa no dia 28/Maio/2020 👇

1595068751977_1.thumb.jpg.b07c0945ba1dc3e4748b03f89d00ffcf.jpg

Fiz um mapa das localizações @Renan @marinhonani @stankevecz1 @Flavio Feltrim 

Edited by Carlos Campos
  • Like 10
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Vinicius_Pelisari disse:

Pessoal, até que latitude tem feito um frio decente?  A nivel do mar ? nem vou perguntar de altitude, pois eu moro no litoral sul de SC, em sombrio latitude  29 a 8 km do mar, e tem feito frio esse ano ,tem tido algumas geadas, até de formar gelo em cima dos carros, várias temperaturas sub 15, teve tantas sub 20 que achei que os termômetros estavam errados,  mas é por que está frio esse ano no sul, tanto que esse fim de semana esse calorzinho é bem vindo, isso que eu gosto de frio. 

Forte inverno como tem sido aí no sul de SC não está chegando em Florianópolis, parou em algum lugar em torno de 28S. Aqui foi um bom início de Julho mas nada espetacular, anomalia no momento na casa dos -1C e absoluta ausência de extremos de mínima. Se não baixar dos 6,6C em Indaial teremos a maior mínima absoluta dos 50 anos de histórico da estação junto com 1997.

 

Ainda assim estou gostando de Julho pois estamos com média máxima abaixo de 20C, a constância de frio pra mim é o que caracteriza o inverno e faz quase 1 mês que o INMET não ultrapassa os 25C.

 

Infelizmente o resultado final será bem diferente disso que tivemos na primeira quinzena e caminhamos pra um inverno acima da média.

  • Like 12
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Wagner97 disse:

Vcs não tem direito de reclamar não u.u

 

Direito ZERO de reclamar, hehehe. 

O que dizer de um inverno cuja mínima absoluta na minha estação até o momento é de 10,2°C e no INMET-AUTOMÁTICA é de 12,1°C ? 

 

Ok, Juiz de Fora não tem um inverno rigoroso , mas.... NÃO! Não é nada normal essa ausência total de frio. Mas enfim, que posso fazer quanto a isso ? Absolutamente nada. Então entrego e aceito. 

 

 

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 10
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! A sexta-feira foi de sol e poucas nuvens em Buenos Aires, com mínima de 8,3°C e máxima de 17°C. Tem feito tqanto frio aqui que esses 17°C foram a maior temperatura em quase 1 mes, desde 21 de junho, quando a máxima foi de 18,2°C.

 

Hoje temos tempo nublado, com névoa e muita umidade, de 95%. Faz 13,5°C e a máxima prevista para hoje é de 19°C. Há baixa possibilidade de chuva isolada. O sol nasceu às 7h56 e se poe às 18h03.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Fábio De Nittis disse:

Ontem Río Grande, na Tierra del Fuego, teve um dia muito gelado, com mínima de -16,5°C e máxima de -8°C, além de neblina, vento e sensacao térmica de quase -22°C!

 

Observacoes horárias durante o dia:
image.png.d96455500acf2b6294b50a2a7b55e2f5.png

E um vídeo de como (nao) se via a cidade:

 

Lindo 😍

Ontem à noite Rio Grande tava assim 👇Screenshot_20200718-004819.png.ef4ddb4252bb4b98dcd3e177bd8b2953.pngScreenshot_20200718-004945.thumb.png.3067cc843d7800f41ed6859d03d87d19.png

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em Blumenau o dia começou com mínima de 16,7C e céu encoberto pela nebulosidade de inversão térmica:

 

image.thumb.png.cd5ded048752e7491118851f5594413b.png

 

Em Joinville 19,5C com 80% a 1200m de altitude no alto da Serra Smtih e ao nível do mar 18,4C com 92% na Zona Sul, ar quente e úmido entrando forte em altitude.

