Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2020


Recommended Posts

3 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Pra quem gosta de ficar enfurnado dentro de casa, ou com pouca vida social com certeza.

Agora quem gosta da rua como eu, absolutamente não. Há não ser que a pessoa não se importe de se molhar. 😂

Pior que não, pra sair de casa o tempo assim é muito melhor.

Muito melhor do que sair com um sol queimando na cabeça e nas costas.

 

  • Like 1
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, jean10lj disse:

12:30 ❄️

 

Linha Aparecida (Topo) - Iporã do Oeste

Temperature:7.9 °C

Humidity:99.0 %

Wind:4.8 km/h SE 138 °

Barometer:1021.9 hPa Steady

Que dia incrível no oeste catarinense! Por aqui tempo nublado com chuviscos ocasionais e temperatura abaixo dos 20°C.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

44 minutos atrás, Renan disse:

 

Corre lá pra fora, aproveite, hoje é o dia que você esperava há tempos, que reclamava muitas vezes durante o verão. Não fique em casa, viva esse momento e passeie lá fora (de máscara).

Morri 😂

 

Esse tipo de tempo é um horror pra mim.

Não encontro forma de aproveitar o dia, estando em casa... Fico inquieto e não coloco em prática tudo q planejo fazer em dias assim.

Os livros estão na estante esperando para serem lidos (é a ocasião ideal) e até pra isso tenho preguiça. Com sol e claridade é tudo tão fácil ...

  • Like 7
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas del dia de ayer en Montevideo (Melilla):

TEMP MÁXIMA
12.72 a las 14:55:00
TEMP MÍNIMA
9.39 a las 03:43:00

 

Mañana helada en el interior del pais, lamentablmente no hay mas datos del centro del pais, la unica minima confiable es la de Mercedes -2,4°C.

 

46255602_Sanstitre3.jpg.11dc42f990302dc789dca5cbc9a8b51e.jpg71201174_Sanstitre.jpg.5b0ac33b62a906e9ba31163d18b995cf.jpg

 

Aqui en Montevideo estuvo nublado y con lloviznas hasta aprox las 5AM, y la temperatura "planchada" en 10°C hasta esa hora.

Como amanece tarde, recien a las 07:45 basto que se despejara un poco, 2/3 horas antes del amanecer, para que la temperatura cayera a unos 4°C, que fue la minima aproximada.

Lo muestra claramente la grafica:

 

1308146809_Sanstitre33.jpg.a506347506b4ef2adf11cef5b98ae15f.jpg

 

La minima en la estacion Prado fue 7,2°C.

 

Temperaturas al mediodia en el pais; soleado:

 

665264686_Sanstitre2.thumb.jpg.05239559b038db62744c90a854b6fafa.jpg

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Relembrando junho de 2019 no Mirante: foram 42,3mm de chuva, concentrados principalmente na primeira semana do mês. O mês foi marcado pelas temperaturas monótonas e bastante constantes (porém ficou bem acima da média, não baixando de 14 graus durante boa parte do mês).

 

Vamos ver como vai se comportar este mês, tomara que venha algo bom até o fim deste mês. 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Carlos Campos said:

Apenas complementando o assunto diferença relva x abrigo, uma notícia da geada em Palmas de Maio/16, mostrando a grande amplitude registrada na estação local, sendo observada temperatura de -7,6°C na relva e -0,8°C no abrigo.Screenshot_20200602-111647_1.png.33201ba07505b75ef60e69f6ef0e21aa.png

No dia 2/Maio/16 a diferença atingiu 9,2°C, com -4,6°C na relva e +4,6°C no abrigo.

Screenshot_20200602-111716.png.39a41fb1c4db23d22e2222a50626fe56.png

 

Esas diferencias entre abrigo/realva se dan tambien con las maximas y creo que incluso peor, basta dejar un termometro en el suelo un dia de verano directamente al sol..

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Juzinho disse:

Estamos traumatizados hehe 

Dos últimos 8 meses de Junho aqui no Sudeste, só 2016 que teve anomalias negativas.

 

Exatamente igual à estatística daqui. Dos últimos 8 Junhos, apenas 2016 foi abaixo da média. 

 

- O Junho mais quente já registrado foi em 2002, com lamentáveis 18,7C de média.

- O mais frio ocorreu em 1978, com média de 15,2C. 

  • Like 9
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

15 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

 

As últimas saídas do europeu foram secando a tarde de amanhã e pelo jeito infelizmente vai passar dos 17C aqui.

