Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2020

Recommended Posts

POA com 28 °C agora. Quase acabando, só mais amanhã. 😜

• Like 2
  • Thanks 1

2 horas atrás, Tstorm disse:

Eu acessei por esse site que tem várias estações do Brasil, apesar de serem poucas no NE (desconsiderando as do Inmet): http://www.estacoesdobrasil.com.br/

Mas se quiser ver somente a do Pico do Jabre é melhor acessar por aqui: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IMATURIA3

Será que essa estação do Pico do Jabre ta mesmo correta?

To achando essas máximas muito baixas... Apesar da altitude de 1200 metros, a baixa latitude paraibana (7º) faria os raios solares terem força suficiente pra aquecer o solo no pico de insolação...  

• Like 4

Posted (edited)
17 minutes ago, Rafael Nogueira said:

Será que essa estação do Pico do Jabre ta mesmo correta?

To achando essas máximas muito baixas... Apesar da altitude de 1200 metros, a baixa latitude paraibana (7º) faria os raios solares terem força suficiente pra aquecer o solo no pico de insolação...  

Essa é uma pergunta que eu me faço também. Talvez a estação esteja dentro de uma sala com ar condicionado 🤣

Talvez essas máximas fossem mais comuns se o pico do Jabre estivesse no agreste, onde imagino que tenha mais nuvens do que no sertão.

Edited by Samihr Hermes
  • Like 3

Tempo muito seco na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nesse momento aqui em São João de Meriti céu parcialmente encoberto.

Temperatura: 29°C

Umidade: 30%

Pressão: 1016 hPa

• Like 3

Posted (edited)

Belo Horizonte (INMET Pampulha) surpreendeu e teve sua 4a ou 5a (não me lembro bem) temperatura sub-10 do ano, com o registro de 9,5°C hoje! É incrível como a estação não precisa nem de ar polar pra ter sub-10 e não está localizada em baixada. Ainda bem que existe essa estação, pra complementar as importantes, porém limitadas, informações da estação de Santo Agostinho. 

É difícil BH baixar de 10C? Depende...

Edited by LeoP
  • Like 16
  • Thanks 1

59 minutos atrás, Samihr Hermes disse:

Essa é uma pergunta que eu me faço também. Talvez a estação esteja dentro de uma sala com ar condicionado 🤣

Talvez essas máximas fossem mais comuns se o pico do Jabre estivesse no agreste, onde imagino que tenha mais nuvens do que no sertão.

O vento baixa a temperatura? Ou só influencia na sensação mesmo? Porque essa estação tem ventos bem constantes.

• Like 4

Posted (edited)
13 minutes ago, CloudCb said:

O vento baixa a temperatura? Ou só influencia na sensação mesmo? Porque essa estação tem ventos bem constantes.

Não sei te dar uma explicação precisa sobre o que ocorre com o funcionamento do termômetro.

Mas posso fazer uma explicação alegórica. Do ponto de vista físico, colisões inelásticas podem ser usadas para abaixar a temperatura de uma superfície. Um ventilador, por exemplo, abaixa nossa temperatura porque as partículas de ar colidem inelasticamente com nossa pele. Esse fenômeno também é usado para resfriamento de átomos em laboratório.

Não sei dizer se o mesmo fenômeno pode estar acontecendo no termômetro... mas fisicamente me parece possível.

(Aliás, a sensação de frescor do ventilador é porque realmente nossa pele está perdendo energia nestas colisões. Isso não significa que a temperatura do ambiente esteja caindo.)

Edited by Samihr Hermes
  • Like 5

8 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Será que nesse começo de julho vai se repetir a onda de frio do começo de julho passado?

Julho 2019 x Julho 2020. Na minha opinião julho de 2020 será mais frio. 

• Like 5
  • Thanks 2

19 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Será que nesse começo de julho vai se repetir a onda de frio do começo de julho passado?

Será MELHOR. A do ano passado foi boa, mas muito curta e ao final aquém das expectativas (pro meu gosto, pelo menos) 

• Like 3
  • Thanks 3

3 horas atrás, jean10lj disse:

No meu ver a região com maior potencial de mínima absoluta (e de frio extremo em geral) é essa:

Untitledfdfddf.thumb.png.8e5cfaf6d1d0290533f5548104bd4db6.png

Colan Conhué, Chubut, em 2019, 2018 e 2017 (estação é recente).

867582379_colanconhue2019.thumb.png.f86a8b4f4ada5dec4dacd67f9ddac864.png

315661147_colanconhue2018.thumb.png.a914a1f79e3bdcf787f96ad61fff119e.png

865521592_colanconhue2017.thumb.png.75302f47975f714cc7f9e6a7883be184.png

Pra ter uma noção do potencial, em Esquel (estação com histórico), em 2019 fez -7,2 no dia que fez -18,5 em Colan Conhué. Em 2018 fez -17,0 no dia que em Colan Conhué fez -22,3.