 

Aqui em Blumenau 19,8C e 87%.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, JOÃO MARCOS disse:

Um veranico gostoso. O próximo final de semana frio, e depois nada de chuva até 01/08. Por mim, negócio fechado!😎

grade.png

Nada de veranico gostoso, já não basta a ausência de frio dos últimos dias, agora calor, em Curitiba fria foi só a primeira semana de julho. 

Desgosto puro, mais um mês no lixo.

Ninguém precisa de calor, nem tivemos frio direito.

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 1
  • Haha 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Nada de veranico gostoso, já não basta a ausência de frio dos últimos dias, agora calor, em Curitiba fria foi só a primeira semana de julho. 

Desgosto puro, mais um mês no lixo.

Ninguém precisa de calor, nem tivemos frio direito.

Antes eu discordava um pouco de você, porém agora vejo que tens razão, nós nao tivemos frio intenso típico dos meses mais frios e agora já vem o calor por cima. Tudo bem que não estamos em latitudes mais elevadas, tipo 40/50, mas numa situação normal as serras sulinas registram -7/-8C, a Mantiqueira -3/-4, o resto da região Sul entre -3 e 2C, sul de SP/MS chega a quase zero, centro-norte do MS, SP, centro-sul de MG e GO, além da região serrana do RJ vão abaixo dos 10 graus, ES, MT, RO, AC e oeste/sul da Bahia abaixo dos 15, sul do AM abaixo dos 20.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Renan disse:

 

Direito ZERO de reclamar, hehehe. 

O que dizer de um inverno cuja mínima absoluta na minha estação até o momento é de 10,2°C e no INMET-AUTOMÁTICA é de 12,1°C ? 

 

Ok, Juiz de Fora não tem um inverno rigoroso , mas.... NÃO! Não é nada normal essa ausência total de frio. Mas enfim, que posso fazer quanto a isso ? Absolutamente nada. Então entrego e aceito. 

 

 

 

Pra esfriar em MG, nada como começar a esquentar no RS hehe.

Hoje em BH tive boa mínima de 14,5⁰ C aqui em casa (tudo é relativo, pois nesse julho tem sido difícil descer dos 15 C), com apenas 20,7⁰ C no momento e céu nublado.

 

 

20200718_110216.jpg

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

47 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Nada de veranico gostoso, já não basta a ausência de frio dos últimos dias, agora calor, em Curitiba fria foi só a primeira semana de julho. 

Desgosto puro, mais um mês no lixo.

Ninguém precisa de calor, nem tivemos frio direito.

 

 

Matheus, como tá esse inverno comparado com os de 2015 e 2017 aí em Curitiba?

Não lembro se 2017 também foi ruim por aí, acho que só foi ruim pro RS. 2015 por aqui só foi ruim em Agosto, mas pelo que lembro pra cima do RS foi bem podre.

Link to comment
Share on other sites

Mal começou a tarde e já passamos dos 28 °C em POA.

Eu gosto de frio, mas os ambientes internos estavam ficando desconfortáveis já. Vou aproveitar esses dias pra dar uma aquecida no AP, pra depois receber a próxima MP de braços abertos.

Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Eclipse disse:

 

 

Matheus, como tá esse inverno comparado com os de 2015 e 2017 aí em Curitiba?

Não lembro se 2017 também foi ruim por aí, acho que só foi ruim pro RS. 2015 por aqui só foi ruim em Agosto, mas pelo que lembro pra cima do RS foi bem podre.

Olha, em média eu não sei...

Mas de uma coisa eu lembro, vi zerar tanto em 2015 quanto 2017!

Esse ano não.

  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Matheus Vinicius disse:

Olha, em média eu não sei...

Mas de uma coisa eu lembro, vi zerar tanto em 2015 quanto 2017!

Esse ano não.

 

 

vish, pois é, em Curitiba é bem mais comum zerar mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Agora, Matheus Vinicius disse:

Olha, em média eu não sei...

Mas de uma coisa eu lembro, vi zerar tanto em 2015 quanto 2017!