 

essas mudanças de última hora se concretizaram, temos um dia ensolarado:

 

1591113957601253702258.thumb.jpg.7249d1f4a0857f8449c95f469ffb126d.jpg

 

Com isso a temperatura já atingiu os 18,1C com 78% às 14:10, ainda que o vento ajude a não disparar tanto.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

"...para o inverno que está prestes a chegar, Molion destaca que traz preocupações. Segundo o professor, quando o Inverno na América do Norte é rigoroso, normalmente o Brasil também passa por um Inverno de temperaturas impactantes. "Se as temperaturas estiveram ligeiramente mais frias também influencia. Portanto, é preciso se preocupar com geadas severas", afirma. "

 

Inverno? Hemisfério Norte? Cartas para a redação...

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

56 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

mas antes 10..12 mm do que nada...

Olha pra situação que estamos em Curitiba realmente não faz diferença.

Pra uma melhora mínima nos reservatórios precisaríamos de chuvas na casa dos 30mm por alguns dias seguidos...

Aliás domingo faltou água aqui em casa por 24 horas 

  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

Tempo muito nublado agora com chuvas fracas a norte e noroeste daqui, faz 23ºC. Caiu alguns chuviscos que chegou a molhar levemente o chão, mas no acumulado não chegou nem a 0,5mm.

 

O efeito da pré-frontal foi claramente sentido do meio da madrugada pra cá, inclusive o gradiente de TºC entre o sudoeste de SP e o nordeste foi bem grande. Cidades como Barretos, Ariranha, São Sebastião do Paraíso fazendo algo entre 9-10ºC, aqui em Bacuriti e Promissão na faixa dos 13ºC e em Bauru, Marília, Tupã, Presidente Prudente variando de 16-19ºC. Naquele mapa do INMet era muito claro essa transição.

Abaixo os dados de Promissão de TºC e UR%. Veja que às 03:00 fazia 14,5ºC, às 04:00 com 16ºC e com UR praticamente estável. A mínima da madrugada foi entre 02:00-03:00, depois começou a esquentar.
1201140692_ScreenShot2020-06-02at14_23_14.png.2df8bc8eb58e5fe2beba9ca3e1d402e8.png

Abaixo os dados de Bauru (IPMet). Mesma padrão, porém lá a pré-frontal chegou antes por estar mais ao sul. Curioso esse amortecimento tanto das Máx quanto das Mín. Linha vermelha (últimas 24horas) muito mais suavizada que a linha preta (entre 24-48horas).
1822475359_ScreenShot2020-06-02at14_27_46.png.b405289a0f1d1de86ce7dc5358aa1cd0.png

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

"...para o inverno que está prestes a chegar, Molion destaca que traz preocupações. Segundo o professor, quando o Inverno na América do Norte é rigoroso, normalmente o Brasil também passa por um Inverno de temperaturas impactantes. "Se as temperaturas estiveram ligeiramente mais frias também influencia. Portanto, é preciso se preocupar com geadas severas", afirma. "

 

Inverno? Hemisfério Norte? Cartas para a redação...

Não entendi a comparação. O hemisfério norte teve um inverno absurdamente quente. 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Olha pra situação que estamos em Curitiba realmente não faz diferença.

Pra uma melhora mínima nos reservatórios precisaríamos de chuvas na casa dos 30mm por alguns dias seguidos...

Aliás domingo faltou água aqui em casa por 24 horas 

 

Idem aqui, se não bastassem os outros problemas...ainda temos que lidar com isso. 

  • Like 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, Carlos Campos said:

Apenas complementando o assunto diferença relva x abrigo, uma notícia da geada em Palmas de Maio/16, mostrando a grande amplitude registrada na estação local, sendo observada temperatura de -7,6°C na relva e -0,8°C no abrigo.Screenshot_20200602-111647_1.png.33201ba07505b75ef60e69f6ef0e21aa.png

No dia 2/Maio/16 a diferença atingiu 9,2°C, com -4,6°C na relva e +4,6°C no abrigo.

Screenshot_20200602-111716.png.39a41fb1c4db23d22e2222a50626fe56.png

Caramba, essas variações de mínima na relva e no abrigo são muito maiores e complexas do que pensava. Inclusive na diferença clássica entre baixadas e topos. A dinâmica da temperatura em superfície é muito maior do que imaginava. Antigamente costumava acreditar mais na representatividade das estações, mas vejo que a diferença pode ser brutal inclusive na própria área de monitoramento. Bom demais essas postagens!!

Edited by Lucas Centurion
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Não entendi a comparação. O hemisfério norte teve um inverno absurdamente quente. 

