Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2020


Recommended Posts

Última rodada do ECMWF botando que não passa de 19⁰C pelas próximas duas semanas. 

 

Mas pra ter noção de como o fim da grade é basicamente um chute, ontem a previsão era de que no dia 13 a temperatura iria variar de 17 a 27⁰C. Então continua sendo um chute, mas desta vez mostrando um frio bem constante. 

20200601_200451.jpg

  • Like 9
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Após mínima de 10ºC em Belo Horizonte, a máxima subiu e chegou aos 24/25C. Só que nem deu tanto pra perceber esse aquecimento, pois os ambientes ficaram frios o tempo todo e a sensação era de frio (dentro de casa) mesmo com essa temperatura à tarde! A sensação de calor no inverno no centro-sul é restrita também por esse motivo: mesmo se aquece durante a tarde, as mínimas baixas impedem aquecimento interno, que é um fator importante para o conforto térmico.

 

E nem vai dar pra esquentar, pelo visto. Às 20h já faz 16,6C na cidade e teremos outro amanhecer frio, já que o céu encontra-se estrelado e o vento, calmo.

 

Aproveito pra deixar as temperaturas pelo país nesse começo de noite:

 

2009390369_Semttulo.png.f0cc0826185a7a6ba2467ac39daa4412.png

 

 

Destaque para o frio intenso no RS e parte de SC e para as baixas temperaturas noturnas que já são quase inevitáveis pelo sudeste nessa época do ano.

Edited by LeoP
  • Like 12
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

34 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Agora seu otimismo veio em estado bruto. Melhor que 2013 e 16? 

 

Bom, as condições oceânicas estão melhores, isso é fato. Entramos agora no inverno climático JJA, serão 90 dias de pura emoção. Estou apostando alto nesse inverno. 

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

 

Boa noite a todos.

 

Segue a relação das estações meteorológicas de São Paulo com, pelo menos, 3 registros de SUB 10 (janeiro a maio deste ano). A única exceção da lista, com menos de 3 registros, é a estação do INMET MIRANTE.

 

 

 

ESTAÇÕES

QUANTIDADE DE DIAS COM TEMPERATURAS SUB 10ºC

 

JAN

 

FEV

 

MAR

 

ABR

 

MAI

 

TOTAL

 

MENOR VALOR

 

CGE MARSILAC *

(ZONA SUL)

 

01

 

-

 

02

 

07

 

21

 

31

1,0ºC

(0,97°C)

CGE CAPELA DO SOCORRO *

(ZONA SUL)

-

-

01

02

17

20

2,7ºC

CGE PERUS

(ZONA OESTE)

-

-

-

-

10

10

5,7ºC

CGE PARELHEIROS

(ZONA SUL)

-

-

-

-

10

10

5,9ºC

CGE SÃO MATEUS

(ZONA LESTE)

-

-

-

-

09

09

5,3ºC

IAG

(ZONA SUL)

-

-

-

-

08

08

7,1ºC (2)

CETESB PICO DO JARAGUÁ

(ZONA OESTE)

-

-

-

-

07

07

7,2ºC

CGE PIRITUBA

(ZONA OESTE)

-

-

-

-

07

07

7,6ºC

CGE PINHEIROS

(ZONA OESTE)

-

-

-

-

05

05

6,9°C

CGE BUTANTÃ

(ZONA OESTE)

-

-

-

-

05

05

7,1°C

INMET SESC

(ZONA SUL)

-

-

-

-

04

04

8,2°C

CGE ITAQUERA

(ZONA LESTE)

-

-

-

-

03

03

8,3°C

CGE FREGUESIA DO Ó

(ZONA NORTE)

-

-

-

-

03

03

8,8°C

INMET MIRANTE

(ZONA NORTE)

-

-

-

-

01

01

9,6°C

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*CGE MARSILAC: 8 registros de SUB 5 no período.

 

*CGE CAPELA DO SOCORRO: 4 registros de SUB 5 no período.

Edited by A.Carlos
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Daniel Lisboa disse:

Pelo que tou percebendo aqui já temos uma unanimidade, junho será fraco ou ruim mesmo, confere? 

Se tivermos repeteco de 2012 ou 2013 por aqui não me importo, estamos precisando de chuva e os dias nublados deixam a sensação de friozinho constante.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

A estação do INMET de Indaial teve hoje a primeira máxima sub20 do ano, a temperatura variou de 15,5C a 19,6C. Em Blumenau também tive a menor máxima do ano, 20,4C. A mínima está sendo registrada agora às 21:20 com 15,0C e garoa fina.