E isso foi Esquel, Chubut, em 1965:

705363149_EsquelChubut1965.thumb.png.99a8c137333955a2a38b9b8dca5f2fbd.png

Da pra imaginar que Colan Conhué por exemplo, teria facilmente um registro de -25/-27 ou algo assim. Se tivesse alguém por lá ou uma instituição que "busca" o frio como o que o Keiser fez no planalto sul em Santa Catarina, provavelemente veríamos lugares registrando -30C pra baixo. Chubut tem vales profundos no meio de montanhas e é um deserto.

Claro que não posso deixar de citar San Carlos de Bariloche com seu famoso registro de -25,4°C em 2017, no aeroporto.

1528931674_bariloche2017.thumb.png.e0c86094e5937906acac96d74ac60bf2.png

Fotos muito bacanas deste dia lá...

773x435_378557.jpg.2894ac9723d3ab37c4322bb720846a65.jpg

0021003390.thumb.jpg.c8e11a6af1686c6b0414d23ada5d0684.jpg

bariloche-1-696x379.png.1db89cfdeedbc38716c443959706dcd5.png

Jean, onde consigo esse modelo de planilha Excel? Já procurei aqui pelo fórum mas não achei.

• Thanks 1

47 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

A de Julho-19 foi muito boa, mas essa de agora tem tudo para ser melhor que aquela, ao menos na região Sul. Vamos aguardar mais dias para analisar no restante do país.

• Like 5
  • Thanks 3

3 horas atrás, jean10lj disse:

No meu ver a região com maior potencial de mínima absoluta (e de frio extremo em geral) é essa:

Untitledfdfddf.thumb.png.8e5cfaf6d1d0290533f5548104bd4db6.png

Colan Conhué, Chubut, em 2019, 2018 e 2017 (estação é recente).

867582379_colanconhue2019.thumb.png.f86a8b4f4ada5dec4dacd67f9ddac864.png

315661147_colanconhue2018.thumb.png.a914a1f79e3bdcf787f96ad61fff119e.png

865521592_colanconhue2017.thumb.png.75302f47975f714cc7f9e6a7883be184.png

Pra ter uma noção do potencial, em Esquel (estação com histórico), em 2019 fez -7,2 no dia que fez -18,5 em Colan Conhué. Em 2018 fez -17,0 no dia que em Colan Conhué fez -22,3.

E isso foi Esquel, Chubut, em 1965:

705363149_EsquelChubut1965.thumb.png.99a8c137333955a2a38b9b8dca5f2fbd.png

Da pra imaginar que Colan Conhué por exemplo, teria facilmente um registro de -25/-27 ou algo assim. Se tivesse alguém por lá ou uma instituição que "busca" o frio como o que o Keiser fez no planalto sul em Santa Catarina, provavelemente veríamos lugares registrando -30C pra baixo. Chubut tem vales profundos no meio de montanhas e é um deserto.

Claro que não posso deixar de citar San Carlos de Bariloche com seu famoso registro de -25,4°C em 2017, no aeroporto.

1528931674_bariloche2017.thumb.png.e0c86094e5937906acac96d74ac60bf2.png

Fotos muito bacanas deste dia lá...

773x435_378557.jpg.2894ac9723d3ab37c4322bb720846a65.jpg

0021003390.thumb.jpg.c8e11a6af1686c6b0414d23ada5d0684.jpg

bariloche-1-696x379.png.1db89cfdeedbc38716c443959706dcd5.png

Nossa, é muito impressionante o potencial de frio nessa cidade. A América do Sul registra os melhores eventos extremos de frio no HS tirando a Antártida. A latitude ajuda muito, mas se tivesse a mesma proporção de terra que há na América do Norte, penso que teríamos eventos de frio tão severos quanto lá, considerando as mesmas latitudes em ambos.

• Like 8
  • Thanks 1

Mais um dia sem graça, embora muito agradável em Varginha: 12 - 24°C

Na fazenda, bem friozinho cedo com 8°C. Medição amadora, acredito que pode ter sido um valor menor. A diferença foi muito sentida na pele. 

No aguardo de um refresco e a volta de Sub-10 no INMET, que é o padrão de junho por aqui. 

• Like 6

25 minutos atrás, Renan disse:

A de Julho-19 foi muito boa, mas essa de agora tem tudo para ser melhor que aquela, ao menos na região Sul. Vamos aguardar mais dias para analisar no restante do país.

