Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2020


Recommended Posts

1 minuto atrás, Daniel Lisboa disse:

Se essa chuva chegar aqui na capital será um flop dos institutos, não? E não parece estar assim tão fraquinha

Embora ela tenha enfraquecida, de fato ainda está mais intensa do que vem sendo indicado pelos modelos.

Mesmo que tenha chovido muito no último final de semana, é sempre bem vinda uma chuva a mais, já que o final do verão e outono foram de pouca chuva.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
39 minutos atrás, Lucas Centurion disse:

Fala Wallace,

obrigado pelo alerta, e como sempre suas publicações enriquecendo o fórum com o excelente conteúdo contido nelas.

Dos dados que peguei do INMet tenho duas normais, e no comparativo 61-90 com 81-10 as normais são, respectivamente: Tmáx 29,8ºC/30,2ºC e Tmín 18,7ºC/18,9ºC. Em junho a diferença na mínima é inexistente (ambas 15,6ºC), mas para a média máxima sai de 26,9ºC para 27,5ºC (tabela abaixo). Um dado curioso é que em julho a média mínima cai sensívelmente de 15,5ºC para 15,1ºC, e isso deve ter influência nessa mudança de local que ocorreu com a estação. Apesar de tudo isso, na média compensada houve aumento de 23,5ºC para 23,9ºC, mesmo com a influência deste novo local. Isso deve mostrar o quanto realmente as médias tem aumentado ano após ano, mas isso já é outra história.

Fiquei curioso para saber como que você @Wallace Rezende conseguiu localizar a estação convencional antiga? Conseguiu as coordenadas dela no próprio site do INMet?
image.thumb.png.22b3955606f54d79da333cc015ed650f.png
image.thumb.png.e8f96181e86e4de8862e921c805ebdd8.png

Seria interessante ter a informação de quando foi feito a troca, para poder montar uma nova normal (ainda que incompleta, ex:10-15 anos) e aí promover maior confiança aos desvios que plotei na tabela. Uma coisa ruim é que o INMet não muda o código da estação quando altera o local, e seria bom para poder organizar melhor (principalmente para pessoas como eu que conhece ainda muito pouco sobre essas informações do histórico das estações, como mudanças e etc..). Acho que para conseguir tal informação é preciso ligar no Disme representativo ou mandar um email.

Ah, e sobre o local que ficava a antiga convencional de Votuporanga..... Sem comentários.. Colocaram o equipamente em uma rotatória (como assim?)? kkkkkkk  

De qualquer maneira agradeço pelo alerta novamente, e assim vamos filtrando as informações e deixando-as mais fidedignas. 

Atualização: acabei de ver que ela fica naquele cercadinho e não na rotatória. Mas de qualquer maneira é um local impróprio cercado por asfalto. 
Atualização: Automática tem o código 86815
 

 

Eu estava olhando agora o site do Inmet, e a convencional de Votuporanga continua ativa, ao contrário do que eu imaginava.  Mas os dados dela, além de não serem mais diários, estão muito estranhos (hoje anotaram uma mínima certamente errada, abaixo da real).

 

Além disso, o abrigo claramente está sem telhado nas fotos do street virew (de 10/2011, agora confirmei a data), aparece apenas o forro interno, e a própria pintura do abrigo também não estava em dia (o que não surpreende, é um problema muito comum em várias convencionais hoje em dia).

 

Mas agora não sei se a estação convencional continua naquele local, talvez sim.

 

De toda forma, hoje a fonte mais confiável de dados é mesmo a estação automática, até pelo fato de ter dados diários (além dos demais motivos).  Uma opção “quebra-galho” seria utilizar a semi-normal da estação automática (com dados desde 2006/2007), mas certamente será maior que uma média de 30 anos do mesmo local (caso existisse) devido à prevalência de junhos quentes nos últimos anos.

 

O ideal seria fecharem esta convencional de vez, mas talvez estejam só esperando o observador se aposentar (estação que não funciona nos finais de semana é dose..).  

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.