 

As últimas saídas do europeu foram secando a tarde de amanhã e pelo jeito infelizmente vai passar dos 17C aqui.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Após a temperatura ficar estagnada por mais ou menos seis horas na noiet de ontem devido ao céu nublado, o tempo abriu e a temperatura caiu rapidamente durante a madrugada de hoje em Buenos Aires. As nuvens voltaram a aparecer entre 5 e 6 da manha, mas ainda assim tivemos uma excelente mínima de 5,9°C. Na regiao metropolitana, a mais baixa foi de 2,3°C em Ezeiza. E até aqui em casa fez frio: meu termometro, que fica na varanda do 4 andar de um prédio no centro, chegou a 7,2°C. Durante o dia, sol, poucas nuvens e outra agradável surpresa: de novo tivemos a menor máxima do ano, com só 14°C.

 

E a noite vai sendo gelada por aqui. Neste momento temos poucas nuvens e só 7,6°C!!! Temos URA de 80%, vento calmo e pressao de 1.020,1 hpa.

 

Vamos ver até que valor consegue cair, já que segundo o SMN teremos algunas nuvens a madrugada toda e logo mais deve comecar a soprar vento e de noroeste ainda. Mas espero que de pra ter a primeira sub-5°C do ano. O SMN indica mínima de 5 e máxima de 16°C, com tempo ensolarado amanha. O sol nasce às 7h52 e se poe às 17h50.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Conforme automática do INMET, POA variou hoje de 8,1 °C a 15,4 °C.  Disparado foi a menor máxima do ano. Agora temos 11 °C.

Junho começou muito bem, com o dia mais frio do ano com participação especial do vento Minuano aumentando a sensação de frio.

Mas não parece que tão cedo teremos outro dia tão frio quanto hoje. As máximas pelo visto seguirão raspando na média de Junho, e as mínimas ficarão acima. Que pelo menos seja pela chuva então.

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

12z de hoje do europeu indica uma previsão ruim para São Paulo em termos de frio.

 

Pelo Foreca, nenhuma máxima abaixo dos 23 graus nos próximos 9 dias.

O que mais chama a atenção, é a mínima de 19 graus sendo prevista para a próxima sexta feira. É vc, janeiro?

EdUAdyi.jpg

 

 

Já o Tempo.com como de costume indica um cenário melhor para a cidade. Poderemos ter 2 mínimas sub-10, chegando a 6 graus no dia 9.

xC4kDJf.jpg

  • Like 9
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
4 horas atrás, Renan disse:

 

Zicou, rsrsrs. As rodadas dessa tarde de todos os modelos (amplo consenso), não deixam dúvidas: Sudeste com tempo morno e acima da média nestes primeiros 10 dias. O grosso do frio estará represado nas latitudes médias, sendo mais úmido em alguns locais com latitudes um pouco menores, e mais seco nas latitudes sob domínio amplo do anticiclone polar. 

 

Essa é a tendência de hoje, mas não há motivos para desespero. Existe tendência de queda da AAO nos próximos dias, podendo repercutir na ondulação do jato e formação de baixas pressões que voltarão a impulsionar o ar frio pra nossa região. Mas por enquanto, vamos entrar num Stand By, o que aliás é bem natural de ocorrer.

 

Natural de ocorrer, isso é verdade mesmo.  No mais, por mais que seja frustrante ter outro junho acima da média na maior parte da Região Sudeste (o que tudo indica que vai acontecer este ano), visto que entre 2012 e 2019 apenas 2016 não fechou acima da média na maior parte região, a prioridade agora é o restabelecimento das chuvas mais regulares no leste da Região Sul e numa parte de SP, que vêm enfrentando um regime de chuvas abaixo da média/irregulares desde o segundo semestre de 2019, e com grande agravamento a partir de março de 2020.

 

Mas, para isso, acontecer, é preciso um padrão atmosférico que bloqueie o frio mais ao sul e deixe o sudeste morno (segurando um corredor de umidade por mais tempo no “meio do caminho”, onde a chuva está em falta).  Não fosse essa seca histórica, e o potencial de amenização da seca que o padrão atmosférico que está se estabelecendo traz, eu estaria lamentando profundamente as perspectivas para este mês de junho, que são de total ausência de resfriamento noturno decente a perder de vista para a nossa região, mas diante do quadro exposto eu aceito de bom grado.

 