Esse ano não.

2015 foi bom apenas pro RS e partes de SC, do Paraná pro norte foi um show de horrores, calor absurdo fora de época e massas polares bem fracas, a mais intensa no Brasil como um todo foi no começo de setembro..

Já 2017 foi bem melhor porque ocorreram ondas de frio intensas e amplas (final de abril, primeira quinzena de junho e julho), apesar de ter sido acima da média no RS e SC em geral superou 2015 em termos de frio, principalmente no Sudeste, Centro-Oeste e sul da Amazônia.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Renan disse:

SERÁ QUE O JOGO VAI VIRAR ???

 

cfs-monthly-all-avg-brazil-t2m_c_anom_month_mostrecent-6240000.thumb.png.3d3ac5afd9e05e14026fe6963a08d418.png

 

cfs-monthly-all-avg-brazil-t2m_c_anom_month_mostrecent-8918400.thumb.png.cad2521046158f2176c7e1053c60a1bc.png

SP pra variar no meio do caminho, haha. Mas sem reclamações: na atual conjuntura, um agosto na média já seria um sonho. 

 

Porém, acho essa previsão bem curiosa. O que causaria essas anomalias no Sudeste? Só baleias polares, imagino. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Minha estação em Itaiópolis é a mais fria das PWS do sul no site estações do Brasil no momento, faz 17,1C com sol. O motivo desse "frio" é que fica na borda do vale do Itajaí, que segue cheio de nevoeiro nessa tarde:

 

image.png.10de23dc8ba5f130453228630c15749b.png

 

ventinho fraco de oeste traz o ar frio e úmido pra borda do planalto.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre, dentre as capitais, tem um clima singular mesmo. De máxima de 11ºC na quinta, pra 21ºC ontem e quase 30ºC hoje. Faço ideia de como deve estar (ainda) gelado dentro de casa e lá fora um calorão, já que esse é o primeiro momento quente do mês. Isso sem contar no baque gigantesco que a população tá sentido, apos semanas frias para, "do nada", um calor desses. Eu sinto muito isso aqui, quando tem aquelas amplitudes grandes (10 de manhã e 25 à tarde), geralmente no enfraquecimento das massas polares, mas a proporção que o pessoal do RS tá sentindo é realmente fora de série (pra mim, que não to acostumado).

 

Apesar do inverno fraco, Belo Horizonte (INMET Santo Agostinho, centro), completa hoje 102 dias consecutivos sem alcançar os 30ºC, marca que reforça a principal característica do inverno na cidade: o conforto térmico e a ausência de calor significativo. O frio leve (às vezes moderado) apenas dão a real ideia de que estamos no "período frio", mas não representam a maior parte do tempo. E essa sequência não será quebrada tão cedo pela previsão.

 

Como disse o @Rafael MG, dia bem ameno na cidade, com muita infiltração marítima. A mínima ficou em torno de 14ºC e temos apenas 20.2C na Pampulha às 14h, com rajadas de vento se aproximando dos 40km/h.

 

Céu visto daqui de casa (orla da Lagoa da Pampulha ao fundo):

 

1167206017_20200718_1324552.thumb.jpg.c46066828c71cd2274b73e43946aefaa.jpg

 

Edited by LeoP
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

O GFS vem indicando uma mudança no padrão geral anômalo, principalmente a partir do dia 25/07, padrão esse, que vem ajudando na manutenção do inverno quente do PR para cima. A mudança ou ruptura dessa configuração em larga escala predominantemente vigente até aqui, por hora não garantiria nenhuma bomba para o Sudeste, mas pode trazer o clima mais para o eixo habitual da época do ano, com MPs chegando com mais frequência e o estabelecimento da Asas em sua configuração mais típica.