 

A meu ver, essa comparação não faz sentido. Os oceanos é quem mandam nos padrões atmosféricos nos continentes. Não tem um continente que influencia outro em suas estações do ano.

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Renan disse:

 

A meu ver, essa comparação não faz sentido. Os oceanos é quem mandam nos padrões atmosféricos nos continentes. Não tem um continente que influencia outro em suas estações do ano.

 

Não faz sentido mesmo. Quantos invernos rigorosos foram observados nos últimos anos no hemisfério norte que em contrapartida foram pífios ou nada de excepcionais nas bandas de cá. 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Renan disse:

 

A meu ver, essa comparação não faz sentido. Os oceanos é quem mandam nos padrões atmosféricos nos continentes. Não tem um continente que influencia outro em suas estações do ano.

Faz menos sentido ainda quando o que você diz que aconteceu no outro hemisfério é exatamente o oposto do que realmente aconteceu… >D

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Nordeste de SP ainda tem pouca nebulosidade e muito sol.
1568790715_ScreenShot2020-06-02at15_08_41.png.a99bf7434f59bfd6c1dc5849172429fe.png


Morro Agudo
1733625341_ScreenShot2020-06-02at14_58_48.thumb.png.60242429011a5ebd82fbe98ef74ab2f2.png


Barretos
1615950481_ScreenShot2020-06-02at14_59_27.png.9b38daa1721e2530beaa7d8845870903.png
A câmera parece estar virada para NNW,e já dá pra ver o avanço da nebulosidade da FF.

Bebedouro
1466417119_ScreenShot2020-06-02at15_00_09.png.fb89b05cbe1389794ed3d9c9aa79c9fd.png
Um pouco mais ao sul Bebedouro já tomado pelas nuvens altas.

Monte Azul
1202471202_ScreenShot2020-06-02at15_04_42.thumb.png.47b1d60ba8f9bfaeae802a06b4ba948d.png
A câmera tbm deve estar virada NW. É possível ver a esquerda já totalmente nublado, enquanto a direita céu totalmente limpo ao fundo do horizonte.

Imagens: ClimaaoVivo

 

Edited by Lucas Centurion
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, Renan disse:

 

A meu ver, essa comparação não faz sentido. Os oceanos é quem mandam nos padrões atmosféricos nos continentes. Não tem um continente que influencia outro em suas estações do ano.

Mas não foi isso que ele quis dizer. Ainda não ouvi essa palestra mas de outras que ouvi do Molion ele sempre enfatiza o fato de que são os oceanos que controlam o clima dos continentes. Dizer que a América do Norte teve um inverno frio (não sei se teve ou não e isso é outra conversa rsss), significa dizer, no raciocínio que ele costuma fazer, que isso é revelador de uma tendência (provocada pelo sol, oceanos há que ver) que ainda está em desenvolvimento e que pode resultar em um inverno mais rigoroso aqui também. Então só para arrematar: se a análise que ele faz está correta ou não o tempo dirá, mas ele não estão dizendo que um continente influencia o outro e sim que os fatores que levaram ao resfriamento de um também vão levar ao resfriamento do outro. Tomara que ele esteja certo. Vou assistir ao vídeo quando puder.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, stankevecz1 disse:

image.png.96e1df9bdf11f6075d1ad04ba2a6f537.png

 

Ar polar seco ainda não chegou por aqui, mas o ramo marítimo da massa polar já entrou pelo quadrante leste. Quanto mais perto da serra do mar, mais frio, nesta situação. Assim está a tarde de Curitiba, as 15h00.

A garoa parou também, vou aproveitar e dar uma banda de bike no Parque Barigui, no momento 13°

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

 

Pessoal, não estou defendendo o Molion, mas acho que houve um grave problema de redação por parte do site Notícias Agrícolas. Acho que os autores da matéria não captaram bem o que o Molion disse, e escreveram daquele jeito (lembrando que não estou entrando no mérito da qualidade da previsão dele, apenas acho que houve esse problema de redação).

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, marcio valverde disse:

Mas não foi isso que ele quis dizer. Ainda não ouvi essa palestra mas de outras que ouvi do Molion ele sempre enfatiza o fato de que são os oceanos que controlam o clima dos continentes. Dizer que a América do Norte teve um inverno frio (não sei se teve ou não e isso é outra conversa rsss), significa dizer, no raciocínio que ele costuma fazer, que isso é revelador de uma tendência (provocada pelo sol, oceanos há que ver) que ainda está em desenvolvimento e que pode resultar em um inverno mais rigoroso aqui também. Então só para arrematar: se a análise que ele faz está correta ou não o tempo dirá, mas ele não estão dizendo que um continente influencia o outro e sim que os fatores que levaram ao resfriamento de um também vão levar ao resfriamento do outro. Tomara que ele esteja certo. Vou assistir ao vídeo quando puder.