Jamais tive expectativas altas sobre inverno 2020, pois em tempos de aquecimento global períodos de temperatura dentro ou abaixo da media em uma determinada região do globo (como o que vem ocorrendo desde fevereiro ou março em diferentes áreas da Região Sudeste) normalmente são compensados por períodos ainda mais longos de temperatura acima da média, e estava ficando insustentável esta sequência de meses frescos.  Ao mesmo tempo, nada impede que bons eventos de frio aconteçam mais à frente, ainda que não resultem em médias mensais baixas (é até natural que ocorram, dada a ausência de fortes advecções de frio até agora no Brasil).  Basta lembrar de 1994, as médias mensais daquele inverno não foram nada demais, inclusive várias estações fecharam JJA acima da média (a vigente, 1961/1990) em 1994, mas dois eventos bem fortes bastaram para criar uma imagem idealizada daquele inverno, que sequer foi frio (e se acontecesse algo parecido com 1994 este ano eu já ficaria muito satisfeito, pois para mim um grande evento de frio num mês dentro ou levemente acima da média é mais interessante que vários eventos fracos num mês um pouco abaixo da média, como foi o caso de maio de 2020 aqui no Rio e aí em JF).  Claro que os eventos de 1994 (aqui, principalmente o de junho) foram muito fortes ou até históricos em algumas cidades, e a chance de se repetirem (em magnitude) num determinado ano é muito pequena, mas se for algo mais enfraquecido (mais ainda bem forte) está bom.  O meu foco para o inverno 2020 está mais nos eventos, e não nas médias mensais.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Lucas Venturini disse:

A máxima não, a mínima também não em termos.

A melhor estação que já teve lá em Pinheiro foi no parque charrua que a máxima ficava bem próximo daquilo no centro da cidade, mas as mínimas era mais altas que a realidade média. Em suma, de forma de representatividade as máximas do Passo da Olaria destoa bastante,  já as temperaturas mínimas também, mas não tanto, já que o relevo de PM é uma espécie de depressão.

 

 

 

Compartilhe com a gente essa "espécie de depressão" que provocaria mudança nas mínimas.

 

Acabei olhando no GE e em fotos e não encontrei nada.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Frente fria trazendo mudanças no tempo nessa noite de segunda feira em São Paulo.

A noite ainda começou com céu limpo, porém os ventos já estavam soprando do oceano, que mais tarde trouxe nuvens mais baixas para a cidade.

Conforme a previsão postada mais cedo, a semana será de tempo mais instável e com chances de chuva (tomara).

 

Por conta da maior umidade e também da nebulosidade, as temperaturas estão mais uniformes.

Hoje Marsilac tem 15,1 graus enquanto a Sé tem 17,8 graus. Santana do Parnaíba registra o menor valor, 13,9 graus.

 

tdrE7Rp.png?1

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Chuva acumulada para os próximos dias na região sudeste

 

Tanto o GFS quanto o europeu indicam chuvas para o estado de São Paulo.

O europeu mostra ela mais concentrada na metade sul do estado, enquanto o GFS mostra algo um pouco mais distribuído (embora quanto mais ao sul, maiores os acumulados).

No sul de MG, zona da mata e no RJ, ambos os modelos indicam acumulados até razoáveis de chuva.

 

Aliás, como comentaram a respeito de 2013, essas previsões indicam algo bem parecido com aquele junho, ou seja, umidade acima do normal em áreas da região e temperaturas acima da média.

 

Europeu - 12z de hoje - próximos 10 dias

ZHSphFJ.png

 

 

GFS 18z - próximas 2 semanas

Qtu5Fiq.png

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

A estação automática de Salinas/Nova Friburgo, registrando um boa queda na temperatura desde o anoitecer, hoje a umidade teve muito baixa lá, do meio-dia até 15 h, a umidade mínima variou de 22 a 27%, isso ajudou na queda da temperatura no anoitecer, a máxima foi ao meio-dia com 21,8ºC, nos horários mais quentes de 13 h até 15, ficou na faixa de 20,8 e muito sol.Temperatura instantânea marcando 4,8ºC a meia-noite, se o vento não voltar ou nublar tem chance de registrar a mínima do ano.

Edited by marinhonani
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Moretão disse:

 

Compartilhe com a gente essa "espécie de depressão" que provocaria mudança nas mínimas.

 

Acabei olhando no GE e em fotos e não encontrei nada.

Você conhece Pinheiro apenas pela tela do PC.

Abraço, não estou com paciência pra isso, quem sabe num dia que for lá conversamos sobre.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Você conhece Pinheiro apenas pela tela do PC.

Abraço, não estou com paciência pra isso, quem sabe num dia que for lá conversamos sobre.


Tivemos um BAZIANO que morou em Pinheiro Machado chamado HEDGSPA.

Inclusive se envolveu em muitas tretas sobre PM no passado.

  • Like 1
  • Haha 9
Link to comment
Share on other sites

Apesar da queda menor que ontem e a proximidade com a FF, agora faz 13,8ºC aqui no distrito (01:30). Talvez essa seja a ultima mínima boa antes de uma sequência longa de mínimas mais altas e maior UR a tarde. Nesse momento já chove no extremo oeste de SP pelos radares IPMet.
1984238951_ScreenShot2020-06-02at1_43_08.png.3595c6e9a197e8c0164ecd9853e7bd61.png

Edited by Lucas Centurion
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

PM parte urbana está em topo (420 m pra cima). A melhor referência é a dos Veledas, que infelizmente anda com problemas de internet. Espero resolvermos por esses dias. Porém como é típico do sul gaúcho, há uma expressiva parte das pessoas que moram no interior do município e não propriamente na cidade. O município é repleto de topo e baixadas, a Olaria representa uma dessas baixadas (296 m de altitude). Há gente morando.