 

Para o entendimento desse padrão, separei essa projeção para a Segunda feira, quando ele ainda vai estar predominante, garantindo anomalias positivas em quase todo o território brasileiro, que é sujeito a entrada de ar frio ou polar nesta época do ano: 

 

X_aHPdCilljJ_eJVJo82rhLGNv9R5C-SsvCBokvcAKP0ZpyrAbyZIjce5vbhh63SPXBDdxs7xoVOkCJSAKPRDkp7xG27j-jhRDxsgfflnma-tQqHXKhEzycw9qiAosiFSI8Dajp8

 

Podemos observar o escoamento dos Anticiclones Subtropicais transientes para Sul (Como indicados pelas setinhas), quando o normal seria um escoamento para nordeste. Observe também que devido ao escoamento para Sul-Sudeste dos Anticiclones, a região subpolar (acima dos 65°S), próxima ao continente Sul Americano (130W a 60W), é dominando por anomalias positivas de pressão. Isso se deve, pq o normal da região é a circulação ciclônica profunda. Devido a esse escoamento anômalo dos Anticiclones transientes, a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul), também não consegue se potencializar em sua configuração ou posição habitual, esse sistema que garante a advecção de ar fresco para parte do Sudeste, e ajuda na manutenção da estação fria na região, em tempos de marasmo climático. Outro ponto importante, é a anomalia bem negativa de pressão no interior do Continente Sul Americano, assim como em todo território brasileiro. E todo esse mecanismo anômalo de circulação, garante um padrão também anômalo de temperatura e domínio de massas de ar para a época. E é parte determinante no entendimento de como os meses de Junho e Julho foram tão atipicamente quentes do PR para Cima.

 

Para os próximos dias, o GFS vem sugerindo a potencialização típica da Asas, o que garantiria alguma entrada de Ar Fresco para o Sudeste, mais adiante o modelo indica que a região Subpolar entre 130W e 60W, vai conseguir recuperar sua configuração ciclônica profunda típica, conjuntamente com a drenagem para Nordeste dos Anticiclones Subtropicais (bem potencializados pela projeção), ou seja, o modelo vem indicando um escoamento mais padrão desta época do ano, principalmente a partir do dia 25.

 

Como podemos vê na projeção a seguir: 

 

oR6iwRMWUq6pkQaF6su9zaupAtY59f5Y6B8Ui_wch34Buurgb0yY0tp5CGFbq2lZXIXYMVjUkrS6s0PdMbd7TZoR0FEb5nFCaJTUeeE8sEGij80OedjMTYmJmNRH7ND2dPwMkbeP

 

Observe-se também a anomalia positiva de pressão na Região da Asas, o que mostra que ela vai conseguir se potencializar nos próximos dias. Juntando essa ruptura do padrão sugerida pelo GFS, e os indicativos dos modelos de médio prazo, talvez o finalzinho de Julho e o mês de Agosto seja mais dentro da casinha no Sudeste, e alguma bomba mais forte, com sorte chegue até o final do inverno. 

 

Em relação ao padrão anômalo dominante nós últimos 2 meses, cabe-se dizer que ele já foi documentado em alguns invernos como o de 1995 (absurdamente quente de SC para cima)... Na ocasião tbm foi visto o escoamento ao Sul do normal dos Anticiclones transientes no Pacífico, o que acarretou em menor drenagem de ar polar para as baixas latitudes.

  • Like 2
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Renan disse:

SERÁ QUE O JOGO VAI VIRAR ???

 

cfs-monthly-all-avg-brazil-t2m_c_anom_month_mostrecent-6240000.thumb.png.3d3ac5afd9e05e14026fe6963a08d418.png

 

cfs-monthly-all-avg-brazil-t2m_c_anom_month_mostrecent-8918400.thumb.png.cad2521046158f2176c7e1053c60a1bc.png

Renan,

vai ser uma sequência de massas polares marítimas, que agosto, registre as menores mínimas do ano(igual 2010) e que no mês de setembro as temperaturas fiquem abaixo da média e com chuvas distribuídas semana a semana(vários setembro seguidos acima da média nos últimos anos e com pouca chuva).

  • Like 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.