 

Como o @Eclipse falou aí em cima, talvez o erro tenha vindo do site, que interpretou errado. Nesse ponto de visto que você colocou, ok, faz mais sentido.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Ivan disse:

@Renane @Andoni já dá para baixar os dados antes de 1961 no INMET?

Sim, mas vai precisar saber o código da estação e converter os dados para jogar no EXCEL. Link do @Vinicius Lucyriohttps://apitempo.inmet.gov.br/estacao/diaria/1917-01-01/1960-10-31/83208

Na parte de valores extremos você também consegue ver alguns dados antigos: https://tempo.inmet.gov.br/TabelaEstacoes/

  • Like 5
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

13 hours ago, Eclipse said:

Pessoal, pode ser bobeada minha, certamente é hahaha, mas faz tempo que não consigo acessar o global acoplado (tanto que eu vivia postando as projeções dele, pelo site do CPTEC, por aqui kkkk)

Acho que o CPTEC encheu o saco de tanto print que dei do modelo hahaha🤠

Por esse link, que eu geralmente usava, tá estancado na projeção de meio de abril. Faz 1 mês e meio que não consigo ver a projeção atual (isso vale pra outros gráficos de modelos do mesmo site):

 

obs.:no momento dessa postagem aparece como dados indisponíveis, mas isso é normal, ocorre vez ou outra, o problema é aquele que mencionei acima - quando dá pra ver os gráficos, são da projeção lá de meados de Abril ,ficaram estacados por lá - talvez seja possível ver isso que estou dizendo em algumas horas, assim que aparecerem novamente as saídas das simulações:

http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/~rpnum/meteogramas/meteo_acopladot062.shtml

 

tentei ver o tal novo site deles, mas não encontrei esse modelo lá. Certamente é bobeada minha, mas faz tempo que não consigo ver o global acoplado e bateu a saudade.

Eclipse,


Eu observei isso faz um tempo já. Eu acessava o Global pela guia "Previsão Numérica" no site do CPTEC depois em "Meteogramas" (diferente desse seu link), daí ficava listado algumas cidades "mais importantes". Só que o CPTEC parou de atualizar em meados de abril e ficou lá paralisado o modelo, e pela sua postagem vi agora que está fora do ar. 

Outra coisa: a previsão não era tão extendida quanto a do modelo do seu link, pois ambos são diferentes. O que eu acessava chama "MODELO GLOBAL T126L28", já o do seu link é "Modelo Global Acoplado T062L28", aliás pelo site eu não conseguiu achar esse modelo seu. Pelo que entendi o CPTEC descontinuou a página e nem link de acesso deve ter mais (um "e /novo" e o outro "/~rpnum"). Abaixo os links de ambos:
http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/novo/meteograma/global
http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/~rpnum/meteogramas/meteo_acopladot062.shtml 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Hoje foi o primeiro dia com sensação de inverno no vale do Itajaí. A máxima ficou nos 18,3C em Blumenau (primeira sub20 do ano) com sol entre nuvens. Agora já voltou a nublar e assim deve seguir na madrugada.

 

Mondaí teve um dia excelente, depois de mínima de 6,9C e uma manhã nublada a máxima está acontecendo agora com 16,4C. Como o céu limpou por lá pode-se esperar uma boa mínima amanhã.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

A tarde de hoje já foi mais quentinha, eu estava com saudades de um sol que aquece de verdade. Máxima de 25,9°C. A mínima ainda foi muito baixa com 08,3°C , porém a partir de amanhã acabam as mínimas sub-10 e vamos ficar de molho por muitos dias. Os modelos estão indecisos, mas eu diria que pelo menos uns 10 dias nós ficaremos sem frio por aqui. 

 

Até mesmo lá no RS o frio pode ficar mais retido. Vejam no meteograma das 12Z do GFS para Porto Alegre, que xoxeza essas temperaturas. Tudo bem que é super ameno e confortável, mas me parece ficar acima da média por essa projeção:

 

gfs-operational-SBPA-tmp_qpf_snow-1099200.thumb.png.e314b763aabf1d863a6691292e28a1b7.png

  • Like 6
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Renan disse:

A tarde de hoje já foi mais quentinha, eu estava com saudades de um sol que aquece de verdade. Máxima de 25,9°C. A mínima ainda foi muito baixa com 08,3°C , porém a partir de amanhã acabam as mínimas sub-10 e vamos ficar de molho por muitos dias. Os modelos estão indecisos, mas eu diria que pelo menos uns 10 dias nós ficaremos sem frio por aqui. 