 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, pode ser bobeada minha, certamente é hahaha, mas faz tempo que não consigo acessar o global acoplado (tanto que eu vivia postando as projeções dele, pelo site do CPTEC, por aqui kkkk)

Acho que o CPTEC encheu o saco de tanto print que dei do modelo hahaha🤠

Por esse link, que eu geralmente usava, tá estancado na projeção de meio de abril. Faz 1 mês e meio que não consigo ver a projeção atual (isso vale pra outros gráficos de modelos do mesmo site):

 

obs.:no momento dessa postagem aparece como dados indisponíveis, mas isso é normal, ocorre vez ou outra, o problema é aquele que mencionei acima - quando dá pra ver os gráficos, são da projeção lá de meados de Abril ,ficaram estacados por lá - talvez seja possível ver isso que estou dizendo em algumas horas, assim que aparecerem novamente as saídas das simulações:

http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/~rpnum/meteogramas/meteo_acopladot062.shtml

 

tentei ver o tal novo site deles, mas não encontrei esse modelo lá. Certamente é bobeada minha, mas faz tempo que não consigo ver o global acoplado e bateu a saudade.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Fernando Keiser disse:


Tivemos um BAZIANO que morou em Pinheiro Machado chamado HEDGSPA.

Inclusive se envolveu em muitas tretas sobre PM no passado.

Legal. PM tem aproximadamente 14 mil habitantes.

Porém se quer fazer alguma referência a mim se deu mal, adoraria conhecer e até ter uma casa pra temporada nessas cidades frias, mas particularmente odeio cidade pequena. 

Cidade pra me satisfazer tem que tem ao menos 500.000 habitantes, ou seja do porte de Florianópolis ou Caxias do Sul, no mínimo, fora disso pra meu estilo de vida morro de tédio. 😋

Edited by Lucas Venturini
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, Allef Matos disse:

PM parte urbana está em topo (420 m pra cima). A melhor referência é a dos Veledas, que infelizmente anda com problemas de internet. Espero resolvermos por esses dias. Porém como é típico do sul gaúcho, há uma expressiva parte das pessoas que moram no interior do município e não propriamente na cidade. O município é repleto de topo e baixadas, a Olaria representa uma dessas baixadas (296 m de altitude). Há gente morando.

 

O relevo de PM chega ao topo da área urbana na pracinha central com. 444 MTS de altitude, de lá em direção aos bairros periféricos a altitude vai caindo...

As mínimas são significativamente menor que a estação dos Veledas, ja as máximas bem parecidas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3,8°C na baixada e 5,6°C no topo. Limpou de madrugada. Iporã do Oeste/SC.

 

Ontem:

 

Topo/Aparecida 8.4/14.4

Baixada/Wickert 9.5/15.2

 

De tarde não passou de 10,9°C no topo, a máxima foi a temperatura da meia noite.

 

"dança" dos nevoeiros

 

iste-min.thumb.gif.b16b76de3ab78f52b2dc997b0ddec812.gif

 

Edited by jean10lj
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Você conhece Pinheiro apenas pela tela do PC.

Abraço, não estou com paciência pra isso, quem sabe num dia que for lá conversamos sobre.

 

Não é por eu conhecer apenas do PC que te dá o direito de dizer qualquer coisa. O fórum tem o compromisso com a verdade e com a ciência e não com a livre autorização de criar novos conceitos topoǵraficos.

 

Se é verdade o que você diz, você pode provar e terá paciência para isso. Agora se meu post te tira a paciência é porque realmente seu post de verdade tem pouco, ou nada.

  • Like 4
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

02/06 - ❄️ :

 

-1,6°C - Bom Jardim Da Serra/Vista Alegre

-1,1°C - Urupema/Sítio Família De Lima

-0,74°C - Urupema/Parque De Exposição

-0,6°C - Bom Jardm Da Serra/Mescalero Ranch

-0,4°C - Urubici/Jararaca

-0,3°C - São Joaquim/Jardim Bandeira

-0,2°C - São Joaquim/Cruzeiro/1520m

0,03°C - Bom Jardim Da Serra/XV Dias

0,1°C - São Joaquim/Postinho

0,2°C - Bom Jardim Da Serra/Rio Porteira e São Joaquim/Cruzeiro/1436m

0,3°C - São Joaquim/Cabana Fundo Da Serra e Urubici/Vacas Gordas/Epagri

0,6°C - Urubici/Vacas Gordas/PWS

0,8°C - Painel/Fazenda Velha

 

-1°C - Quaraí

0,7°C - Santana Do Livramento/RCC

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.