Já vou preparar e ascender a lenha na fazenda se tudo mantiver em julho. Casa antiga, pé direito alto, fica bastante gelada. Ano passado, do dia 7 até o dia 12 foram sub-5, e duas negativas pelo termômetro do carro na fazenda (07 & 08 de julho). No T. digital, na sede, -0.5°C dia 07/07 (mesmo que você usou no Passos del Rey). Pelo carro, -1°C. E deve ter feito este valor. Espero que a PWS de Coqueiral não fique offline. Ali vai negativar fácil fácil. 

Por enquanto, sem criar expectativa. Se repetir ano passado está ótimo. Se a FF atingir em cheio Londrina, atraso a viagem, caso contrário, mantenho o planejamento e pego início do frio lá e começo por aqui no sul das alterosas.

• Like 4
  • Haha 1

15 minutos atrás, Renan disse:

Meu irmão Renan!

Já comentei com alguns do BAZ, até pessoalmente ( não recordo se quando estive 2x em Juiz de Fora te comentei), que o maior contraste e mudança absurda de temperatura que me lembro ter sentido até hoje, aqui em Porto Alegre,   foi no final de julho de 1991 (depois vc e outros bazianos pesquisem sobre essa onda de frio absurda). Estávamos com calor e eu escutei no rádio (na época nem se sonhava com internet ) que uma poderosa massa de ar polar no dia seguinte entraria no RS. Disseram,  também,  que ela havia causado um frio cavalar no Chile.  Pois bem, minha mãe duvidou da notícia,  pois estávamos num dia parecendo verão.  No dia seguinte de tarde,  ficou nublado e um vento gélido começou a soprar. De noite o frio já era impressionante! Foram algumas madrugadas gélidas,  do finalzinho de julho até início de agosto. Muitas pessoas ficaram gripadas na ocasião , minha saudosa vó entre elas, apesar de não ter tido maiores complicações. 

Dessa vez, não sei se a potência do ar polar será tanta,  apesar de ser forte, mas sentiremos um contraste incrível, pois estamos a alguns dias com temperaturas bem acima da média.  Serão,  pelo visto , muitos dias de frio também! 

Grande abraço! Muita PAZ a ti e a todos do fórum! 

João Nicolau 

• Like 10
  • Thanks 2
  • Haha 1

27 minutos atrás, Renan disse:

Nossa, é muito impressionante o potencial de frio nessa cidade. A América do Sul registra os melhores eventos extremos de frio no HS tirando a Antártida. A latitude ajuda muito, mas se tivesse a mesma proporção de terra que há na América do Norte, penso que teríamos eventos de frio tão severos quanto lá, considerando as mesmas latitudes em ambos.

Considerando que o nosso inverno climático coincide com o Afélio, somado ao fato da Antártida ser um gigante continente congelado, com certeza a estação seria bem mais fria que a norte americana.

• Like 7

Esta semana está dando um bug no cérebro, final de tarde com cigarras cantando e aquele sol que não lembra inverno. Pela umidade e vento sul lembra bastante final de primavera.

A cada 10 anos que passa parece que estamos perdendo 1 grau de latitude.

• Like 4

9 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Considerando que o nosso inverno climático coincide com o Afélio, somado ao fato da Antártida ser um gigante continente congelado, com certeza a estação seria bem mais fria que a norte americana.

Ela nem é tão gigante assim, o bloco de gelo ajuda a dar essa impressão.

• Confused 5

12 minutos atrás, Beto Krepsky disse:

Ela nem é tão gigante assim, o bloco de gelo ajuda a dar essa impressão.

Antártida tem uma área territorial maior que a Europa e quase o dobro da Austrália.

Precisa pesquisar antes de sair postando algumas coisas.

• Like 7
  • Thanks 5

E esse meteograma para Bagé ? Frio forte e constante de Quinta em diante:

gfs-operational-SBBG-tmp_qpf_snow-2913600.thumb.png.acd01724725ed744abf7569bd3270ffa.png

• Like 11
  • Thanks 1

Só falta um pouco de força para chegar um pouco mais no meio do continente.

• Like 14
  • Thanks 2

1 hora atrás, Renan disse:

Se tivéssemos um pouco mais de terras ao sul do paralelo 30 neste continente os invernos seriam mais extremado, por exemplo teríamos picos de calor antes das frentes frias em compensação as quedas de temperatura seriam bem maiores. Mudando apenas a quantidade de terra ao sul do Trópico de Capricórnio, todo ano mais da metade do Brasil registraria mínimas abaixo dos 10 graus, a neve seria comum a todo ano na Mantiqueira, a cidade de São Paulo teria geadas fortes por toda mancha urbana e Curitiba teria neve todo ano, pelo menos de fraca intensidade.

As serras sulinas ficariam frequentemente coberta de neve, dando até pra fazer bonecos.

• Like 4
  • Thanks 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.