 

Até mesmo lá no RS o frio pode ficar mais retido. Vejam no meteograma das 12Z do GFS para Porto Alegre, que xoxeza essas temperaturas. Tudo bem que é super ameno e confortável, mas me parece ficar acima da média por essa projeção:

 

gfs-operational-SBPA-tmp_qpf_snow-1099200.thumb.png.e314b763aabf1d863a6691292e28a1b7.png

 

 

 

 

Por essa projeção, seria tipo Junho de 2013, um mês bem meia-boca, com frio contínuo mas fraco pro potencial do mês, esquivando-se de veranicos.

Pelo menos não indica nenhuma tarde muito quente, isso já ajuda a não avacalhar com a memória do mês. Eu noto que mesmo quando há alguma boa MP, o que ficam fortemente marcados são os irritantes veranicos, e parece não haver nenhum previsto tão cedo pras nossas latitudes.

Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Eclipse disse:

 

 

 

 

Por essa projeção, seria tipo Junho de 2013, um mês bem meia-boca, com frio contínuo mas fraco pro potencial do mês, esquivando-se de veranicos.

Pelo menos não indica nenhuma tarde muito quente, isso já ajuda a não avacalhar com a memória do mês. Eu noto que mesmo quando há alguma boa MP, o que ficam fortemente marcados são os irritantes veranicos, e parece não haver nenhum previsto tão cedo pras nossas latitudes.

 

Deus me livre um novo Junho de 2013 na minha vida. Foi o pior Junho de todos por aqui, hehehe. A mínima absoluta foi de 13 graus naquela coisa, então você já imagina o nível que foi. 

 

Mas o deste ano já conseguiu uma mínima absoluta de 08,1°C ontem, então já estamos no lucro. 

 

Para evitar ansiedades generalizadas no povo do Sudeste, prefiro não mostrar mapas do Euro 12Z. Vou focar na parte boa da rodada: A chuvarada no Sul, devido ao jato ficar paradinho lá em cima, gerando instabilidades constantes ! 

  • Like 5
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Renan disse:

A tarde de hoje já foi mais quentinha, eu estava com saudades de um sol que aquece de verdade. Máxima de 25,9°C. A mínima ainda foi muito baixa com 08,3°C , porém a partir de amanhã acabam as mínimas sub-10 e vamos ficar de molho por muitos dias. Os modelos estão indecisos, mas eu diria que pelo menos uns 10 dias nós ficaremos sem frio por aqui. 

 

Até mesmo lá no RS o frio pode ficar mais retido. Vejam no meteograma das 12Z do GFS para Porto Alegre, que xoxeza essas temperaturas. Tudo bem que é super ameno e confortável, mas me parece ficar acima da média por essa projeção:

 

gfs-operational-SBPA-tmp_qpf_snow-1099200.thumb.png.e314b763aabf1d863a6691292e28a1b7.png

 

Máximas comportadas, tirando esse dia com 28⁰C (talvez desapareça nas próximas rodadas). Nas mínimas uma tragédia. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Renan disse:

 

Deus me livre um novo Junho de 2013 na minha vida. Foi o pior Junho de todos por aqui, hehehe. A mínima absoluta foi de 13 graus naquela coisa, então você já imagina o nível que foi. 

 

Mas o deste ano já conseguiu uma mínima absoluta de 08,1°C ontem, então já estamos no lucro. 

 

Para evitar ansiedades generalizadas no povo do Sudeste, prefiro não mostrar mapas do Euro 12Z. Vou focar na parte boa da rodada: A chuvarada no Sul, devido ao jato ficar paradinho lá em cima, gerando instabilidades constantes ! 

 

A primeira quinzena de junho será fraca em termos de frio, espero mudanças mais para o final do mês. 

Agora se junho for ruim e julho compensar como em 2013, vale o sacrifício! 

Em 2013 inclusive tivemos um agosto gelado, se não falha minha memória...na segunda quinzena de agosto daquele ano tivemos um evento bem significativo com direito a neve com acumulação na serra gaúcha 

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Muito boa a máxima de hoje, perto dos 14,7°, o bom que agora que não vai ter mais tempo de esquentar, o céu começa dar sinais que vai abrir.

Até agora o ano vem muito bem, já teve geada, e máxima sub15, agora só falta uma MP continental super potente pra quem sabe negativar.

  • Like 10
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.